A proxima epoca vao ser Faye, Biel e mais 50 iguais .Plantel grande para a proxima razia de lesoes.
Altura e físico claro. O Debast é uma nulidade em tudo o que é choque e duelos
- Comprar não dois, mas três médios confirmando-se a saída do Morten e do Morita (e ponderar um deles ser um Palhinha… fará falta líderes e possíveis capitães)
- Contratar finalmente um extremo destro a sério (andam a tentar há anos e não trazem nenhum de jeito)
- Trazer o Travassos de volta
- Ponderar a contratação de um lateral-esquerdo para concorrer com o Maxi (mas avaliar primeiro o Rodrigo Dias na pre-época)
- Avaliar de forma séria na pre-época o Flávio e o Nel (que têm tido poucos minutos em competição oficial)
- Garantir que Vagiannidis e Faye não fazem sequer a pre-temporada
E chega? E que tal um PL e um central e um GR
dever-se-á iniciar-se com um novo presidente, capaz de reconhecer erros e corrigi-los
“reconhecer erros” Espera sentado para não te cansares!!! É um pavão com tiques de rabolho, não há pior combinação possível, isso nunca vai acontecer!!!
Lol.. dá-me riso… Diomande 40 e Trincao 25M…??? Há MT gente que vai suspirar pelo Trincao… mas só quando ele estiver com outra camisola vestida…
A malta está possuída com o momento atual da equipa e depois solta umas bojardas destas!
O Trincão pura e simplesmente necessita de uma alternativa válida dentro do plantel! Anda completamente de rastos! Tem aquele estilo pastelão, mas trabalha muito para a equipa e ajuda bastante na recuperação defensiva!
O Diomande com as características dele e idade, nunca pode sair por menos de 60 milhões.
Estou completamente fodido com o momento atual, mas há que ter racionalidade na analise da equipa.
Para preparar a próxima época, temos de partir de pressupostos realistas. A Champions é praticamente uma miragem: nem nós vamos ganhar todos os jogos, nem os lampiões vão perder três pontos. Como já disse noutro tópico, agora é encarar a situação com normalidade e focar na preparação da época seguinte. Essa preparação será, aliás, um bom tira‑teimas para perceber se este plantel foi realmente construído sobretudo por Amorim e Viana (como eu acredito), ou se isso é redutor e a culpa do que correu mal está essencialmente nas lesões e no treinador.
Depois, há a questão financeira. O Sporting fez este ano cerca de 80 milhões na Champions, um valor excecional e muito acima do que seria expectável numa época normal, onde o clube faria à volta de 60 milhões. Comparando com os clubes que estiveram na Liga Europa, falamos de uma diferença de aproximadamente 30 milhões. Se for esta diferença a condicionar todo o mercado, então é admitir que quem lá está não tem capacidade e que seria necessária uma revolução na estrutura do futebol.
Temos de assumir riscos com base em três factos:
- Temos feito dinheiro substancial em vendas e voltaremos a fazê‑lo este ano (começando pelo Alisson, que dará uma mais‑valia enorme).
- Fizemos uma receita de Champions muito acima do esperado.
- Para o ano, salvo incompetência total que nos atire para quarto lugar, o terceiro posto garante pelo menos pré‑eliminatórias da Champions.
É mau ficar sem Champions, mas temos de fazer como o Braga: atacar a Liga Europa com ambição real. O Braga fez mais pontos que nós no ranking e mostrou que é possível ir longe. É uma oportunidade única de lutar por um título europeu — só temos um e não podemos desvalorizar a Liga Europa.
CENÁRIO 1 — O que a estrutura provavelmente fará
Com a saída praticamente certa de Morita, o Sporting vai entrar cedo no mercado por um médio. Continuará a tentar o Yeremay até ao fim do mercado e só avançará para alternativas na última semana ou se o jogador for vendido a outro clube — o que duvido, porque não vejo ninguém a pagar o que o Deportivo pede. E, subindo de divisão, o Deportivo terá argumentos para convencer o jogador a ficar mais um ano.
