Preparação Época 2026/2027

Tópico para cada um apresentar a sua proposta de abordagem ao mercado de verão de 2026 que irá permitir abordar a época de 2026/2027.

Peço que tentem ser realistas e apresentem algo minimamente exequível por um clube como o SCP.

Dados que peço que considerem:

• O SCP, para atingir o breakeven de exploração, neste momento estima-se que precise de fazer 110/120ME em receitas UEFA (Champions ou Liga Europa) e mais-valias de vendas de jogadores. Tentem justificar as vossas abordagem apresentando estimativas de investimento para as contratações que proporem.
  • Nos últimos anos temos beneficiado de alguma estabilidade de plantel para apresentar alguma consistência.
2 Curtiram

Só entrarei neste tópico depois de saber se vamos à Champions. A entrada ou não na Champions vai condicionar bastante a preparação da época 2026/2027.

6 Curtiram

Eu entro já, repensar e substituir o diretor do departamento de futebol e a unidade de saúde física e desempenho, colocar lá quem perceba de futebol e de avaliação física, acabem com os títulos pomposos e com os figurões enfatuados que apenas querem pompa, circunstância e (muito) dinheiro.
Proponho, ainda, silenciar o grande @GreenLeo uma vez que só diz bacoradas, mas não admira, visto ser pago para isso.

6 Curtiram

Reforço na integra…,primeiro as bases!!!

Diria que a única forma de sabermos isso no final desta época é ficando em 3° em qqr outro cenário vamos a playoff na próxima época e infelizmente o histórico do Sporting não é nada positivo nestas eliminatórias.

Novo departamento médico

Novo departamento de fisioterapia

Novos preparadores físicos

Novos olheiros

1 Curtiu

Até parece mal quando o Rui Silva fez o que fez agora no Dragão mas…

Isto é um guarda-redes para marcar uma década, não o deixem fugir para os outros dois.

4 Curtiram

Tal como outros users, vou esperar pela definição da Champions pois vai influenciar o investimento. Mas também dava jeito que o Aston Villa ganhasse a Liga Europa.

o trolha não o libertará por menos de 30 milhões.

basta o Sporting fazer o trabalho de scout que o Braga fez. Hornicek está no clube desde 2019/2020. 900 mil.

A preparação da época começa pela contratação de responsáveis competentes na parte do futebol, seja um director geral do departamento, seja pela substituição do departamento físico, médico e psicológico.

A partir daí e no que diz respeito a contratações de novos jogadores, há muito tempo que os problema estão identificados.

Diria que a contratação de um extremo esquerdo é prioritária. Acrescentaria, eventualmente um guarda-redes e um médio defensivo (independentemente das saídas que vão existir no plantel).

Adivinha-se a saída do Morita (em fim de contrato), o que obriga à contratação de um médio centro para ocupar a vaga deixada por aquele.

Depois, depende daquilo que o mercado oferece. Com excepção da posição de lateral direito em que o Travassos deverá ficar no plantel e, consequentemente, é recomendável a transferência do Vagiannidis, nas restantes posições, o Sporting CP não tem nenhum outro jogador a regressar e que seja uma entrada clara no plantel ou que permita uma saída clara no plantel.

O treinador já deixou claro que gosta de planteis mais ou menos compridos. Nesse aspecto, começo por contar mais ou menos com isto:
GR: Contratação/Rui Silva, Virgínia e Callai
DD: Travassos e Fresneda
DE: Maxi e Mangas (+ Nuno Santos)
DC: Inácio, Debast, Quaresma e Diomande (+ Bruno Ramos)
MDC: Hjulmand e Kochorashvili/Contratação
MC: Contratação, Dani Bragança e João Simões
EE: Contratação e Faye
ED: Geny e Luís Guilherme
MOC: Trincão e Pote
PL: Suarez, Ioannidis e Nel

A partir daqui, entra naquilo que o mercado dá. A saída do Hjulmand implicará ir ao mercado contratar um titular. A saída do Inácio implicará ir ao mercado, mas não necessariamente para trazer um jogador que entre de imediato na equipa. A saída do Diomande implica ir ao mercado para contratar um jogador que entre de imediato na equipa.

Temos uma boa base que implica fazer uma análise e gestão das condições físicas em que os jogadores se encontram e do estágio de evolução que se acredita que os mesmos possam ter.

Por exemplo, o caso do Faye é paradigmático. Estou em crer que o Faye não dará grande coisa e que foi uma contratação disparatada, mas o treinador que trabalha com ele todos os dias há-de saber melhor do que nós se prevê que possa vir a contribuir na próxima temporada.

O caso do Ioannidis é outro. Temos condições para afirmar que o Ioannidis é um excelente jogador, mas é necessário fazer uma avaliação prévia e perceber se o jogador tem condições físicas para ser uma alternativa válida no plantel.

1 Curtiu

Não me cabe na cabeça não entrar na Liga dos Campeões em 26/2. Resta torcer pelo Villa para entrar de forma direta.

Posto isto, idealizo aqui um possível plantel para a próxima temporada:

GR: CONTRATAÇÂO, Rui Silva, Callai (equipa B)
DD: Fresneda, Travassos
DC: CONTRATAÇÂO, Inácio, Debast, Quaresma
DE: Maxi, Nuno Santos, Mangas
MC: CONTRATAÇÂO, CONTRATAÇÃO, Bragança, Simões
ED: Geny, Luís Guilherme
MCO: Trincão, CONTRATAÇÂO
EE: Pote, CONTRATAÇÂO
PL: Suarez, Ioannidis, Nel

Isto seria sempre a contar com as saídas do Diomande, Morten e Morita. Juntamos ainda saídas de jogadores como Kocho, Vagiannidis, Faye que pouco ou nada acrescentam.

Na baliza, se quisermos dar um salto qualitativo, precisámos de um guarda-redes de outro nível. O Rui é bom, é competente, mas não é um Diogo Costa, nem tem o potencial de um Hornicek (fruto da idade).Como backup seria excelente contar com o Rui.

Na lateral direita, conto com o regresso do Travassos e a permanência do Fresneda. Mesmo este último não tendo o perfil que idealizo para aquela posição, é inegável a evolução. Ficaríamos assim com duas opções, uma mais ofensiva e outra mais defensiva. Vagiannidis é para sair.

No centro, acho que não vamos conseguir segurar o Diomande, por isso, temos de contratar um jogador com o mesmo perfil, ou seja, um central forte, alto, agressivo e que complemente bem com o Inácio. Não via com maus olhos a contratação de um jogador com o perfil de um Bednarek, por exemplo. Debast e Quaresma também são para manter.

Na esquerda, Mangas pode sair, mas também não me choca se ficar. Adorava contar com o Maxi mais uma temporada, mas sei que será bastante complicado. O Nuno Santos também será para continuar.

No centro, Simões e Bragança vão continuar, Morten e Morita devem sair. Aqui é que será complicado. Temos mesmo de investir a sério e contratar dois jogadores que peguem imediatamente de estaca. Confesso a minha preocupação neste setor com a muito provável saída de dois pilares. Além dos quatro jogadores (duas contratações + Simões e Bragança) poderá fazer sentido outro reforço para ter o papel que o Kocho

Na direita, Geny e Luís Guilherme para o corredor direito (gostava de manter o Quenda mais uma temporada para contar como “joker”). Na esquerda, a contratação que já vem com atraso de duas/três temporadas: um jogador para fazer concorrência ao Pote. É essencial um perfil de jogador à imagem do Geny, mas para jogar no corredor oposto. No meio, poderá ou não fazer sentido outro jogador, dependerá de quem vier para a esquerda (que pode levar o Pote a jogar mais no centro, por exemplo) ou de quem vier para o meio campo (pode vir outro perfil de jogador, um médio mais capaz de jogar à frente).

Na frente, Suarez é para manter, Ioannidis é para recuperar a 100% e contar a temporada toda e o Nel fica com o papel de terceiro avançado.

Tudo isto sem incluir possíveis subidas da equipa B de jogadores como o Flávio ou o Zaid.

Isto é tudo muito bonito no papel, mas se as lesões infinitas continuarem, não há esboço que resista.

Estou muito apreensivo pela questão das saídas. Temo pelas saídas de vários jogadores nucleares (Diomande, Morten, Morita, Maxi..) que possam não ser devidamente substituídos.

1 Curtiu

Saem os craques e ficam os pseudocraques!

Este é o nosso plantel. A vermelho (definitivas) e amarelo (empréstimo), parecem-me as saídas mais claras e certas. E depois temos Maxi Araújo, Diomande, Inácio, Iván e Geny que estarão certamente com mercado e poderão sair mediante boas propostas. Ioannidis a perceber-se o seu estado físico e mental. E Mangas se é para continuar ou despachar. Rui Silva?

Como já disseram, vai depender muito da entrada na Champions League e se diretamente ou não. Daqui a um mês já vamos perceber.

Uma coisa para mim é certa: o Sporting 2026/2027 vai sofrer uma enorme reformulação e precisamos de acertar em cheio nas contratações. Para titulares e para rotação. Não vamos poder falhar. Caso contrário vamos começar a ficar para trás.

A prioridade: reforçar com qualidade e garantir maior profundidade do plantel.

1 Curtiu

Acho que a próxima época vai ser muito difícil de preparar, só em médios vamos buscar logo três (pode ser que o Kocho aproveite a oportunidade que vai ter), outro jogador em vez do Faye (parece que vai ser emprestado). Só aqui estão quatro jogadores, o ano passado contratámos cinco no verão (+ alisson em fevereiro).

Idealmente um novo treinador começava a preparar a nova base do clube para os próximos cinco anos como o nosso ex-treinador fez, mas vai ser pura navegação à vista.

2 Curtiram

Concordo com a estrutura base mas tirava já o Kocho e Faye do plantel. Não vale a pena contarmos com eles e temos que os substituir.

Pelo que percebi já estás a contar com a substituição do Kocho. Em relação ao Faye seria bom termos uma opção na linha do Alisson mas caso não haja essa possibilidade é preferível dar a oportunidade a um miúdo da academia do que manter o Faye no plantel - o Flávio por exemplo.

De resto concordo totalmente com a estrutura base da equipa e as posições a reforçar que identificaste.

Sei que isto vai ser polemico mas:

Saídas provaveis:
Hjulmand → Muito provável
Morita → Muito Provável
Vagiannidis → deve ser vendido, algo acima dos 8M e assumir derrota.
Kocho → despachar pelo máximo possível

Jogadores que eu tentava vender:
-Inácio , se proposta acima dos 40M€
-Suarez, se proposta acima dos 30M€

Jogadores que eu não queria vender mas que podem sair devido a cobiça:

Maxi → 50+M€
Diomande → 60+M€

Entradas :

2 MC , um com características mais defensivas outro mais box to box, mas os dois com indices físicos elevados. Investimentos na ordem dos 15-25M€.

1 MC em fim de contrato mais velho ou emprestado (estilo do que o Porto fez com o Fofana) - jogador para entrar ou para jogar a titular em rotação

1 DD titularissimo

1 extremo esquerdo ou 1 médio ofensivo de qualidade 20-30M€ (Trincao podia sair do meio e jogar na linha no caso de vir um MO, ou continuar a jogar no meio e vir um EE)

1 DE suplente

,

Fora isto, substituir eventuais saídas, ex:

Sai maxi → entra DE titular

APENAS e so no caso do DC sinto que não necessitamos de vir um titular mas sim um jovem com potencial , pois é das posições em que estamos melhor servidos (tanto que acho que deviamos mesmo vender um, é um desperdicio ter o debast no banco)

Não retiro nenhum deles do plantel porque não sei o que podem dar, nem sei o que o treinador tem planeado para eles. A saída do Faye a mim não me preocupa substancialmente porque naquela posição também joga o Pote e, se necessário, também joga o Nuno Santos e, se necessário, também pode lá jogar o João Simões. Além disso, não estranho que com um Ioannidis de regresso, o Sporting CP possa jogar com Suarez e Ioannidis que foi o sugerido na altura.

Gosto do Pote no meio. Na minha opinião vindo o EE o pote nunca mais pode jogar na linha.

E ficavamos com alguma liberdade na frente

Trincao Pote Reforço
Suarez

LG Trincao Reforço
Suarez

Não desgosto desta versão mais “minimalista” (apesar de achar que deviam haver mais saídas / Entradas.

Mas o Faye ta visto que não dá, tem de sair.

Esses 4 a jogar a EE não fazem um.