Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

se o rui patrícioe o jp sairem acho que com esse dinheiro poderiamos reforçar a equipa com alguns jogadores de qualidade ou simplesmente tentar contratar bons jogadores em fim de contrato…
ao que parece o sporting ja tem uma proposta de 7 milhoes pelo matias, acho que esse preço ainda e muito baixo e o matias é um jogador que o sporting devia manter no seu plantel pois tem uma enorme qualidade…

Vamos entrar na quarta época sem termos um ataque digno. Os extremos este ano são queridos pelos adeptos e o pdl também mas se olharmos para a tabela mais uma vez ficamos a perceber que o problema principal nao é a defesa, mas sim o ataque.

Capel só joga quando quer e mesmo quando quer não convence totalmente, Jeffrén é o que é, Izmailov idem idem aspas aspas e Carrillo não é constante e decide muitas vezes mal as suas excelentes iniciativas. O Wolfswinkel apesar de todo o potencial não tem feito a diferença.

Capel só joga quando quer? O homem não para o jogo todo. Nem sempre lhe corre bem mas, tivesse a equipa metade da vontade dele e éramos campeões!

Jeffren é o que é? Tem jogado muito o homem para tirarmos conclusões…

Izmailov tem jogado muito e bem nestes últimos tempos e é o principal responsável em campo pela melhoria.

Quanto ao Carrillo concordo e quanto o Ricky concordo parcialmente.

Bem, esse argumento é um bocado assim assim. Dá-me um equipamento verde e branco, 50.000€/mes, deixa-me treinar uma vez por día que eu logo te digo se paro um segundo em campo.

Jeffrén e Izma são jogadores de alto gabarito, mas entrar noutra época apenas com Capel e Carrillo para os substituirem é demasiado arriscado, não é que não estejamos avisados. Fool me once, shame on you, fool me twice…

Henry, o mundo era tão perfeito se fosse como tu o idealizas! :lol: :lol: :lol:

Ideais são como estrelas, já sabes. :lol: :lol: :lol:

Também já ouvi algures que somos a 2º defesa menos batida do campeonato e se não estou em erro temos até menos golos sofridos que o porto, dá que pensar…

Ora aí está. Pensar é sempre bom, mas um simples olhar para os numeros chega para tirar as primeira ilaçoes :great:

O nosso problema foi que andamos metade da época com Izmailov e Jeffren lesionados. Andamos a jogar sempre com Capel e Carrillo (que não era suposto ser titular esta época) e com o Pereirinha para render 1 dos 2 durante o jogo. Quando os 2 lesionados começaram a carburar, a equipa já estava longe do título, logo, a equipa já estava desmotivada para o campeonato e a fazer exibições de baixo nível.

Eu continuo a dizer que temos o melhor plantel do campeonato sem as lesões crónicas. A equipa que deu 5 ao Gil Vicente na 1ª volta, é a mesma que perdeu com eles na 2ª volta. A diferença está na motivação. Daí que façamos boas exibições na Europa e exibições de trampa no campeonato.

Sabendo que temos um bom plantel, a questão principal é: será que vale a pena arriscar na próxima época jogar com os mesmos extremos sabendo da sua qualidade mas também das limitações físicas? Acho que é nisto que a direcção do Sporting tem de se preocupar, principalmente. :great:

Falácias. A qualidade da equipa atual não dá muito mais que isto. 5./4. lugar e na Europa os jogos contra o City não foram regra, mas sim excepção.

Precisamos de melhores extremos ou pelo menos de um melhor extremo e de mais um excelente avançado se quisermos seriamente fazer frente ao trio da frente.

Nao digo que o Ricky seja o avançado ideal ou que esteja a produzir tanto quanto necessário para o Sporting (o que eu acho normal), e também concordo que talvez precisemos de 1 extremo melhor que não esteja constantemente lesionado, no entanto, tendo a discordar num dos teus pontos:
Se a razão que eu dei (motivação) foi errada, e se dizes que esta equipa não dá mais e que o City foi a excepção, como é que explicas as 11 vitórias seguidas e o bom futebol que praticamos no início da época antes de ficarmos arredados do título?

Penso que temos uma excelente base para a próxima época, mesmo que possam sair Rui Patricio ou João Pereira, conseguiriamos substitui-los bem. Admitindo que não saem, penso que apenas deviamos juntar aos que estão, um central dos emprestados e comprar um central de top, fazer regressar Adiren Silva, Cedric e Wilson Eduardo e comprar um PL de top, porventura se se proporcionasse um negócio para outro avançado em fim de contrato (ja falei de Edgar noutro tópico) seria também bem-vindo.
Como saídas, tentava colocar André Santos e Rubio e dava 2 chutos em Rodriguez e Ribas.
Ou seja, acho que uns 15M€ tinhamos equipa pa limpar tudo…

Concordo com tudo!

