Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

Não se esqueçam de fazer a conversão de euros para godinhos.

amigo, nao tenho pachorra para ir a procura na net, mas foi ha poucos dias que GL disse que esta epoca o orçamento seria reduzido em 8m (caso o SCP nao se qualificasse para a champions). 30-8=22m. agora e como diz o Airstrike, ha que converter isso de euros para godinhos. alias acho que os 22m e ja a contar com a venda do patricio…

Ruben, partiste da premissa errada. O diminuir o orçamento em 8M € era em relação ao que estava pensado ter/gastar em caso de qualificação para a Champions League. E esse valor não sabes qual é!..

orçamento != contratações

Orçamento inclui: salários de todos os jogadores e staff, contratações, prémios de jogo a todos os jogadores e staff, prémios de assinatura, etc.

Este ano, o porto tinha um orçamento de 50M e o benfica 42M. Contudo, não gastaram 50M nem 42M em jogadores :great:

Sem um bom central e um bom avançado esqueçam o titulo!

Quanto é que imaginam que pagámos do Labyad? Um miúdo que tinha boa parte da Europa atrás dele deve ter tido um avultado prémio de assinatura e umas belas comissões para o empresário… :shifty:

Exactamente.

Mas infelizmente necessário também um lateral direito. Sendo um pouco mais despesista um medio defensivo como backup ao Rinaudo.

De todas as posições do campo, o trinco ou medio defensivo é a posição que mais apostava.

Mais extremos, medios centro, ofensivo, ala, whatever … não é prioritário.

eu sei disso. e pa agora vou a procura dessa entrevista. a mim pareceu-me que ele se estava a referir ao dinheiro disponivel para contrataçoes…

ja achei:

http://publication.prod.wcm.impresa.pt:8080/sic/sites/tacadaliga2012/desporto/article1491778.ece

estao correctos. a entrevista ja foi ha algum tempo e estava a cita-la por alto. quer com isto dizer que montante a investir para a proxima epoca e uma incognita. com orçamento reduzido (tambem na massa salarial), julgo que muito vai ter a ver com possiveis vendas (infelizmente).

SL

Mesmo que ele estivesse a falar em verba directamente para transferências, não tens sequer um valor inicial do qual retirar os tais 8M. Simplesmente não sabes qual o valor estimado que eles tinham em mente.

A não ser que te guies pela notícia que saiu no Correio da Mentira, que dizia que, em caso de qualificação para a Champions League, o Sporting teria cerca de 42M!!! :o :mrgreen:

Pois.

Mentalizem-se: o Sporting não vai gastar muito dinheiro este verão. Esqueçam lá os craques de 10M. Mesmo os de 5… ::slight_smile:

ja ta tudo explicado no post acima. e ja admiti o erro. como disse, estava a citar a entrevista (que ja foi dada ha algum tempo) por alto. fico contente que me tenham perguntado, pq assim dei conta do erro (era orçamento para o futebol e nao para contrataçoes). os 30M foi a quantia gasta na epoca passada. e por amor de deus nao me acuses de ler esse pseudo-jornal; antes ler o crime!

Por acaso eu acho que o mais importante são mesmo as “posições de ataque”. :mrgreen:

É óbvio que a nossa defesa pode melhorar (os Polgas, Evaldos e Rodriguezes que me desculpem mas temos de ter soluções com mais categoria), agora o que me preocupa mais é a falta de golos. Quando ganhamos muitos jogos por 1-0, 2-1, etc, é óbvio que a defesa vai tremer porque um qualquer erro pode por em risco os 3 pontos mas se tivermos um grande poder de fogo a equipa vai estabilizar mais.

Nós temos apenas 44 golos marcados na Liga contra 64 do porco, 63 dos orcs e 57 dos corruptos B. Mas por outro lado a nossa defesa (24 golos sofridos) só perde para o porco (17 golos sofridos), tendo os orcs e os corruptos B 26 golos sofridos cada.

