Já tinha percebido os teus argumentos e são válidos, só não concordo com essas opções. Compreendo perfeitamente o que dizes do Rui Patrício e eu sei que é difícil manter o que é, na actualidade, o nosso maior activo. Sei que a sua saída deve ser certa. Mas mesmo assim não me importava com a saída do Elias, porque num 4-3-3 prefiro um meio campo com Rinaudo, Schaars, Matias e acho que na posições 8 e 10 temos o Adrien e o André Martins como alternativas (para além do Izma e Labayad). Só se o virmos como suplente do Rinaudo, o que acho ser um desperdício de euros, para isso tb prefiro o Caue. A Liga Orangina é uma bela competição para se ganhar tarimba. Campeonato muito disputado, forte fisicamente e que pode proporcionar um crescimento sustentado dos jogadores. Isto para além de se ganhar entrosamento com futuros colegas na equipa A. Quanto ao Wilson, não considero que a vinda do Hugo Vieira anule o regresso dele. Depende das ideias do Sá para a próxima época e apesar do que muito se diz, acho que não são jogadores iguais. O Wilson é um avançado centro que joga normalmente nas alas e o Hugo é um ala que joga muitas vezes no meio. Isto na minha opinião. No que diz respeito ao Carriço, não o considero um dos piores centrais, quanto mais do top5. Exemplo disso são: Pedro Barny, Hugo, Renato, Néné, Marco Almeida, Santamaria, Paulo Renato, Semedo, o brasileiro Marcos, isto para não falar do Gladstone, que nem de perto nem de longe conseguiu estar sequer perto da qualidade do Carriço, apesar de achar que o Carriço não é um predestinado. Mas é sempre bom trocar argumentos com quem tem algo de interessante para dizer! (Sem qualquer ironia!) :great: (Com a falta de tempo que tenho para estas coisas e já me põem a escrever mais do que é costume! :lol:)
Não equaciono a saída do Carriço. É um dos capitães e será certamente um ponto de união no balneário, sendo notória a sintonia que existe entre ele e o Sá Pinto.
Parece-me óbvia a contratação de um central, surgindo a meu ver Geromel como uma das hipóteses, sobretudo por ter lido que o Colónia pede 4M pelo jogador. Seria a meu ver um excelente parceiro para o Onyewu. Polga deverá sair, em final de contrato, e se for possível despachem o Rodriguez que é um atleta vergonhoso e integrem o Nuno Reis.
João Pereira é praticamente certo que sairá, e eu aqui daria a entrada de Cédric como a alternativa ao João. A sua venda renderá 7M€, o que não é muito, mas tendo em conta o fracasso que foi a não ida à Champions, há a clara necessidade de vender, e eu acho perfeitamente possível alguém chegar o $ da cláusula e levá-lo, sobretudo após a campanha que fizemos na Liga Europa e o facto dele ser o titular da selecção. Prefiro neste caso dar a oportunidade ao Cédric do que pegar em 2/3M e comprar um qualquer marreta brasileiro (volta Pedro Silva!) só para mandar areia para os olhos.
Na lateral esquerda o Ínsua é um dos intocáveis, e ter Evaldo como alternativa pra mim é suficiente. Sabemos que o Evaldo não é o Ínsua mas também sabemos que dificilmente alguém pagará $ por um jogador que está praticamente encostado, e eu prefiro mantê-lo no plantel em vez de lhe oferecer o passe.
No Meio-campo Rinaudo, Elias e Schaars deverão ter a companhia de Adrien, que mostrou na Académica esta época qualidade suficiente para ser integrado no plantel e ser alternativa aos demais. André Martins deve manter-se, e Neto e André Santos deverão ser emprestados. Carriço funcionará como alternativa ao meio-campo e ao centro da defesa.
No meio-campo ofensivo há muitas (e boas) soluções, com Izmailov, Labyad, Matias, Capel, Jeffrén, Carrillo e possivelmente Hugo Vieira, o que me deixa descansado, pois todos eles tem bastante qualidade.
