Preparação Época 2025/2026

Gustavo Sá… para começar.
depois é ver quem sai e ir compensando as saídas.

2 Curtiram

Tanto Alberto como Sugawara ficavamos muito bem servidos…(especialmente o Japones que tive imensa pena nao termos conseguido em mercados anteriores).

O Sugawara ainda jogou 31 jogos pelo Southampton - que como coletivo teve uma epoca para super complicada, como sabemos.

Oportunidade de ouro para conseguir o Tri os adversários com a sua vaidade vao entrar numa competição onde nada contam, cansar-se e comecar o campeonato com.mais monutos nas pernas e menos descanso

Continuo a achar que a preparação da época vai depender muito do sistema que o treinador queira utilizar. Eu já sei que o RB não é fã do sistema de 3 centrais, mas continuo a achar que é uma tonteira desperdiçar uma base sólida daquilo que temos actualmente e que me parece bem construído. Por base sólida, entenda-se, os centrais que temos por cá que dão alguma versatilidade à equipa.

Em termos de construção, facilitava em larga medida começar a temporada sabendo que contaremos na próxima temporada com:
DCD: Eduardo Quaresma / Debast
DC: Diomandé
DCE: Gonçalo Inácio / M. Reis.

Acho que deveria entrar um outro jogador para oscilar entre a equipa principal e a equipa B.

Isto permite ainda conseguir sedimentar outra coisa que é:
LE: Maxi Araújo / Nuno Santos / Matheus Reis
LD: Quenda / Geny / Travassos (primeira entrada)

Com esta brincadeira, até ao momento, ainda não gastámos um único euro e conseguimos conservar um sector muito bom que precisa de ser mais bem oleado.

Se formos atrás, diria que: Rui Silva. Tendo em conta que desceu o Farense, acho que está na altura de fazer nova abordagem ao lesionado Ricardo Velho. O Callai começa a temporada no banco e desce para a equipa B (3.º guarda-redes).

MC: Hjulmand / Kocho / Morita / Bragança / João Simões / Contratação / Pote

O Bragança vai estar muito tempo de fora. Não descartava que fosse espalhar perfume na 2.ª Liga para ganhar ritmo. O Morita não deve ficar, mas para ganhar 5M€ com o Morita, não sei se não o mantinha por cá até terminar o contrato. Acho essencial ir buscar um outro jogador. Sou fã de um Gustavo Sá.

AV: Pote / Trincão / Quenda / Geny / Alisson / Gustavo Sá / Contratação

Mandava o Biel emprestado (acho que ninguém vai pagar suficientemente por ele).

PL: Harder / Contratação / Contratação

Creio que estaremos a falar de uns 23 jogadores no plantel. Que não será propriamente coisa pouca, uma vez que eu não descurava ir buscar mais 3 ou 4 jogadores para compor plantel (jovens) e que pudessem jogar na equipa B inicialmente. Uma espécie de Fatawu. Um dos alvos seria, certamente, o Boulbina (argelino). Contratava um central para fazer as mesmas despesas. Encontrava mais um ou outro jogador para ir compondo o plantel.

Coisa que fica engraçada é que com este plantel também dá para jogar facilmente num 4 x 3 x 3 ou num 4 x 4 x 2, dependendo daquilo que o treinador prefira.

Dou como certa a saída do Gyokeres. Não dou como certa mais nenhuma saída, mas acho que vamos assistir a muita cobiça por Inácio, Diomandé, Hjulmand, Trincão e Pote.

temos que comprar um dinamarquês todos os anos, não se esqueçam

3 Curtiram

A preparação devia começar também por aqui:

https://x.com/cabinesport/status/1924430912311140613?s=46&t=6tpENohSE7YudlApvvxsCA

O nosso relvado este ano este bem pior comparado com outros anos.