Isto tem que se lhe diga. Não acham? :think:

Muitas vezes dominamos ou controlamos o jogo mas golos nem ve-los. O que teria acontecido se no jogo da lixeira aquelas oportunidades tivessem sido todas concretizadas? Ou na primeira mão contra o Bilbao? Não quero dizer com isto que temos de mandar embora os atacantes que cá temos, longe disso, mas acho que devíamos analisar bem o que está a falhar no ataque e tentar suprimir essas lacunas. Acredito até que o Labyad possa ajudar muito nesse aspecto, mas um bom PL para alternar ou emparelhar com o Wolfswinkel e um extremo/ médio interior que se sinta bem à esquerda (só temos o Capel nessa situação) seriam apostas interessantes, na minha humilde opinião.

Agora que terminamos a época, a nível de campeonato, e ficou confirmado a ausência da Champions (pelo 3º ano consecutivo) gostaria de fazer uma abordagem mais adequada à próxima temporada.

Primeiro, penso que a falta de capacidade financeira será novamente uma pedra no nosso sapato (para variar um bocadinho).
Depois, penso que a temporada deveria ser preparada por fases extremamente bem pensadas e organizadas, na minha opinião:

1ª Fase → Fazer uma análise completa e exaustiva ao quadro profissional de jogadores de forma a identificar aqueles que vão integrar, com certezas, o plantel da próxima temporada e os que não fazem parte dos planos. Ou seja, olhar para o atual plantel, juniores que terão idade para saltar para os seniores e emprestados fora do Clube e escolher os melhores para ficar e os piores para saltar fora.

-Na minha opinião do atual plantel ficariam os seguintes jogadores (sendo que alguns dos que digo podem sair mediante propostas tentadoras):
GR: Rui Patrício e Marcelo Boeck
DD: Arias
DE: Insúa
DC: Onyewu e Xandão
MD: Rinaudo
MC: Schaars, Elias e André Martins (8/10)
MO: Matías Fernandéz
Ext: Capel, Izmailov e Carrillo
PL: Ricky Van Wolfswinkel

-Dos emprestados, na minha opinião apenas 2 têm lugar, de caras, no plantel da próxima temporada: Cédric e Adrien.

-Dos juniores, penso que neste momento não haverá ninguém ainda pronto a saltar de imediato da equipa de formação para a profissional.