Bom, é sabido que não temos dinheiro para nada, portanto a minha aposta, em vez de nos endividarmo-nos ainda mais, seria apostar a quase 100% no produto da nossa formação de uma forma racional. Vender o que está valorizado no momento, e integrar os nossos melhores da Academia no plantel sénior, e emprestar aqueles que ainda não estão preparados.

Saídas/novos empréstimos:

-João Pereira - depois do Europeu, uma venda que dê para respirar um bocado financeiramente, no mínimo por uns 6M - é um gajo que acho que retira muito à equipa em termos de organização. Não faz golos nem assiste como o Insua, tem mercado, está a entrar naquela idade crítica e é um complicador do crl a jogar.

• Rui Patrício - este unicamente por motivos financeiros. Está a jogar efectivamente bem, mas como está bem valorizado por essa Europa fora, e depois do Europeu ainda vai valer mais. Acredito que possa render qualquer coisa como 10 milhões de euros, o que tendo em conta o nosso panorama financeiro actual, seria uma autêntica bomba de oxigénio.

• Polga - não renovação, é dos que mais aufere e para mim já não tem qualidade para titular sequer, não ganha um único confronto no 1vs1. Temos emprestados muito melhores que ele, com maior capacidade física e técnica.

• Tiago - não renovação também; acho que 3º GR é um desperdício de recursos.

• Elias - Ele disse há uns tempos que queria regressar ao Atlético de Madrid. Por mim, que regresse à vontade. Não o acho nada de jeito. Tem pés quadrados. Não faz um passe, um remate, um livre em condições técnicas decentes. Só sabe correr quando está a defender, de resto não se desmarca, não passa decentemente, não faz a ponta dum corno durante o jogo. O nosso sucesso na UEFA e insucesso cá dentro não é por acaso, na minha opinião. O gajo ainda por cima tem tique de vedeta, que pensa que vale 10x mais do que o que realmente vale. Estando ele tão desejoso de sair, e como até deve estar razoavelmente valorizado(é titular do SCP e da selecção do Brasil, caramba), por mim, qualquer quantia igual ou superior a 5M, ia com lacinho. Dava para recuperarmos algum dinheiro neste flop, que só enterra jogo, parece o Postiga do meio-campo, ajudando a recuperarmos mais um pouco financeiramente. Também está a chegar aquela idade crítica, portanto se não o despaxarmos agora, nunca mais.

• Ribas - término do empréstimo, sem contrapartidas financeiras para nenhuma das partes; Do que já vimos dele a jogar, penso que deu para perceber que não joga uma beata. Teve o balão de oxigénio por ser novo, mas não mostrou rigorosamente nada, mesmo em termos técnicos ou físicos. É um zero à esquerda, não é nosso, não vem acrescentar nada, e é dinheiro que se está a enterrar para um jogador que aufere um salário ainda considerável.

• Renato Neto - empréstimo a um clube da primeira liga - de preferência um destes três: Académica, Olhanense ou Rio Ave. É um jogador que durante uma época e meia impressinou na Bélgica e foi considerado o melhor médio centro de lá. Mas receio que na Bélgica o futebol não seja como o nosso, pois este Renato Neto aqui mostra algumas lacunas, nomeadamente o facto de não ser particularmente duro a jogar. Tem 20 anos, é ainda muito novo e está ainda verde e acho que lhe fazia bem uma época de rodagem num clube de meio da tabela da primeira liga, onde pudesse jogar com regularidade. Até acredito no potencial nele, mas de momento não tem capacidade para um Sporting minimamente competitivo. Ainda tem contrato até 2014, se realmente swe mostrar evolução, penso que pode integrar o plantel no futuro.

• Bruno Pereirinha - Fala-se que existem propostas de 1,5M de euros de uma equipa inglesa. Até gosto deste jogador, sinceramente. Mas sendo ele tão mal-amado em Alvalade, acho que nunca iria singrar de qualquer das maneiras. 1,5M de euros é muito euro, seria de aproveitar…

• Jaime Valdés - Ora bem, fui completamente contra a sua saída nesta época para o Palermo. Com os nossos extremos e M.Fernandez sempre com as habituais limitações físicas(de que ele não é alheio também, diga-se), com certeza que seria uma opção muito jeitosa, tanto para a ala como para “10”. Não percebi realmente a sua saída, acho que foi um erro até porque foi dos poucos na época passada que respondeu com um fortíssimo número de golos e assistências para a posição, sem ter jogado um número muito elevado de jogos, também devido a lesão. Mas, agora, já com 31 anos, a caminho dos 32 na próxima época, sendo que nesta pouco ou nada jogou tendo tido muitos problemas com lesões… Auferindo um salário elevado e tendo nós um Wilson Eduardo que é um ala bastante bom e rápido… Penso que não é nada proveitoso tê-lo cá. Qualquer coisa que fosse uma rescisão sem contrapartidas financeiras, por mim já era positivo. Ganhando nós ainda alguns trocos, por poucos que sejam, era ouro sobre azul.

