Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

Concordo em absoluto, acrescentando apenas que para isso temos de manter os que cá estão o que eu acho q será dificil, devido ao nosso poder negocial ser nulo e aceitarmos sempre que nos acenam com meio tostão por um jogador :sick:

Só não concordo com alguns pormenores.

O Pereirinha é para renovar, pode ser um jogador de plantel, como o record mais recentemente rotulou o Carriço. Se for para vender que seja por mais que 1,5 M. Vale mais que isso e cada € que entra é importante.

Pedro Mendes ou renova e é aposta ou então é melhor ser vendido agora. Senão sai e nós ficamos de mãos a abanar.

Nuno Reis não sei até quando tem contrato, mas gostava de ve-lo a capitanear a equipa B sendo o quinto central para os A. Em vez de recorrer a um júnior tipo o Ilory nesta época sempre teriamos o N.Reis.

Tanto o Bojinov como o FSP são óbviamente para despachar, acredito que possamos encaixar 3 M pelos dois.

Owusu é para saír, graças ao fundo já nos rendeu uns euritos. Valdés deverá rumar a um clube italiano ou espanhol de pequena dimensão por um valor a rondar um milhão de €.

Rosado assinou contrato com o Génova, mas mesmo se ainda fosse nosso não acredito que fosse jogador para ir jogar na liga orangina, não faria qualquer sentido.

Atila Turan em vez de ir para a Bélgica bem podia jogar na equipa B. Só tem 19 anos, na próxima época terá 20. Ainda tem tempo para evoluir dentro do Sporting. Rubio e Arias, este ultimo pontualmente, também os metia a jogar na equipa B.

Saídas:
-Polga
-Renato Neto empréstimo
-André Santos Emprestimo
-Rodriguez

Entradas:

-Central de categoria +++
-Adrien
-Wilson Eduardo
-Nuno Reis

• Labyad

Para mim era essencial um matador à séria (até para motivar o Ricky e trabalhar com ele), um fenómeno no Sporting uma figura tipo Schmeichel ou Jardel… Aproveitávamos numa de espanhóis e íamos buscar o Raul. Ele quer sair da Alemanha pelo que parece. :drool:

Para mim “a” contratação seria um avançado móvel, capaz de jogar em qualquer posição do ataque ao estilo de Lisandro Lopez.

Bem, na minha opinião não devíamos vender nenhum jogador CHAVE este ano. Temos, para variar, que comprar BONS jogadores para colmatar as posições mais fracas no plantel e assim ficamos com equipa para lutar pelo campeonato para o ano.

Digo-vos uma coisa, se conseguirmos comprar bons jogadores, ficamos mesmo com um plantel muito forte para o ano.

Porquê ir tão longe? Eu cá ia buscar uma estrela que me ficou no coração. Um Matador. Muito Grande. Mas levezinho…

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=324419

O Liedson foi enorme. Um símbolo mas neste momento não serve, metam isso na cabeça. :stuck_out_tongue:

Porquê?

No Corintians marcou. No Sporting fartou-se de marcar. Na selecção marcou. Voltou po Corintians e foi o melhor marcador da equipa. Fonix, e não serve? Não é nada caro além disso, só o contrato (à volta de 1M€) mas com estes salários para jogadores destes posso eu bem. Idolo e Matador.

Tambem gostava que Liedson voltasse… mas tendo como treinador o Sá Pinto não me parece ser boa ideia. :whistle:

Esqueçam o Liedson, ele quer acabar a carreira no Brasil e duvido que quisesse voltar, ainda por cima com o Sá Pinto como treinador.

O Liedson tem 34 anos, não vai para novo. No Corinthians não marca há muito tempo e já se mete em causa o seu valor. É um ídolo para mim mas entre ter uma jovem promessa e ter Liedson, eu prefiro sem dúvida a primeira opção. :great:

Tema Liedson outra vez? Foi o próprio que pediu para sair. O Corinthians oferecia contrato melhor e ele queria voltar a casa.
Para além disso um dos grandes temas desportivos no Brasil é mesmo a seca de golos do Liedson. Já não marca há muito tempo. Esqueçam. Ele já não é o mesmo de há 4 ou 5 anos atrás. É altura de virar a página.

Gostava de o ver jogar outra vez em Alvalade, mas talvez num jogo de apresentação. Um Sporting - Corinthians.
Penso que seria mais uma atracção para esse jogo. Agora de resto…

Para mim seria
Vendas:
Pongolle - 1M€
Valdés - 0,5M€ (tendo em conta que tem 32 anos e nao jogou quase esta época)
João Pereira - 7M€ (aproveitar o bom momento e o EURO12)
André Santos - 4M€
??? Rui Patrício - 15/18M€ (aqui a minha grande dúvida)…
Rodriguez - 1M€
Somado: 27/30M€

Regressos:

Adrien
Wilson Eduardo
Nuno Reis (equipa B)
Cedric

Entradas:
estarmos atentos a dispensas de grandes clubes, e jogadores que queiram relançar as suas carreiras.
Mas essencialmente o que julgo que precisamos é um Central de categoria, e um ponta de lança de referência.

