Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

Agora perguntou eu - pagas tu?

Concordo perfeitamente que precisaríamos de comprar um pacote central/lateral direito/trinco/ponta de lança de qualidade indubitável, mas onde anda o dinheiro para isso? É para cair outra vez na conversa dos sem milhões?

E quem é que vai dar 7M pelo João Pereira?

Por outro lado, não consideras Adrien Silva ou Wilson Eduardo dignos de integrar o plantel da próxima época? Tem pouco a ver com este tópico, mas temos de deixar de procurar soluções sempre fora. É por isso que vemos o plantel do Braga a praticar o melhor futebol em Portugal (e não, já não jogam em contra-ataque, jogam com a posse da bola e em jogadas estruturadas - aliás, quem tem andado a jogar em contra-ataque somos nós) com jogadores que não serviram para mais ninguém mas que chegam ali e jogam o que sabem. Não queria 90% daqueles jogadores no plantel, facto, mas também não me agrada comprar jogadores estrangeiros só pelo nome que têm quando podemos ter soluções vindas da nossa formação a custo 0.

Não temos dinheiro para ir buscar nenhum médio com a qualidade do Adrien, que é acima da média, porque não ficar com ele? Esta época já tivemos jogos em que não tínhamos extremos para entrar e o que aconteceu? Insúa a extremo tendo de ficar o Evaldo com a lateral ou Pereirinha a jogar na ala direita. Porque não ter o Wilson nestes casos?

Já nem falo no Reis, que me parece ainda verdinho como qualquer central daquela idade, mas estes dois últimos têm condições para ficar!

Faz-nos falta um central soberbo, um trinco ao nível do Rinaudo e um avançado ao nível do Liedson, mas se não temos dinheiro para isso temos de tentar outras soluções, não?

Mas pronto, o teu texto ficou bonito. :beer:

1º- O Adrien não é melhor que nenhum dos médios-ofensivos que tens atualmente no plantel. Falo de André Martins e Matías. Porque se vamos trazer o Adrien para 6 novamente então mais vale vende-lo já. O gajo não sabe nem gosta de jogar tão recuado, gosta de jogar mais solto, mais à frente, a aparecer muitas vezes à entrada da área contrária para rematar.

2º- Segundo o GL o Sporting terá mais algum capital para investir na próxima época, ora, se este ano investimos 35.5M€ (palavras do próprio), “investir mais alguma coisa” quererá dizer, na minha opinião, que poderemos investir mais 15-20M€, longe dos 35 deste ano. Com 20M€ já contratas, à vontade, pelo menos 1 PL, 1 DC e 1 trinco. 3 posições em que o reforço é mais premente.

3º- O João Pereira indo ao Euro e a fazer a época que estamos a fazer na LE tem mais que interessados, por 7M€ qualquer clube Russo, Francês, Alemão, etc, lhe pega. Ainda por cima tendo em conta que o salário dele no Sporting (segundo se diz por volta dos 50 Mil€ mensais) são trocos para qualquer clube desses campeonatos.

4º- Para ter o Wilson Eduardo no banco prefiro ter o Jeffrén, mesmo estando lesionado várias vezes. São jogadores de planetas diferentes, o Wilson Eduardo não tem qualidade para jogar no Sporting, simples.

Não esquecer que com a campanha que estamos a fazer na Europa, os nossos activos podem valorizar muito.
Se vencer-mos a liga Europa ( é possível embora seja difícil) e a taça de Portugal que é mais possível uma vez que a Académica está numa péssima fase. Os nossos activos subiram e não é pouco, até o Pereirinha subia a sua cotação.

Eu vendia o João Pereira, Elias e o André Santos. Para termos capacidade de ir ao mercado sem prejudicar as contas.

Nao me abalançarei a comentar o restante post, pois só o 4º ponto chegou e sobrou para me dar volta à tripa. Concordo, Wilson é realmente de um planeta distinto do de Jeffren: O planeta dos jogadores que jogam futebol com regularidade e que têm duas pernas sãs, além de uma vontade inabalável de representar o Sporting!
Wilson é um puto com talento, embora reconheça que a Academia já produziu melhor, que parte bem da faixa, com rapidez, e finaliza com algum critério (algo que poderá aperfeiçoar). Seria, já esta época, alternativa muito válida no seio do nosso plantel e sê-lo-á, tal como espero, na próxima temporada. Pelo menos, tem feito por isso!

