Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

@Le Hollandais Volant;

Já reparaste que tens aí uns 28 jogadores (27, com o Rubio a rodar na B).

Não achas demais? Mais ainda tendo em conta que vais ter (ao que tudo indica) uma equipa B?

[hr]

Acho que sim. Acho que pedes pouco pelo André Santos (eu por esse valor não o vendia). Mas também duvido que dêem 7 milhões pelo João Pereira (eu não os dava, digo apenas por isto - mas é um internacional A, dou-vos isso de mão beijada, para além de que laterais direitos de jeito há poucos e custam caro).

plantel 2012/13

G.R.

• Patricio ( ganhar dinheiro com g.redes nos dias que correm é obra, por isso renovem com o homem)
  • Marcelo
  • Golas (ou o puto da B)

DD

• Arias ou Cédric ( só quero 1 destes)
    _ Contratação para entrar no 11 (forte a defender)

DE

• Insua
  • Contratação (jovem com potencial)

DC

• Xandão ( não é fantástico, mas já provou que chega e sobra, haja quem acompanhe)
  • Nuno Reis
  • Contratação(j.aéreo/rápido)
  • Contratação(j.aéreo/rápido)

MC(trinco)

• Rinaudo
  • contratação (estilo javali do carnide)

MC (Box-to-Box)

• Elias ( a fazer de 8 e só de 8)
  • Adrien ( penso que amadureceu muito vai fazer o papel do schaars)
  • Martins

MC(nº10)

-Matias
-Contratação (velho ou novo, que empolgue)

MD\AD

• Labyad
  • Wilson

ME\AE

• Capel
  • Contratação (não peço as correrias do espanhol, que pense mais o jogo)

AV

• Ricky
  • Rubio
  • Contratação ( Matador já com mais calo)
  • Carrillo

Onze tipo 12/13

Patricio

xxxx Xandão xxxx Insua

xxxxx

Elias      Matias

Labyad xxxx

Ricky

Para mim ainda falta muito para se lutar abertamente pelo titulo.
Não será um novo ano zero, mas teria de haver 7 a 8 contratações, e 4 delas para entrar no 11.

mexida a mais

Tomei como ponto de partida o nº de jogadores do plantel desta época, pelos menos soluções não faltam. :mrgreen:
Agora mais a sério, a parte que pus a bold também me faz pensar que apontei demasiados jogadores…

Ainda fico pasmado quando ao fim de tantos anos, ainda esperam que o Sporting contrate 4 a 5 jogadores titulares de caras.
Nem com chineses.
Mais uma vez, o problema não está na falta de dinheiro mas sim em quem gere o pouco que há.

Concordo…e discordo…o ultimo verão é um bom exemplo…foram feitas excelentes contratações…e más contratações…

Onyewu, Insua, Schaars, Capel. 4 titulares de caras. Sem as lesões, Rodriguez e Jeffren também o seriam. Todos juntos custaram quanto ? 10M já com comissões ?

Rinaudo, Schaars e Capel fora do 11? Elias a titular? :think:

Jeffren e Izmailov têm qualidade de sobra e físico a menos para o SCP. Se conseguirmos colocar um deles, podíamos ficar com um plantel de 24 ou 25 + 1, sendo este + 1 um deles.

Para mim o plantel actual tem bastante qualidade a nível individual… recuperando os emprestados, só precisamos de um central para ser titular e um bom PL para fazer concorrência a sério ao Ricky.

Agora que estamos a terminar a época, também eu me vou estrear neste tópico para dar a minha opinião, sobre o plantel para a próxima época. Tendo em conta que teremos equipa B, e pensando que seria melhor fazer apenas 2 ou 3 contratações, de jogadores de inegável qualidade, ao invés de 6 ou 7, por 2 ou 3 milhões cada um, mas que não acrescentem nada há equipa.

A Bold, os jogadores da equipa A, sendo que os menos utilizados poderão jogar na B
Os jogadores da equipa B, são obviamente para ter em conta para a equipa principal, em caso de necessidade

Guarda-redes:

Rui Patricio (renovar, ao invés de vender)
Marcelo (manter)
[b]Vitor Golas /b
Luis Ribeiro
Rafel Veloso

Defesas Centrais:

Onyewu (manter)
Xandão (manter e possivelmente adquirir)
Nuno Reis (regressar)
Contratação (alto, rápido, e que saiba sair a jogar)
Juary
Edgar Iê
Tiago Ilori
Mexer (para dar alguma experiência há equipa B, e é polivalente)

Defesas Laterais:

[b]Cedric /b
Arias (manter)
Insua (manter)
Evaldo (manter, mas se aparecer proposta, vender)
Ricardo Esgaio
Turan
Mica

Médios Centro:

Rinaudo (manter)
Elias (manter, mas avaliando eventuais propostas)
Schaars (manter, mas avaliando eventuais propostas)
André Martins (manter)
Matias (manter e renovar)
Adrien (regressar e renovar)
Labyad (contratação adquirida)
João Mário
Agostinho Cá
Chabby
Zezinho
William Carvalho

Médios Alas/Extremos/Interiores

[b]Capel /b
Izmailov (manter)
Jeffren (manter, mas a aparecer boa proposta, equavionar vender)
Carrillo (manter)
Wislon Eduardo (regressar)
Bruma
Iuri Medeiris
Carlos Mané
William Owuso (indeciso, seria para dar mais experiência há equipa)

Avançados:

Ricky Van Wolfswinkel (manter)
Rubio (manter)
Contratação (avançado rápido, bom tecnicamente, que seja uma real mais valia. Nada de encher chouriços)
Balde
Betinho
Gael Etock

Equipa A com 23 elementos mais 3 guarda-redes. (para reduzir, com o passar dos anos, aproveitando equipa B)
Equipa B com 21 elementos, mais jogadores menos utilizados da equipa principal. Alguns ainda serão juniores, mas como a fase regular é um passeio, poderiam jogar na B, para ganhar ritmo competitivo.

Contratações essenciais de um defesa central e um avançado, ambos de enorme qualidade.

Vendas/dispensas/empréstimos:

João Pereira (vender)
Tiago (fim de carreira)
Rodriguez (vender, dar)
Polga (dispensar)
João Gonçalves (dispensar)
Grimi (vender, dar)
André Marques (vender, dar)
Pedro Mendes (vender, emprestar, dar)
Luís Aguiar (vender, dar)
Pereirinha (vender)
André Santos (vender, emprestar)
Renato Neto (vender, emprestar)
Bojinov (vender, dar)
[b]Ribas /b
Valdes (vender, dar)
Celsinho (vender, dar)
[b]Pongolle /b
Diogo Salomão (emprestar. Ainda não desistia totalmente dele, mas não ficava no plantel. O facto de já não ser muito jovem, não me diz nada. Aos 24 ou 25 anos ainda se tem muito para crescer)
Daniel Carriço (a que mais me custa, mas tenho de pensar com a cabeça e não com o coração. Para central, acho que necessitamos de um com outras características, e apostaria no Nuno Reis. Para trinco, parece-me que o Sá não conta muito com ele, porque não o utilizou a titular em Metalist, frente ao Athletic, e frente ao Porto, mesmo com as ausências de Fito e Elias. Logo, se não é considrado alternativa credível, e tendo em conta que os lugares de médios centros estão ocupados, não ficaria com ele. Ainda para mais tendo mercado, ao que parece. Infelizmente, não se pode ficar com todos, nem ter um plantel com 30 jogadores.)

ps-o termos “dar”, é obviamente porque será difícil vender. Se lhes conseguirmos arranjar colocação, sem ficar a pagar salários, já era aceitável. :inde:

Lion100 qual é a diferença entre vender/dar/dispensar…com despachar?

Esse Pedro Mendes que queres “dar” é o Pedro Mendes que está no Real Madrid B? É que se for acho isso ridículo, teria que ter, pelo menos, 1 oportunidade na equipa B. Para mim os centrais da equipa B para o ano seriam Mexer, Pedro Mendes, Ilori e Eric Dier. Emprestando o Édgar Ié.

O Mexer, que começa a época a fazer 25 anos ? No Sporting não terá aproveitamento, mais vale deixá-lo na primeira divisão…

porque o Ribas está cá emprestado :mrgreen: não sendo nosso, não o podemos vender, ou emprestar :mrgreen:

Eu não sei se estou a cometer algum erro, mas eu acho que o Pedro Mendes termina contrato.
Mas acima de tudo, o que me fez não ficar com ele, é a impressão que tenho dele, enquanto pessoa. Não gostei de algumas declarações que fez no passado(assuntos muito debatidos noutro topico). Mas se tiver uma boa atitude, e quiser realmente voltar, até poderia dar uma oportunidade. Porque qualidade, tem.

Sobre o Iê, eu não o emprestaria. Para mim, é o melhor central dos juniores, e ficaria na “casa”, onde seria bem acompanhado e teria minutos de jogo garantidos.

O Eric Dier ainda tem mais um ano de empréstimo ao Everton certo? ou regressa já? Se alguém souber.

Sinceramente acho mesmo que o SCP so precisa de um ponta de lança experiente e forte, e um central alto e rápido (estas sim, fundamentais)

Depois serão apenas negócios de oportunidade, e pequenos ajustes, porque creio que o SCP tem mt bons elementos, ao contrário de outros anos…

Vender -
João Pereira (aproveitar o EURO)
Izmailov (Os tais 7/10 M€ que o Anzhi supostamente está disposto a oferecer, parece-me mt bom! É agora ou nunca!)
Rui Patricio se a proposta rondar os 12/15 M€.

Saidas obrigatórias :

Tiago
Rodriguez
Polga
João Gonçalves
Grimi
André Marques
Luís Aguiar (vender)
Pereirinha (vender)
André Santos (vender)
Renato Neto (vender, emprestar)
Bojinov (venderr)
Ribas (despachar)
Valdes (vender)
Celsinho (dar , pq ninguem o compra)
Pongolle (vender)
Daniel Carriço
Evaldo
Rubio (emprestar)

Regressos :

Cedric Soares ( Academica)

Adrien Silva ( Academica)

Wilson Eduardo ( Olhanense)

Diogo Salomão ( dar hipotese como alternativa as constantes lesoes de Jeffren , para extremo, uma vez que o Labyad já afirmou que é um 10 )

nas saídas esqueci-me do Mexer nem me lembro desse , e talvez mesmo o Jeffren devido as constantes lesões

Se vendêssemos o Grande Rui deveríamos analisar a situação do Sergio Romero, penso que ainda é titular (ou já foi a certa altura) da seleção argentina e a equipa dele, a Samp, está na Serie B onde acho que não vai subir…

Preferia…manter o Edgar Ié…com o Pedro Mendes, Ilori e Eric…e despachar o Mexer…

Aquisições :

2 Pontas de lança - uma vez que so temos o Ricky, Rubio com imenso potencial, mas ainda muito “verdinho”

1 De que esteja a altura de Insua e o precione para não descer de nível exibicional

2 DC

1 trinco ao nível de Fito Rinaudo

1 extremo ao nível de Capel para mim uma das melhores aquisições da época

O problema dessa “constelação” de centrais é que são só miúdos, ter um gajo mais rodado pode ser importante, portanto para mim seria Mexer e + 3.