Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

Vamos lá fazer uma análise ao plantel…

1º de tudo, vejo aqui falarem das pessoas que pedem jogadores da nossa liga pensarem em pequeno, RIR… Mourinho construiu uma equipa onde venceu a LIGA DOS CAMPEÕES E TAÇA UEFA EM 2 ANOS, com jogadores de pequenos/dispensados do rival (ide ver onde Deco, Paulo Ferreira, R.Carvalho, N.Valente, Maniche e Derlei(dispensados do benfica…), P.Mendes, jogavam(não foram só estes que deram frutos, obviamente que foi numa mistura com jogadores de qualidade já: V.Baía, J.Costa, McCarthy por exemplo.

2º Fito Rinaudo, talvez o jogador + importante do plantel atualmente(1º por falta de opções para o substituir, 2º porque é ele que manda no jogo, 3º porque corre, recupera, finta, abre nos flancos, faz tudo…), veio do GIMNASIA, ou seja, duma pior liga que a nossa, duma equipa que foi parar à 2ª (que lutava sempre para ficar acima do 15º)

3º Não temos dinheiro para jogadores de qualidade na flor da carreira, isso é para equipas alemãs, inglesas…

Quanto ao plantel, a sair:
GR- Tiago - final de contrato, irá sair de certo…

LD- João Pereira - como na seleção é + regular, pode ser que faça um melhor europeu que o campeonato que está a fazer e se ponha a monte, é dos mais valorizados na imprensa(apesar de atacar muito bem, nem à lateral ataca, normalmente um lateral precisa de ser bom a cruzar de 1ª, João Pereira prefere desiquilibrar com a sua agilidade, determinação e finta).

LD- João Gonçalves - um rapaz com alguma qualidade (não teve o mesmo alariado do Carriço e do Pereirinha por exemplo e fez tanto como eles na carreira de senior), mas muito afetado por lesões, que não o deixam evoluir ainda mais (talvez se não tivesse lesões estava no plantel principal a jogar à uns tempos…)

DC- Daniel Carriço - nos maus anos do Sporting, é só mais uma promessa falhada (a imprensa valoriza muito as nossas camadas jovens, querem fazer deles autênticas estrelas -.-), penso que devia sair para um novo rumo à sua carreira.

DC- Ânderson Polga - o seu tempo já passou à muito, pode ir embora.

DC- Alberto Rodríguez - sempre lesionado, em tempo de crise temos que ter um plantel que esteja ao máximo disponivel para jogar.

LE- Evaldo - é um pouco para o banal para uma equipa como o Sporting, isto para ser simpático.

MC/MDC- André Santos - eu até gosto deste a jogar, mas quando me perguntam as suas qualidades, eu fico a pensar e não tenho grande conclusão sobre as boas qualidades dele… Faz uns passes, de vez em quando tenta a sua sorte de longe, rouba umas bolas (embora muito passivo, e além disso, quando quer ser agressivo é faltoso), está sempre disponivel para jogar e pouco mais… É um jogador tipo Raúl Meireles mas pior(pode ser que chegue lá um dia)…

MD/MAD/DD- Bruno Pereirinha - como Carriço e (talvez) André Santos, é mais uma promessa falhada (os 3 podem um dia ser o que prometeram, talvez noutro clube, o melhor para eles era sair mas espero eu que não para um rival), tem garra, é rápido, defende sempre que pode, mas não é nada de especial…

Médio(qualquer posição, exceto MDC)- Marat Izmailov - tenho pena de pô-lo cá, mas com o joelho no estado em que está, não temos muito dinheiro para andar a pagar salários a quem não pode, um jogador que irá sempre ficar na memória dos que passou por cá, pois é um jogador com MUITA qualidade.