Depois disso, o plano será reagir às saídas. Não vou entrar em adivinhações, mas o Hjulmand é o que tem maior probabilidade de sair, e o Sporting só avançará para a sua substituição quando isso se confirmar. Relembro que toda a gente sabia que o Gyökeres ia sair mais cedo ou mais tarde, e mesmo assim o Suárez só foi contratado a 28 de julho.
Quanto a dispensas, devem sair Kochorashvili e Faye. O Vaggianidis só fica se o Fresneda for vendido; caso contrário, será emprestado — e não vale a pena falar em venda, porque neste momento ninguém dá um saco de batatas por ele. O substituto do Faye já se falou em cima e para o lugar do Kochorashvili não entrará ninguém: será colmatado com Simões e Bragança.
Mais entradas só com saídas confirmadas. E nem vale a pena tentar adivinhar: no ano passado ia sair meia equipa e acabaram por sair apenas Gyökeres e Harder.
CENÁRIO 2 — O que eu faria se estivesse a liderar o planeamento
1. Guarda‑redes
Independentemente de Rui Silva ser o titular atual, procuraria um guarda‑redes em mercados emergentes até 5M, com potencial para assumir o lugar a curto ou médio prazo. Alternativamente, um guarda‑redes experiente em fim de contrato. De qualquer forma, mexia nesta posição. Virgínia fora.
Possibilidades:
- Bernardo Fontes (Tondela)
- Tentar Ortega, sabendo que as hipóteses são mínimas (5% no máximo)
2. Defesa
Independentemente da situação do Fresneda, dispensava o grego e integrava o Travassos.
Na esquerda, subia o David Moreira e dispensava o Mangas.
3. Meio‑campo
Para além de dois titulares (não tenho sugestões específicas), contratava um terceiro médio jovem, até 10M, vindo de um mercado emergente. Emprestava o Simões a um clube da Primeira Liga, com a promessa de regressar mais forte para lutar pela titularidade.
4. Ataque
Não gastava 30–35M no Yeremay. Aliás, descartava o jogador logo no início do mercado e apontava a alvos entre 15–20M. Naturalmente, se entrasse muito dinheiro cedo, os alvos podiam ser ajustados.
Além disso, contratava um terceiro avançado até 10M, com potencial, e emprestava o Nel a um clube da Primeira Liga.
Com esse planeamento a luta pelo 3 lugar para o ano era uma certeza
Não sei como está o Rodrigo, mas tenho algumas duvidas que tenha qualidade para ser o que precisamos para agora, se é para crescer talvez um emprestimo seja melhor. E no meio disso acredito que o Maxi vá sair portanto precisamos de 2 DE.
O Flávio tem muita qualidade, mas não me parece que tenha espaço no plantel, só se fosse para ter o papel que teve este ano e acho que merece mais do que isso. Já o Nel acho que pode ficar bem como 3 PL.
O grego e o Faye serão para integrar a pre-epoca, mas idealmente sairem antes da mesma, não vamos é já queimar os jogadores para o mercado
Sinceramente, vendia o Pote para as Arábias, seria o melhor para nós e para ele e subia o Flávio para a Equipa A.
O Flávio e o Trincão podiam ir rodando.
Ter um miudo da academia, cheio de fome, garra e até com algum faro para golo, seria melhor do que um Pote acomodado, cheio de lesões, fora de forma, que não corre, refila com colegas, adversários e árbitros e desaparece dos jogos grandes.
O Pote tem demasiado estatuto dentro do balneário ao ponto de ser uma má referência.
Deixem o Flávio crescer mais um ano na B a jogar sempre e ganhar ritmo, o mesmo para o Blopa e Bafdili.
Integrem o Travassos e Nel, além de recuperar bem o Simões e exigir mais trabalho na evolução dele como jogador.
O resto tem de ser resolvido pelo mercado de transferências.
Qual planeamento? É que coloquei dois cenários e a tua resposta não é precisa! Se estás a falar dos dois devias ter colocado no plural.
No caso de estares a falar dos dois cenários, de que forma o meu planeamento(cenário 2) faria a equipa lutar pelo 3º Lugar?
Contrataria 2 médios titulares com um grande investimento, contrataria ainda um 3º médio até 10M jovem, contrataria mais uma opção para a frente da ataque, melhoraria a lateral direita e a lateral esquerda. Contratava um bom extremo esquerdo por 20/25 M, que são valores mais que suficientes para contratar um grande jogador para a realidade do campeonato português. Explica lá onde está o problema!
PS- Como é evidente este cenário tem em conta apenas a saída de 2 titulares. Por cada titular que saísse teria de se fazer um grande investimento no seu substituto.
Se o Sporting não ganha essa liga Europa com esses clubes então o varandas pode ceder o seu lugar ! O Braga com uma equipa inferior a nossa um plantel bastante inferior ao nosso está nas meias finais e em vantagem para final
O futebol não é tão Linear assim.
O Braga tem tido a sua sorte.
Um Marselha, uma Roma, um Estugarda são equipas fortes.
Mesmo discordando da ideia base, vai para aqui um wishful thinking.
Primeiro, falta é o Pote querer ir para as Arábias, e eles quererem gastar esse dinheiro nele.
Isto não é o Porto, que conseguiu empandeirar o Galeno e o Otávio de uma forma até hoje incompreensível.
O investimento nas arábias vai muito provavelmente abrandar, e mesmo que não abrandasse tenho sérias dúvidas que te oferecessem algo que compensasse.
Depois, o Quenda que é o Quenda, nunca fez uma exibição na liga ao nível sequer da que o Pote fez há umas semanas com o Alverca. A ideia que o Flávio está pronto para substituir o Pote sustenta-se mais em fé que outra coisa.
O Flávio tem de estar na B e ir sendo chamado a A em jogos de taça da liga ou para cobrir lesões. Não vale a pena subir para não ter minutos o ano todo.
O Pote é para ficar, não vai render suficiente para conseguirem um substituto, tem é de haver profundidade para ele não ter de jogar sempre, ele é fisicamente pouco fiável e era literalmente o único jogador que encaixava a EE neste plantel
Edit: assumindo a contratação dum EE e 8 de qualidade, o pote ainda assim é uma opção para 8(jogos internos c equipas mais defensivas) ED, SA e EE permitindo uma gestão muito melhor do plantel
Está mais que visto que os milhões da UCL são uma miragem, mas também está mais que visto a necessidade de um investimento avultado, neste momento já não basta colmatar saídas, é preciso dar opções nas segundas linhas, sendo que os tais reforços de segundas linhas têm saído todos ao lado (Faye, Mangas, Vagiannidis, Kocho, etc.).
O Porco com pouco fez muito e no próximo ano não vejo outro cenário que não seja um investimento ainda maior para permanecerem em 1.º - espero que a taxa de acerto não seja a mesma.
O Panelas como sempre vai buscar um autocarro cheio de reforços milionários, o que felizmente não lhes tem corrido muito bem, mais um ano sem ganharem o campeonato e com o Zé Rabolhinho acredito que façam um investimento avultado.
Nós vamos ficar pela Liga Europa o que significa a entrada de muito menos dinheiro mas acredito que se tivermos a capacidade de colocar alguns dispensáveis e com o dinheiro dos últimos mercados + esta UCL, se tivermos o critério nas contratações que nos temos mais que € para fazer um bom mercado.
Claro que não queria estar na Liga Europa, mas por outro lado, se tivermos um plantel com boas 2.ªs linhas onde dê para rodar jogadores, acabamos por ter uma época mais tranquila e quem sabe lutar pela competição.
Sinceramente na minha opinião o sucesso ou insucesso da próxima temporada vai passar muito pela capacidade de acerto tendo em conta a revolução no meio campo e conseguir buscar pelo menos uns 3 jogadores de qualidade para estarem no banco.
A questão das 2.ªs linhas é mesmo muito importante e este ano pagamos caro… com lesões de ambas as partes olhem para o banco no último clássico no dragão de ambas as equipas… como é possível que a equipa que estava a beira da falência tivesse muito mais opções que nós?
Eles tinham pelo menos estes suplentes com impacto:
Mora, Alan Varela, Pepe, Fofana e Borja
Nós tínhamos:
Zeno, Dani e Pote (que infelizmente neste momento…)
Eu acho que temos o melhor 11 base no campeonato, mas olhando a bancos somos o número 3 e isso pagou-se caro este ano.