O actual Wilson Eduardo não tem qualidade para fazer parte de um Sporting que pretende lutar pelo título, com muita pena minha que até simpatizo com o rapaz.

Desculpem lá a intromissão, mas já agora deixo a minha opinião sobre o que discutem (sempre é mais um a opinar :lol:).

Acho que o Wilson tem condições para ficar no plantel… dependendo do número de jogadores que irão compor o plantel (em articulação com a equipa B). Pode ser uma solução para avançado de meia/esquerda (principalmente) ou até de meia/direita, dificilmente o vejo a jogar no meio. Haverá que ver o número de jogadores que vão compor este ramalhete, desde Capel, Carrillo, Jéffren, onde contar com Izmailov e se Labyad vem e para jogar onde… Aliás, a própria filosofia de jogo (e esquemas associados) estão em dúvida, porque o que vemos agora parece-me circunstancial. São demasiadas condicionantes. Mas não me aprece que faça pior figura que um Djalma, um Djaló ou até um Varela (pese a maior experiência deste, tem estado muito inconstante). E se esses são úteis nas equipas deles. porque não há-de ser o Wilson na nossa? Mas é verdade que o Sporting necessita de duas boas contratações para a linha avançada, um para titular nas faixas e um para lutar com o van Wolfswinkel pela titularidade ou servir-lhe de alternativa.

Quanto ao Adrien… bem, não percebo a argumentação do @Matchbox Twenty sobre o Adrien e o Matías. Não são jogadores comparáveis, duvido que ocupem o mesmo lugar. Ter um Matías ou um Adiren ou um André Martins não é o mesmo. nem falo da qualidade individual, não é isso. É que falamos de ocupação de espaços diferentes, com filosofias de jogo diferentes.

Eu acho que o Adrien pode ter espaço… dependendo da tal ideia de jogo para o futuro. E dos jogadores que vamos ter. Se for para jogar com 2 “8”, temos Schaars, Elias, Izmailov, André Martins e ainda Adrien. Se o Labyad vier, é outro que pode ocupar a posição. Já estamos a falar de, pelo menos, 6 jogadores. Tantos para duas posições? Ou estamos já a colocar dois a mais (Izmailov e Labyad)? E nem estamos a falar de algum ser vendido, porque nunca podemos partir do pressuposto que vai acontecer.

Se for para o descer no terreno, vamos ver se conseguem algo diferente de quando já cá esteve e a coisa não correu assim tão bem.

Mas mais importante será saber mesmo que Sporting teremos na próxima época. Eu, por exemplo, não faço ideia.

Por isso já algum tempo que venho reforçando que o 4-3-3 puro é uma miragem. Seria necessário contratar pelo menos 3 jogadores para as linhas (não conto com Jeffrén) e apostar no Wilson. O próprio Carrillo é deficiente na hora do remate, penetra muito bem e apoia o ponta de lança mas apontaria não é com ele, vejo-o mais como médio ala, se crescer defensivamente. Tendo Izma, Labyad e Capel claramente médios alas, um mais de linha como o espanhol outros a ocuparem os espaços interiores, e apenas com um único número 10 não me choca um 4-4-2 à Marcelo Lippi. Aí o Wilson poderia ter espaço como falso avançado e o próprio Matías como um dez extremamente ofensivo, o vulgo 9,5. Claro que aí seria necessário a contratação de não um mas dois ponta de lanças, um para titular e outro para o banco. Depois como reparamos, com deficiências e sem opiniões consensuais, a bem ou a mal, vimos Elias, Schaars e Neto tanto a seis como a oito, o que poderia ser uma evolução à imagem de Bastian S. e de outros protótipos alemães. Ou simplesmente jogar um atrás do outro, definindo muito bem as tarefas de ambos, talvez aí mais consensual. Eu, muito sinceramente, com o plantel que temos, sou contra o 4-3-3 puro porque simplesmente não temos jogadores para tal, o sistema fluía naturalmente, apesar do modelo inicial para o 4-5-1, como se tem verificado esta época e uma das grandes razões para o Wolf estar tão desacompanhado.