• Florent Sinama-Pongolle - Não o acho mau ponta de lança, mas também não o acho bom. Nem é carne nem é peixe, é assim assim. Sei que não quer voltar a Portugal, e sei que tem gradualmente ganhando bastante espaço no AS. Etienne. Qualquer coisa acima de 500k, era ótimo. Parecendo que não, uns salários aqui, umas comissões aculá, uns trocos ali, isto tudo vai fazendo alguma diferença, e num clube com as nossas dificuldades financeiras, ainda mais. Não faz sentido manter o Pongolle nos nossos quadros, pois não se perspectiva, e bem, um regresso. É fazer algum dinheiro com ele, enquanto ainda podemos, e despaxarmo-nos de vez deste horrível acto de gestão.

-Celsinho, um Paim 2.0 - Não renovar com este(acaba contrato este ano), e deixá-lo ir à sua vida. Incrível como um jogador que prometia tanto, se perdeu com esta estirpe de problemas.

-William Carvalho - Manter o seu empréstimo no Cercle Brugge por mais uma época. É um miudo promissor, precisa de estabilidade agora. Fazer um percurso semelhante ao que o Neto fez, com a diferença de que o Neto nos juniores nunca mostrou nada de jeito, ao contrário do William Carvalho que é dos poucos que concilia a técnica com o físico!

-João Gonçalves - Não renovação também(acaba contrato este ano). Não é mau jogador, mas é um lesionado crónico, e não compensa isso com uma qualidade muito acima da média, como faz por exemplo o Jéffren, Izmailov, ou até talvez o Rodriguez. Além disso, tenho uma grande confiança no Cédric e até no Arias, mesmo sendo ainda novos. É menos um salário para suportar de um jogador que não tem sorte com as lesões. E boa sorte para o futuro, que bem merece.

-Mexer - Outro de Olhão, que também termina contrato este ano. Foi contratado por um baixo custo portanto o risco também não foi nada por aí além, mas penso que não justifica. É daqueles centrais raçudos, com algum porte físico, mas sem técnica nenhuma. Penso que temos melhores opções dentro dos nossos emprestados e este por mim era largado. Boa sorte para o futuro também, e é menos um para contribuir para os custos.

-André Marques - Idem. Este tem ainda o problema de ser azarado com as lesões também. Como também não compensa com qualidade, é um bye bye e boa sorte para o futuro.

-Atila Turan - Empréstimo ao Cercle Brugge. É ainda muito novo, mas até tenho relativa esperança neste rapaz. Talvez o meu feeling esteja um bocado toldado pelo facto de o Barcelona já ter andado atrás dele em tempos, mas quem sabe não poderemos ter aqui um verdadeiro bom jogador. Em particular, o Atila por mim ia para o Brugge, pois acho que dificilmente tem lugar numa equipa de 1º liga e na Orangina ou na equipa B também não vale apena.

-Diogo Salomão - saída em definitivo. Deve ter algum mercado em Espanha. A mim, é um jogador que não me impressiona nada. É um bocadorápido, um bocado técnico, mas é muito lingrinhas e baixo, além de que não tem cultura táctica nenhuma e a defender é 0 à esquerda por completo. Não se adapta a um jogo mais duro. É aquele tipo de jogadores que terá sempre alguns bons jogos, mas muita inconsistência à mistura também. Qualquer coisa acima do milhão de euros, é excelente.

• Valeri Bojinov - saída em definitivo, se já não tivermos de pagar ótimo, se ainda nos derem alguma por ele melhor. É um flop. É um jogador que vive sempre do que fez numa ou duas épocas no início da sua carreira no colosso… Lecce. De resto, até tem alguma técnica, mas é excessivamente lento e tem pouco endurance. Isto além de que já está queimado à partida, depois daquele episódio do penalty.

• Grimi - Idem.