No ataque, Wolfswinkel precisa de concorrência, sendo que Wilson Eduardo merece, a meu ver, fazer parte do plantel, e ser uma das alternativas de ataque. Ribas está claramente fora das opções de Sá Pinto, e Rubio é ainda muito verde, devendo ser emprestado a um clube da 1ª Liga para jogar regularmente. É então necessária a chegada de alguém para competir com o Wolfs, e eu aqui aponto para o mercado sul-americano e para jogadores raçúdos, à imagem de Lisandro López, ex Fc Fruta.
Na baliza, permanece a dúvida, mas também me parece que Rui Patrício irá emigrar. Dessa forma, admito a venda por 10M€, o que considero aquém do real valor dele, mas é preciso levar em conta o facto dele terminar contrato na próxima temporada e poder vir a sair por 0. Aqui depende da vontade do jogador, como é óbvio, mas se ele sair é obviamente necessário reforçar a baliza, pois Marcelo, Tiago é manifestamente pouco para o que estamos habituados. [Isaksson (PSV), a custo 0?]
É também importante conseguir amealhar algum dinheiro com os excedentários, não só sob o ponto de vista da poupança da folha salarial, mas também para que hajam mais recursos para atacar o mercado\fazer face às despesas de salários correntes. Há vários jogadores com contrato e que podem sair por valores baixos como são os casos de:
Grimi (1M)
Valdés (2.5M)
Bojinov (será mesmo?) (2.5M)
Pongolle (3M)
Salomão (2.5M)
Não me parecem valores irreais e que certamente iriam ser uma grande ajuda, ao contrário do que é costume fazer-se que é oferecer € aos jogadores + o passe na mão, para depois assinarem por outro clube :whistle:
Investiríamos € em 3 posições: baliza (caso saia o Rui), centro da defesa (saída do Polga), e ataque (saída do Ribas+empréstimo do Rubio). [colocando de parte a transferência a “custo 0” do Labyad], e integraríamos 5 portugueses, 4 deles provenientes da academia e que após alguns empréstimos provaram poder ser alternativas válidas e 1 a custo 0 após uma boa campanha na 1ª Liga desta época.
Achas sinceramente que existe algum clube no mundo capaz de dar o que quer que seja pelo Grimi? E 2,5 Milhões por Valdes já trintão? Pongolle 3 M??? Bojinov nem numa equipa que luta pela manutenção consegue ser titular…
O unico que pode tar algum valor é o Diogo, mas duvido muito que se consiga sequer 1 milhão por ele…
Se se confirma esses 22M é suficiente, na minha opinião. Não é por aí que deixaremos de vencer ou não.
Há um aspecto importante que se cometeu na outro pré.época. Em vez de andarem a viajar, espero que vão (no máximo) a um país estagiar e que treinem em condições. Agora se é para estar a viajar como fizeram na último pré-época… :naughty:
Têem é que treinar nem que fiquem na Academia a correr a manhã inteira.
O Valdés tem sido opção regular numa das equipas mais competentes do campeonato italiano, e tem feito uma época razoável. A opção de compra do Parma é de 1,8M, segundo sei. Se quiserem ficar com ele, é algum $, mas eu acho que o valor que aí apontei não é de todo descabido.
O Pongolle também tem jogado muito no Saint-Étienne e é um jogador com currículo que pode perfeitamente render algum $.
O Bojinov não foi por acaso que escrevi o que escrevi, se conseguirmos 2M por ele pra mim já é óptimo. Nunca na vida devia ter vindo, mas lá em Itália parece que gostam muito dele e qualquer oferta que façam por ele pra mim já é boa…
O Salomão tem-se destacado no Corunha, que irá subir, e não vejo um valor tão descabido quanto isso para quem até vai perder o Guardado que joga do lado dele. Acho que o Corunha vai querer ficar com ele e não acho tão improvável que por 2M não fiquem com ele…
Já o Grimi é certo que é um bocado cepo, mas 1M€ não é assim tanto e em Itália pode ser que lhe peguem, ou até na Roménia…
Estes valores foram mandados para o ar mas não me parecem tão irrealistas quanto isso. Se temos capacidade para os negociar dessa forma, em vez de oferecer o passe como fizemos com o Torsiglieri ou com o Zapater? Isso já é outra conversa… Mas acho perfeitamente possível fazermos uns 10M com os jogadores que estão emprestados
@anon94084939: É capaz de ser boa solução sem dúvida, a integração do Rubio na equipa B, assim como o Nuno Reis, o Diogo Rosado, o Zezinho, Pedro Mendes, Turan…
Devo dizer que concordo com o que dizes do Fabiano. Eu não o acho assim tão bom, fruto exactamente dessas hesitações que apontas, incompreensíveis num jogador de 1,97 metros e envergadura de ombros suficiente para aguentar o choque. Além disso, aquelas defesas para a frente…
Duvido que Rodriguez esteja mesmo de saída. Não pela utilização, mas porque não adivinho fácil colocação. ou assume-se um prejuízo enorme, primeiro no passe, agora na indemnização.
A sair João Pereira, ou se aposta nos jovens ou vai sair (muito) do bolso. Bons laterais, tão ofensivos como se deve pretender, mas assegurando bom desempenho defensivo, não abundam e saem caro. Vem-me sempre um colega do Tonel à cabeça (Vrsaljko) e esse está bem valorizado.
Eu tenho para mim que Elias já é carta fora. Com pena minha, mas se a ideia é duplo pivot e tão atrás, não sai valorizado. Se fosse para subir a equipa e pressionar mais em cima da área adversária, não concordaria.
No ataque, não sei… É que não sei mesmo o que pensar…
Sabes que nenhum treinador gosta disso. Mas isso dá dinheiro. E muito. Não se pode querer dinheiro e que nos venha parar à mão, sem contrapartidas, sejam por torneios em que se paga pela participação, seja por compromissos com patrocinadores ou investidores.
Continuas com Rodrigues, A. Santos, Ribas e o resto que está emprestado?
Acredito que o RP está mais do que vendido, o JP e A. Santos também são capazes de serem vendidos assim como muito dos jogadores emprestados. Vender mais um médio é uma possibilidade: Elias ou Schaars, se pudesse escolher escolhia o Elias, mas o Matias não, pois é um jogador Ímpar no plantel e é muito útil
nao renovaçao de contrato/emprestimo: tiago, polga e ribas.
dispensados: evaldo e rodriguez.
1 venda para equilibrar as finanças: schaars ou elias. provavelmente schaars porque ira (esperemos) valorizar-se durante o euro 2012.
entradas: labyad, hugo vieira, caue (olhanense), adrien, turan e um central e ponta-de-lança de creditos firmados.
emprestimos: arias, renato neto, andre santos, andre martins e rubio. nota sobre andre martins: nada contra a qualidade do jogador, que foi das boas surpresas desta epoca do Sporting. justifico o seu emprestimo com o facto de que para o ano faz 23 anos e necessita de fazer uma epoca a alta rotaçao, a jogar todos os jogos (foi apenas titular em 3 jogos da liga 2011/12). no Sporting vai ser certamente utilizado de forma intermitente.
Vou aproveitar para mandar outro bitaite aqui no topico.
Tendo em conta que não existe grande capacidade de investimento para a proxima epoca, penso que o plantel já está praticamente arrumado.
Na minha opinião a equipa está feita do meio-campo para a frente. Não acredito que vão entrar jogadores melhores do que os que estão a jogar neste momento onze inicial.
A defesa é que precisa de ser melhorada, nomeadamente no centro da defesa, onde falta qualidade.
Só para nota pessoal, não considero o Onyewu, Xandão, Polga, Carriço e Rodriguez como qualidade. Este tipo de jogadores fazem falta como opções para o banco.
