Preparação Época 2025/2026

E mesmo o Rui Silva foi um jogador barato e que pode ser titular no clube durante os próximos 4 ou 5 anos possivelmente. Posto isto, também não podemos contratar só jogadores jovens com portencial porque podem render também financeiramente. Um dos problemas desta época foi termos uma equipa pouco madura em certas situações. Precisamos sempre de Coates para ter uma equipa campeã.

1 Curtiu

Discordo.
E este ano foi a prova disso!

Perdemos vários jogadores experientes ao mesmo tempo, algo que devemos evitar e foi um risco, mas mesmo assim fomos campeões tendo que fazer face a todo o tipo de problemas desde a mudança de treinador até às constantes lesões em jogadores chave.

A grande dificuldade esta época não teve nada a ver com a saída desses jogadores, teve a ver com as lesões.

Outra coisa:
Nunca nos podemos esquecer que todos os anos temos que fazer 100/110ME em mais-valias de vendas e/ou receitas UEFA.
É um valor tremendo!
Para fazermos face a isto que é um grande desafio e ainda conseguirmos ter ao mesmo tempo capacidade de investimento e segurança financeira, temos mesmo que ter sempre uma grande quantidade de jogadores vendáveis.

Não é a contratar jogadores velhos que garantimos esta segurança e esta capacidade.
Também não vou ao extremo de dizer que nunca devemos fazer contratações destas. Mas devemos fazê-las raramente apenas a título excecional e apenas com muito boas razões.

Ainda outra coisa:
Experiência não tem necessariamente a ver com idade.
Jogadores jovens com experiencia larga em seleções jovens de top e já com alguns achievmentes em boas ligas são a experiência que nos interessa.

Mais do que experiência de anos, importa-nos QUALIDADE e ter uma política que nos permita ter capacidade para continuar a investir em QUALIDADE!
É isto que nos tem dado títulos e riqueza!

Mudar para quê?

O único argumento contra a lógica que defendo é podermos chegar a uma situação em que somos vítimas do nosso próprio sucesso e temos demasiados jogadores que querem sair no mesmo ano.
É certo que isso é um tremendo jackpot financeiro que nos garante uma capacidade de investimento colossal. Teremos capacidade para substituir quem sai. Com competência até podemos melhorar o plantel.
O problema é que raramente se ganha quando se faz revoluções, mesmo que no papel o plantel fique melhor.

É a este factor que devemos estar atentos dentro da implementação da política desportiva que defendo.
A arte está precisamente em gerir este equilíbrio.
Por enquanto temos conseguido.

1 Curtiu

Vendendo gyo devemos conseguir manter a espinha dorsal, um grupo unido de campeões, regressos de lesões e a muitos, mais um ano de vida/casa faz diferença, porque são muito jovens.

Vamos para o mercado de verão com muito capital para alocar e se for bem feito e nos apetrecharmos bem, somos os principais candidatos. O dinheiro ser bem ou mal investido vai ditar muito, mercado importantissimo.

Eu cá acredito, mesmo no pós Viana. Os outros também não vão ter gyokeres para o ano.

Eu, acima de tudo, penso que seria fundamental manter uma base do plantel. R. Silva, Quaresma, Diomande, Debast, Hjulmand, Pote, Trincão seriam os inegociáveis.

Já aceitei que perdemos o Gyo, e aceito vender todos os outros. A prioridade em termos de transferíveis são o St. Juste, Morita, Biel, Esgaio, Kovacevic, Tanlongo e Pontelo. Imagino um encaixe até aos 20M com estes todos.
Com essas vendas podemos olhar para academia e alguns reforços estratégicos ou oportunidades de negócio.

Preparação da Época 2025/2026:

Pressupostos de saídas:
Biel (saco de tremoços)
Edwards (12ME)
Morita (10ME)
Quenda (que fica) e Essugo (70ME)
Gyokeres (72ME - chorem)

Entrada na Champions (65ME)

Contratações:

LD:
Arnau Martínez (20ME)

Porquê?
Jogador com bom percurso na seleções jovens espanholas e na Laliga.

MD:
Eric Martel (14ME)

Porquê?
Jogador com bom percurso na seleções jovens alemãs e na Bundesliga.
É um Palhinha alemão. Um monstro físico!