• Pedro Mendes, Nuno Reis - Iam os dois emprestados para um clube da primeira metade da primeira liga, talvez para clubes diferentes para não concorrerem um com outro mas apenas com outros defesas. Estão quase no ponto, acho que mais uma época e ficam prontos. São os dois excelentes centrais, na minha opinião, mas ainda é cedo. Mais uma época.

-Owuso - Por mim, ia para um clube da primeira liga, talvez da segunda metade da tabela. Se convencer minimamente, renovação com ele;

Resto dos emprestados - Equipa B, para a Orangina, incluindo Diogo Rosado, cujo contrato deveria ser renovado.

Entradas:

-Adrien - Este é induscutível, penso eu. Produto na nossa formação, com 23 anos já, que sempre foi apontado como um craque nos júniores. Ao contrário de algumas pessoas, sempre achei que este fazia sempre boa figura nas oportunidades que tinha pelo SCP. Acabou por ser emprestado, teve alguns azares na sua primeira época, mas depois desta época em alta rotação na Académica, era um jogador em que eu apostava. Tem boa capacidade física e técnica, se tivermos um bom treinador, este brilhará.

-Wilson Eduardo - idem aspas; É outro craque da nossa formação, que já tem rodagem que chegue(terá 22 anos no final da sua estadia em Olhão). Tem boas estatísticas pelo Olhanense esta época, com um número interessante de golos e assistências. Tendo em conta que eu sou defensor da continuidade do Jéffren e Izmailov na próxima época, acho que devia ser incluido mais um ala(total de 5), porque já conhecemos a propensão para lesões do espanhol e do russo. Como também desempenha bem a função de avançado, é um 2 em 1. Acho que tem inclusivamente argumentos para lutar por um lugar no SCP, sobretudo na posição de avançado.

-Cédric - regresso, e para titular, ou quanto muito para lutar forte pelo lugar com o Arias. Joga demasiado para a Académica. Acho que é daqueles que tem de saltar já para cá. Tem uma inteligencia táctica muito acima da média, uma velocidade q.b e uma técnica muito boa! É o tipo lateral que eu gosto - bem ofensivo, mas pouco complicativo ao contrário do J.Pereira;

-Romuald Peiser, da Académica; Gosto muito deste guarda-redes e acho-o a opção adequada e barata para lutar com a titularidade com o Marcelo Boeck; É um GR experiente, terá 33 anos na próxima temporada; Começou a sua carreira de GR no PSG B, onde esteve lá durante 3 temporadas; Esteve também nas reservas do Bayern Leverkusen, onde foi titularíssimo durante 3 épocas, quando saiu para outra equipa alemã. Depois andou em clubes de meio da tabela do campeonato francês e romeno, onde se conseguiu impor com facilidade. Foi para a Naval por 2 épocas onde foi sempre titular, e agora está na Académica, onde também é titularíssimo. Não deve ser muito difícil trazê-lo para cá, nós até temos boas relações com a Briosa. Inclui-lo no negócio do empréstimo do Renato Neto era o ideal.

Portanto, este seria o meu plantel de 22 jogadores(curto, que é como eu idealizo, acho um desperdício ter 3 GR´s por exemplo, principalmente quando vamos ter equipa B e dá para em Janeiro ir buscar alguém em caso de alguma razia de lesões) para a próxima época:
Marcelo Boeck
Romuald Peiser
Cédric Soares, Arias Rodriguez, Xandão,Onyewu,Carriço Evaldo, Insua
Rinaudo, André Santos
Schaars, André Martins, Matias Fernandez

Carrillo Ricky, Rubiu e Wilson Izmailov
Jéffren Capel

E, finalmente, o meu grande investimento financeiro esta época iria para… a equipa técnica. Contratava o Bielsa e seus capangas, custasse o que custasse! Seria a “truta” da época.

Epa para mim era isto o plantel:

Desculpem lá o :offtopic:

Pq surgiu a possibilidade de contratar o Capel

Eh pa… para ti o Elias jogava numa 3ª divisão brasileira… :wall:

Não, mas não acho que seja jogador para o Sporting.

Que qualidades é que toda a gente vê no Elias?

Tem corpo, é bom no Jogo Aéreo? Não, pelo contrário, é um baixote.
Tem velocidade? Nem por isso.
Tem boa precisão passe e técnica? Nem comento. Não é nenhum Evaldo, mas não anda longe.
Tem visão de jogo? Nem por isso. Passes para o lado e para trás são a sua imagem de marca.

Tem uma única qualidade: alguma(não muita) resistência física. Não chega, na minha opinião. Pelo menos, nunca para um “8”. E mesmo para “6”, já é ser bonzinho.

Desculpa Andrew mas não concordo com o que coloquei a bold.

:arrow: