Preparação Época 2025/2026

As coisas não funcionam dessa maneira infelizmente, isso que estás a referir é tudo menos “simples”.

O mercado em Janeiro é super agreste, ninguém se quer desfazer dos seus activos a meio da época, no entanto… eu acho que existem algumas excepções que eu já falei no tópico dos rumores transferências;

1. Mercado Interno - em Portugal também fica mais inflacionado claro, mas há mais margem para negociar e é mais fácil convencer os potenciais alvos.
  2. Campeonatos que terminem em Dezembro e/ou que estejam a terminar - Aqui claro falamos da América do Sul (que eu não gosto muito diga-se e também já está altamente inflacionado) e dos países nórdicos que é clramente o meu favorito. Eles ainda não terminam mas têm uma pausa invernal substancial e poucos depois até ao fim já que os seus campeonatos começam muito mais cedo. Aqui eu acho que existem boas possibilidades, mas há que ser certeiro e incisivo a negociar.
  3. Tentar emprestimos de jogadores que não estão a jogar e que têm aspirações a estar no Mundial. Aqui há um filão do caraças mas a concorrência deve ser feroz para além de que se os joagdores vêm de bons clubes e ligas de topo os salários não devem ser suaves. Mas há que esgravatar, é para isso é que o Bernardo e o scout e sei lá mais quem são pagos!!

Daí que seja essencial identificar essas opções cedo. Já o era no Verão. É incompreensível que o Sporting CP continue a arrastar negócios durante um Verão inteiro para posições cruciais.

1 Curtiu

Não é simples porque o Sporting conta todos os trocos em qualquer momento. A realidade é essa, e é esse o motivo desta novela se arrastar por tantos e tantos meses. Já múltiplos alvos acabaram por falhar porque, a dado momento, quisemos negociar mais um par de milhões em vez de assumirmos o risco e pagarmos o que nos pedem.

Nós vamos dar overpay no extremo que precisamos. Ele vai ser caríssimo. Isto não é uma previsão, é uma certeza. E vamos fazê-lo porque toda a gente sabe, há muito tempo, que precisamos de um, e porque em Janeiro ele tem mesmo de vir, e tal como dizes ninguém quer vender em Janeiro.

Mas a hipótese da negociação financeira cuidada ficou no Verão. O Sporting, neste mercado, tem de largar logo uma proposta financeiramente pesada na mesa por qualquer que seja o seu alvo. Daquelas que, independentemente da situação, fazem tremer jogador e empresário, pelo menos. Temos condições para isso.

Não sei se negociaram um par de milhões, se o fizeram então ficou claramente curto, porque pagámos a mais por quase todas as contratações, aqueles que não os alvos ficam muito aquém - Mangas, Kocho e Alisson.

Na minha opinião a solução não é chegar e pagar o que nos pedem e mais um par de botas, há que selecionar os alvos com critério e assertividade. De que serve andar com propostas ridículas por Yeremay se já sabemos que ele não sai? Para quê ir tentar alvos com clausulas altas e blindados como o Tzolis? Não faz sentido nenhum, e não me parece boa gestão.

Os alvos têm de ser mais-valias sim, mas também têm de ser realistas e concretizáveis. Agora, concordo com a inaptidão gritante revelada no verão e da total impreparação das pessoas que têm essa responsabilidade na SAD. Relembrar que o mercado de verão foi o primeiro mercado onde a nova estrutura da SAD teve essa responsabildade e foi um desastre total. Não se colmataram algumas das posições-chave identificadas há meses e meses e os jogadores que chegaram demoraram uma eternidade a fechar e foram overpriced.

1 Curtiu

Neste momento temos isto:

• Rui Silva
  • João Virgínia

-

• G. Vagiannidis
  • I. Fresneda

-

• R. Mangas
  • Matheus Reis

-

• G. Inácio
  • Eduardo Quaresma

-

• M. Hjulmand
  • G. Kochorashvili
  • H. Morita
  • João Simões

-

• F. Trincão
  • Alisson Santos
  • Maxi Araújo (neste momento deve contar para extremo)
  • Salvador Blopa

-

• F. Ioannidis
  • Luis Suárez
  • Rodrigo Ribeiro

Lesionados / CAN:

• O. Diomande
  • Z. Debast
  • Nuno Santos
  • D. Bragança
  • G. Quenda
  • Pote
  • G. Catamo

Temos 17 jogadores de campo disponíveis, a contar com o Ioannidis que ainda parece estar a jogar limitado.

Espero que o D. Bragança seja o reforço para 10 que precisamos, quando voltar a estar disponível. Claramente o Trincão prefere jogar pela direita, o seu posicionamento nos últimos jogos demonstra que a equipa técnica já percebeu que ele se perde no meio. Pelo menos em processo ofensivo.

