Para um Sporting mais competitivo para o título eu apostava neste plantel:
GR
Marcelo Boeck
Vitor Golas
Esteban Andrada (Lanus)
DD
Anderson Luís (Estoril)
Cedric Soares
DE
Insua
Rúben Ferreira (Marítimo)
DC
Xandão
Onyewu
Lisandro Lopes (A. Sarandi)
Steven Vitória (Estoril)
MD
Elias
Rinaudo
MCD
Nicky Hofs (Vitesse)
Adrien
MDE
Schaars
Paulo Machado (S. Etienne)
MAC
Matias
Izmailov
Eric Falkenburg (AZ Alkmaar)
EE
Capel
Jeffren
ED
Labyad (PSV)
Carrillo
PL
Wolfswinkel
Luuk de Jong (Twente)
Jordan Rhodes (Huddersfield)
O onze tipo seria:
Marcelo Boeck
Anderson Luís
Xandão
Lisandro
Ínsua
Rinaudo
Schaars
Jeffren
Labyad
Matias
de Jong
Análise dos reforços:
Esteban Andrada (21 anos) - Vi-o no Mundial de sub 20 do ano passado e demonstrou ser um excelente guarda-redes, na minha opinião, alto mas ágil e com bons reflexos. Ainda está no Lanus da Argentina e não deve ser assim tão caro.
Anderson Luís (23 anos) - Um dos laterais direitos mais consistentes do nosso futebol, tanto a defender como especialmente a atacar. Jogou contra o Sporting, pelo Estoril, creio que o ano passado, na Taça da Liga, e logo na altura deixou muito boa impressão. Ainda permanece nos canarinhos, que têm actualmente uma das defesas menos batidas da Segunda Liga, e para mim tem valor para muito mais.
Rúben Ferreira (22 anos) - Uma das revelações da Primeira Liga deste ano, um jogador rápido, agressivo, com boa colocação e que pode ser uma boa opção para o Ínsua. Bem trabalhado, será um lateral de selecção, no futuro.
Lisandro Lopes (22 anos) - Desde que entrou na equipa do Arsenal Sarandi pegou de estaca, foi uma das revelações do campeonato argentino, com boa estampa física, colocação, bom jogo aéreo, que lhe rendeu vários golos. Não seria fácil contratá-lo, até porque andaram vários tubarões atrás dele, mas era uma excelente contratação, vinda de uma equipa pequena.
Steven Vitória (25 anos) - Muitos podem chamar-me maluco, mas eu penso que este central tem capacidade para jogar numa equipa grande: sentido de liderança, muita raça, boa colocação, estampa física impressionante, formado nos porcos (o que no caso dos centrais costuma, admito, ser garantia de qualidade) e, como o seu colega Anderson, faz parte de uma das defesas menos batidas da Liga Orangina. Já marcou também vários golos de bola parada e não pode ser assim tão caro.
Nicky Hofs (28 anos) - Mais um que, provavelmente, vão achar que é estranho estar aqui, olhando para o seu curriculo. Mas olhem para o caso do Schaars… Este menino fez parte da equipa que, com o nosso holandês, ganhou o Europeu de sub 21 em 2006 ou 2007. Eu segui essa competição com atenção e este jogador foi o que mais me impressionou, com a sua capacidade técnica e veia goleadora, apesar de ser médio. Uma lesão grave impediu, porventura, que a sua carreira tivesse seguido um rumo mais notável mas, tal como o Schaars, se ele estiver bem, seria uma adição excelente para o nosso meio campo. E seria mais um que, estando no Vitesse, não iria custar balúrdios.
Paulo Machado (25 anos) - Médio português de excelente capacidade técnica, internacional, marca muito bem livres, boa capacidade de passe, criatividade acima da média. Para mim, é jogador de equipa grande e o meio campo do Sporting ficava com soluções para todos os esquemas tácticos. Além disso, sempre era mais uma alfinetada ao Porto, para verem que não são só eles que aproveitam os jogadores formados em casa alheia :twisted:
Erik Falkenburg (23 anos) - Internacional sub 21 pela Holanda, este menino do AZ Alkmaar está a explodir este ano, com golos decisivos e boas exibições. Apesar de ter quase 1 metro e noventa, demonstra uma excelente capacidade técnica, é muito criativo e tem remate certeiro. O facto de Schaars ter boas relações com o AZ poderia ajudar-nos a levar mais esta pérola para a nossa equipa.
Labyad (18 anos) - Esperemos que venha, porque por aquilo que tem demonstrado ao serviço do PSV, mesmo nos jogos menos conseguidos da sua equipa, é craque e pode dar muito aos nossos flancos, com velocidade, técnica, visão de jogo e grande capacidade de cruzamento. Era o negócio do século, a sua vinda a custo zero para o nosso Sporting.
Luuk de Jong (21 anos) - Bom, admito que este será difícil de contratar, mas porque não? Se o Sporting quer ser campeão, tem de contratar bons jogadores e este é sem dúvida um deles. Creio que, neste momento, é o segundo melhor marcador do campeonato holandês, com 20 golos. Bom com os pés e com a cabeça, extraordinária capacidade de desmarcação, muito combativo e disponível para o trabalho defensivo. Ele e o Wolfs iriam certamente lutar bastante para se superarem um ao outro na luta pela titularidade, mas penso que o de Jong seria a minha primeira escolha.
Jordan Rhodes (22 anos) - Ok, joga no Huddersfield Town, na League One, o terceiro escalão de Inglaterra, mas é novo, forte, alto e marca golos que se farta. Penso que é de jogadores como este escocês que o Sporting precisa para abrir defesas mais complicadas. E está habituado a defesas durinhas, porque as divisões inferiores de Inglaterra não são nenhm passeio. 76 golos em 146 são o seu cartão de visita, mais 6 golos em 8 jogos pelas selecções.
Notas finais:
-
Rui Patrício não foi colocado porque começa a ser mais do que evidente que ele vai ser (espero eu, que bem) vendido…
-
João Pereira, Pereirinha, Polga, Carriço e Evaldo, para mim, penso que são para sair, o primeiro deste grupo espero que renda uma boa soma.
-
André Santos, Nuno Reis, Pedro Mendes, Renato Neto, Wilson Eduardo e André Martins são para emprestar ou continuar em empréstimo por mais um ano, em clubes da Primeira Liga. No entanto, não poria de parte continuar com o André Martins no plantel e integrar já o Wilson, porque são dois valores seguros para o futuro.
-
Seria entusiasmante pensar no que é que pode vir a ser a formação da equipa B, mas isso fica para outras núpcias, porque este post já vai longo 
Saudações leoninas