Tópico de discussão para a preparação da época de 2025/2026!
Objetivo:
Tricampeonato!
Tópico de discussão para a preparação da época de 2025/2026!
Objetivo:
Tricampeonato!
Devem haver mudanças, mas este ano a nível europeu houve muitas equipas a sofrerem com lesões, o calendário foi maior do que estavam habituados e acima de tudo é necessário termos planteis maiores para permitir descansar os jogadores
O eventual título irá depender das saídas e eventuais compras.
O Sporting, tendo já dinheiro e assegurado igualmente a Champions, devia investir em 2/3 posições chave. Não podemos correr riscos como corremos esta época. Foram imensas lesões num plantel já curto.
Prevejo, infelizmente, algumas saídas no plantel. Não só do Gyokeres, mas também de 2 centrais (Diamonde ou Inácio, e Juste), e eventualmente, 1 médio (Morita ou Hjulmand). Acho que vamos fazer muito dinheiro mas vamos ficar desfalcados.
Desse modo, é fundamental que o Scouting esteja já a trabalhar para o eventual reforço do plantel.
É de realçar que é importante estar na decisão. Estivemos na final da taça da liga, fomos campeões e estamos na final da taça de Portugal. Nem sempre vamos ganhar mas temos que estar lá na decisão!!!
Isto também!
O meu problema nao e’ tanto as lesoes. E o ver sistematicamente a equipa a arrastar-se depois dos 60/70 muinutos de jogo. E nao e’ de agora. No tempo do Amoras ja’ acontecia.
Assumindo que vamos voltar ao 4-2-3-1:
GR: Rui Silva, Franco Israel, Callai/Diogo Pinto
LD: Reforço, Fresneda/Travassos
DC: Diomande, Inacio, Quaresma, Reforço
LE: Maxi, Nuno Santos/Matheus Reis
MC: Hjulmand, Debast, Kochorashvili, Joao Simões, Bragança
EE: Pote, Alisson
MO: Trincao, Reforço, Flávio Gonçalves
ED: Quenda, Geny
PL: Reforço, Harder, Nel/Reforço
Saídas:
-Gyokeres
-Fresneda/Travassos
-Matheus Reis/Nuno Santos
-Edwards
-Biel
-Esgaio
Reforços
Este ano acho que teria sentido outros alvos, alguns mais experiente, gajos como o Lino ou um Maehle eram incríveis no tugão.
Também acho que um gajo como o Stassin era capaz de ser uma aposta super interessante, apesar de cara.
Comprava a parte que faltava do Geny para aproveitar para fazer uma boa venda.
Ia atrás:
Maehle - pode jogar a ala ou lateral dos dois lados
Lino - pode jogar a extremo/ala dos dois lados
Rómulo
enzo barrenechea ou Esposito - acho que estamos curtos a 8/6, e assim já se começava a preparar a sucessão do Morten
Sarabia - custo zero, conhece a casa, tem qualidade e apesar de ter alguma idade, vem com rotação da Premier league, para sair do banco, ou ter muitos minutos na época, era incrível (e resolvia o problema que temos nas bolas paradas)
Gr
Rui Silva
Franco (talvez aqui não era mal jogado ver outra opção mais experiente, até para fazer algum dinheiro com o Israel que dificilmente vai valorizar mais e, para já, ainda é internacional pelo Uruguai)
Calai
DE/AE
Maxi Araújo
Nuno Santos
DD/AD
Maehle (que pode jogar nos dois lados)
Fresneda
Travassos
DC
Diomande
Inácio
Quaresma
Debast
Reis (tentava ver a abertura dele para renovar 1+1 anos)
MD/MC
Hjulmand
Kochorashvili
Enzo (ou Esposito)
João Simões
Bragança (a partir de Janeiro)
10
Pote
Sarabia
ED
Trincão
Quenda
EE
Lino
Alisson
AV
Harder
Rómulo ( ou Stassin)
Cm todo o respeito pela tua opinião mas esse tipo de lógica (contratação de jogadores mais velhos) é a lógica do empobrecimento e da redução da capacidade de investimento.
O SCP mudou de vida porque finalmente percebeu que não podia desperdiçar recursos em contratações só a pensar no rendimento desportivo.
Se voltarmos outra vez à lógica anterior, rapidamente deixamos de ter condições para investir 60/70ME/ano em jogadores.
Tenho dificuldades em entender que um clube que enriqueceu e acaba de se tornar bicampeão à base desta lógica possa ponderar voltar às contratações para perder dinheiro.
Contratações tipo Rui Silva devem ser a exceção.
Devem ser 1 em 10.