Extremo- Jeffren Suárez - Outro jogador com qualidade extrema (cá pouco fez, sempre lesionado…), é pena mas assim a continuar terá que sair, pois são raras as vezes que pode ajudar o grupo.

dos emprestados:
Marco Torsiglieri - eu gosto muito deste, mas pelo que dizem já acertou tudo com o Metalist, veremos se se confirma isso… 4M era bom negócio.
Diogo Rosado - é provavelmente, mais um jogador como Rui Fonte, só quando rescindir connosco é que vai mostrar do que é capaz regularmente.
Diogo Salomão - se nós fossemos uma equipa em ascenção(tipo Braga) até nos era boa solução…
Florent-Sinama Pongolle - está a fazer uma boa época no St-Etienne, poderá ter mercado em França. 2M era bom negócio.
Jaime Valdés - um bom jogador, mas está em fase descendente já, pode sair…
ainda há os “sepos” André Marques, Grimi, Bojinov, etc etc.

Com estas saídas, ficamos com o plantel assim:
GR- Rui Patrício; Marcelo Boeck
DD- Santiago Arias
DE- Emiliano Insúa
DC’s- Xandão(bela exibição x Nacional, acho-o parecido ao Torsiglieri, não na maneira de jogar mas pelo seu percurso/qualidade, pois é um jogador bom, que estava sendo desvalorizado na América do Sul, tem altura, saída de bola e não é menina como o Polga a ir à bola), Oguchi Onyewu
Médios- Fito Rinaudo, Stijn Schaars, Elias, Matías Fernández, André Martins, Renato Neto
Extremos- André Carrillo, Diego Capel
Avançados- Ricky Van Wolfswinkel, Sebastián Ribas

sendo assim, precisamos de: (um 3º guarda-redes), 2 Laterais (um para cada lado), 2 Def-centrais, 1 Méd-Def, 2/3 Extremos, 1 Avançado.

Com os emprestados, regressava:
LD- Cédric Soares - não venham com histórias de que é inexperiente etc, já fez um excelente mundial sub-20, está a fazer uma época muito regular, foi o único a época anterior que subindo dos juniores ficou logo no plantel principal.

DC- Nuno Reis - à 2 épocas emprestado na Bélgica(não sendo um campeonato muito forte, tem desiquilibradores de bom nivel), na 6ª melhor defesa do campeonato(28 golos sofridos em 24 jogos, numa das defesas com menos soluções que já vi), foi para muitos o principal responsável da final do mundial sub-20, é um central da nossa formação que merecia na proxima época fazer parte do plantel, tem excelente posicionamento, pelo chão limpa tudo, é rápido q.b., no jogo aéreo é normal(com Onyewu ou até Xandão ao lado o caso é logo resolvido), aprovadissimo…

MC- Adrien Silva - não é uma posição que precisemos muito, mas é um jogador criativo e inteligente, tem sido um dos melhores médios no nosso campeonato.

MAD/MAE/AV- Wilson Eduardo - um 3 em 1, acho um jogador parecido ao (melhor) Varela(poderá até ser melhor), é um jogador que faz golos, remata bem, finta, é rápido e forte fisicamente. Mais um produto da nossa academia.

PL- Amido Baldé - já sei que não é um ponta-de-lança de topo, mas para ter alternativas no plantel(portuguesas), acho que é uma boa solução. Muito forte fisicamente, segurando também bem a bola(tem bons pés). Uma alternativa ao Ribas.

DD/DC- Mexer - é um jogador rápido e que sabe defender ainda mais, para suplente é sempre uma boa alternativa.

Posto isto, ao mercado resgataria:

Defesa-Central: Yohan Tavares, central do Beira-Mar com bom jogo aéreo, posicionamento e antecipação(sempre certinho, não inventa).

Lateral-Esquerdo: Rúben Ferreira, lateral do Marítimo, (acho o Joãozinho um mega hype, o rapaz é limitado tecnicamente, tem falta de intensidade e não é muito rápido, mas sim, defende muito bem).

Médio-Defensivo: Jordy Clasie, médio do Feyenoord, um jogador muito parecido ao Rinaudo, é dos poucos holandeses com intensidade a sério para aquela posição.

Extremo: Hugo Vieira, do Gil Vicente, outro jogador que também sabe jogar a Avançado, é a principal estrela do Gil, é muito rápido e inteligente.

Extremo: Leocísio Sami, do Marítimo, excelente jogador este. Dribla, é fortissimo fisicamente, é rápido, remata, enfim. O Hulk do Marítimo de pé direito.

