Onde? Onde é que ele mostrou essa capacidade toda? Eu não vejo os treinos, por isso não sei. Mas só se for aí. Nos minutos que jogou na liga até um nó de meter pena levou. Daqueles em que o adversário no fim pede desculpa.
Se pode vir a ser? Tudo bem. Que já mostrou qualidades para ser o médio mais defensivo? Não vejo onde.
Depende de quem seja o treinador e da decisão da equipa B. Se a decisão for extinguir a equipa B, prevejo uma rajada de empréstimos. Aliás, eu não pensaria duas vezes: protocolo com a UDL e com a AAC para começar a emprestar jogadores! Os clubes têm boas perspectivas de subida de divisão (a AAC ainda poderá subir este ano).
Eu ainda quero saber é em que dimensão os jogos da selecção vão perturbar a nossa pré-época, tanto na transferência de jogadores, como nos trabalhos do treinador e na construção do novo plantel.
Estou bastante curioso em saber com que grupo de trabalho poderemos contar.
A preparação da próxima época tem 2 pontos de vista: se entrarmos na champions é uma, se não entrarmos é um desastre / preocupante.
Para ser directo, jogadores que para mim têm qualidade para estar no plantel:
Rui Patricio
Piccini
Rito
Mathiew
Coates
Coentrão
Wendel
Fernandes
Acuna
Gelson
Battaglia
Rafael Leão
Podence
Raphinha
Dost
15 jogadores
Jogadores sem qualidade para o SCP :
Salan
André Pinto
Lumor
Misic
Bryan
Montero
Doumbia
Petrovic
Palhinha
Ruben Ribeiro
Bruno Cesar
Jogadores a serem vendidos para se tirar mais valias:
William
Toda a m****
Como a historia diz nos que fazemos 10 a 12 contratações / ano acho que é mesmo isso que vai acontecer. O futebol moderno joga-se em com meio campo a 3 e jogadores rápidos na frente sem o dito ponta de lança fixo na área. Sou um fã do futebol do Liverpool, Real com criativos, médios fortes e inteligentes e defesas experientes / coesas.
Viu-se esta época que era isso que ficava a fazer. Esse e o Matheus. Quer dizer com este treinador ia estar sempre um Ruiz ou um Bruno César à frente deles, por isso ya.
Presidente: Bruno de Carvalho Treinador: Jorge Jesus Diretor Desportivo: Paulo Jorge dos Santos Futre
Vender:
Salin
Douglas
William Carvalho
Petrovic
Bruno César
Bryan Ruiz
Rúben Ribeiro
Seydou Doumbia
Contratações:
Cláudio Ramos (definitivo)
Marcelo (confirmado)
Mário Rui (definitivo)
Raphinha (confirmado)
Slimani (empréstimo)
Facundo Ferreyra (definitivo - “custo zero”)
Nota:
Eventualmente vender Coates e tentar fazer algum dinheiro com Mathieu e ir buscar Iván Marcano e Diego Reyes que estão em fim de contrato.
Devido às lesões e a um eventual novo empréstimo ao Estugarda, substituir Carlos Mané por Achraf Hakimi que está em final de contrato com o Real Madrid.
A pergunta que eu tenho a fazer é onde está o Wally (director desportivo)?
Ainda sem certezas quanto ao fim da equipa B e/ou da criação da equipa sub-23, é com muita estranheza que assisto a este retorno de contratações a “projectos” de jogador sem quaisquer perspectivas ou entendimento da sua valência e do que se pretende deles no futuro.
Sempre tive a ideia que éramos um clube formador de jovens talentos, e que a contratar jogadores, seriam sempre jogadores com provas firmadas e que aumentassem declaradamente o nível competitivo do plantel.
A entrada do Wendel, do Misic e o “confirmado” pela imprensa Marco Túlio, faz-me lançar dúvidas quanto à gestão dos atletas, e há necessidade do director desportivo.
Alguns foristas fazem no seu entender e conforme a sua ideia da qualidade dos atletas à nossa disposição, a compra, venda e os empréstimos para trazer o elevado nível competitivo que pretendem para o nosso clube. Mas esquecem da verdadeira dimensão do problema.
Porquê? Porque na realidade temos 27 jogadores emprestados, 29 jogadores na equipa B e 31 jogadores na equipa principal. Mais jogador menos jogador são 87 os atletas ao serviço do Sporting e isto como se gere sem um director desportivo de excelência? MAL como se tem visto nos últimos anos. Com excepção feita a 3 ou 4 jogadores em particular, que justificaram e bem a sua contratação, é difícil manter a contagem de empréstimos e compras falhadas.
Tendo presente estes factos gostaria de ver resolvida as seguintes situações.
A) Contratação de um homem forte e experiente na direcção do futebol;
B) Redução do número de jogadores de 87 para 50 (duas equipas de futebol de 25 jogadores cada) independentemente do facto de existir equipa B ou sub-23;
C) Análise dos 50 jogadores que irão ficar ao serviço do clube;
D) 37 + 10 a 15 excedentários por colocar, vender, dispensar ou seja entre 47 e 52 jogadores ao todo.
E) Contratação de claras mais valias 5 jogadores;
F) Jovens da formação outros 5 jogadores;
Conclusões:
Tarefa de gestão de recursos humanos quase hercúlea e que dificilmente ficará resolvida numa questão de meses e tendo em conta a janela apertada do mercado de jogadores.
Ah ■■■■■■■. Ir buscar o Ferreyra para o enfiar no banco. Haja dinheiro… :mrgreen:
O Ferreyra saindo agora do Shakhtar de passe na mão, espera-lhe 1 de 2 situações: um contrato muitíssimo chorudo na China, Rússia, Premier League (meio da tabela) ou um contrato mais pela valência desportiva, tipo uma das boas equipas Espanholas, um bom clube francês ou alemão, propostas financeiramente boas, mas inferiores às anteriores e cujo projecto desportivo será com certeza mais apelativo.
O Sporting só o seduziria com uma proposta financeira forte e ficando em 2º com possibilidade de ir à Champions. Jamais ele aceitaria vir ser banco. E faz ele bem.
Fosse eu a mandar e a estratégia passaria por aproveitar o maior número de ativos que temos que andam por esse mundo emprestados. Um pouco como o Porto fez nesta época. Dito isto, acho que podem ter lugar no nosso plantel os seguintes jogadores, que já fazem parte dos nossos quadros: → Francisco Geraldes. Esta época já tivemos de jogar com Bryan e Bruno César a 8. Nem estiveram mal, mas não há necessidade de andar com adaptações quando temos um jovem com a qualidade e o potencial do Geraldes. Cabe facilmente no nosso plantel. → Matheus Pereira. Nem me chocava se fosse titular. É um excelente jogador e esta época em Chaves fez-lhe muito bem. Ataca melhor que o Acuña, diga-se de passagem. Só tem de ficar no plantel. → Carlos Mané. Se o quiserem comprar por um bom valor, que vá, mas caso não queiram bem que podemos ficar com ele. Seria um bom suplente do Gelson, na minha opinião. → Domingos Duarte. Chega perfeitamente para 4º central, se bem que acho que não dá para mais do que isso. → Gelson Dala. É uma boa opção para ter no banco, tem capacidade para mexer com o jogo quando é preciso.
Também não descartaria a possibilidade de integrar o Ryan Gauld e o Spalvis no plantel. Merecem, pelo menos, a oportunidade de fazer a pré-época.
Depois, fazia um esforço para manter o Fábio Coentrão. Tentava segurar o Patrício, os centrais, o Bruno Fernandes e o Bas Dost. Também gostava que o Gelson e o William ficassem, obviamente, mas penso que, pelo menos um deles, vai sair.
LEÃO JÁ FAZ CONTAS À NOVA ÉPOCA
SPORTING 12:20
Por
Nuno Raposo
A temporada está em altura de contas. Contas desportivas, porque no campeonato o Sporting procura, no mínimo, o segundo lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões, prova em que as contas desportivas valem milhões de euros. E sobre euros faz também já a administração contas à vida, à nova temporada. Nessa perspetiva, sabe A BOLA que há jogadores que os leões já definiram que vão entrar no mercado - uns estão na equipa principal, outros cedidos. Depois há aqueles que podem render muitos milhões de euros, os que já estão contratados e os que falta contratar.
Na equipa A são, para já, cinco os jogadores que entram nesta lista de leões a colocar. Com destaque para Seydou Doumbia, que no verão passado chegou por €7,2 milhões mas que, já no mercado de inverno, integrava os elementos a colocar, mediante boa proposta, naturalmente. Com contrato válido até 2020 e cláusula de rescisão de €60 milhões, o avançado de 30 anos pode sair no verão se aparecer proposta na ordem dos €5 milhões.