1 Curtiu

Pelos rumores do nosso interesse no Vagiannidis, diria que na próxima época vamos transitar para um 4x4x2, ou 4x3x3. Desta forma, caso se concretize esta mudança de esquema tático diria que precisamos de contratar um central, um PL e um 2º avançado. A contratação de mais um interior direito que pudesse rodar com Pote seria também muito importante.

4 épocas, é em média o que dura um relvado em Alvalade.
Vamos ter um novo…só espero que seja um Hibrido de ultima geração!!

1 Curtiu

A única coisa que tenho a dizer neste tópico é que sejam o mais assertivos possível nas contratações, já se conseguiu provar que aquilo que nós aqui no fórum andamos a apregoar há anos e anos a fio funciona, contratar cirurgicamente e não andar a deitar dinheiro ao lixo com contratação de jogadores de qualidade duvidosa por tuta e meia, e investir em 3/4 jogadores com experiência e que venham acrescentar realmente qualidade ao grupo. A contratação do Kocho parece-me vir nesse sentido, mas é a única coisa que peço. Temos de ter soluções no plantel que deem garantias ao treinador, qualidade para rodar o plantel e gerir quando for necessário e não estar tão dependentes de 2/3 jogadores uma época inteira. Só quero que se concentrem bem nisso e que coloquem todos os seus esforços nesse sentido (como diz o mister). Estamos numa posição que nunca estivemos, temos tudo na mão para garantir a supremacia do futebol português, só temos de ser inteligentes e cirurgicos na atuação do mercado e gestão de plantel. Manter os mais importantes, pelos menos mais um ano, e preparar a substituição para o próximo ano, casos de Morten e Diamonde, por exemplo, visto que o Viktor já tem guia da marcha. É assim que se trabalha, presente e futuro ao mesmo tempo. Não deitem tudo a perder, isto apenas pode ser o início de uma caminhada de longos anos de glória!

1 Curtiu

Concordo e acho que faz todo o sentido manter esta base que é sólida e que tanto sucesso nos tem dado.

Na defesa a única mudança que faria seria ir buscar mais um central para substituir o st juste.
De preferencia alguém mais na linha do diomande que faz falta mais alguém com esse perfil físico.

No meio campo para mim o Morita é para sair.
Teve muitas lesões esta época e a nível exibicional esteve paupérrimo nesta segunda metade da época. Não me parece que esteja com a cabeça cá e mesmo que não seja um bom negócio a sua saída, mais vale termos uma pessoa mais disponível fisicamente e que acrescente mais dentro de campo também.

De resto acho que sim, é esta a linha que deve ser seguida.
Só não sou assim tão apreciador do jogador do Famalicão. Escolheria outras opções.

Temos tudo para continuar a ganhar mas o Gyokeres vai fazer mesmo muita falta.
Ele decide/facilita muitos jogos e mesmo com o Amorim foi só com o Gyokeres que esta equipa deu o salto.

1 Curtiu

Ainda estamos “embriagados” com o título e temos de festejar antes de voltarmos a arregaçar as mangas. Não podemos esquecer o motivo pelo qual só festejamos o campeonato na última jornada.

O nosso principal adversário acabou a época com 0!!! vermelhos. 34 jornadas sem nenhuma expulsão, a última salvo erro foi no dragao do otamerdas em Março de 2024!!!

Partimos na pole position para a próxima época, temos de ser competentes no mercado. Mas durante a época não podemos adormecer como esta, assim que sejemos prejudicados e eles ajudados temos que fazer barulho. A todas as jornadas fazer compilados das ajudas que vão tendo.

Fundamental manter o máximo possível da base.

Para além de Gyokeres, acredito que um dos centrais, provavelmente Inácio, vai sair, tal como Morita e St. Juste.

E cada um deles precisará de reposição directa.

Tão ou mais importante será motivar e blindar Hjulmand, Pote, Trincão e Diomande com aumentos salariais.

Parece-me que o Rui Borges vai voltar ao seu 4x3x3/4x4x2/4x2x3x1. Como tal vou deixar aqui a minha sugestão, mas tendo em conta a polivalência de vários jogadores que temos, também é possível jogar no 3x4x3 em situações pontuais.

