Preparação Época 2025/2026

Potencial saída do Alisson completamente controlável dada a chegada do Faye e do LG, sendo que ainda falta regressar o Quenda (Março).

Para upgrade, era vender Morita e contratar um 8 “box-to-box” titularíssimo, que elevasse o nível do nosso 11.

E ainda assim, sem o tal 8, continuo a achar que é o melhor plantel que já tivemos.

Imaginem dizer-se que o mercado foi mau quando temos o que é sem dúvida alguma um dos melhores plantéis de sempre, para mim o melhor!

Neste momento

suarez/ioan
pote/faye | trincao/daniel | geny/guilhermao
simoes/morita | hjulmand/kocho

Acredito que no verão trincao e/ou geny possam sair, além do hjul e maxi. Vai ser um verão fodid0. Continuamos coxos para emparelhar alguém com o capitão (e este ainda vai sair), e ficamos sem defesa esquerdo e os direitos não convencem.

O plantel é de muita qualidade, mas uma equipa faz-se mais do que jogadores e neste caso concreto refiro-me a preparadores físicos e semelhantes que possam evitar que este plantel nunca esteja a 100% durante a época inteira

2 Curtiram

Morita é a melhor e única alternativa a Hjulmand na posição 6 e até nessa posição que ainda faz alguna coisa.

Zeno a 6 faz a posição mas é um recurso.

A sair alguém seria Kocho para vir alguém, sendo o 8 contratado para lutar pela posição com o Simões.

Bragança pode ser o Suplente d Trincão, não temos nenhum.

Parece-me que vai ser isto até ao final da época. Nuno Santos a regressar aos poucos, será solução na frente e atrás. Maxi igual. Luís Guilherme cheira-me que vai andar muito nas três posições. Pote entre o meio e a esquerda.

1 Curtiu

Infelizmente deve ser.. falta aí claramente um 8 (titular)
E próximos época essa ala direita espero que seja nova..

1 Curtiu

O Nuno vai contar para extremo apenas.

O Mateus aparentemente sai também.

O Luís Guilherme deve andar pela esquerda e fletir para o meio quando o Pote não estiver.

De resto concordo em tudo

Também acho, sim. Mas provavelmente em alguns jogos acredito que faça sentido descer e subir o Maxi.

Pode acontecer durante o jogo, mediante as condicionantes do mesmo. Mas acredito que para onze incial, quando o Maxi não estiver. Seja o Mangas a primeira opção para Lateral. E também vejo o Nuno a jogar no meio no lugar do Pote, mas com muito menos frequência que o Luis Guilherme.

1 Curtiu

Sei que não vai acontecer, mas ficaria apenas com Bragança e Pedro Gonçalves no meio campo para a próxima época, assumindo que Hjulmand será vendido.

Morten Hjulmand - Venda
Kochorashvili - Venda
Hidemada Morita - Fim de Contrato
João Simões - Empréstimo

Algumas posições trocadas, mas a conclusão é óbvia: dos melhores plantéis de toda a história magnífica do Sporting Clube de Portugal.
Escusado é dizer que para mim é literalmente o melhor.

Agora pensem que a malta critica o mercado que gera o que é, acho que já se pode dizer, indubitavelmente um dos melhores plantéis de sempre.
Porque não tivemos mexidas “suficientes”.

Reforço: “saber manter” uma estrutura ganhadora é tão ao mais importante que “saber mexer”.

A lógica é clara: se já tínhamos a melhor equipa nacional, é natural que não tenhamos que fazer equipas novas como os outros fazem, ano após ano.

E vejo malta a falar já do ano que vem… amigos, 0 worries.
Estamos mais que escaldados para o meio-campo, pelo que para o ano virá o sub do Hjulmand e do Morita. 2 titularíssimos, tenho a certeza.

Olhando para agora, nunca melhor.
A dificuldade é mesmo fazer o 11, porque vai haver SEMPRE gente a dizer que o X ou Y seriam melhores opções.
É literalmente um jogo impossível agora o de acertar onze de forma consensual, porque sobretudo para as posições de EE e ED, temos tanta, mas tanta oferta, que há um número absurdo de combinações possíveis.

Ironicamente, era mais fácil fazer a equipa quando estávamos completamente desfalcados por lesões e indisponíveis (CAN, suspensões)… aí era fácil escolher.

Gerir os egos de quem agora pode jogar e não joga… boa sorte, Rui!

1 Curtiu

Eu continuava com o Simões no plantel.

Falta no plantel, um jogador como o Simões que não se cague todo em jogos de Champions.

Faltam jogadores que sintam o clube e consigam jogar em ambientes como o Allianz Arena sem se borrarem todos.

O Simões simplesmente não merece ter em cima dele o peso da titularidade devido a um mau mercado e preparação da época.

Nem todos conseguem ser um prodigio como o Quenda, mas o Simões tem atitude e personalidade que falta a muitos no nosso plantel e isso não tem preço.

1 Curtiu

Critiquei o mercado do último verão e mantenho essa crítica.
Mas agora também tenho que elogiar o excelente trabalho que a direção tem feito, e já não é de agora, no que diz respeito às renovações de contrato dos jogadores mais valiosos.

Neste momento, podemos dizer que todos os jogadores valiosos estão blindados.
Ninguém vai sair abaixo do seu valor de mercado porque o contrato está a chegar ao fim e não foi renovado a tempo. Aliás, não temos nunca caido nesse erro, coisa de que os nossos rivais não se podem gabar.

A crise financeira do FCP deve-se, e muito, a terem visto sair 5 ou 6 jogadores de elevado valor a custo zero. Além da perda desportiva associada, deixaram fugir uns bons 200ME nessa brincadeira.
E mesmo o SLB perdeu o Rafa a custo zero para depois o ir buscar pagando mais 6 pou 7ME.
Tudo isso foi gestão ruinosa!

Connosco, não tem havida falhas destas!
Aqui, a direção merece ser elogiada!
E atenção que isto muito é importante tanto a nível financeiro como a nível desportivo.

Critiquemos o que deve ser criticado.
Mas elogiemos o que deve ser elogiado.
Aqui está a haver competência e mérito!

1 Curtiu

Sim e acredito que fique. Acho que vai ser por aqui a base. Acredito que Fresneda terá mercado e sairá. Vagiannidis não conta para Rui Borges. Assumindo as saídas de Hjulmand e Morita.

Depois depende das potenciais saídas. Temos Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo e Geny Catamo que terão sempre mercado.

2 Curtiram

Mas depressa vejo o Pote a ir para a posição de 8 e o Bragança a ser o suplente do Trincão.

O pessoal gosta de insistir mas a verdade é que as melhores temporadas do Pote foram com ele sempre num dos lados - aliás gostava muito de o voltar a ver na direita (como no primeiro ano),

1 Curtiu

Foi talvez a versão mais estreita do trio da frente dos modelos do Amorim, até porque tinham ali dois alas que se ocupavam do corredor inteiro.

O Pote sempre teve muita liberdade de movimentos. Nessa época, apesar de teoricamente estar sobre a direita, vagueava muito pelos half-spaces e dentro da área. Aliás, sempre que se fala disso, é curioso ir ver quantos golos ele fez a partir da direita.

1 Curtiu

Q é uma aberração sem sentido.

https://x.com/Sporting_CPAdep/status/2024530213569266029?s=20

1 Curtiu

Não sei. O Bragança sempre foi muito bom a criar jogo e no último passe.

N gosto nada de o ver ali confesso, gosto de o ver mais recuado.