Tudo jogadores staff o Paulinho tbm deve dar uns trocos
Pegamos vendemos tbm academia o estádio vai tbm vai tudo não sobra nada
Exemplo de gestão
Tudo que foi feito por quem?
É isto que eu sinto. A nossa maior vantagem tem sido manter o plantel mas está visto que há muita malta que tem de sair, para o nosso bem e deles. Até porque daqui para a frente parece me que vão desvalorizar mais…
Fazer donheiro com Inácio, Bragança, Pote e Geny neste momento.
Dar pela melhor(pequena) oferta possível vagianidis, kocho, Faye (e os emprestados do mesmo gênero de negócio que vão regressar…).
RS se alguém quiser também dá para substituir…
Por bom dinheiro já não consigo negar saídas de trincao e Suarez(falha demasiados golos, começa a cansar) mas para já vou assumir que ficam.
O diomande devia ficar, mas ontem entrou só a fazer asneiras, deve andar a ouvir coisas do agente… hjumald claramente não fica, maxi também me parece que vai sair…
Vamos ter de renovar isto por completo, devíamos pegar noutro tipo de treinador dado o dinheiro que vamos investir no plantel.
Devíamos acabar com algo como de contratar
Gr: 2 reforcos
DD: reforço, fresneda
DE: Maxi, Nuno Santos, Mangas
DC: Diomande, reforço (esquerdino), debast, quaresma
6: palhinha, Silas
8: doumbia, Pedro Lima, simoes
ED: trincao, Luís Guilherme
EE: reforço, reforço(ou Alison?)
SA: Zalazar, reforço
PL: Suarez(ou reforço), ioanidis(ninguém deve pegar nele agora), Nel
Agora há dinheiro, será que há ambição? E depois é meter dinheiro num treinador que se viu que não controlou minimamente o plantel que tinha.
Se este plantel é genial? Depende imenso dos reforços por identificar, e talvez peque na profundidade dada a probabilidade de lesões que temos…
Por último, é sentar os meninos e quem não vai correr a sério ir tudo embora, melhor um jogador ligeiramente inferior do que gajos que chegam a finais a cagar para o jogo.
(Pedir desde já desculpa pelo testamento, já muito raramente tenho paciência para coisas destas)
Este mercado será dos mais importantes dos últimos anos, porque para todos os efeitos significará a transição de um ciclo para outro, de forma mais ou menos acentuada. Como esclarecimento prévio, dizer já aqui que isto assenta no facto do Rui Borges continuar como o treinador do Sporting na próxima época.
A isto, junto ainda outra nota prévia: as coisas no futebol mudam repentinamente e isso é normal e natural. Comecei este exercício há umas semanas com uma ideia, mas desde então a realidade dos factos forçou-me a mudar ligeiramente a abordagem aqui.
Sabendo agora o nível possível de investimento (com a entrada na fase de grupos da UCL confirmada), acho que há 3 abordagens possíveis:
1) Abordagem conservadora. Saem apenas os inevitáveis, seguramos todos os outros e substitui-se directamente.
2) Equilíbrio entre saídas inevitáveis/timings de venda e entradas para substituir as saídas + um ou outro upgrade cirúrgico.
3) Múltiplas vendas, fim de ciclo definitivo e múltiplas contratações para todos os sectores.
Comecei este exercício com a convicção de que o 2) seria perfeitamente possível e até ajustado ao momento em que estamos (estávamos). Porém, hoje avançaria declaradamente com a opção 3), por tudo aquilo que aconteceu nos últimos jogos e que culminou com a vergonha a que assistimos todos ontem.
Assim, começo pelas Saídas.
Primeiro, as saídas já confirmadas do Diogo Travassos (5,5M€ + 1M€ + 15% de futura mais-valia) e do Morita (em final de contrato).