MC:
Giorgi Kochorashvili (5,5ME - Já contratado)

Extremo:
Borja Sainz (18ME)

Porquê?
Jogador com bom percurso na seleções jovens espanholas e na 2ªliga inglesa.
É um driblador, um mágico com stats de ponta de lança que viria do mesmo sítio de onde veio o Gyokeres.

Extremo:
Alisson (2ME - já contratado)

PL:
Rômulo(20ME)

Jogador genial.
Ponta de lança completo!
Tem morfologia, números, técnica e inteligência.

Custo total:
80ME

Praticamente tudo jogadores com possibilidades de virem a ser top mundial.

Plantel que conta:

GRs:
Rui/Israel
LE:
Maxi/Reis/Nuno Santos
Centrais:
Diamonde
Inácio/Reis
Debast/Quaresma
LD:
Arnau Martínez/Quenda/Fresneda
Médios:
Huj/Eric Martel
Koro/Pote/Huj/Bragança (só para janeiro)
EE:
Pote/Allisson/Borja Sainz
ED:
Trincão/Quenda/Catamo
PL:
Rômulo/Harder

Melhor plantel dos últimos 50 anos!

PS:
São 16 jogadores (em 24 citados) com potencial de virem a ser vendidos por uma fortuna nos anos seguintes. Incrível!

2 Curtiram

11 tipo com 3 centrais:

Rui
Maxi
Inácio
Diamonde
Debast
Arnau Martinez
Hjulmand
Pote
Borja Sainz
Trincão
Rômulo

11 tipo com 2 centrais:
Rui
Maxi
Inácio
Diamonde
Arnau Martinez
Hjulmand
Koro
Pote
Borja Sainz
Trincão
Rômulo

Opções de banco de top:
Nuno Santos
Reis
Debast
Eric Martel
Bragança
Fresneda
Catamo
Quenda
Harder

Sinceramente, se calhar isto até é qualidade a mais para a liga portuguesa…

Gosto do Martinez e acho que encaixava bem mas nao conheco os outros 3. Medio defensivo, duvido que vamos buscar, o Treinador parece me satisfeito com o Morten e Debast a 6 e apostaria mais em um central. O resto é importante contratar, esse Romulo parece bastante bom.

Infelizmente acho que alem do medio do Levante ja contratado, vamos buscar um central direito e um PL e acho que vai acabar por ai.

Se não vier um extremo mesmo craque, vamos perder força ofensiva.
Nenhum PL compensa a perda do Gyo. Nem o Rômulo.
E o extremo deve vir para a esquerda.
O Pote não se sabe se fisicamente vai estar disponível a época toda e o Allison é uma incógnita ao mais alto nível.

No caso do 6, ainda posso aceitar que se prescinda de ir ao mercado por causa do Debast.

Eu concordo a 100 por cento, excluindo o 6 como disse que nao vejo como necessidade, mas ja conheco esta estrutura.

Eu vejo o nosso 11 base assim: Rui Silva, Quaresma, Dio, Inacio, Geny, Maxi, Morten, Koro, Pote, PL X, Trincao.

Isto quero dizer que o 11 consolidado base nao acho que va alterar muito. Conhecendo esta estrutura, vao gastar uns 20m do Gyo em um PL e um jogador para dar profundidade ao plantel que o treinador tenha detectado.

Infelizmente, e espero estar errado mas tenho acertado sempre no mercado deste Viana/Varandas (agora sem Viana) e acho que o lixo que andaram a contratar ( Biel, alisson, etc etc) vao ser as alternativas atacantes “moveis” do ataque.

Para mim, falta outro 8 (Morita cheira me que sai, Bragança nao conta e Joao Simoes nao sei como vai voltar), um central para despachar o Juste, e um craque a extremo alem do PL. Ala direito, duvido que se va ao mercado com Fresneda, Quenda e Geny.

Importante dizer muito claramente que o SCP tem capacidade para fazer isto que estamos a dizer.
Estão a entrar 200ME no clube das vendas de Essugo, Quenda, Gyokeres e Champions.

Nenhum clube em Portugal se pode gabar disto neste momento.
Vivemos um momento invulgar em que temos o direito de sonhar com um Super-Sporting!

ÚNICA REGRA PARA ISTO SER SUSTENTÁVEL:
AS CONTRATAÇÕES DEVEM SER DE JOGADORES VALORIZÁVEIS!
JOGADORES PARA GANHAR DINHEIRO E NÃO O CONTRÁRIO!

