Vamos lá fazer uma análise ao plantel…
1º de tudo, vejo aqui falarem das pessoas que pedem jogadores da nossa liga pensarem em pequeno, RIR… Mourinho construiu uma equipa onde venceu a LIGA DOS CAMPEÕES E TAÇA UEFA EM 2 ANOS, com jogadores de pequenos/dispensados do rival (ide ver onde Deco, Paulo Ferreira, R.Carvalho, N.Valente, Maniche e Derlei(dispensados do benfica…), P.Mendes, jogavam(não foram só estes que deram frutos, obviamente que foi numa mistura com jogadores de qualidade já: V.Baía, J.Costa, McCarthy por exemplo.
2º Fito Rinaudo, talvez o jogador + importante do plantel atualmente(1º por falta de opções para o substituir, 2º porque é ele que manda no jogo, 3º porque corre, recupera, finta, abre nos flancos, faz tudo…), veio do GIMNASIA, ou seja, duma pior liga que a nossa, duma equipa que foi parar à 2ª (que lutava sempre para ficar acima do 15º)
3º Não temos dinheiro para jogadores de qualidade na flor da carreira, isso é para equipas alemãs, inglesas…
Quanto ao plantel, a sair:
GR- Tiago - final de contrato, irá sair de certo…
LD- João Pereira - como na seleção é + regular, pode ser que faça um melhor europeu que o campeonato que está a fazer e se ponha a monte, é dos mais valorizados na imprensa(apesar de atacar muito bem, nem à lateral ataca, normalmente um lateral precisa de ser bom a cruzar de 1ª, João Pereira prefere desiquilibrar com a sua agilidade, determinação e finta).
LD- João Gonçalves - um rapaz com alguma qualidade (não teve o mesmo alariado do Carriço e do Pereirinha por exemplo e fez tanto como eles na carreira de senior), mas muito afetado por lesões, que não o deixam evoluir ainda mais (talvez se não tivesse lesões estava no plantel principal a jogar à uns tempos…)
DC- Daniel Carriço - nos maus anos do Sporting, é só mais uma promessa falhada (a imprensa valoriza muito as nossas camadas jovens, querem fazer deles autênticas estrelas -.-), penso que devia sair para um novo rumo à sua carreira.
DC- Ânderson Polga - o seu tempo já passou à muito, pode ir embora.
DC- Alberto Rodríguez - sempre lesionado, em tempo de crise temos que ter um plantel que esteja ao máximo disponivel para jogar.
LE- Evaldo - é um pouco para o banal para uma equipa como o Sporting, isto para ser simpático.
MC/MDC- André Santos - eu até gosto deste a jogar, mas quando me perguntam as suas qualidades, eu fico a pensar e não tenho grande conclusão sobre as boas qualidades dele… Faz uns passes, de vez em quando tenta a sua sorte de longe, rouba umas bolas (embora muito passivo, e além disso, quando quer ser agressivo é faltoso), está sempre disponivel para jogar e pouco mais… É um jogador tipo Raúl Meireles mas pior(pode ser que chegue lá um dia)…
MD/MAD/DD- Bruno Pereirinha - como Carriço e (talvez) André Santos, é mais uma promessa falhada (os 3 podem um dia ser o que prometeram, talvez noutro clube, o melhor para eles era sair mas espero eu que não para um rival), tem garra, é rápido, defende sempre que pode, mas não é nada de especial…
Médio(qualquer posição, exceto MDC)- Marat Izmailov - tenho pena de pô-lo cá, mas com o joelho no estado em que está, não temos muito dinheiro para andar a pagar salários a quem não pode, um jogador que irá sempre ficar na memória dos que passou por cá, pois é um jogador com MUITA qualidade.
Extremo- Jeffren Suárez - Outro jogador com qualidade extrema (cá pouco fez, sempre lesionado…), é pena mas assim a continuar terá que sair, pois são raras as vezes que pode ajudar o grupo.
dos emprestados:
Marco Torsiglieri - eu gosto muito deste, mas pelo que dizem já acertou tudo com o Metalist, veremos se se confirma isso… 4M era bom negócio.
Diogo Rosado - é provavelmente, mais um jogador como Rui Fonte, só quando rescindir connosco é que vai mostrar do que é capaz regularmente.
Diogo Salomão - se nós fossemos uma equipa em ascenção(tipo Braga) até nos era boa solução…
Florent-Sinama Pongolle - está a fazer uma boa época no St-Etienne, poderá ter mercado em França. 2M era bom negócio.
Jaime Valdés - um bom jogador, mas está em fase descendente já, pode sair…
ainda há os “sepos” André Marques, Grimi, Bojinov, etc etc.
Com estas saídas, ficamos com o plantel assim:
GR- Rui Patrício; Marcelo Boeck
DD- Santiago Arias
DE- Emiliano Insúa
DC’s- Xandão(bela exibição x Nacional, acho-o parecido ao Torsiglieri, não na maneira de jogar mas pelo seu percurso/qualidade, pois é um jogador bom, que estava sendo desvalorizado na América do Sul, tem altura, saída de bola e não é menina como o Polga a ir à bola), Oguchi Onyewu
Médios- Fito Rinaudo, Stijn Schaars, Elias, Matías Fernández, André Martins, Renato Neto
Extremos- André Carrillo, Diego Capel
Avançados- Ricky Van Wolfswinkel, Sebastián Ribas
sendo assim, precisamos de: (um 3º guarda-redes), 2 Laterais (um para cada lado), 2 Def-centrais, 1 Méd-Def, 2/3 Extremos, 1 Avançado.
Com os emprestados, regressava:
LD- Cédric Soares - não venham com histórias de que é inexperiente etc, já fez um excelente mundial sub-20, está a fazer uma época muito regular, foi o único a época anterior que subindo dos juniores ficou logo no plantel principal.