-Quanto a saídas do atual plantel e saídas definitivas de jogadores que tiveram emprestados:
–>Atual plantel:
Tiago - final de carreira, promessa de cargo na estrutura depois de este ter formação para tal.
Polga - final de contrato, caso deseje terminar já a carreira fazer o mesmo que o Tiago, 9 anos de fidelidade, não fazendo juízos de qualidade, não podem ser destruídos ou manchados de qualquer maneira.
João Pereira - Gosto muito da raça da rapaz e ambição do João mas essa mesma raça muitas vezes é desmedida o que leva a que tenha alguns problemas disciplinares junto dos árbitros. Para além disso termina contrato na próxima temporada, tem 27 anos, vai participar no Euro o que valorizará o seu passe e os seus habituais desiquilíbrios a defender fazem com que seja um “must” vender no próximo Verão. Penso que uma verba entre os 5 e 6M€ será realista e permitirá ao Sporting encaixar cerca de 4/4.5M€ com o jogador (temos 80% do passe).
Pereirinha - Aproveitar que mostrou algumas boas exibições à Europa (principalmente no Etihad na 2ª mão contra o City) para tentar encaixar algo com ele, mais que 800 mil € já seria muito bom. Jogador que me parece com potencial mas que parece não querer avançar com a carreira, está com a evolução estagnada à muito tempo.
Evaldo - Caso não exista maneira de arranjar colocação para o jogador mais vale ficar com ele no plantel. Bom atleta (alto, forte, resistente e rápido) e competente a defender, mas muito, muito limitado a atacar. Tecnicamente fraquíssimo. Tendo em conta que o Insúa é um jogador muito consistente e que não se lesiona o Evaldo serve perfeitamente para o banco.
Carriço - Dos centrais mais banais que vestiu a camisola do Sporting, fraco com os pés, fraco no jogo aéreo, lento, não serve. Solução demasiado curta para trinco, não podemos ter um jogador que só sabe andar para frente e para trás no meio-campo. Aproveitar possível valorização com a prestação na Liga Europa. Vender por uma verba superior a 4M€, parece uma verba realista.
Rodríguez - Não precisa de explicações, fico triste por ve-lo sair pela porta dos fundos mas simplesmente não dá. É um jogador que está lesionado 80% da época e ainda gosta de arranjar confusões por causa da seleção. Duvido que tenha muitos pretendentes. Fazer o que for possível para tira-lo dos quadros do Clube.
Renato Neto - Não demonstrou qualidade, pelo menos para já, para ser opção. Empréstimo num clube de 1ª Liga ou venda caso surja uma proposta interessante.
André Santos - Jogador sem fibra, sem raça, sem querer suficiente para jogar numa zona tão importante do terreno. Demasiado amorfo, não fez por merecer a manutenção no plantel. Empréstimo a clube da 1ª Liga, última oportunidade, se for possível, no entanto, tentar encaixar algo com ele. Verba a rondar os 2M€ parece-me realista.
Jeffrén - Rodríguez Versão 2.0. Ou seja, ambos são jogadores com qualidade para representar o Sporting mas não se pode contar com eles, constantemente lesionados. Tentar recuperar o máximo possível do que foi investido.
Rubio - Jogador cheio de potencial e que gosto bastante, mas está muito muito verdinho, demasiado diria eu. Precisa de rodar 1 ou 2 anos. Eu apostaria em 1 ano emprestado fora de Portugal + 1 ano na 1ª Liga.
Ribas - Devolver ao Génova.

• Em relação a finais de ligação com empréstimo penso que deveríamos rescindir com muito jogador que não tem nem nunca terá valor para representar o Sporting, muita gente a quem andamos a pagar partes do salário e que nunca serão nada.

2ª Fase → Analisar muito bem a situação financeira, não querer gastar mais do que podemos só para agradar aos adeptos. Penso que neste momento não deveremos investir mais que 15M€, e e. Depois tentar avaliar se temos 15M€ + uma % do dinheiro que entra com vendas ou temos mesmo apenas os 15M€ (valor referência, não sei será mais, o que duvido, ou menos, o que é mais provável) ?

3ª Fase → Fazer uma pesquisa exaustiva ao mercado para colmatar as maiores lacunas do plantel.
Que, na minha opinião, são mais do que claras.
-1 Defesa-central que entre de caras no 11 da equipa e com características muito específicas e já mais que repisadas pela generalidade do “Mundo Leonino” (antecipação, dobras, velocidade, saída de bola, etc).
-1 médio-defensivo/trinco de características diferentes do Rinaudo, mais alto e forte que o argentino, mais à semelhança do Fernando e do Javi. No entanto não quero 1 barrote queimado sem pés, para isso fico com o Carriço, tem que ter o mínimo de capacidade para ter a bola nos pés.
-1 extremo explosivo, alguém semelhante ao Jeffrén, rápido e com técnica. Não só porque sabemos dos problemas que afectam Izmailov mas porque Capel precisa de alguém que lhe dê competição no lugar. Carrillo tem muito valor, mas é muito jovem e apaga-se muito dos jogos de tempos a tempos, natural para um miúdo de 20 anos.
-1 Ponta-de-Lança que dê competição ao Ricky, será um jogador mais experiente e capaz de colocar o Holandês apertado.
-Deixei ainda a posição de GR e LE de fora porque temos vários jogadores na 1ª Liga capazes de fazer parte do plantel do Sporting para essas posições. Fabiano para a baliza (caso Patrício seja vendido) de forma a dar competição a Marcelo e um jogador como Luisinho, Júnior Caiçara ou Joãozinho para a lateral-esquerda. Para trinco existe ainda um jogador que sempre gostei, da nossa Liga, que poderia ser uma aposta interessante, Cauê do Olhanense. Seriam 3 jogadores económicos e que poderiam dar mais banco ao Sporting. Fabiano para a baliza, Luisinho para LE e Cauê para trinco.