Sendo mais realista devem haver interessados no Diamonde e Inácio, Hjulmand e Trincão desses 4 devemos manter 2, com sorte 3. Nesse sentido adeus Inacio e Trincão.
Todos os anos a conversa tem sido essa mas a verdade e que os jogadores têm ficado. Acredito que um central possa sair mas não tenho certezas disso e se tivesse de apostar, apostava que ficam os dois. Mas nesse caso, é trocar um por outro.
Em relação ao Hjulmand, nao acredito que saia este ano. E acho que o Pote e o Trincao mais rapidamente renovam do que saem.
Percebo mas acho que o próximo ano vai ter um contexto em que será preciso muita experiência para se lidar com a falta do Gyo, e ser o primeiro ano oficial sem a preparação do Amorim/Viana, isto em ano de Champions, temos uns rivais em má fase, era super importante meter o pé na garganta e aproveitar para fazer uma hegemonia de títulos!
Além disso para futuras vendas ainda continuavam: Hjulmand, Diomande, Inácio, Harder, Zeno, Trincão, Pote, Quaresma, Rómulo/Stassin, Enzo/Esposito, Kocho.
Tudo jogadores com potencial para render muitos milhões, além de que podemos sempre regressar a esse planeamento no próximo ano quando tivermos mais estabilidade e confiança que conseguimos ganhar sem os nomes mencionados.
GR: Rui Silva, Israel
AD: Geny, Fresneda, Esgaio
DCd: Quaresma, Debast
DC: Diomande, Juste
DCe: Inácio, Reis
AE: Maxi, NSantos
MC: Morten, Kocho
MC: Morita, Bragança, Simões
ExD: Trincão, Quenda
ExE: Pote, Biel
PL: Harder
Partiria com esta base. Dou como certa a saída do Gyokeres e espero que seja o único dos jogadores mais valiosos a sair. Depois, poderão existir mais saídas, naturalmente (Esgaio, Juste, Biel..) e vamos precisar de reforçar bem a equipe. Um PL de créditos firmados, alguém para concorrer a sério com o Pote.
Convém ter também uma estrutura forte na equipe B que vai competir na II Liga e vai permitir aos jovens jogadores estarem num nível competitivo bem mais próximo da realidade da equipe principal.
Sejamos realistas… se mudarmos de sistema táctico… o Geny dificilmente será titular do Sporting.
Também não vejo o Maxi e o Nuno Santos a jogarem numa defesa a 4
Eu estou a assumir que o Rui Borges vai continuar com o mesmo sistema de jogo e vai acrescentar algumas peças.
Assim espero, pelo menos.
A primeira questão será exactamente essa: o esquema táctico a utilizar. Adoptando uma defesa a quatro, Fresneda e Matheus Reis - os mais dotados defensivamente nas alas - não garantem a qualidade necessária. E terá que se começar por aí…
O Morten não pode sair.
SL
Rui Silva, Israel, outro qualquer
DD: Alberto Costa, Fresneda, Quaresma;
DC: Diomande, Juste, Inácio, Contratação;
DE: Maxi, N.Santos, Reis;
MD: Hjulmand, Debast;
MC: Kocho, Esposito, Simões, Bragança;
ED: Trincão, Quenda, Catamo;
EE: Pote, Aranda, Alisson;
PL: Romulo, Harder;
Assumindo que isto vira 4-3-3- ou 4-2-3-1 (nesse caso o Pote conta para 10) … se for 4-4-2 ainda é preciso mais um avançado.
O pressuposto é ter um plantel para competir em duas provas (campeonato e liga dos campeões), isso implica o treinador ter confiança em todos os jogadores (mais do que ter planteis longos).
Vejo seis saídas naturais, Esgaio, Fresneda (venda), Biel (não tenho nada contra mas não conta para o treinador portanto não cumpre o pressuposto inicial), Juste (fisicamente débil, precisamos de outro central pelo meio), Israel (é mau), Gyo. Miúdos é para rodar, têm que dar ao pedal para mostrar que merecem jogar aqui (o sistema é o mesmo porque não tenho poderes prescientes).
Seria um plantel de 24 jogadores + 3º guarda redes + Daniel Bragança. O C5 seria um luxo que provavelmente teríamos de descartar mas coloquei no cenário ideal.
No fundo dar mais equilíbrio ao plantel, e real profundidade na zona de lateral/ala direito e zona central (defesa e média). Outras saídas têm naturalmente de ser substituídas diretamente.
Quem 'e esse Romulo? O que joga na Turquia?
Saídas:Esgaio e Fresneda
De resto só quero um suplente ou upgrade para o Trincão (o lugar do Edwards). Uma alternativa a isto é contar com o Travassos para Ala e ou o Geny ou o Quenda para Trincão 2.0