Mais um a dar a sua opinião.

Acho que dos emprestados há 3 que claramente têm qualidade para integrar o plantel: Salomão, Adrien e Wilson Eduardo. O Bojinov tb, mas em condições especiais. O resto ou são vendidos ou são emprestados de novo a pagarmos ZERO dos seus salários.

Dos que estão no plantel, acho que temos que nos livrar de alguns:

Antes de mais, o pior “jogador” que temos, o André Santos, que só sabe passar a bola para trás, ir à bola como uma menina e estragar jogadas de ataque. Por mim, até dado. Depois, o Renato Neto obviamente não tem qualidade para estar aqui… O Evaldo pode ficar, mas sempre para segundo defesa esquerdo. O Polga está muito inconstante e ganha rios de dinheiro. O Rodriguez nunca mais vai jogar futebol, pelo que tb pode sair. O Jeffrén ou acaba com as lesões ou sai tb.

Eu só comprava 3 jogadores mas sei que um tem um salário do outro mundo. Labyad/Quaresma, Bas Dost e de Jong (este último é um pouco sonho, mas parecido deve-se arranjar - Breno do Bayern tem cláusula de 2 milhões de euros…).

@Stunner;

Eu não sei bem o que é um 433 puro. Como já tem tantas décadas, já é difícil ir ao plano original. Sim, terá 4 defesas, 3 médios e 3 avançados. Depois, tem tudo a ver com dinâmica da equipa.

Eu não acho que o Carrillo seja mau finalizador. Também não sei se é bom. Isto porque o tenho visto tão pouco em zonas de finalização, que não faço ideia do que pode fazer nesse aspecto.

Quanto ao médios ala… bem, aí estou como tu em relação aos avançados. Para mim, Izmailov não está potenciado nessa posição. Labyad (a vir, grande incógnita ainda, porque para mim só com papel assinado) é um jogador que (segundo em dizem) apenas recentemente aí começou a jogar. Parece que era um médio centro muito ofensivo (mas que ajuda muito a defender, se necessário). Capel, para mim, é mesmo extremo à anos 80.

Quanto a Lippi, bem como sabes é um treinador que sempre foi conhecido não pelo uso de um determinado esquema, mas sim pelas pequenas (grandes!) alterações que faz a cada jogo. Mesmo não mudando jogadores, muda ligeiramente alguns posicionamentos, o suficiente para mudar muita coisa. Sempre que teve jogadores à altura, deu certo. Quando não, deu errado. De resto, já jogou no típico 1+1 italiano (do qual não gosto, sinceramente), mas também já jogou com 4231; 433 (não com jogadores linhas bem definidas, mas sim como muitos defendem que deveríamos fazer, uns-trás-dos-outros de forma bem definida (tipo Rinaudo, Schaars e Matías), já meteu 3 pontas em campo (dois fazendo o centro/ala)…

Ele meteu num livro qualquer que, para ele, a táctica tem mais a ver com criar um sistema que aproveite o que tem de melhor em cada jogador e fazer com que o melhor de cada jogador renda para a equipa. Um duplo compromisso. Mas era esperto, sempre comprou o que mais dava jeito. :lol: Não defendo nada diferente. Aproveitemos o que temos na formação, faça-se um sistema em que “8s” jogam a “8s”, os defesas a defesas, etc e o resto… mercado. Mas com juízo, com critério, não há toa.

Quanto a transformar os nosso médios em Schweinsteigers. Bem, provavelmente não reparaste, mas sempre defendi que o único sistema de duplo pivot que vejo que teoricamente poderia fazer do Sporting campeão, era o da Alemanha no último Mundial. Porque atacam. Mas deves reparar que, quando atacam, o triângulo inverte-se. Já estás a ver onde estou a ir com isto… :mrgreen: :lol:

Eu não sou tão pessimista. Acho que necessitamos de um central (mesmo bom!), um substituto à altura do Rinaudo (Carriço, para mim, não conta como opção viável a 6 - com excepção de uma 1/2 dúzia de jogos numa época inteira) e 2 a 3 avançados. Mais do que isso, só com saídas. Mesmo assim é muito dinheiro!

