Preparação Época 2026/2027

Esse equilíbrio financeiro é complicado de manter quando os jogadores deixam de ter montra Champions. A que custo vendemos a próxima vaga de jogadores? Será fácil encontrar um Diomande, um Hjulmand, um Maxi Araujo?

Quanto ao treinador entendo o que dizes, mas é contar quantos pontos perdemos com o Borges no ano passado e este ano com equipas pequenas ou em situação aflitiva e vamos ver que são demasiados pontos para uma equipa que quer lutar pelo campeonato. Porque sem retirar as virtudes de quem venceu o último campeonato, ombreamos com fruteiros e lampiões completamente na mó de baixo.

O Porto fez grandes vendas mesmo estando na LE e ir 1 vez a Liga europa não significa que vamos sempre para lá..

Ainda por cima no próximo ano voltamos a ter 3 equipas na champions.

Fazendo apenas estas 3 vendas de jogadores valiosos ainda ficamos com vários que podem trazer bons encaixes no ano seguinte. No próximo ano provavelmente teremos de deixar ir o outro central e o Maxi e isto iria acontecer mesmo em caso de Champions.

Quanto ao treinador, mantenho que acho que a equipa joga melhor do que no ano passado e que a falta de pontos deveu-se mais a questão fisicas do que de qualidade. Posto isto, não posso considerar que o treinador não serve.

Não me basta ver que realmente houve falta de pontos contra os primeiros, tenho de olhar ao contexto e dentro do contexto não posso dizer que foi por falta de qualidade da equipa e das suas exibições. O unico jogo que acho que correu realmente mal sem questões físicas e/ou arbitragens foi com o Braga em alvalade no inicio do campeonato. Em Braga, já foi o contrario, enquanto houver pernas demos um belo amasso ao Braga que teve de fazer um pausa técnica e tirar um jogador ao intervalo para equilibrar a coisa com a nossa equipa a começar a sentir o peso nas pernas.

Comparando a probabilidade do Porto ser campeão este ano visto de ha 1 ano atras VS a probabilidade do Sporting ser campeão no próximo ano

Acho que está mais favorável ao Sporting atual do que ao Porto do ano passado

Veremos meu caro. Estás a ver o copo meio cheio, eu meio vazio, mas a verdade é que está a meio.

Atenção, a maioria das vendas do porco foram por valores “martelados”

Depende sempre qual é a ideia do presidente, se é para vir um treinador novo que quer recomeçar tudo (e desta vez temos muitos jogadores para vender), ou se a ideia é espremer este plantel ao máximo, então é difícil não fugir muito disto:

Maxi e Hjulmand vão sair
Morita idem
Kocho, para terceiro médio, é insuficiente.
Ivan também deve sair depois de falharmos a champions.
Alternativa ao Pote

6 jogadores (ou 5 se o Travassos for suficiente)

Isto é o plantel do squeeze every penny porque volta a cair nos mesmos vícios (mas desta vez sem champions)

2 pdls mais Nel
5 avançados + Flávio
3 médios + Daniel (e Simões lol)

Eu pessoalmente acrescentava aqui sempre uma venda do Geny que acho muito difícil valorizar-se mais e temos direito a uma belíssima mais valia.

Os dois. Acho que houve pouca rotação com as peças disponíveis, mas ao mesmo tempo também houve poucas peças de qualidade para fazer rodar.

Outro grande problema foi nunca termos jogos resolvidos e uma equipa que os saiba controlar, meter o Flavio , o Nel, Faye, tirar Morten, Inácio, Maxi, torna-se mais fácil quando tens jogos resolvidos cedo.

compram-se novos atletas, e o dep médico, fisioterapeutas, e demais estrutura fica igual?

1 Curtiu

Houve em alguns momentos exageros mas em grande parte foi o peso das lesões.

Especialmente Ioannidis com um caos interminavel que dificultou muito o caso do Suarez porque a aposta foi ter 2 avançados de 20M para uma posição, o terceiro era visto mesmo para desenrasque. Qual falhou 1, ficou-se na merda para a posição e acabou por faltar o que nem era titular. A gestão da lesão também foi péssima pelo departamento.

A do Quenda também foi complicada, muito longa e numa posição curta, curiosamente também não era propriamente o titular apesar de roda bastante inicialmente com Geny. No inicio da época, RB rodava bastante a dupla da direita. Geny com Fresneda ou Quenda com Vagi.

Alisson era interessante a entrar mas foi sempre fraco quando titular, o que levou a exagerar no Pote (que começou bem a época) e testar Quenda ou mesmo o Suarez junto do Ioannidis. Isto porque andaram a engonhar no Yeremay

Com Quenda lesionado, tivemos também o Catamo a ir a CAN e Blopa que parecia que ia contar também se lesiona

No meio campo Morita não começou bem a época, Kocho não rendeu o esperado, continuamos sem real alternativa ao Morten e Bragança só voltou tarde.

Debast também passou por uma lesão longa. Diomande também se lesionou algum tempo e depois foi a CAN ver a seleção dele jogar.

No meio disso, 1001 lesão pequena em parte devido as longas lesões de alguns elementos e sobrecarga para o resto.

Para o fim ficamos também Simoes, o Kocho também se lesiona antes e voltou agora.

Mangas também suplente lesionou-se e esteve fora algum tempo.

