Não me cabe na cabeça não entrar na Liga dos Campeões em 26/2. Resta torcer pelo Villa para entrar de forma direta.
Posto isto, idealizo aqui um possível plantel para a próxima temporada:
GR: CONTRATAÇÂO, Rui Silva, Callai (equipa B)
DD: Fresneda, Travassos
DC: CONTRATAÇÂO, Inácio, Debast, Quaresma
DE: Maxi, Nuno Santos, Mangas
MC: CONTRATAÇÂO, CONTRATAÇÃO, Bragança, Simões
ED: Geny, Luís Guilherme
MCO: Trincão, CONTRATAÇÂO
EE: Pote, CONTRATAÇÂO
PL: Suarez, Ioannidis, Nel
Isto seria sempre a contar com as saídas do Diomande, Morten e Morita. Juntamos ainda saídas de jogadores como Kocho, Vagiannidis, Faye que pouco ou nada acrescentam.
Na baliza, se quisermos dar um salto qualitativo, precisámos de um guarda-redes de outro nível. O Rui é bom, é competente, mas não é um Diogo Costa, nem tem o potencial de um Hornicek (fruto da idade).Como backup seria excelente contar com o Rui.
Na lateral direita, conto com o regresso do Travassos e a permanência do Fresneda. Mesmo este último não tendo o perfil que idealizo para aquela posição, é inegável a evolução. Ficaríamos assim com duas opções, uma mais ofensiva e outra mais defensiva. Vagiannidis é para sair.
No centro, acho que não vamos conseguir segurar o Diomande, por isso, temos de contratar um jogador com o mesmo perfil, ou seja, um central forte, alto, agressivo e que complemente bem com o Inácio. Não via com maus olhos a contratação de um jogador com o perfil de um Bednarek, por exemplo. Debast e Quaresma também são para manter.
Na esquerda, Mangas pode sair, mas também não me choca se ficar. Adorava contar com o Maxi mais uma temporada, mas sei que será bastante complicado. O Nuno Santos também será para continuar.
No centro, Simões e Bragança vão continuar, Morten e Morita devem sair. Aqui é que será complicado. Temos mesmo de investir a sério e contratar dois jogadores que peguem imediatamente de estaca. Confesso a minha preocupação neste setor com a muito provável saída de dois pilares. Além dos quatro jogadores (duas contratações + Simões e Bragança) poderá fazer sentido outro reforço para ter o papel que o Kocho
Na direita, Geny e Luís Guilherme para o corredor direito (gostava de manter o Quenda mais uma temporada para contar como “joker”). Na esquerda, a contratação que já vem com atraso de duas/três temporadas: um jogador para fazer concorrência ao Pote. É essencial um perfil de jogador à imagem do Geny, mas para jogar no corredor oposto. No meio, poderá ou não fazer sentido outro jogador, dependerá de quem vier para a esquerda (que pode levar o Pote a jogar mais no centro, por exemplo) ou de quem vier para o meio campo (pode vir outro perfil de jogador, um médio mais capaz de jogar à frente).
Na frente, Suarez é para manter, Ioannidis é para recuperar a 100% e contar a temporada toda e o Nel fica com o papel de terceiro avançado.
Tudo isto sem incluir possíveis subidas da equipa B de jogadores como o Flávio ou o Zaid.
Isto é tudo muito bonito no papel, mas se as lesões infinitas continuarem, não há esboço que resista.
Estou muito apreensivo pela questão das saídas. Temo pelas saídas de vários jogadores nucleares (Diomande, Morten, Morita, Maxi..) que possam não ser devidamente substituídos.