Dentro daquelas que são inevitáveis, coloco neste lote o Hjulmand (parece-me evidente que existe um acordo +/- definido, desde o Verão passado, entre clube e jogador para facilitar a sua saída), o Kochorashvili e o Faye (motivos iguais, não contam para o treinador e não têm espaço no plantel). Como os dois últimos pouco ou nada renderão, estou a assumir valores a rondar os 45M€ aqui.
Assumo aqui, num patamar à parte, que a venda definitiva do Alisson também se vai concretizar pelos 16,5M€ da opção de compra (e, se não for para Nápoles, assumo que se consiga uma venda para outro clube por valores similares).
No caso do timing ideal de venda, enquadro aqui uma venda do Diomande, que seria a minha opção predilecta. Acredito que poderá render valores entre os 40 e os 50M€ (idealmente até um pouco mais, com objectivos variáveis). Mesmo com a entrada na UCL, precisaremos de duas grandes vendas (iguais ou superiores a 40M€) para financiar as entradas.
Depois, e com muita pena minha, acrescento aqui duas saídas que me parecem partir da intenção dos próprios atletas.
Acredito que este será o mercado da saída do Pote. Que fique bem claro: por mim nunca na vida sairia. Só que, a avaliar pela intenção minimamente clara do jogador sair, e tendo em conta a abordagem agressiva de mudança, o timing é este. Penso que é perfeitamente realista pensar numa proposta de pelo menos 35 a 40M€ vinda das Arábias. Por menos não venderia.
Em seguida, a saída do Daniel Bragança. Vai entrar no último ano de contrato, as lesões graves acumularam-se na carreira e parece que tem a intenção de explorar outras ligas e/ou fazer um grande contrato. Não o censuro, tendo em conta tudo aquilo que já passou. Deverá andar ali a rondar os 10M€ de valor de mercado nestas condições, talvez um pouco menos. Será uma perda bem maior do que será se percepciona numa primeira análise, mas não há muito a fazer.
Acrescentar ainda que defendo aqui a saída do Vagiannidis por um motivo ligeiramente diferente dos demais: mitigar desde já eventuais prejuízos na contratação. Além disso, poderão ser mais alguns M€ de ajuda para as entradas de menor custo (já lá vamos).
Por fim, de forma opcional e caso o orçamento o permita, juntava aqui a saída do João Virgínia. A razão é simples: acredito que poderemos encontrar, a baixo custo (até 5/6M€), uma solução no mercado que não só seja um upgrade, como alguém que possa colocar seriamente em dúvida a própria titularidade do Rui Silva a curto/médio prazo. O Rui é sólido e seguro, mas não considero que seja um GR diferenciador para o nosso nível. Há espaço para melhoria e temos de ambicioná-la, mesmo que não seja uma prioridade imediata.
Ainda neste quesito, referir como nota final que poderemos eventualmente acrescentar aqui saídas definitivas de jogadores da equipa B ou dos actuais excedentários (Koba, Sotiris, Biel, etc), bem como encaixes resultantes de percentagens de negócios a que ainda temos direito (dou o exemplo do Flávio Nazinho, que pelos vistos vai para o Monaco por cerca de 5M€, temos direito a 20% da mais-valia).
O saldo final “de merceeiro” andaria aqui entre os 155 e os 170M€ brutos. A isto, juntar ainda em consideração os cerca de 81M€ que garantimos na UCL 25/26, e os prováveis 48 a 52M€ que deveremos garantir na UCL 26/27, mesmo que apenas com uma fase de liga mediana.
Depois das saídas, passar então às Entradas.
Começar por dizer algo que enquadra estas mexidas: eu acredito que o plantel já está praticamente na dimensão ideal. Considerei para este exercício o plantel actual, com Rafael Nel e Diego Callai mas sem os restantes jogadores da equipa B. O número final, para facilitar as contas, é de 26 jogadores, com 3 GR e 23 jogadores de campo.