Os casos mais graves e que aconteceram cedo e (varios outros casos pequenos) até foram os suplentes (bons) que acabaram por ter lesões prolongadas. Ioannidis, Quenda e Debast à cabeça. Luis Guilherme que foi boa compra de inverno também de seguida.

2 Curtiram

Para a próxima época, acho que a equipa necessita de uma revolução idêntica aquela que o Porto fez esta época! Assim por alto:

GR: saídas de Virgínia (custo zero) e Rui Silva (3 a 5 M€). Contratar um guarda-redes verdadeiramente capaz a todos os níveis e juntar um bom suplente, sendo que para número 2 podemos apostar em algum de equipas médias/baixas da liga (o Bernardo do Tondela, por exemplo). Para titular, olhava para o Hornicek do Braga ou então procurava no estrangeiro (Meslier do Leeds em fim de contrato, por exemplo).

LD: saída de ambos, um por falta de qualidade à vista (Vagiannidis) e outro por ser uma boa oportunidade de negócio tendo em conta o rendimento atual que não parece ter por onde melhorar (Fresneda). Conseguir cerca de 20M€ no total pelos dois, não deve ser propriamente difícil. Sendo que para estes dois lugares entra Travassos e uma nova aquisição (El Ouahdi?), utilizando o dinheiro das duas saídas para a aquisição!

DC: aqui não mexia muito, mantendo Debast, Quaresma e um dos dois entre Inácio e Diomande, sendo que para as saídas, os mínimos seriam 30M€ no Inácio e 40M€ no Diomande! Para o lugar do que saísse, entraria um jogador com características parecidas.

DE: manter Maxi e saída de Mangas a custo zero! Procurar para o lugar alguém com margem de progressão e com mais capacidade defensiva do que Mangas (que a defender é muitooo fraquinho).

MDef: saída de Hjulmand (40M€), sendo que se utilizaria dois terços do valor em 2 jogadores para a posição, ambos robustos fisicamente!

MC: com a saída de Morita, vendia ainda o Kocho (3 a 5 M€). Apostava muito num jogador com grande passada e transporte de bola para aqui, para juntar ao Bragança e ao Simões, e tendo em conta que um dos médios mais defensivos possa jogar mais a frente quando necessário para rodar ou dar músculo.

MO: Pote e Trincão, um ficava, o outro saía! Apostava o dinheiro de venda num verdadeiro 10 com capacidade de finalização (Arribas ou outro).

Ext: Manter Geny, Luís Guilherme e Nuno Santos. Maxi pode subir mais vezes de posição caso o seu suplente seja verdadeiramente um bom complemento (Mangas não o é). Faye é para despachar! Apostar num jogador com grande capacidade de levar a bola colada ao pé, mais driblador, ou seja, um Yeremay!

PL: manter Suárez e Ioannidis. Juntar mais um avançado, mais possante (tipo Bas Dost), ao leque.

Saídas:

Rui Silva - 4 M€

Virgínia - 0

Fresneda - 15M€

Vagiannidis - 5 M€

Diomande - 40 M€

Mangas - 0

Hjulmand - 40 M€

Morita - 0

Kocho - 3 M€

Trincão - 25 M€

Cerca de 130 M€.

Entradas:

GR: 20 M€ em dois.

DD: 15 M€.

DC: 15 M€

DE: 10 M€

MDef: 30 M€ em dois

MC: 20 M€

MO: 20 M€

Ext: 25 M€

PL: 10 M€

Cerca de 165 M€.

Depois desta Champions, acho que um défice de cerca de 30 M€ pode ser minimizado, até com um ou outro possível empréstimo com opção de compra (tipo Kiwior no Porto).

1 Curtiu

Acho que há aqui muita conta à merceeiro.

É poupar o dinheiro que se fizer e gastar quando tivermos um treinador. Para este que lá está desbaratar não vale a pena

Saindo o Morten ficamos quase sem referências no balneário. Era importantíssimo trazer o Palhinha para ajudar a segurar esta merda.

4 Curtiram

Para não falar de que é o tipo de jogador chave para o modelo do RB ser menos kamikaze.

Pois, mas para isto é preciso uma aliciante , um projeto vencedor.

Completamente diferente o Sporting ficar em terceiro, ter um treinador e uma estrutura com um projeto aliciante, de estar em terceiro nas condições em que estamos.

Falar com o Caroteno e perguntar como é que se prepara um plantel campeāo tendo ficado em terceiro no ano passado. Facil.

Sim, empates contra o Tondela e AVS são mais visíveis do que o percurso do bicampeonato e dos quartos da Champions :sweat_smile:

O porto estava em ponto de rebuçado no ano passado comparado connosco….

O Porto mudou a equipa técnica. Meteu lá um dos treinadores jovens mais bem cotados a nível mundial.

Não foram dois empates. Eu nunca achei o Rui Borges treinador para o Sporting, o ano passado era a favor de o despedir depois de ter sido campeão. Mas percebi a sua continuidade por razões óbvias. O que sempre achei era que a ideia seria manter o Rui Borges até haverem razões para o despachar, pois também acreditava que a direção não olhava para ele como o treinador para dar seguimento ao projeto. Enganei-me.

Sim, foi por causa do gajo que se fodeu no fim do ano no Ajax e foi despedido que o Porto convenceu jogadores a vir…. Mas não vão vir para o Rui Borges que foi campeão o ano passado e foi a equipa sensação da Champions…

Ajuda, mas não é só altura. O Debast tem 1.90m e é o pior central do Sporting a jogar de cabeça