[hr]

Desculpa, não percebi. Que de Jong é parecido com o Breno?

Olha que o Breno não custa dois milhões. Até to dão com viagem paga (eu sei que andaram a pedir dinheiro a clubes brasileiros, estava a brincar).

Obviamente que refiro-me ao modelo actual, o passado é passado. Um 4-3-3 é com um trio com estilos de jogadores como o Real, CR7, Benzema e Higuain. Qualquer um deles sabe ser finalizador. Mas não deixas de ter razão, a dinâmica é a chave do sucesso, consegue transformar jogadores bons em jogadores excelentes e uma boa equipa numa super equipa, vide o caso Braga. Nenhum dos jogadores que esse clube tem tinha qualidade para ser titular no Sporting.

Eu não acho que o Carrillo seja mau finalizador. Também não sei se é bom. Isto porque o tenho visto tão pouco em zonas de finalização, que não faço ideia do que pode fazer nesse aspecto.

Eu lembro-me de o ver a rematar a cinco metros da baliza e falhar escandalosamente. Pode ter sido azar, não o nego, mas perto da baliza, 1vs1 com o keaper falha, não foi uma nem duas vezes que aconteceu. Depois amadureceu, não o suficiente é verdade no processo defensivo (continua a perder a bola no nosso meio campo) mas parece-me que é claramente um jogador de linha e é aí que ele se sente confortável. Faz diagonais, faz, mas muitos alas fazem-no e bem e não é por isso que deixam de ser médios.

Quanto ao médios ala... bem, aí estou como tu em relação aos avançados. Para mim, Izmailov não está potenciado nessa posição. Labyad (a vir, grande incógnita ainda, porque para mim só com papel assinado) é um jogador que (segundo em dizem) apenas recentemente aí começou a jogar. Parece que era um médio centro muito ofensivo (mas que ajuda muito a defender, se necessário). Capel, para mim, é mesmo extremo à [i]anos 80[/i].

Aí está, começo pelo fim, o que é avançado à anos oitenta (extremo) é actualmente médio ala puro, se reparares quando se joga com extremos à anos oitenta num trio ofensivo ou tens um Jardel (aparece tempo a tempos e então para o nosso bico é uma raridade) ou então andas com um avançado completamente perdido entre dois centrais, por isso é que se joga com avançados móveis nas alas. Volta-se à questão inicial. O Izma faz parte daqueles jogadores que cabem em qualquer plantel, em qualquer modelo de jogo, jogam sempre bem e temos sorte de o ter. Acredito que o melhor sistema de jogo que potencialize as suas características seja o losango, pois os médios interiores nem são carne nem peixe, ou melhor são ambos e representa o que o russo é. Tanto abre como fecha sempre com a mesma dinâmica e qualidade. É impressionante. Por isso acredito que o 4-4-2 mais aberto, diferente do clássico, à Lippi (Camoranesi e Nedved nas alas) seja a chave para estabilizar o meio campo sem retirar poder de fogo na frente de ataque (dois avançados). É que podes dar-te ao luxo de ter um Capel ou Carrillo bem aberto e de certo modo descompensado no miolo do terreno que este jogador fenomenal cobre e compensa muito bem as debilidades do seu colega flanqueador. Terminando com o Labyad, que pelo que eu li, do nosso caro forista a viver na Holanda, diz que é muito parecido com o russo. Se não o é a coisa complica-se. A lógica era, para mim, ter dois alas que fecham bem o meio (Labyad/Izma) e do outro lado duas setas (Capel/Carrillo). Seria a estabilidade.

Quanto a Lippi, bem como sabes é um treinador que sempre foi conhecido não pelo uso de um determinado esquema, mas sim pelas pequenas (grandes!) alterações que faz a cada jogo. Mesmo não mudando jogadores, muda ligeiramente alguns posicionamentos, o suficiente para mudar muita coisa. Sempre que teve jogadores à altura, deu certo. Quando não, deu errado. De resto, já jogou no típico 1+1 italiano (do qual não gosto, sinceramente), mas também já jogou com 4231; 433 (não com jogadores linhas bem definidas, mas sim como muitos defendem que deveríamos fazer, [i]uns-trás-dos-outros[/i] de forma bem definida (tipo Rinaudo, Schaars e Matías), já meteu 3 pontas em campo (dois fazendo o centro/ala)...