Na minha opinião deveríamos apostar grande parte do dinheiro que temos em 2 posições, DC e PL.

Para além de tentar encontrar jogadores que possam, sobretudo, dar soluções de banco, na 1ª Liga Portuguesa, tentar incluir jogadores em possíveis negócios que venhamos a fazer. Jogadores como João Pereiria, Carriço e, principalmente, Patrício que têm bastante mercado, tentar ver se existem alguns jogadores de qualidade nos Clubes que os pretendem de forma a tentar dessa forma matar 2 coelhos de uma só cajadada.

Finalmente, a minha opinião para a composição do plantel seria:

GR: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Vítor Golas ou Marcelo Boeck, Fabiano e Vítor Golas.

DE: Insúa e Luisinho(Joãozinho ou Júnior Caiçara)

DD: Cédric e Arías (não desgostaria de trazer o Sílvio num possível negócio com o Atlético, parece que, segundo li em vários jornais, eles gostam do Carriço, JP e Patrício)

DC: Onyewu, Xandão, Geromel e Neto ou Nuno Reis(caso se confirme a tal clausula de 2M€ e interesse do jogador em jogar em Alvalade era de chegar lá bater o dinheiro e deixar o 500 lixado da vida)

MD: Rinaudo e Cauê/Hedwiges Maduro (jogador de qualidade e polivalência que termina contrato com o Valência, poderia ser uma aposta interessante dependendo dos valores envolvidos)

MC: Schaars, Elias, Adrien e André Martins

MO: Matías Fernandéz e Labyad (com Adrien, Izmailov e André Martins a poderem fazer a posição com competência)

Ext: Capel, Izmailov, Carrillo e Diego Perotti (jogador com situação semelhante a de Capel e por acaso no mesmo clube, tentar negócio semelhante, parece-me um bom jogador e ainda com margem de progressão).

PL: Ricky Van Wolfswinkel, Hugo Vieira (não sou a favor da sua vinda, mas parece cada vez mais um dado adquirido, portanto…que remédio) e Diego Costa (jogador do Atlético de Madrid, sem espaço, esteve na 2ª parte da época no Rayo Vallecano onde em 15 jogos marcou 10 golos (!), tentar, novamente, encaixa-lo num possível negócio com o Atlético com os jogadores que referi em cima). Outro jogador que também gostaria imenso de ver no Sporting mas que penso que estará fora das nossas possibilidades seria o Luuk De Jong, não escondi nunca que seria a grande contratação que queria no meu clube, mas não só o preço que o Twente pede como o facto de termos falhado a qualificação para a Champions tornam a sua vinda practicamente (para não dizer certamente) impossível.

Penso que seria um plantel realista, com qualidade e soluções. Podendo perfeitamente lutar pelo título se for bem gerido pela estrutura e treinador.

SL

Obrigado :clap:
Concordo com quase tudo com o que dizes. Boa visão sim sr. Muito do que dizes aí irá acontecer neste defeso, podes estar certo.

Contratações para mim pegando no que dizes: Fabiano, Luisinho, UM LATERAL DIREITO, Geromel, Nuno Reis, Maduro, Perroti, , Hugo Vieira, Diego Costa.

Os que ponho a negrito são apostas com uma probabilidade altíssima de sucesso e que aprovo. As restantes, se não forem os que dizes, serão jogadores de nível e preço semelhantes. Mas, mais uma vez, parabéns por escreveres de maneira tão clara o que penso.