Neste mercado o objetivo deveria ser um EE, tal como no último. Parece ser o ponto mais débil da equipa.

Para além do EE como é óbvio (já estamos há 2 anos atrasados com essa contratação), claramente também fica a faltar um MC!

1 Curtiu

Pergunto-me se serei o único a ver que falta um médio centro no plantel?

Não é de hoje, até com o Felicíssimo já tivemos que jogar naquela posição.. alguém acredita num resultado positivo esta época sem a contratação de um jogador para esta posição?

1 Curtiu

Acho que já se sente isso há 4 ou 5 épocas. Sempre com 3 médios no total do plantel.

1 Curtiu

O plantel na próxima época tem de levar uma grande volta, resta saber se está estrutura que contrata jogadores a passo de caracol o consegue fazer.

Saídas obrigatórias- Morita, M. Reis, St.Juste, Alisson,

Saídas desejáveis mediante algumas condições: Um dos laterais direitos, G. Inácio, Kocho,

Entradas- Travassos, um defesa central bom no jogo aéreo, dois médios (um 8 de categoria e um 6 com alguma qualidade para suplente), 1 extremo esquerdo.

Depois todos os titulares que saíssem e que não estão na lista acima referida deviam ser substituídos por jogadores de grande qualidade. Nessa situação poderão estar Diamonde e Hulmand.

1 Curtiu

A questão dos médios vai ser engraçada vai, se o Bragança não voltar a um nível alto, tens apenas o Simões, porque Kocho/Morita têm de sair os dois, + a venda do Hjulmand, a brincar a brincar ainda tens é de ir buscar 3 médios, porque mesmo com Simões/Bragança, acrescentar apenas 2 médios é curto, aqui já vamos estar com um problema do crlho.

Os laterais direitos são para sair os 2, é agora ou nunca, ou enganas alguém e fazes dinheiro com Fesneda e recuperas algum ou nunca mais, ainda assim, a ficar um seria o Grego que ainda pode dar alguma coisa ofensivamente.

Como grandes vendas eu faria com o Hjulmand, Inácio e Pote, sendo este último praticamente impossível de acontecer, suspeito que será Diomande/Geny em vez do Inácio/Pote.

1 Curtiu

No próximo ano limpava ainda mais o plantel, mas duvido que seja possível ou em parte até desejado uma revolução grande.

Ainda assim, pelo menos um dos DD, Diomande, Inácio, Hjulmund e Trincão (só se não renovar) acredito que possam sair.

Depois acaba o contrato/está vendido o Matheus Reis, Morita e Quenda.

Ou seja, podem sair praticamente 8 jogadores e isto sem contar com outros como o Kocho ou Geny que acredito que se chegar a proposta certa também podem sair.

Não tenho nem nunca tive medo nenhum dessa renovação, pensa que já saíram, Mendes, Porro, Matheus, Gyo, Ugarte, Palha, lá está, há players que têm de ser vendidos caso hajam propostas apartir de 35/40, Inácio e Pote á cabeça.

O Hjulmand deve sair, é uma grande perda mas também o miolo vai se transformar completamente e sinceramente ja era preciso, não havendo um Hjulmand mas havendo ambição acredito que hajam opções até mais completas noutros aspetos.

Importante limpar de vez mediocreidade:

Kocho, Morita, Reis, Mangas, Fesneda, Vagiannidis é para ir, e apartir daqui já se pode começar a construir um plantel de topo, sendo que para já neste Mercado de Inverno estamos no bom caminho.

Concordo contigo. Embora fica-se com o Fresneda como backup ao titular. No entanto, depende se investirnos num DD forte (o que dúvido seriamente). Mas o mais realista é termos um Travassos/Fresneda | ou Travassos Vaggianidis, ou exatamente a mesma dupla desta época. Pois vai ser um grande problema colocar o Vaggianidis (se é que isso vai sequer ser equacionado).

O Morita e o Kocho saem seguramente. (Eu acho que o Kocho até sai já).

Reis e Mangas também devem sair, embora este último não sei se vai querer abdicar do ordenado que aufere cá, porque a sair vai ser sempre para baixo. Portanto adivinha-se um mercado difícil no que diz respeito a saídas, o que vai certamente condicionar as entradas.

E juntava mais uns quantos nessa lista sinceramente… Deprimente como já estamos a pedir a saída da maioria dos reforços.

Também temos que juntar que o Quenda não fica, e que talvez desta vez o Geny saia mesmo, o Alisson certamente não vai contar para o totobola (e o Biel nem vale a pena comentar).