Ele meteu num livro qualquer que, para ele, a táctica tem mais a ver com criar um sistema que aproveite o que tem de melhor em cada jogador e fazer com que o melhor de cada jogador renda para a equipa. Um duplo compromisso. Mas era esperto, sempre comprou o que mais dava jeito. :lol: Não defendo nada diferente. Aproveitemos o que temos na formação, faça-se um sistema em que “8s” jogam a “8s”, os defesas a defesas, etc e o resto… mercado. Mas com juízo, com critério, não há toa.

Eu lembro-me de ver o Lippi com Nedved e Camoranesi a dominarem o Calcio, a unica alteração era com um médio ofensivo ou um avançado nas costas do Ponta de lança. Era nesse sentido que referia-me ao Lippi. Na selecção não fez nada disso e porquê? Porque não tinha jogadores para tal, tinha grandes avançados e muitos médios de retranca, teve que se adaptar e teve sorte, mas por outro lado foi um futebol feio, pragmático e sóbrio mas feio. Preferi o modelo da Juve. O que leva ao que tu disseste, soube adaptar-se aos jogadores, o que infelizmente os sucessivos treinadores do Sporting não conseguiram. À custa disso vimos um 10 completamente perdido e relegado para o banco, losangos, avançados a ponta de lança, and so on.

Quanto a transformar os nosso médios em [i]Schweinsteigers[/i]. Bem, provavelmente não reparaste, mas sempre defendi que o único sistema de duplo pivot que vejo que teoricamente poderia fazer do Sporting campeão, era o da Alemanha no último Mundial. Porque atacam. Mas deves reparar que, quando atacam, o triângulo inverte-se. Já estás a ver onde estou a ir com isto... :mrgreen: :lol:

Mas lá está, as movimentações é que definem o sucesso do sistema. Isso de duplo pivô é apenas e exclusivamente para se perceber a mecânica inicial, assim que a bola roda tudo se transfigura. Obviamente que num duplo pivô em processos ofensivos (caso Alemanha) o Bastian S. por exemplo, aproxima-se do Ozil indo ao encontro que tu dizes e bem, mas a grande vantagem de ter dois jogadores versáteis e não um trinco e dois oitos, como parece que defendes, é que não existem posições estáticas e jogadores limitados. O Schaars ou Elias não consegue fazer o que o Matías faz, nunca na vida, o mais parecido é o André Martins e mesmo assim a anos luz da criatividade e genialidade do chileno (como 10). Por isso em processos ofensivos o nosso meio campo ficaria sempre preso cá atrás, ainda por mais tendo alas e não avançados nas pontas, pior ainda! Agora se tivermos dois médios centros que atacam e defendem com a mesma energia obviamente que o meio campo consegue subir e descer com uma maior facilidade. Claro que podes colocar a questão da mobilidade dos jogadores, do sistema, mas existem certos aspectos, características que é difícil se não impossível de alterar, está na base, no gene do jogador. E num clube grande como o Sporting ter um trinco, quanto a mim, deixa de ter sentido, dois jogadores polivalentes com um bom equilíbrio, dinâmica e química entre eles seria uma mais valia. Estou a falar, claro, na insistência deste modelo, o 4-3-3 ou 4-1-2-2-1 ou 4-2-3-1 como quiserem.

Eu não sou tão pessimista. Acho que necessitamos de um central (mesmo bom!), um substituto à altura do Rinaudo (Carriço, para mim, não conta como opção viável a 6 - com excepção de uma 1/2 dúzia de jogos numa época inteira) e 2 a 3 avançados. Mais do que isso, só com saídas. Mesmo assim é muito dinheiro!

Concordo plenamente, Carriço só em jogos a doer, contra o Paços dessa vida não tem qualquer significado, como não tem significado jogar com trinco. O central é notório, se for rápido e alto melhor e depois 2 avançados, um para o lado do Wolf e outro para suplente. Se conseguirem isso temos uma equipa para o título.