Assim sendo:
Saidas:
Polga - 1M (já ficava contente);
Rodriguez - 1M (ainda ficava mais contente que com o Polga);
Evaldo - 500m (já ficava contente);
André Santos - 1M (posso estar a ver isto por baixo, mas é para compensar o que não fazemos com os outros);
Renato Neto - 1M (já ficava contente);
João Pereira - 7M (se for titular no europeu e fizer boa figura, o que acredito que faça. Abaixo disso é negociata e tachos);
Bojinov - 1M (já ficava contente);
Valdes - 1M (já ficava contente);
Pongolle - 1M (já ficava muuuuiiito contente);
Pereirinha - 1M (já ficava contente);
Salomão - 1M (como o André Santos);
Celsinho - 0 - é oferecer a alguem…
Ribas - Devolver;
Matias - 4/5M - Não acredito que se consiga mais do isto por ele. O problema deste senhor é que acaba o contrato na proxima epoca e esta é possivelmente a ultima oportunidade de ter retorno financeiro com ele. Não acredito que seja uma solução regular. E para ganhar campeonatos é preciso regularidade.
Possivel Encaixe Financeiro - Aproximadamente 20M
Duvidas:
Izma - 7/10M - Se o Anzhi realmente avançar com estes valores parece ser um negocio muito interessante. Fica aqui uma nota: acho que é o nosso melhor jogador e como nº 10 rende muito mais do que a jogar na linha. Se jogasse como 2º avançado, entre linhas no apoio ao ponta de lança, rendia ainda mais;
Patricio - 7/10M sem o contrato renovado. Se renovar o contato (salario nivel Polga) não deve sair. A minha opinião é que é para renovar.
Entradas:
Cedric - Regresso
Adrien - Regresso (dependente da saida do Izma) - Senão continuar a rodar, num clube mais forte.
Wilson Eduardo - Regresso
Douglas - DC - Twente - Fim de contrato. Um premio de assinatura de 3/4M + um sálario alto (nivel Polga) e certamente estaria garantido;
Geromel - DC - Colonia - Desceram de divisão. Proposta de 5M + Premio de assinatura de 1/2M + salario alto (nivel Polga) e deveria ficar garantido
Caicara - DE - Gil Vicente - 1M - 50% do passe. Suplente do Insua.
Danilo Pereira - MD - Parma - 1/2M chega e sobra para assinar este menino. Poderiamos tentar utilizar o Valdes como facilitador de negocio
Labyad - Garantido
Aubameyang - PL - St Etienne - 5/6M - Não sei se temos capacidade para ir buscar este… Nem oferecendo o Pongolle. :o
ou
Jérémy Perbet - PL - RAEC Mons - 4/5M - Melhor marcador da liga Belga desta epoca. É suplente do Ricky sem duvida, mas é bom.
AV - Wolfswinkel
AV - Aubameyang/ Perbet
AV - Rubio
Acho que este plantel é capaz de ser equilibrado. Em termos de investimentos/retorno financeiro, posso ter sido um bocado negativo. Mas o ideal é estarmos preparados para o pior.
Ficavas contente e eu também! :mrgreen: Mas dar 1 milhão por alguém que pode assinar sem dar cavaco ao Sporting e meter ao bolso 500 mil de bónus de assinatura… É milagre mesmo!
Os outros, acho que se a vontade for de não os ter no plantel, ainda vamos ter de pagar a rescisão.
Portanto esses 20 milhões são crer na saída do euromilhões.
Depois disso, Douglas já declarou que o destino é a Premier League.
O Caiçara tem uma cláusula de compra de um milhão. Dar-mos um milhão por 50% não me aprece grande negócio. Mais vale acertar com o clube de origem, o jogador dizer já ao gil que não quer ficar por lá, mesmo que eles arranjem 1 milhão para pôr na mesa.
Bem aqui vai a minha opinião de treinador de bancada (se fosse de treinador a sério não estaria aqui a dizer disparates.. :mrgreen:).