Com isto, o plantel ficava assim:

-------------------------------------------------------------Rui Patrício/M.Boeck
-----------------------------------O.Onyewu/Y.Tavares------------------------Xandão/N.Reis/Mexer
C.Soares/S.Arias------------------------------------------------------------------------------------------------E.Insúa/R.Ferreira
-------------------------------------------------------------F.Rinaudo/J.Clasie
----------------------------S.Schaars/Adrien/R.Neto
--------------------------------------------------------------------------Matías Fernández/Elias/A.Martins
—A.Carrillo/W.Eduardo------------------------------------------------------------------------------------D.Capel/L.Sami------
---------------------------------------------------Ricky V.W./Hugo Vieira/S.Ribas/A.Baldé

Sabendo que existe as equipas B, os que não fossem convocados (os jovens) poderiam jogar pela equipa B quando podessem.

este era o meu plantel, e para treinador ia Sá Pinto ou um da nossa liga que mostre futebol de grande (Leonardo Jardim, Rui Vitória, Paulo Alves) poderiam ser boas soluções.

Tinhamos um plantel completo, ora vejamos:
Defesas altos: Xandão, Onyewu, Yohan Tavares.
Laterais que defendam e atacam com qualidade: Cédric, Arias, Insúa, Rúben.
Defesas versáteis: Xandão e Mexer podem jogar à direita.
Meio campo intenso: Rinaudo, Elias, Clasie, R.Neto. (Ainda há nas alas intensidade com Insúa, Capel…)
Meio campo equilibrado(inteligente táticamente): Schaars, André Martins, Adrien.
Meio campo criativo: MATÍAS FERNÁNDEZ, Adrien, André Martins, e um pouco Schaars, Rinaudo e Elias.
Meio campo com músculo: Renato Neto e Rinaudo.
Extremos que optem pelo jogo na linha: André Carrillo, Diego Capel.
Extremos móveis e que saibam jogar por dentro: André Carrillo, Leocísio Sami, Hugo Vieira, Wilson Eduardo.
Avançados de área: Sebastián Ribas, Amido Baldé e Ricky(?).
Jogadores versáteis: Elias, Renato Neto (Schaars e Adrien também fazem + que uma posição) no meio campo. No ataque: Carrillo, Sami, Wilson e Hugo Vieira (fazem os 2 lados ou jogam a falso avançado).

Só não temos é defesas muito rápidos, mas também não são lentos (Onyewu é o + lento).

Na equipa b, ainda haverá alternativas à equipa A como:
GR- V.Golas(3º redes), R.Veloso.
DC- T.Ilori (defesa-central RAPIDISSIMO), P.Mendes(não sei se vai ficar cá), Juary, Rodolfo Simões.
LD/MD/MAD- R.Esgaio.
LE/ME/MAE- A.Turan, Michael Pinto.
Médios- João Mário, W.Carvalho, Zezinho, M.Fonseca, Agostinho Cá.
Extremos- Altaír.
AV- D.Rubio, Betinho e G.Etock.

penso que para a B, necessitamos de:
1 Lateral-Direito (S.Arias).
1 Central (N.Reis/Mexer).
1/2 Médios (R.Neto/André Martins).
3 Extremos (temos que ir ao mercado para a B como os lampiões foram para a B deles).
1 Avançado (A.Baldé).

Digam lá o que acham deste projeto.

esqueceste.te de meter nessas contas todas o Bojinov, o Valdés, o Pongolle e o Salomão

@ tiagoabreu

Eu compro… :clap: :clap: :clap:

Excelente análise.

:great:

Bojinov ? inclui-se nos sepos.
Salomão ? falei nele, repara nas saídas dos emprestados que mencionei xd
Pongolle ? mesmo caso de salomão.
Valdés ? também falei nele.

Penso que na situação em que estamos, teriamos se calhar + lucro financeiros(poupava-mos + em salários pelo menos) e ficaria-mos com um plantel com mais soluções e mais jovem.

Esse plantel é jovem e parece-me promissor, mas será que lutariamos pelo titulo?