DC- Nuno Reis - à 2 épocas emprestado na Bélgica(não sendo um campeonato muito forte, tem desiquilibradores de bom nivel), na 6ª melhor defesa do campeonato(28 golos sofridos em 24 jogos, numa das defesas com menos soluções que já vi), foi para muitos o principal responsável da final do mundial sub-20, é um central da nossa formação que merecia na proxima época fazer parte do plantel, tem excelente posicionamento, pelo chão limpa tudo, é rápido q.b., no jogo aéreo é normal(com Onyewu ou até Xandão ao lado o caso é logo resolvido), aprovadissimo…
MC- Adrien Silva - não é uma posição que precisemos muito, mas é um jogador criativo e inteligente, tem sido um dos melhores médios no nosso campeonato.
MAD/MAE/AV- Wilson Eduardo - um 3 em 1, acho um jogador parecido ao (melhor) Varela(poderá até ser melhor), é um jogador que faz golos, remata bem, finta, é rápido e forte fisicamente. Mais um produto da nossa academia.
PL- Amido Baldé - já sei que não é um ponta-de-lança de topo, mas para ter alternativas no plantel(portuguesas), acho que é uma boa solução. Muito forte fisicamente, segurando também bem a bola(tem bons pés). Uma alternativa ao Ribas.
DD/DC- Mexer - é um jogador rápido e que sabe defender ainda mais, para suplente é sempre uma boa alternativa.
Posto isto, ao mercado resgataria:
Defesa-Central: Yohan Tavares, central do Beira-Mar com bom jogo aéreo, posicionamento e antecipação(sempre certinho, não inventa).
Lateral-Esquerdo: Rúben Ferreira, lateral do Marítimo, (acho o Joãozinho um mega hype, o rapaz é limitado tecnicamente, tem falta de intensidade e não é muito rápido, mas sim, defende muito bem).
Médio-Defensivo: Jordy Clasie, médio do Feyenoord, um jogador muito parecido ao Rinaudo, é dos poucos holandeses com intensidade a sério para aquela posição.
Extremo: Hugo Vieira, do Gil Vicente, outro jogador que também sabe jogar a Avançado, é a principal estrela do Gil, é muito rápido e inteligente.
Extremo: Leocísio Sami, do Marítimo, excelente jogador este. Dribla, é fortissimo fisicamente, é rápido, remata, enfim. O Hulk do Marítimo de pé direito.
Com isto, o plantel ficava assim:
-------------------------------------------------------------Rui Patrício/M.Boeck
-----------------------------------O.Onyewu/Y.Tavares------------------------Xandão/N.Reis/Mexer
C.Soares/S.Arias------------------------------------------------------------------------------------------------E.Insúa/R.Ferreira
-------------------------------------------------------------F.Rinaudo/J.Clasie
----------------------------S.Schaars/Adrien/R.Neto
--------------------------------------------------------------------------Matías Fernández/Elias/A.Martins
—A.Carrillo/W.Eduardo------------------------------------------------------------------------------------D.Capel/L.Sami------
---------------------------------------------------Ricky V.W./Hugo Vieira/S.Ribas/A.Baldé
Sabendo que existe as equipas B, os que não fossem convocados (os jovens) poderiam jogar pela equipa B quando podessem.
este era o meu plantel, e para treinador ia Sá Pinto ou um da nossa liga que mostre futebol de grande (Leonardo Jardim, Rui Vitória, Paulo Alves) poderiam ser boas soluções.
Tinhamos um plantel completo, ora vejamos:
Defesas altos: Xandão, Onyewu, Yohan Tavares.
Laterais que defendam e atacam com qualidade: Cédric, Arias, Insúa, Rúben.
Defesas versáteis: Xandão e Mexer podem jogar à direita.
Meio campo intenso: Rinaudo, Elias, Clasie, R.Neto. (Ainda há nas alas intensidade com Insúa, Capel…)
Meio campo equilibrado(inteligente táticamente): Schaars, André Martins, Adrien.
Meio campo criativo: MATÍAS FERNÁNDEZ, Adrien, André Martins, e um pouco Schaars, Rinaudo e Elias.
Meio campo com músculo: Renato Neto e Rinaudo.
Extremos que optem pelo jogo na linha: André Carrillo, Diego Capel.
Extremos móveis e que saibam jogar por dentro: André Carrillo, Leocísio Sami, Hugo Vieira, Wilson Eduardo.
Avançados de área: Sebastián Ribas, Amido Baldé e Ricky(?).
Jogadores versáteis: Elias, Renato Neto (Schaars e Adrien também fazem + que uma posição) no meio campo. No ataque: Carrillo, Sami, Wilson e Hugo Vieira (fazem os 2 lados ou jogam a falso avançado).
Só não temos é defesas muito rápidos, mas também não são lentos (Onyewu é o + lento).
Na equipa b, ainda haverá alternativas à equipa A como:
GR- V.Golas(3º redes), R.Veloso.
DC- T.Ilori (defesa-central RAPIDISSIMO), P.Mendes(não sei se vai ficar cá), Juary, Rodolfo Simões.
LD/MD/MAD- R.Esgaio.
LE/ME/MAE- A.Turan, Michael Pinto.
Médios- João Mário, W.Carvalho, Zezinho, M.Fonseca, Agostinho Cá.
Extremos- Altaír.
AV- D.Rubio, Betinho e G.Etock.
penso que para a B, necessitamos de:
1 Lateral-Direito (S.Arias).
1 Central (N.Reis/Mexer).
1/2 Médios (R.Neto/André Martins).
3 Extremos (temos que ir ao mercado para a B como os lampiões foram para a B deles).
1 Avançado (A.Baldé).
Digam lá o que acham deste projeto.