Sendo que na próxima época vai haver uma redução das despesas, devido a mais uma vez não estarmos presentes na Liga dos Campeões, o melhor é mesmo não esticarmos as contas do clube (mais do que já estão..) e fazermos apenas contratações cirúrgicas, gastar onde realmente é preciso, e deitar o lixo no contentor. E começo exactamente com a Liga dos Campeões para dizer que, claro que o Sporting joga SEMPRE para ser campeão, mas é crucial garantirmos a Liga dos Campeões para a época 2013\2014 (E claro, sermos campeões! ;)), mas Liga dos Campeões é quase sempre sinónimo de $$$$. :mrgreen:
[center]Plantel 2012-2013[/center]
Legenda:
- Contratação
- Regresso
- Equipa B
Tal como já disse apenas contratações cirúrgicas e tentar manter a espinha dorsal da equipa, mas claro que há posições em que é necessário algo mais que apenas alguns retoques, quanto a essas pode-se recorrer ao mercado interno, que apesar de tudo tem alguns bons valores..
No caso da venda do Rui (espero sinceramente que não, mas se surgir uma boa proposta, enfim.. :(), contratar o Fabiano Freitas do Olhanense e o Marcelo passaria a ser o nosso nº1, que quando tem jogado tem cumprido. Quanto ao Tiago, penso estar em final de contrato (?), se não decidirem renovar com ele que lhe dêem um lugar na estrutura, e o 3º guarda-redes seria um dos jovens da B.
O Nuno Reis regressa, temos as duas torres, a dita contratação, um central que saiba jogar em antecipação, saiba sair a jogar e seja rápido (pelo menos comparativamente ás torres gémeas.). Será que estou a falar do Vertonghen? :mrgreen: Não! Geromel por 4 M como já disseram por aqui não era nada mal pensado.. Penso que também o Neto do Nacional serve perfeitamente, pelo que li, e fiando-me nisso ele tem clausula de rescisão, logo não precisamos de negociar com o plantador de semilhas.. 8) Gouweleeuw também não seria descabido.. :great: Carriço pode jogar a Médio Defensivo e de vez em quando vir dar uma perninha ao centro da defesa.
Na esquerda penso que estamos conversados, o Insúa dispensa apresentações e o Evaldo para rodar quando necessário serve perfeitamente. Na direita defendo o empréstimo do Arías a uma equipa da 1ª Liga, o Cédric deverá regressar depois de um ano em que penso que dos jogadores que foram ao Mundial Sub-20 é o que tem jogado mais. Depois haverá a venda do João Pereira.. Apostava num empréstimo do Fábio da Silva, joga com os dois pés e faz as duas alas e penso que até temos boas relações com o United, e fala-se que andamos na dianteira por ele, mas isto dos jornais pronto.. Mas não era nada má ideia..
Temos o touro argentino e claramente faltou-nos uma alternativa esta época. Cauê do Olhanense para suplente do argentino não me parecia mal pensado. Foi um dos grandes responsáveis pela boa campanha da Olhanense na Liga, é um jogador mais forte fisicamente, acrescenta mais alguns centímetros, enche muito bem o campo, tem boa capacidade de desarme e não me pareceu ter uns maus pezinhos… :great: Se necessário o nosso amigo Carriço pode desempenhar esta função.
Aqui penso que estamos conversados, apenas o regresso merecido do Adrien, a venda do Elias que é dos mais bem pagos, para equilibrar as contas, e a contratação do Éderson do Lyon a custo 0 já que termina contrato, e é um médio espetacular.
Esta contratação de que falo é meia oportunidade de negócio, meio fetiche meu ( :mrgreen:), e acho que um jogador com características parecidas ao nosso Matías não seria descabido já que o Izmailov e o AM não são exactamente médios criativos.. Nicolás Lodeiro termina contrato em Junho e poderia chegar a custo 0..