Porque não tentar o Saviola? :slight_smile: ehhehehe acho que os lampioes nao iam deixar, mas… :slight_smile:
As alternativas:
Lukaku (emprestado pelo Chelsea, confesso que era o jogador que mais gostava de ver no SCP)
Na equipa B do Barça tem sempre bons jogadores…

Gostava de jogadores assim tipo como fizemos quando fomos campeões…com o Luis Duque.
Fomos buscar jogadores que em grandes clubes tinham o caminho tapado e que cá foram estrelas.
Phill Babb (Liverpool)
André Cruz (AC Milan)
Cesar Prates (Real Madrid)
Aliás, veja-se o caso do Insua, do Capel e do Jeffren (3 dos melhores elementos que temos no plantel)

A contratação fulcral tem de ser um central de categoria fora da média. Neste, o duque/freitas têm de acertar na mouche.

Plantel 2012/2013

Rui Patrício
Marcelo Boeck

Insua
Atila Turan
Santiago Arias
Cedric Soares
Onyew
Xandão
Astori
Daniel Carriço

Muntari
Rinaudo
André Martins
Adrien Silva
Matias Fernandez
Schaars
Izmailov

Capel
Jeffren
Carrillo
Labyad
Wilson Eduardo

RvW
Rubio
Betinho
Farfán

Vendia o Elias para pagar prémios aos jogadores que viessem a custo 0 (Astori, Muntari, Labyad e Farfán).

De resto, ficaria aqui um plantel de 27 jogadores, suficientes para lutar em todas as frentes, que seria talvez o mais forte dos 3 grandes. Este plantel dá-me esperanças :slight_smile:

Astori já assinou pelo Milan.
Muntari está emprestado no mesmo clube e muito provavelmente por Itália ficará, mesmo não sendo nos Rossoneri.
Labyad tudo certo.
Farfán, és tu que lhe pagas? É que na Alemanha eles não pagam em géneros. E logo no Schalke, um clube que é conhecido por ter alguns salários bastante altos. O Farfán é menino para pedir, no mínimo dos mínimos, 160 a 180 mil € mensais, mais um prémio de assinatura na ordem dos 3 ou 4M€, novamente no mínimo dos mínimos. Contratar jogadores vindos da Bundesliga é quase impossível, financeiramente.

Dou graças a Deus que não são 80% dos que aqui comentam a fazer os planteis do Sporting, senão ainda pior estaríamos.
Já aqui vi por 3 ou 4x um lote de centrais absolutamente patético. Carriço? Rodríguez? Mexer? Epah tenham misericórdia da nossa alma Sportinguista. E para não falar nos avançados, Wilson Eduardo, Rubio e Wolfswinkel? Epah por favor.

O Sporting precisa, de caras, de pelo menos 1 central de classe inequívoca para fazer companhia ao Onyewu (central com as suas limitações mas que nas 2 vertentes que tem que ser bom, ele é, jogo aéreo e confronto físico), o gigante americano precisa é de um central que tenha uma boa capacidade de antecipação e leitura dos lances que lhe permita ser forte no jogo pelo chão. Um gajo rápido mas nunca com menos de 1.86/1.87, para mim centrais mais baixos que isso não contam, e nem me dêem o exemplo do André Cruz que esse gajo era 1 em 1000 e não podemos continuar à espera por outro como ele.

De resto, a nível de plantel, e contanto apenas com os jogadores que atualmente integram o mesmo (não estou a pensar nos emprestados), o Sporting deveria ter qualquer coisa do género:

Saídas:
-João Pereira, lateral limitadíssimo e com uma atitude péssima, aproveitar o Euro e o facto de ser um jogador com bastante mercado, nunca vender abaixo dos 7M€ (valor perfeitamente realista);
-Arias, é muito verdinho ainda para representar o Sporting, parece-me no entanto que pode vir a ser um lateral-direito interessante, muito interessante, precisa de ser emprestado, para 2º LD trazemos de volta o Cédric que está num patamar de desenvolvimento mais avançado que o colombiano, para além disso é português e é da casa.
-Pereirinha, tentar extrapolar ao máximo a sua prestação no jogo com o City e vende-lo urgentemente, é um jogador banalíssimo e ao contrário de muitos Sportinguistas eu não me esqueço dos anos que andou a arrastar-se em Alvalade, um jogo não muda isso. 1M€ já seria lucro.
-Rodríguez, nem é preciso dizer nada, passa a vida lesionado.
-Polga, não renovar.
-Carriço, outro da mesma laia do Pereirinha, jogador fraquinho, extramente fraquinho, tem feito alguns bons jogos na LE, aproveitar isso para o vender urgentemente, nunca faremos mais que 3/4M€ mas mais vale isso que o manter por lá não sei quanto tempo mais.
-André Santos/André Martins ou Renato Neto, 1 destes tem que saltar, de forma a podermos contratar um trinco de características diferentes do Rinaudo e que possa competir com o mesmo para a posição 6, um gajo mais alto e mais forte fisicamente mas nunca tão lento e tão pesado como o Renato Neto. Precisávamos assim de caras dum Javi Cotovelos. A meu ver ficavam André Martins e o Renato Neto, podendo o 1º competir com o Matías para uma posição mais criativa do meio-campo, sobrando depois Rinaudo-contratação para 6, Schaars e Elias para 8 e ainda com Renato Neto que pode fazer tanto 6 como 8 e Izmailov que pode perfeitamente desempenhar uma posição mais central. (não sou nada fã do André Santos, acho que um jogador para uma posição tão central não pode ter tão pouca intensidade como ele)
-Jeffrén, seria com grande tristeza que veria este jogador a abandonar o Sporting, mas não podemos ter um gajo que tem tudo para ser titularíssimo em qualquer um dos grandes, um excelente jogador, principalmente a nível técnico, constantemente lesionado, para não dizer sempre, já para não falar que, segundo se diz, é jogador para ganhar no mínimo 100mil€/mês.
-Ribas, foi um jogador que fiquei contente que tivesse vindo e fui dos que falei várias vezes no seu nome antes de ter vindo, mas agora que aqui está parece-me um jogador extremamente limitado e sou contra a sua permanência em Alvalade, devolver à precedência.

Entradas (não falo em nomes, deixo isso para os jogadores de FM, tenho algumas preferências em mente mas deixo-as para mim):
-2 centrais, 1 de qualidade inequívoca, um central que tenha na velocidade de execução, antecipação e leitura de jogo as suas principais armas (nesta posição Duque e Freitas não se podem dar ao luxo de errar), como disse em cima, e um mais jovem (regresso de algum dos emprestados também pode ser uma possibilidade). Como também disse anteriormente, nenhum central pode ter menos que 1.85
-1 LD para ser titular de caras, alguém mais equilibrado que o JP, que saiba atacar com qualidade mas que não dê casas atrás de casas a defender.
-1 trinco, tal como disse em cima, com qualidade suficiente para competir de imediato com o Rinaudo e com características físicas diferentes, alguém mais semelhante ao Javi Cotovelos, forte no jogo aéreo e no confronto físico, um jogador com estas características, principalmente nos jogos com os rivais, pode dar imenso jeito.
-1 extremo também ele com qualidade suficiente para ser titular de imediato, gosto imenso de Capel mas é um jogador com as suas limitações, precisamos dum jogador que seja uma mais-valia clara, de preferência esquerdino para ocupar o lado esquerdo do 4-3-3 do Sá Pinto, para além deste extremo para ser titular contrataria um outro, mais novo que pudesse ir evoluindo, apenas porque Izmailov é um jogador fantástico mas que tem os problemas que se sabe, caso o Izma se mantiver como está agora este extremo pode se ir desenvolvendo na sombra do russo.
-1 PL que assegure uma competição mais intensa com o Wolfswinkel e que tenha um bom histórico de golos.

Ficaríamos com qualquer coisa deste género:

GR: Patrício - Marcelo - Tiago

LD: Contratação - Cédric

LE: Insúa - Evaldo

DC: Onyewu - Xandão - Contratação - Contração ou Pedro Mendes/Nuno Reis/Ilori (1 dos 3)

MDef: Contratação - Rinaudo

MC/MO: Schaars - Elias - Renato Neto - André Martins - Matías

Extremos: Capel - Izmailov - Carrillo - Contração - Contratação (confirmando-se Labyad este 2º extremo não seria preciso)

Avançados: Contratação - Wolfswinkel - Rubio

Plantel total de 26 jogadores, número perfeitamente realista para uma longa temporada que terá Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga (está na altura de metermos 1 destas ao bolso só para dizermos que temos 1).

SL

Alguns de vós são muito optimistas relativamente ao valor que o Sporting pode fazer com alguns dos seus jogadores. Receber 1.5 milhões pelo Pereirinha, 4 milhões pelo André Santos e 15-18 milhões pelo RP (no último ano do seu contrato) é pura utopia!

O mais certo é o André Santos sair emprestado com opção de compra, o Pereirinha sair a custo zero ou infelizmente ficar no plantel e o RP sair por 10 milhões (dos quais só recebemos 80%).

O Pongolle dificilmente rendeŕa algum dinheiro, o mais provável é rescindirmos para pouparmos nos salários. Tem sido essa a política (ruinosa) do Sporting nos últimos anos.

Prioridade: um trinco! Mainada.

Depois, um central e um avançado centro (ou então apostar à seria no Betinho e Gael).