Muita gente para colocar, e muitas vagas para preencher. Vamos ver se existe vontade e principalmente CAPACIDADE, para recapacitar o plantel com valores seguros.

Excelentes mexidas até agora, pelo menos com o perfil certo, com Luís Guilherme e Faye.
Veremos se confirmam o potencial. :flexed_biceps:

Mangas foi uma excelente contratação para dar profundidade ao plantel, além de ser um gajo impecável e que parece ser uma boa peça no balneário.

Vagia, Alisson e Kocho desiludiram até agora.
Sobre o grego ainda muito falta ver, demasiado cedo para o queimar já. Não tem jogado com confiança nenhuma, tem defendido mal, enfim, uma sombra do que já se viu.

O Alisson tem potencial para decidir, mas tacticamente oferece pouco além da velocidade… tem de defender mais, combinar mais com a equipa. Não o considero “morto” já, não me chateia se lhe derem mais tempo, tal como não me chateia se o emprestarem.

O Kocho, para mim, a maior desilusão. Dificilmente será pior do que já mostrou, mas não mostrou ser de confiança e até diria que já sofremos golos por perdas de posse dele… também não me choca que fique ou que saia já em Janeiro.

É o meio-campo que teremos de reforçar com toda a urgência, uma vez que não queremos um Clayton para 3º PL.

Um 8 “trator”, forte fisicamente e com capacidade de progressão com bola é o perfil ideal para finalizar o ataque ao mercado.
Veremos quem é o escolhido!

:green_heart:

Nuno Santos e Bragança tbm fora. Com pena minha mas não podemos contar mais com eles.

Se renovarem com Nuno com idade que tem é um erro com lesões que ele já teve ! Ele já teve para voltar umas 3 a 4 vezes e alguma coisa atrasava isso não é normal ou è incompetência da estrutura ou não sei ! O Bragança seria bom até ao final do ano jogar na equipa B para ter minutos e recuperar a forma pela minha opinião! Vale o que vale !

Mas quero saber o que o varandas vai fazer se para o ano a equipa vai ter uma razia

Juste último ano de contrato

Morita último ano de contrato

Matheus reis último ano de contrato

Nuno Santos nem sabemos se ele vai voltar a ter rendimento para uma equipa como Sporting

Hjulmand provavelmente 90 por cento que é último ano

Diomande provavelmente 80 a 85 último ano cá

Fresneda ou vagianidis um deles vai saltar no final do ano

Maxi Araújo pode ter mercado em Itália ou Espanha mas depende da proposta

Gonçalo Inácio tentar fazer uma boa venda nem que seja entre os 30 e 45 milhões para algum mercado europeu ou Arábia já que pagam bem !

Kocho provavelmente vai ser emprestado mas ainda não se sabe

Alisson 100 por cento vai ser emprestado no próximo ano ou mesmo ainda em janeiro depois tem continuação no próximo ano vai ser bom para ele !

Os dois pontas que temos 90 por cento vão se manter cá sem problemas

Pote uma incógnita porque ele está numa fase de muitas lesões e cada vez que recupera e volta tem uma recaída !

Geny tem duas opções ou fica mais um ano ou com proposta de 20 a 25 milhões seria bom para o Sporting

Para mim investir num guarda redes entre os 15 e 20 milhões seria um melhor investimento para um guarda redes para uns ,4 ou 5 anos com margem para vender pelo dobro ou perto disso com margem de progressão e o que não falta aí são guarda redes matinha o Virgínia para segundo guarda redes que está ótimo !

Se lembrarem de mais alguma coisa coloquem aí no fórum rapaziada !

Época 25/26 meus amigos… não época 26/27!

Esta época foi um desastre a nível de planificação, a política desportiva mudou de pouco mas bom para muito manco low-cost a ver o que vai dar. Pagou-se dinheiro excessivo em quase todas as contratações e chegou apenas 1 jogador de qualidade extra - Luis Suarez.

3 Curtiram

Não te preocupes.

Dou te já um preview da época 26/27.

3 meses de novela com o yeremay para no final não contratarem ninguém porque “fica para o mercado de inverno”.

1 Curtiu

Neste momento, em termos de qualidade, vejo o plantel como algo assim:

Patamar 1:

Pote, Trincao, Maxi, Diomande, Hjulmand,

Patamar 2:

Rui Silva, Debast, Quaresma, Inácio, Nuno Santos, Matheus Reis, Bragança, João Simões, Catamo, Ioannidis, Luís Suarez

Patamar 3:

Virgínia, Vaggianidis, Fresneda, Mangas, Morita, Kocho, Alisson

Para a próxima época é substituir jogadores do último patamar por jogadores do nível do primeiro.

3 Curtiram