1º de tudo: lê aquela 1ª parte.
2º: o principal é lutar pelo titulo, não é ser campeão à 1ª. Uma equipa na atualidade interessa-se mais por ir à liga dos campeões, porque isso é que dá pastel e prestigio. Se vencermos o campeonato ? melhor ainda, mas se formos por aí a ver é que nunca somos campeões, ou estão à espera de arranjar um jogador melhor que Hulk ? um criativo melhor que Aimar ?(temos Matías, mas como sabem é diferente). Este plantel jovem e promissor, é tudo jogadores com vontade de vingarem e mostrarem à malta que não é preciso vir de bons clubes para jogar bem, são jogadores com espirito de equipa, que estão habituados a lutar, muitas vezes contra os árbitros também.

Concordo na generalidade com o que fizest ao plantel. Nao sei se nao vai haver necessidade de vender o Patricio. Se tal acontecer ia po Fabiano Freitas do Olhanense.

Acho que falta aí é um ponta de lança. O hugo vieira se jogasse no Sporting nao o vejo a jogar em 433 como ponta de lança… mais depressa o vejo na ala. O baldé so me parece que seja util para a equipa B.

A pensar em grande pensava no Matias Suarez. Acaba contrato em 2013, por isso talvez fosse possivel por 1 preço acessivel.

Acho o plantel da equipa principal um bocado extenso, e no geral parecem-me um pouco desequilibrados, para quê 9 centrais para 4 posições (2 na A + 2 na B)? Para quê 13 médios para 6 posições? Para quê 6 pontas de lança (estou a contar o Hugo Vieira como extremo para onde só temos 5 + Zezinho) para 2 posições?

Concordo , mas penso que o Patrício não irá sair, porque não estou a ver nenhum colosso a substituir o guardião(talvez o Inter ou o Milan daqui a 1 ou 2 épocas).
O Hugo Vieira jogou x nós a PL e … fez com que o Onyewu fosse para a rua, além disso há Ricky, Ribas, servem perfeitamente. Se não servem, que saia o valorizado Ricky e que venha outro que agrade + os adeptos.
O Baldé nunca será um PL de topo, certo, mas para fazer nº, parece-me bem xD

Ora bem, centrais tem 9 para 4 posições ? não, tem 8, pus o rodolfo simões nos centrais mas ele é def.esquerdo*.
13 médios para 6 posições ? eu explico-me…

Trincos:
Rinaudo, Clasie - precisamos de um sub estilo Rinaudo, e não há ninguém que faça o que ele faz ou coisa parecida, tirando André Santos, pondo este, normal.

Médios-Centros:
se quisermos equilibrar no meio campo o jogo, normalmente joga Schaars-(?), mas se não tiver Schaars, há Adrien Silva.
que traga intensidade/musculo, Elias é o que poderá jogar, se Elias não estiver e estivermos a precisar de um jogador igual: Renato Neto.
que traga criatividade, magia: MATÍAS FERNÁNDEZ, precisando de um suplente, há André Martins.

Até aqui tudo bem, 8 médios.
Depois, da equipa b, diz-me onde é que há um médio capaz de fazer parte do plantel e ser opção aqui:
João Mário, W.Carvalho, Zezinho, M.Fonseca, Agostinho Cá.

João Mário iria estar à altura de Rinaudo(jogador + importante do esquema tático pelos vistos) ? Talvez Clasie estivesse + à altura que João Mário, era demasiada responsabilidade para o rapaz.
William Carvalho, não é melhor que R.Neto para trazer musculo, porém poderá ser bom jogador (tem muito fisico, coisa muito importante para a Orangina), e um dia chegar à equipa A e sair por algum dinheiro.
Zezinho, rapaz com muita tecnica, porém, não iriamos mandar Matías ou A.Martins embora para pôr o homem no plantel. Também não o vamos mandar embora, pois é um jovem cheio de potencial.
Mateus Fonseca, Agostinho Cá são 2 boas soluções para suplentes na equipa B.

Se estás a pensar mandar Adrien embora, depois no futuro quem seria o sub a sério de Schaars para ser o organizador do meio campo ?
Se estás a pensa mandar Renato Neto embora, um jogador muito forte no fisico, o único capaz de ganhar bolas no jogo aéreo à séria no meio campo (isso é cada vez + importante).