Guarda-Redes

Rui Silva, Diego Callai, Francisco Silva.

O ideal será vender/emprestar o Israel e o Kovacevic. As notícias dizem que o Callai será o número 2 da baliza. Dava o terceiro posto ao Francisco Silva, o sportinguismo do miúdo é contagiante.

Defesa-Direito

Emil Holm, Eduardo Quaresma

Apesar da minha simpatia pelo Fresneda, a verdade é que nunca conseguiu se impor da forma que se esperava por cá. É um jogador com mercado. Vendia-o. Esgaio também ia à vida dele no tipo de colocação possível.

Para reforçar, tanto se tem falado de Alberto Baio e Vagiannidis, laterais altos, rápidos, autênticos tratores, boa técnica, fortes nos 2 lados do campo, mas nesse perfil, a minha opção seria o Emil Holm. Já jogou 2x contra nós e encheu sempre as medidas, e vai na 3° época a bom nível na Serie A. Com o perfil físico que tem, fazia miséria no tugão. Geny e até mesmo Quenda podem fazer a posição em recurso como opções mais ofensivas.

Defesas-Centrais

Diomande, Gonçalo Inácio, Ousmane Diao

Vendia o St. Juste. Apesar de adorar o holandês como jogador, caminha para o último ano de contrato, tem um salário alto e não podemos fazer mais uma época com um jogador que não sabemos quantos jogos terá disponível por época.

Diomande e Inácio dupla titular. Para a sombra deles, contrataria o Ousmane Diao. Foi muito observado por nós quando esteve emprestado ao Mafra, e esta temporada explodiu e afirmou-se no Midtjylland. Haverá sempre mais opções como Quaresma, Debast e Matheus Reis. E deixo uma ressalva ao João Muniz e ao Bruno Ramos (que espero que seja comprado em definitivo), que na minha opinião são os 2 centrais mais promissores que temos e seria importante serem titulares para o ano na segunda liga.

Defesa-Esquerdo

Maxi Araújo, Nuno Santos, Matheus Reis

Maxi senhor e dono do lugar. Nuno e Matheus como alternativas, um mais ofensivo, outro mais defensivo.

Médio-Defensivo

Hjulmand, Debast

Manter estes 2. Não há nada que inventar. Arreiol e Felicíssimo também sempre à espreita de uma oportunidade.

Médio-Centro

Kochorashvili, João Simões, Bragança

A entrar para o último ano de contrato e sem querer renovar, vendia o Morita pelo melhor valor possível.
O Kochorashvili pareceu-me uma opção muito acertada. Simões e Bragança (que só deve voltar lá para dezembro/janeiro) como alternativas.

Extremo-Direito

Trincão, Geny Catamo

Manter estes 2. Nada a inventar.

Extremo-Esquerdo

Quenda, Alisson

Vendia/emprestava o Biel. Apostar nestes 2 miúdos. O Alisson parece-me que será uma opção muito acertada. Muita fé nele.

Médio-Ofensivo/Segundo-Avançado

Pote, Sindre Walle Egeli

Pote dono e senhor do lugar. Voltava a pescar no Dinamarcão e ia buscar o Egeli ao Nordsjaelland. O norueguês é ex-companheiro de equipa do nosso Harder. Pode jogar tanto a extremo-direito como pelo meio. Um cavalo, dotado de técnica e bom remate. Na minha opinião tem tudo para ser um segundo-avançado de topo.

Ponta-de-Lança

Rômulo Cardoso, Harder, Clayton

A venda do Gyökeres diria que é inevitável. Para o substituir ia buscar o Rômulo ao Göztepe. Uma técnica impressionante para 1,93 de altura, rápido qb, forte no ataque à profundidade, batedor de livres. Acho que é o perfil que precisamos, além de vir de uma carreira em crescendo com 27 G/A esta época em 32 jogos.

O Clayton encaixaria como 3° PL do plantel. Espero que este ano não haja medo de ter avançados. Vinha dar também capacidade física, jogo aéreo, muito forte na pressão, ataque à profundidade.

1 Curtiu

O primeiro passo é não inventar. Grande parte dos nossos jogadores joga. Melhor num sistema a 3. Vamos mudar para quê? Pq o treinador gosta mais? Ele q ganhe juízo.
A simples ideia de se colocar o Quaresma ou o Inácio ou o Debast a jogar a 2 dá-me arrepios. O Geny funciona bem naquela posição, o Maxi tb. Para quê mudar, para quê inventar?

2 Curtiram

Porque o Rui Borges joga em 4x2x3x1 ou 4x3x3, não é inventar é construir um plantel há imagem do treinador e não um treinador há imagem do que o plantel é, para isso já bastou ele ter entrado e não se ter mexido no plantel no mercado de inverno.

A titulo de exemplo o plantel do United foi construído numa base de 4x2x3x1 no entanto o RA não se adaptou a esse plantel e impôs o seu 3x4x3 com os resultados que se têm visto, ou melhor a falta deles.

O RB quando entrou, entrou com o 4-4-2 surpreendeu ao início ganhando aos lampiões inclusive mas viu que mediante o que tinha disponível que não havia outra maneira de continuar com o 3x4x3.
Agora com a abertura do mercado e a venda do Gyokeres temos de construir o plantel na base que o treinador pretende.

Com a mais que provável venda do Gyokeres, acho que o Israel será vendido subindo o Callai para 2º guarda-redes, vendia o Morita visto que é último ano de contrato não quer renovar e estas 2 temporadas foram muito intermitentes.
St Juste é outro, em forma é um excelente central mas é feito de cristal passa mais tempo no estaleiro do que a jogar, era outro que vendia.

O avançado que vier tem de ser de topo e não descartava a compra de outro, Gustavo Sá caía que nem ginjas no nosso plantel pars jogar como 10 ou extremo esquerdo, tentaria o regresso do Mateus Fernandes para termos 5 opções no meio-campo onde acho que o Debast emcaixa melhor e contratava mais 1 central canhoto ficando o lado direto entregue a Diomande e Quaresma.

Thread importante para se perceber o contexto da próxima época

https://x.com/insidersporting/status/1924135543996035241?s=46

Valor entre 35 e 38M para alem dos premios desportivos que se recebe por empate, vitória e qualificação. É a venda de um titular dos bons. Entre isto, Quenda, Gyo, Essugo e Morita, temos espaco para investir a volta de 60M diria eu

1 Curtiu

Tens mais, visto que farás encaixes históricos, 60M é o que já gastas nos mercados de Verão.

(Não estou a dizer que o vamos fazer, mas 60M é óbvio e garantido que os terás para investir, mas será preciso mais, ou então um scouting incrível e risco)

SL

1 Curtiu

Isso seria o fim do Rui Borges no Sporting, vai arrepender -se para a vida.

Uma equipa que conseguiu ganhar 3 campeonatos a jogar com 3 centrais e 2 alas, que já está formatada a jogar desta maneira, para quê mudar.

E se ele não tem feito marcha atrás para a forma do Ruben Amorim nas derradeiras jornadas não tinha ganho o bi.

Felizmente que regressou ao sistema no qual a equipa teve sucesso.

2 Curtiram

O meu primeiro post aqui é um pedido muito simples ao Rui Borges, que me parece ser uma pessoa e treinador humilde, inteligente e que sabe adaptar-se ao contexto onde se encontra.

Mantém o 3x4x3. É a identidade deste Sporting. E só por termos uma bem definida, partimos logo à frente de todos os outros, que neste momento não sabem como querem ou devem jogar. Nós sabemos, quase de cor e salteado.

Se ele mantiver o 3x4x3, o mercado de Verão tem tudo para ser positivo.

5 Curtiram