3 Curtiram

Portanto nada de Biel’s e Koba’s :face_with_tongue:
Ou melhor, a haver que não seja para tapar jogadores formação que acabem por valer o mesmo ou quase…
Ou de mercados que depois para colocar, ninguém lhes pega /paga

Não digo que temos de contratar um jogador acima dos 30 anos, mas não podemos ter um plantel só com jogadores com menos de 23 anos, esses dificilmente têm todos grande experiência. Era preicso terem jogos ao alto nível e a competir por títulos desde os 18, 19 anos. É dificíl contruir uma equipa só com jogadores assim.

2 Curtiram

Nem Biels, nem Kobas, mas também não queremos Slimanis e Di Marias que até podem dar rendimento desportivo mas que depois saem do clube e deixam um vazio desportivo e um prejuízo financeiro.

Um de vez em quando é uma coisa aceitável.
Mais do que isso é uma política de empobrecimento.

O protótipo da contratação perfeita que devemos tentar sempre é o Gyokeres, o Hjulmand, o Ugarte, o Debast, o Porro, …

Jogadores para render imediatamente e depois deixar grande lucro que te permite investir cada vez mais todos os anos.
Isto é entrar num ciclo virtuoso de enriquecimento desportivo e financeiro.

2 Curtiram

Terás sempre jogadores mais velhos e/ou experientes.
Não precisas de os contratar de propósito.

Gajos como o Pote, o Diamonde, o Inácio, o Hju, o Nuno Santos, o Trincão são gajos com muita experiência.

1 Curtiu

Para mim, a grande incógnita e que torna qualquer exercício de prever o plantel do próximo ano muito complicado, é perceber se vamos querer jogar em 4-4-2 ou se é para manter o 3-4-3.
Na minha modesta opinião, o 3-4-3 já está mt enraizado na nossa equipa e temos o plantel talhado para esse modelo. Acho que uma equipa bicampeã, não precisa de uma revolução, e um 4-4-2 obrigaria sempre a mudanças mais significativas.
Dito isto, como adepto de bancada, preferia manter o 3-4-3 e que o RB coloque as suas ideias dentro desse sistema. Se assim for, e dando por garantida a saída do Gyokeres, com Kocho, mais 1 extremo e 2 avançados (de caracteristicas diferentes) estariamos bem.

2 Curtiram

Vendas se o mercado ditar:
Diomonde 60M
Gyökeres 75M ( tentar incluir 1 empréstimo)
Trincão 40M(20M)
Geny (no 4-3-3 não rende a lateral nem é o extremo que precisamos) 20M,
Fresneda 8-10M
Franco Israel 3M€

Dispensar: Mateus Reis, Esgaio

Mantenho Morita pois ninguém paga os 10M e prefiro manter para Backup do Hjulmand

Emprestar: Biel, Callai

Comprar:
Miszta 3M€
Baio (empréstimo c/ opção de compra), Nuno T. (empréstimo do negócio Gyökeres, na lazio não tem jogado)
Roony Bardghji 15M+€ (Quenda ta vendido precisamos de um jovem valor para o futuro)
Dan N’Doye 25M+€
Alvyn Sanches 7M€ (aproveitar e incluir o Koba no negócio)
Joel Piroe 20M€ / Nikola Krstovic 15M€

Contratar p/ Equipa B/A: 1 central com potencial, Alisson, 1 Medio com potencial, gastar no total 10M€ nos 3.

Espero que voltemos a entregar o título de rei do mercado aos rivais, que deixemos os rivais contratar mais uns 12/15 novos jogadores e que o Sporting se fique novamente pelo plano pouco ambicioso de contratar 4 a 5 reforços no máximo (esperando que não saia nenhum titular tirando o Viktor).

4 Curtiram

Vamos pro Tri. Não repetindo os mesmo erros de um plantel curto com jogadores propensos a lesões.

Para além destes 22, Callai, Bragança (a partir da Janeiro), Flavio Gonçalves e um terceiro avançado (preferencialmente um reforço, mas na realidade, Nel/Rodrigo Ribeiro)

1 Curtiu

O lambe cães do Nuno Tavares já foi comprado por 9M. Oficializaram a semana passada