Extremos:
Concordo, “espetáculo” era o Sevilla ou assim vir buscar o Capel, e jogar-mos como no tempo do PB, com um 4-1-2-1-2 fechado, um dos Avançados + móveis/falso avançado (tipo Rodrigo no Benfica…cá podia ser Carrillo, W.Eduardo, Hugo Vieira, Sami xd), assim nem havia problema com os médios, jogava-mos num losango com:
Rinaudo/Clasie
Schaars/Adrien
Elias/R.Neto
Matías/A.Martins

Não tinha reparado que um deles era o Rodolfo, mas continuo a achar um exagero. 7 era suficiente, eventualmente até 6. Além de que nos júniores teremos miúdos com bastante qualidade nessa posição. Ou pelo menos assim o espero…

No entanto se um deles é o Rodolfo, aparece outra questão, porquê 5 defesas esquerdos para 2 posições?

Não concordo. Estás a contar 4 posições onde há de momento apenas 3. Isto para mim só fazia sentido se jogássemos com um meio campo em losango, algo que não me parece provável nos próximos tempos.

Btw, imo o André Martins não é um suplente directo do Matías.

Não ponho nada disso em causa. Era para mim? :inde:

Acho um mau princípio enchermos o plantel de jogadores não porque haja lugar para eles mas para “não os mandar embora”.
E com isto não estou a dizer que quero “mandar embora” o Adrien ou o Renato.

:question:
Discordo. E não percebo se esse concordo era para mim, e se foi, não percebo o que te levou a pensar que eu penso assim.

A questão que levantei foi sobre o número exagerado de pontas de lança.

ah desculpa, li na diagonal e um bocado à pressa e não vi esses nomes - my bad :wink:

1º: Concordo na parte do 5 def.esquerdos para 4 posições, a ter que ir embora, ia o Rodolfo Simões. Quanto a apenas 6 centrais para 4 posições, depois queixa-te nas lesões. Qualquer equipa usa 4 centrais para 2 posições, ou seja, 8 é o suficiente.
2º Sim, estou a considerar 4 posições, mas com apenas 1 tática não chegas lá (O Benfica por exemplo, usa o 4-1-2-1-2 e o 4-2-3-1 por ter boas opções), para 3 posições, 6 é o suficiente, visto que nenhum é um criativo de jogadas da frente, Matías e André Martins são soluções para isso. André Martins e R.Neto estavam a contar com as idas à B às vezes. Não vejo problema 13 médios para 6 posições (o normal era 12).
3º Sim, era para ti, esses que mencionei da equipa B, é para jogar na equipa B, ou queres que a equipa B desca por falta de soluções ? Há esses e de vez em quando André Martins e R.Neto.
4º Voltou a ser para ti, mas pensei que tivesses a contar com o Hugo Vieira nos extremos. Se o Capel saisse, não me importava de jogar em losango como falei.

Não tem mal xD

Para 2012/2013, que se vendam os jogadores necessários para poderem contratar um treinador de topo.
Depois, com os jogadores que ficarem, mais os da formação, construir um projecto sólido. Podemos não ganhar a breve prazo, mas um projecto para ganhar muitas vezes num futuro próximo.

Ficavam estes:
Patricio :question:
Boeck

Arias
Insúa
Xandão
Onyewu
Nuno Reis
Cédric

Schaars
Matias :question:
Rinaudo
A. Martins
Elias
Adrien

Wolfswinkel
Capel
Carrillo
W. Eduardo
Labyad

Contratava-se alguns reforços, e o resto era tudo para despachar, vender, emprestar.