André Pinto, 28 anos, também está a cumprir a primeira de quatro épocas de contrato com o Sporting - cláusula de €45 milhões. O central - 17 jogos na presente temporada - pode rumar a outras paragens mediante oferta na ordem dos €3 milhões.
Bruno César - 2020, cláusula de €60 M -, bombeiro de serviço de Jorge Jesus, capaz de jogar em todo o lado, tem tido esta temporada pouca utilização: 1368 minutos, estando agora lesionado. O médio de 29 anos entra igualmente nas contas de saída, com um valor €5 milhões estabelecido pela administração leonina.
Petrovic, 29 anos, e Palhinha, 22, também podem sair se chegarem propostas de €2 milhões e €10 milhões, respetivamente. O médio sérvio tem contra até 2020 e cláusula de €60 milhões; o médio português, com cláusula de €60 milhões, termina ligação aos leões em 2023.
Os emprestados
Jogadores do Sporting cedidos há em Portugal e no estrangeiro. Em Chaves, o central Domingos Duarte, de 23 anos - 28 jogos esta época -, tem regresso marcado, mas se surgir proposta na ordem dos €2 milhões os leões não o vão segurar. Tal como Francisco Geraldes, médio também de 23 anos que esta época está cedido ao Rio Ave - 35 jogos, quatro golos. Apesar de ser apontado como uma das maiores promessas da formação verde e branca, o certo é que oferta na ordem dos €10 milhões também o fará rumar a outras paragens.
Desta lista de jogadores emprestados que já estão no mercado (naturalmente que outros podem e devem nela surgir) fazem parte ainda Mattheus Oliveira, que chegou a Alvalade no início da época, assinou até 2020 mas em janeiro foi para o Vitória de Guimarães - o leão aguarda por oportunidade de €3 milhões para colocar o médio de 23 anos. Também no Vitória de Guimarães está Heldon, extremo de 29 anos que termina o vínculo com os de Alvalade em 2019 e sairá já, por €1 milhão.
No Vitesse, da Holanda, está Castaignos. O avançado, 29 anos, tem três golos marcados em 32 jogos, só termina contrato com o Sporting em 2019 mas não está nas opções para voltar, antes nas de saída - €1 milhão é o valor de mercado.
Os milionários
Temos falado até aqui de encaixes financeiros que, juntos, podem fazer bolo interessante. Mas a administração sabe que terá de fazer pelo menos um negócio de relevo. Nessa perspetiva, há quatro jogadores que entram neste lote: Rui Patrício, William Carvalho, Gelson e Bruno Fernandes.
O guarda-redes de 30 anos tem contrato até 2022 e cláusula de €45 milhões; o médio de 26 tem cláusula de €45 M num contrato até 2020; o extremo, 22, tem €60 M de segurança e vínculo até 2021; o médio de 23 anos é o senhor €100 milhões, com contrato até 2022.
As entradas
Entradas já estão asseguradas três: Raphinha, extremo de 21 anos do V. Guimarães (€6,5 M); Marcelo, central do Rio Ave, 28 anos; Marco Túlio, médio de 20 anos do Atl. Mineiro (€900 mil).
Um defesa-central, um lateral-esquerdo, na perspetiva de Coentrão não continuar, mais um extremo e outro avançado são as prioridades já reconhecidas.
CANDIDATOS A VENDA ESTÃO IDENTIFICADOS
Lógica de vender para reinvestir no mercado de verão
Para além de Bryan Ruiz, o Sporting tem outros candidatos apontados à saída no próximo defeso, numa lógica de vender para reinvestir.
William e Acuña estão no topo desta lista. Se o médio-defensivo português é recorrentemente alvo do interesse dos ‘tubarões’, já o extremo argentino está bem referenciado em Inglaterra e Itália, a despeito de estar na primeira época na Europa.
Nesta linha estão ainda nomes como Patrício, Piccini, Bruno Fernandes, Gelson ou Dost, habituais titulares. Para além da montra das competições europeias, o recente conflito com Bruno de Carvalho pode acelerar a saída de algumas unidades nucleares.
Na frente, como Record adiantou, Doumbia será negociado após uma época abaixo das expectativas, pelo que a contratação de um avançado será prioridade.