É este número que gostaria de ter na próxima época, considerando 2 jogadores por cada posição + 3ºGR + 3 “jokers”, sendo pelo menos um deles um jovem da formação, cuja necessidade depois se poderá reavaliar em Janeiro (seria emprestado em caso de falta de espaço/minutos).
A estes, manteria ainda uma base sólida na equipa B de entre 5 a 7 jogadores, que estariam na linha da frente para eventuais promoções ou necessidades em caso de uma série alargada de lesões ou castigos (escusado será dizer, todos esperamos que também existam melhorias nesse campo…). Não sendo necessariamente estes os nomes obrigatórios para essa lista, acrescentar que gostaria de também ver na pré-época os seguintes jogadores que não integrariam o plantel principal: Salvador Blopa, Bruno Ramos, Eduardo Felicíssimo, Zaid Bafdili, Mauro Couto, Paulo Cardoso e Gabriel Silva.
Isto para dizer algo muito simples: na minha óptica, para 2026/27 saem 9 jogadores do plantel e entram outros 9.
Passando então para as contratações propriamente ditas, tinha aqui uma divisão de prioridades, mas uma vez que estamos a trabalhar muito neste capítulo ainda em Maio, vou mudar a análise e incorporar já aqueles que me parecem ser os nomes oficiais (no caso do Zalazar), quase garantidos (casos do Doumbia, do Pedro Lima e até do Silas Andersen) ou até rumores com um bom fundo de verdade (casos do Palhinha e do Yeremay).
Para lá destes nomes, tenho 3 sugestões para GR, lateral direito e central, mas que não necessitam obrigatoriamente de ser estes, estou mais que receptivo a outros nomes.
Apenas duas notas rápidas:
- Em caso de limitações financeiras, orientação clara: canalizar o dinheiro para o que é prioritário (leia-se, os 6 nomes já confirmados ou referenciados na imprensa).
- Tanto quanto possível, trazer jogadores sub-24, com capacidade de rendimento desportivo imediata mas também com potencial de valorização financeira bem acima daquilo que custarem ao Sporting. É importante dotarmos o plantel de activos que possam suportar investimento em anos futuros também.
O saldo final “de merceeiro” para as entradas andaria aqui entre os 120 e os 130M€. Seria o maior investimento da nossa história. Parece-me que isso vai ser uma realidade e, mais que isso, uma inevitabilidade tendo em conta as múltiplas saídas anunciadas.
No fundo, e em forma de resumo, o meu esboço para 2026/27 está assim:
GR: Rui Silva, Contratação (Kaique) e Francisco Silva
LD: Iván Fresneda e Contratação (Alex Freeman - empréstimo com opção de compra)
DCD: Zeno Debast e Eduardo Quaresma
DCE: Gonçalo Inácio e Contratação (Ibrahima Ba)
LE: Maxi Araújo, Ricardo Mangas e Nuno Santos
6: Contratação (João Palhinha - empréstimo com opção de compra) e Contratação (Silas Andersen)
8: Contratação (Issa Doumbia), Contratação (Pedro Lima) e João Simões
ED: Luís Guilherme e Geny Catamo
10: Francisco Trincão e Contratação (Rodrigo Zalazar)
EE: Contratação (Yeremay Hernández) e Flávio Gonçalves
PL: Luis Suárez, Fotis Ioannidis e Rafael Nel
Nota final apenas para referir que o 11 base seria algo como Rui; Fresneda, Debast, Inácio e Maxi; Palhinha e Doumbia; Trincão, Zalazar e Yeremay; Suárez. Poderia variar mais tarde dependendo da adaptação de alguns reforços.
Chutem aí dúvidas/ideias/comentários para abrir a discussão.
Se se confirmarem os médios que se falam vamos ter um meio campo mais musculado e isso agrada-me. O porco tem a equipa mais física da liga e temos de equilibrar as forças nesse aspeto.
O nosso único defesa central com caparro e jogo aéreo é o Diomande, portanto, parece haver aqui uma lacuna séria. Fala-se em Ba, que já pode dar outra capacidade física mas se Diomande sair, o problema mantém-se. Ou seja, para mim, saindo o Diomande têm de vir dois centrais altos e fortes.
O nosso plantel precisa de mais altura e mais músculo. E não pode ser tão curto como nos ultimos anos, para poder haver alguma rotação.
Com todo o respeito que me mereces, esse plantel fica em 3° amigo.
O Geny tem que sair. Teve grandes momentos no Sporting, como extremo é muito pior que como ala, o treinador é apaixonado por ele o que condiciona o futebol da equipa, tens que virar a página e vender. Luis Guilherme pouco ou nada mostrou, acredito que tenha valor mas não podes ir para a época com LG e Geny como extremos direitos eu espeto uma bala na cabeça se isso acontecer
Podias ter o Oblak ou o Ederson com 19 ou 20 anos prestes a explodir que o treinador nunca na vida ia sentar o Rui Silva. Isso do GR para discutir a titularidade é mito, ou contratas um a sério e vendes o RS ou então esquece. Eu adoraria o Hornicek
O Ba é engraçado. Depois de ontem termos lixado o Famalicão eu sou sincero, não sei até que ponto é que eles nos vendem o jogador agora. Chamem-me ressabiado ou o que quiserem, eu no lugar deles preferia perder 2 ou 3M, e vendê-lo para outro lado, do que ao Sporting. Claramente que inflacionaria o preço. Esse lote de centrais é demasiado florzinha de estufa.
Mangas e NS não podem ser os suplentes do Maxi. Tens que ter um suplente a sério, não o Mangas que nunca foi bom ou o NS sempre lesionado.
O Zalazar vai ser sempre titular, não gastas 30M nem roubas um jogador ao benfica para ser suplente.
Nem Flavio, nem Nel contam para o treinador, não fica surpreendido se saíssem os 2 a la Afonso Moreira
Se calhar sou eu que estou numa fase doomer depois do que vi ontem, mas não vejo futuro nesse plantel.
Contratações obrigatórias para mim são: LD, LE já a preparar a saída do Maxi, médios nem falo podem vir uns 5, EE.
A juntar a isto, nos meus sonhos juntaria um GR (vendia o RS) e um PDL (vendia o Ioannidis). Se me dessem 50M pelo Suarez também vendia
A situação dos centrais é complicada. O Diomande é o central com o perfil mais fácil de substituir e que mais pode render, mas é verdade que é também o mais possante e capaz nos duelos individuais. O Inácio tem características muito difíceis de replicar na construção e o Debast, qualidade à parte, vai para a 3ª época no clube e já deve ir aí nos 16M€ de custo. Logo, é um activo que precisa de espaço para jogar.
Concordo que o ideal era ter uma dupla com esse perfil, mas parece-me que é questão que só se resolve com um par de mercados.
Quanto à questão física/atlética, totalmente de acordo.
Ponto prévio: isto não faz grande sentido se não for minimamente realista.
Ora, nesse campo, a renovação do treinador mata logo qualquer exercício mais arrojado do que este, porque todos sabemos que vai começar 26/27. Sem renovação, não sei mesmo se o mantinha (dependeria de quem aceitasse o lugar).
Acho que até já arrisco muito em colocar ali o Trincão (e não o Geny ou o LG) como extremo direito, é praticamente impossível o Borges tirá-lo do corredor central. Trincão-Zalazar-Yeremay-Suárez é o quarteto óbvio com aquele plantel, nem que seja pelo investimento.
Fora isso, e pegando no ponto prévio… é complicado fazer mais. Não vamos trocar o plantel todo, e as necessidades serão tantas que coisas como preparar a sucessão do Maxi, por exemplo, só com um grande rasgo de sorte/visão no scouting. Não vai sobrar € para isso, só nos médios, Zalazar e Yeremay vão 100M€ (ou até mais).
Tanto o Kaique (que é segunda opção, a primeira e que sentaria o RS era o Bernardo Fontes, que o Braga já resgatou) como o Ba são apenas sugestões nacionais de que me lembrei, aceito na boa outros nomes ali. O Kaique seria um gajo com potencial de poder sentar o RS com oportunidade. Não é um titularíssimo porque, lá está, não vai sobrar para isso (e obrigava a vender o Rui também).
Por fim, quanto ao Geny, estou aberto a isso, também acho que para vender é agora ou nunca. O problema, mais uma vez, é a substituição. Vamos ter de gastar para substituí-lo, e é mais um custo e um jogador que aumenta a probabilidade disto dar borrada em algum lado (ou vários).
Para aliviar um pouco a azia e raiva, aqui vai a minha visão do que seria o plantel para a próxima época…
Assumir um fim de ciclo. Fazer uma limpeza e construir um plantel praticamente novo. É arriscado, e o que vou colocar aqui parece entrar um pouco em modo FM, mas olhando para o que foi o fcp desta época, só precisamos de jogadores comprometidos com o clube e com as ideias do treinador (e que o treinador saiba aproveitar os ovos caso lhe sejam concedidos!)
Saídas/Vendas/empréstimos
Callai - empréstimo
Diomande - 50M
Vagiannidis - empréstimo com opção
Travassos - 5,5M
Mangas - 1M
Hjulmand - 45M
Morita - fim contrato
Kocho - empréstimo com opção
Bragança - 7M
Geny - 25M
Pote - 30M
Trincão - 50M
Nel - empréstimo
Já acreditei mais na saída do Diomande. Tenho dúvidas que o Alisson fique lá, este negócio foi um tiro no porta aviões desta época! Mas regressando faria parte do meu plantel
Receitas: ~210M + 50M Champions = >260M
Plantel
Gr: Rui, Virgínia, +B
DD: Fresneda, contratação (15M competir pela titularidade)
DC: Debast, Inácio, Edu, Contratação (pé esquerdo e meter pressão no Inácio, 10M algum central mais experiente)
DE: Maxi, Contração (15M preparar a saída do Maxi), Nuno Santos (fazer balneário)
MDf: Contratação (Palha empréstimo), Contratação (Silas 7M)
8: Contratação (Doumbia 20M), Contratação (Pedro Lima 4M), Simões - posição mais débil para mim
10: Contratação (Arribas era lindo 30M, mas um Gustavo Sá por 20M não me chateava), Contratação (até 15M)
ED: Zalazar (30M), Luís Guilherme
EE: Contração (Yeremay 35M), Allison
PL: Suarez, Ioannidis, Contratação (7M jovem ou algum da 1a liga)
12 contratações e um regresso do Alisson
Gastos: ~190M
Saldo: ~ +70M
É preocupante olhar para a nossa formação e não ver pelo menos um ou dois jogadores que possam fazer claramente parte do plantel. Mesmo o Simões tem que mostrar muito mais. Há Blopa, Mauro Couto, Flávio, Felicíssimo que podem compor o plantel em caso de ausências, mas para já não parecem ser alternativas válidas.
Comentem aí as vossas opiniões e o que acham que se pode concretizar ou não
Não esquecer Bafdili no meio campo , poderá fazer a pré época nos A ![]()
![]()
O zalazar ainda bem que foi comprado antes de tudo isso ! Senão o Braga já não ia vender depois passar eles para conferência league até isso o Rui Borges secalhar alguns negocios com Famalicão vamos meter mais 5 ou 7 milhões em cima ou vão preferir vender para outro lado o Rui Borges acabou por estragar porque o que o torreense vai fazer na liga Europa ![]()
…
Irá ser a segunda temporada preparada pelo RB, não nos enganemos.
Receio porque dos jogos contra top6 desta época, pouco diferente foi do que foi da que fez meia época, e na passada tinha o extra terrestre na frente.
É importante ter 2 coisas em mente: 1 - O Palhinha não vem. Os ingleses têm opção, o De Zerbi gosta dele e esta a ser importante.
2 . O Sporting precisa de um guarda redes a sério.
Sporting conta com Doumbia e Andersen até final da semana: só falta limar as arestas com o Häcken
Prazos de pagamento e acordo com o jogador dinamarquês ainda por fechar. Internacional sub-21 já tem a mala pronta
Estou a ver o 11 e a ver o que é um Diretor Desportivo inteligente. Este tipo do Torres não é parvo nenhum.
Estive a ver também e gostei da forma como falava do projecto e do que foi feito.
Por vezes há que ter humildade e ver os intangíveis, mais do que os TM desta vida. Há muito talento por este Portugal a fora e por aí perdido. Nada é por acaso. Este rapaz do Torres, dá 10 a 0 aos afilhados do Varandas que estão na estrutura do nosso clube. Pelo menos, assim o parece.
Certo, certo, e como disse se calhar sou eu a ser um doomer mas com este treinador ou tens um plantel que praticamente jogue sozinho ou então esquece. E esse plantel, se nas mãos de outro até poderia dar alguma coisa, nas dele não vai dar em nada
Para mim é importante separar os tipos de vendas. Tens as que és obrigado a fazer seja por razões financeiras, seja por promessas feitas, e nessa lista está o Hjulmand e o Morita (final de contrato)
Tens as de final de ciclo, jogadores que muito dificilmente vão valorizar mais ou render mais do que aquilo que fizeram no passado. Existe algum cansaço de parte a parte: Pote, Geny, Bragança e colocaria aqui também o Rui Silva porque nunca foi brilhante mas a partir daqui acredito que seja sempre a descer
Tens os jogadores que não têm qualidade: Vagianidis, Kocho, Faye, Mangas
No total são 10 jogadores, a revolução é necessária porque chegaste ao limite daquilo que foi o Sporting entre 2020 e agora 2026 e porque ano passado, e no mercado de Inverno, trouxeste 1 reforço decente. Os nomes dos jogadores que venderia por falta de qualidade são todos jogadores que chegaram ha menos de 1 ano. Se ainda posso comer mais um ano do Bragança ou do Pote (obrigatoriamente com outra gestão feita pelo treinador) de Kochos e Vagiannidis não da mais
Para GR o Grabara acabou de descer de divisão. Lembro-me que o sugeri quando estava no Copenhaga, ainda é novo, sim seria cato mas acredito que ia valer pontos.
Acho impossível não encontrares um extremo melhor que o Geny por metade daquilo que ele pode render numa venda (apostaria em como sai por cerca de 20M). Acho que é um jogador muito limitado que ainda tem algum destaque no Sporting porque é o único que é capaz de imprimir alguma velocidade no jogo
Lateral esquerdo para mim é uma necessidade porque o jogo do Sporting exige muito dos laterais e vimos o final de época do Maxi. Pode ter algo a ver com o mercado mas acredito que fisicamente esteja de rastos, precisas de um jogador capaz de manter a mesma dinâmica algo que claramente o Mangas não é capaz e obvio que não podes confiar no Nuno Santos fisicamente neste momento da sua carreira
Isto parece muita coisa, e até pode ser, mas isto é o que acontece quando tens um mercado tenebroso como foi o nosso em 2025. Agora tens de correr atras, e sim tens de ser criativo no mercado para isso é que tens departamento de scouting também. O treinador tem que ter 0 (zero) de voz neste mercado, até porque para o ano ja ca não esta
Pronto, se saem os poucos realmente bons (e com numeros)… estamos bem entregues.
Já agora se esta é a “grande” venda, quer dizer o quê em relação a Hujlmand? Que não sai? Ou que é uma “pequena” venda?