A nossa próxima época será mais do mesmo. Ainda tinha esperanças caso fossemos à Champions mas como é impossível, ficaremos novamente em 3º/4º/5º… para aí…

Se ainda conseguirmos ir à champions, acredito que podemos trazer alguns jogadores apetecíveis para o plantel. Senão…

Por mim, era de vender/dispensar:
-Rui - não que queira mas ao que parece sairá
-Tiago - acaba carreira
-JP - mesmo que o Rui
-Polga - acaba contrato e ainda bem!!
-Carriço - venda enquanto vale alguma coisa
-Evaldo - venda
-André Santos - venda enquanto vale algo
-Pereirinha - venda/dispensa
-Jeffrén - venda caso continue com os problemas físicos constantes
-Ribas - se não melhorar, é para mandar de volta para o Génova
-Rubio - empréstimo
-outros que posso estar a me esquecer

Compras(internas):
-Sami
-Hugo Vieira
-Danilo

Emprestados(regresso):
-Wilson Eduardo
-Salomão
-Baldé
-Adrien
-Turan
-Cédric

Compras:
-2 centrais jovens com enorme potencial e com qualidade para já irem jogando
-PL com características diferentes da do Wolf (tipo W.Eduardo mas mais experiente)
-Labyad
-…

Mas o mais importante é conseguir ficar em 3ºlugar esta temporada!!!

Também vou fazer a minha análise que eu muitas coisas é parecida com a tua :wink:

Presidente: BdC
Director Desportivo:Paulo Futre
Treinador: Gostava muito que fôssemos treinados pelo Bielsa mas parece-me impossível neste momento. Mas também nunca se sabe, num contexto de eleições é possível que apareça um grande nome como Rijkaard apareceu nas últimas. A verdade é que hoje estamos mais pobres do que há 11 meses.
Plantel:
Guarda-Redes: Patrício, Marcelo e Golas. Outro guarda-redes que aprecio é o Mika dos lampiões.
Defesas direitos: Arias, Cedric (Onuoha)
Centrais: Onyewu, Nuno Reis, Xandao, Bassong/(Onuoha)
Laterais esquerdos: Insua, Turan
Medios defensivos: Rinaudo, (Schaars), Renato Neto(acredito no rapaz, jogou bem contra o Porto e com um bom treinador vai ser capaz de estar à altura)
Medios centro: Adrien, Elias, André Martins, (Schaars)
Medios Ofensivos: Matias, (Labyad), (Hugo Vieira)
Extremos: Capel, Jeffren, Carrillo,(Labyad), (Hugo Vieira), (Wilson Eduardo)
Pontas de lança/avançados:Wolfswinkel, Rubio, Ribas, (Hugo Vieira), (Wilson Eduardo).
Entre parêntesis estão os jogadores que contam para mais do que uma posição.
A contar com os que tínhamos na equipa B, como por exemplo Edgar Iê, Ilori, Zezinho, Agostinho, Mateus Fonseca, João Mário, Betinho, acho que teríamos um plantel bastante completo e com bastantes soluções em caso de lesão, ficando por ventura a faltar um médio defensivo. Penso que Sá Pinto podia transitar para a equipa B para acompanhar os jogadores que treinou nos Juniores, seria uma forma de assegurar uma evolução integrada.
Acho que é um plantel realista tendo em conta as nossas possibilidades, nada de grandes trutas, teríamos matéria para valorizar e para dar alegrias aos sportinguistas, não digo para ser campeão porque o porto e o fifica tem outras condições em termos de rotinas. Este seria o ano zero, já que este foi o -1, algo parecido à passagem do quique flores pelo benfica.

Gostava que fosse algo deste género.

Rui Patrício
Marcelo

Arias
Cedric
Onyewu
Xandão
Nuno Reis
Insua
Turan

Rinaudo
Elias
Renato Neto
Schaars
André Martins
Adrien
Matias

Labyad
Carrillo
Ribas
van Wolfswinkel
Hugo Vieria
Sami
Wilson Eduardo

Não tem grandes mudanças em relação ao plantel desta época, mas com estes regressos, e dois jogadores da nossa liga, acho que ficava-mos com um bom plantel.

Isto claro, com um bom treinador.

Impressionante… todas as épocas é criado um raio de um tópico destes.

Nos últimos anos vinha aqui com esperança e até comentava.

Agora, não me resta esperança nenhuma e leva-me a crer que é mais um tópico cheio de esperança mas que no final vai acabar como esta época atual: tudo de rastos.

Realmente é frustrante ver que a meio da época já todos pensam na época seguinte…

Ai Sporting, Sporting :’(

À que ser realista, pra frente é que é o caminho!!