GR: Rui Silva, Virginia
LD: Andrés García, Travassos, Blopa
DC: Debast, Inácio, Quaresma, Bruno Ramos
LE: Maxi, Nuno Santos, Mangas
MDF/MC: Nathan De Cat, Caleb Yirenki, Bragança, Simões, +1
ED/MO: Trincão, Arribas, Luís Guilherme
EE/MO: Pote, Yeremay, Flávio
PL: Suárez, Ioannidis, Nel
Saídas:
Fresneda (venda)
Vagiannidis (empréstimo com opção de compra)
Diomande (venda)
Morita (custo 0)
Hjulmand (venda)
Kocho (empréstimo com opção de compra / incluído no negócio do Yeremay / Arribas)
Geny (venda)
Faye (empréstimo com opção de compra)
Alisson (venda)
Rodrigo Ribeiro (venda / empréstimo com opção de compra)
Entradas:
LD: aproveitava a “boa época” do Fresneda aka pior jogador de futebol do mundo para o vender. O Rui Borges claramente não vai à bola com o Vagiannidis, diria que dificilmente continua. Integrava o Travassos no plantel e ia buscar (finalmente) o Andrés García ao Aston Villa. Tem tido pouca utilização da parte do Emery, e tem tudo para destruir o campeonato português. Uma locomotiva no corredor, fortíssimo ofensivamente, ambidestro, remata bem de fora-de-área, cruza muito bem.
DC: O Diomande parece-me certo que vá sair. Existe Debast e Quaresma internamente para potenciar. Fica-nos a faltar um central com perfil físico semelhante ao Diomande. Accionava a opção de compra do Bruno Ramos e apostava nele. Tem muita qualidade e um perfil físico brutal. Tem tudo para vir a ser um dos melhores do mundo se as lesões assim o deixarem. Na minha opinião é o central mais promissor em Portugal. Tendo em conta que existe Debast e Quaresma para potenciar, e o Bruno Ramos no plantel, não acho que faça sentido espetar 15 ou 20M num central.
MDF/MC: A saída do Hjulmand diria que é mais que certa, especialmente depois da novela no último mercado que não foi inocente. O Morita também já sabemos. Deixava o Kocho ir à vida dele, foi claramente uma contratação falhada. Ia buscar o De Cat para 6. Não olho para a idade, até porque deve ser um dos melhores do mundo senão mesmo o melhor do mundo na idade dele. É um monstro, pode parecer arriscado trocar o capitão por um miúdo de 17 anos mas ele parece andar nisto há muito mais tempo. Para 8, apostava no Yirenki, que tanto pode ser 6 como 8. Tem um perfil físico brutal, com bola é um autêntico box-to-box e sem bola era o ideal para o sistema do Rui Borges. Cobre mesmo muito terreno, o que iria sobressair ainda mais no distanciamento ridículo de sectores do Rui Borges.
O +1 que falo, inicialmente daria uma oportunidade ao Bafdili na pré-época (com contrato profissional assinado), acho que pode agarrar o lugar de estaca, o miúdo é um fenómeno. Tenho grande fézada nele. Caso ainda não correspondesse às expectativas, apostava em alguém mais low-cost, que tanto pudesse ser 6 como 8 sem dificuldades no duplo pivot. Ou um miúdo como o Avom, o Hjerto-Dahl, por ex, ou então mesmo alguém mais experiente estilo Pablo Rosário no Porto.
ED/MO: Mantinha claramente o Trincão e o Luís Guilherme. Aproveitava a valorização do Geny para fazer uma boa venda e dar o upgrade na posição. Em termos de características, já temos o Luís Guilherme “para fazer de Geny”, por isso apostava no Arribas que seria mais uma solução brutal no nosso plantel tanto para ser ED como MO, tal como o Trincão.
EE/MO: o Faye claramente foi uma contratação falhada, deixava-o ir à vida dele. Apostava no Flávio e ia buscar o Yeremay que claramente parece que vai ser a grande aposta do Sporting para este mercado. O Yeremay vem subir imenso o nível da equipa, e ter ele, o Pote e o Flávio para opções para a centro-esquerda é um luxo.
Idealmente também trocaria o Rui Silva e o Virginia por 2 GR’s melhores para as respectivas funções e o Mangas pelo Rodrigo Dias (na minha opinião o nosso jogador mais underrated actualmente), mas não me parece que vá acontecer, por isso nem entrei em (mais) devaneios.
Plantel de 26 jogadores, com muita juventude para valorizar e rentabilizar futuras vendas, vários miúdos da nossa formação e muitos jogadores polivalentes. Plantel para fazer de novo uma boa Champions e ser campeão nacional com tranquilidade. Não sei é se o timoneiro (de quem não sou fã), teria mãozinhas.