Só agora pude responder :great: E vou ver agora o duelo que vai decidir, provavelmente o título.

Não poderia estar mais de acordo contigo, meu caro.

Outro ponto que me mete confusão é o Carriço. Está um portento! Fisicamente um jogador de outro mundo, com uma confiança enorme, sai a jogar e recupera bolas. Agora sim, vejo no Carriço um potencial defesa central / trinco ao nível dos melhores da europa! Passou uns tempos no banco e está outro. Sim senhor!

Depende da perspectiva que olhas para eles. Acho que o Breno tem menos tatuagens, tough.

Abraços.

Primeiro ponto - Despachar o entulho:

• Bojinov;
  • Valdes;
  • Pongolle;
  • Grimi;
  • Rodriguez;
    Tentar fazer 3/4 M com estes jogadores ou conseguir no minimo empréstimos com o clube destino a pagar os vencimentos.

Vender:

• João Pereira (minimo 7 M);
  • Renato Neto, André Santos, Pereirinha e D. Salomão (talvez 5/6 M);

Fim de contrato:

• Polga
  • Tiago

Devolver Ribas.

Qualquer outro jogador a sair terá de ser pela clausula!

GR:

• Rui Patricio
  • Marcelo

DD:

• Cedric
  • Arias

DC:

• Onyewu
  • Xandão
  • Nuno Reis
  • Contratação - Kjaer ou Geromel

DE:

• Insua
  • Evaldo

Médios:

• Rinaudo
  • Carriço
  • Elias
  • A. Martins
  • Schaars
  • A. Silva
  • Matias Fernandez
  • Marat Izmailov

Extremos

• Capel
  • Carrillo
  • Jeffren???
  • Labyad???
  • Contratação - Guardado ou Quaresma

Avançados

• Wolfwinkel
  • Rubio
  • W. Eduardo
  • Contratação - Guidetti ou L. Lopez

Teria ainda atenção à situação de Hugo Vieira!

Não é por nada mas quer me parecer que vamos perder o Matias no final desta epoca…

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=751143

Caso isso aconteça teremos de arranjar um bom 10 ou outro extremos e colocar o Marat a desempenhar essa função e esperar que nao se lesione.

Isto cada vez esta mais estranho com as noticias que aparecem neste final de epoca, ou muito me engano ou vamos ter algumas surpresas nas saidas de jogadores.
Vejo aqui muita gente a brincar aos planteis, mas ja pensaram na situacao se for verdade que os bancos fecharam a torneira?

Nesse caso tenho a ideia que sera inevitavel algumas vendas vergonhosas em termos financeiros e desportivos!

Ou ofertas de jogadores para reduzir a folha salarial (já não era a primeira vez…)

Sai Rodriguez e Polga
Entra Nuno Reis e Central de classe

Sai Renato Neto e entra Adrien
Sai André Santos e entra Labyad

Entra Wilson Eduardo sai Ribas

Para mim e tendo em conta as dificuldades economicas, bastava isto.

Eu só fazia uma ou outra alteração, sendo que a única compra de valor mais elevado que fazia era o Bas Dost. Um autêntico tanque! Wolfswinkel + Bas Dost na frente era qualquer coisa…

Como se vai vender o JP e quiçá o Patrício, havia espaço de manobra pa pagar uns 6-7M€ pelo Bas Dost.

Quem eu queria por cá era o Giovani dos Santos…eu tenho a certeza que ia encaixar na perfeição no Sporting.

2 perguntas:

• Porque é que dão como certa a venda do João Pereira? Não há indícios nenhuns da sua venda, nem este mostra qualquer vontade de sair.Não me venham com coisas, porque nem Arias nem Cédric servem para substituir JP numa eventual saída.

• Acham que Arias e Cédric servem para substituir JP? Para mim nem Arias nem Cédric servem para substituir JP numa eventual saída… O JP pode não ser nenhum lateral brilhante (na minha opinião é bastante bom) mas por enquanto nenhum deste nossos putos lhe faz concorrência.

SL