Concordo com quase tudo. Pontos em desacordo:

• Não acho o Carriço o pior central que vestiu a nossa camisola. Infelizmente já tivemos vários muito maus. Mas concordo que não sendo titular, em condições normais, quer na defesa, quer no meio campo, deve ser vendido de facto pela valorização que teve em função do trajecto na LE.
  • Não quero o Neto do Nacional. Para 4º central temos de facto o Nuno Reis.
  • Eu vendia o Elias. Não por falta de qualidade, mas para fazer um encaixe que se veja, porque duvido que se mexa muito mais no mercado sem “financiamento” das vendas. Como quero manter o RP, prefiro que saia o Elias. Se jogarmos em 4-3-3, tens 4 mc e acho que podemos ter só 3 (apesar do Izma poder lá jogar também).
  • Para mim há um emprestado que também merece o regresso: o Wilson Eduardo.
  • Na equipa A só precisamos de 2 GR. O Golas deveria jogar na B, para ter ritmo.

Ou seja, plantel com 25 jogadores, podendo reforçar-se na equipa B, onde deveriam jogar Rubio e Renato Neto, em vez de os emprestarem a outras equipas.

Também não concordei com as apreciações do Carriço. Adaptou-se a uma posição que nao era a dele e trabalhou a para a desempenhar melhor, deixa sempre tudo em campo. Mesmo como central não é tão mau como o pintam, apesar de ter óbvias limitações

• Muito sinceramente, considero o Carriço dos piores centrais que eu vi jogar no Sporting. Está, sem qualquer tipo de dúvidas no top5 dos piores que já vi com a verde-e-branca. Ao nível do Polga nos seus piores anos ou Gladstone…

-Muito sinceramente considero o Neto um jogador com mais qualidade no imediato e até com potencial para ser ainda melhor que o Nuno Reis poderá vir a ser. Acho-o um central excelente. Muita raça, muito bom no jogo pelo chão, competente no ar, muito agressivo no bom sentido e com boa saída de bola.

-Concordo contigo, se fosse possível, no entanto duvido que seja. 1º, Elias está muito menos valorizado que o Patrício, 2º tem 26 quase 27 anos, os pretendentes a pagar o que nos pagamos serão muito menos, 3º só temos 50% do seu passe, portanto seja qual for o valor conta sempre apenas com metade, enquanto do Patrício temos 80%.

-Já aqui disse que preferia fazer regressar Wilson Eduardo que contratar o Hugo Vieira, mas, um invalida o outro, não os quero aos 2 no meu plantel. Já ter um é complicada para mim quanto mais os 2.

-Certo, sendo que seriam sempre os que eu disse, com o Golas na B. Ficando RP e Marcelo ou Marcelo e Fabiano.

-Renato Neto concordo que poderá integrar a equipa B, já o Rubio penso que deveria ser emprestado mesmo, tal como disse, 1 ano no estrangeiro (Cercle, por exemplo) e depois 1 ano na 1ª Liga portuguesa.

SL

ha um jogador que tem dado cartas na melhor epoca da historia do olhanense, ao lado de fabiano e de wilson eduardo: Caue. tem 22 anos e tem sido uma grande revelaçao a trinco. tem porte fisico, enche o campo e ate vai marcando uns golitos. julgo que seria uma boa alternativa “low cost” a rinaudo, com larga margem de progressao. contudo, ha interesse de clubes ingleses e russos.

o neto e o candeias do nacional tambem fizeram uma boa epoca, mas negocios com o mafioso amigo da fruta e impossivel! roberto souza (fim de contrato) e sami do maritimo tambem fizeram uma epoca notavel num clube que chegou a lutar pelo 4º lugar.

o dinheiro (a haver) deve ser investido num central e num ponta-de-lança.

:arrow:
Para os outros lugares temos alternativas razoáveis.