Same stuff.. Já que os dois referidos na posição anterior podem muito bem desempenhar esta função, até são extremos demais não? Mas com o Jéffren aqui, é melhor ter um pneu sobressalente na mala do carro. :mrgreen:
Fundamental aqui a contratação de mais um ponta de lança, ligeiramente diferente do Ricky. Gostaria muito de ver no Sporting o El Hamdaoui do Ajax, que teve alguns problemas com o treinador e não jogou esta época, mas não deixa de ser um grande jogador que de certeza deverá querer sair. Nenê do Cagliari, este todos nós conhecemos e sabem do que ele vale. Regresso do Wilson Eduardo que é mais um segundo avançado\extremo.
Rubio poderia rodar na equipa B, aliás ele esta época ainda tinha idade de júnior.
[hr]
Tudo o restante, empréstimos e saídas, não porei aqui, para não parecer que estou a jogar FM. :mrgreen: Sobre isto o essencial é aliviar a folha salarial e pôr os elementos que ainda nos poderão ser úteis a rodar na 1º Liga, já que é um campeonato mais competitivo que o Belga..
[hr]
Que tal? Está bom ou nunca terei futuro fora do Football Manager? :mrgreen:
Como ponto prévio lanço a minha posta de pescada tentando ignorar o facto de a estrutura do clube ser constituída por criminosos, corruptos, incompetentes, amadores e cujo carácter se desconhece.
Começando pelo treinador, não acredito que compense a falta de experiência com a motivação que tem para dar e vender. Pelo menos é alguém da casa e que conhece o símbolo. Já era plano B quando foi para os júniores, nem ele pensava que chegaria tão cedo à equipa principal.
Quanto ao plantel, as contas são simples, ou são contratados 4 ou 5 jogadores a sério para entrar de caras no onze principal ou a única luta do próximo ano será novamente pelo quarto lugar.
Saídas: Rodríguez, Xandão, Polga, J. Pereira, Arías, Evaldo, Pereirinha, Renato Neto, André Santos, Luis Aguiar, Jeffrén, Bojinov e Ribas.
Xandão: Se é para ser suplente que seja um miúdo dos júniores já minimamente rodado, não tem qualidade para entrar de caras numa equipa que lute por um lugar europeu, muito menos numa que supostamente luta pelo Campeonato Nacional.
J. Pereira: Está na altura de tentar fazer dinheiro com este, razoável a atacar e sofrível a defender, nunca gostei dele e algumas atitudes que tem tido deram-me razão, embora reconheça alguns jogos bem conseguidos.
Jeffrén: Isto é um clube onde se joga futebol, não é uma clínica e ainda por cima com vertente psiquiátrica. Até acredito que possa ter potencial mas pelas atitudes que já tomou e nos poucos jogos em que participou só demonstrou egoísmo e falta de maturidade. Vai prejudicar mais do que ajudar, venha um reforço a sério para essa posição.
Os outros nem preciso de explicar, uns porque em condições normais nem sonhariam estar aqui, outros porque já tiveram demasiadas oportunidades, outros porque o melhor mesmo é rodar e mesmo assim… No caso de André Santos parece ter sido queimado mas a verdade é que nunca deslumbrou nem mostrou regularidade para merecer o lugar, se escolher bem o próximo clube ainda se pode fazer jogador.
Entradas: Cédric Soares, Nuno Reis, Adrien, Salomão e Wilson Eduardo.
Não é necessário mais um contentor com aleijados por muito jovens que possam ser, jogadores em fins de contrato com qualidade duvidosa ou pechinchas de empresários que rendem comissões e o dobro do prejuízo ao clube.
Simplesmente jogadores a sério que façam a diferença num campeonato pequeno como este, às vezes nem é preciso gastar vários milhões para contratar alguém que resolva, exemplos disso não faltam nos últimos anos. No entanto, que não existam também grandes ilusões, se este ano for uma nova era de Angulos, Grimis, Gladstones, Purovics, Alecsandros, Ronnys ou outros que tais estamos conversados.