Preparação Época 2025/2026

A situação do central é conversa de jornais, não faz qualquer sentido.
Temos o Quaresma e o Debast como segundas linhas.
O Matheus também lá pode jogar. O Ramos e o Muniz também servem perfeitamente para uma emergência.

Pela conversa do Rui e não mudando nada até janeiro, as necessidades vão ser as mesmas.
O extremo esquerdo e o “Jota”.

Existe a forte possibilidade de entre Inácio, Diomande e Debast 2 deles saírem saírem no próximo Verão.

Existe a forte probabilidade de o jogador a adquirir para central seja um Sul Americano (aliás quando se falava muito da saida do Diomande parece que oferecemos dinheiro por um central Brasileiro).

O campeonato brasileiro acaba em Dezembro, que é a melhor altura para comprar lá.

De facto contratar um central em Dezembro para jogar 18 dias em Janeiro não faz sentido, apenas como recurso. Agora não me admirava que fosse contratado em Dezembro para estar no ponto certo para liderar a equipa a partir do verão seguinte e bem adaptado ao país e ao nosso futebol.

Isso é outra coisa. Isso é preparação para a próxima época.

Agora, quando se fala de um central por causa da CAN, não faz sentido.

1 Curtiu

Começamos a perceber que este mercado foi um fiasco dos grandes. E digo dos grandes porque a maioria das contratações foram de risco, apostando em jogadores que flopando têm um mercado muito reduzido e que foram contratados por valores avultados, sendo que isto vai ser um bicho de 7 cabeças para os colocarmos. Se os reforços continuarem nesta senda o único que se vai safar é o Suárez e quiçá o Alisson.

Vaggianidis, Ioannidis e Kocho são por agora as maiores preocupações. Mangas acaba por ser algo irrelevante, ainda temos o desaparecido Matheus para fazer aquele lado caso seja necessário, mas confesso que não esperava grande coisa dele.

O Virginia, também não se pode apontar nada por enquanto, mas a realidade é que com o Rui Silva a dar casas nos jogos mais importantes e a mostrar uma enorme falta de confiança, o Virginia dá muito poucas garantias para jogar no lugar dele, foi um grande desleixe esta aposta para número 2, quando na realidade devias ter sido investir num Guarda-redes para agarrar a baliza num curto espaço, (próxima época) já que o RS dá ares de ser um GR com curta longevidade (referi isto na pré-temporada e continuo com a mesma opinião).

É pessimo quando se gastam tantos e tantos milhões e temos 0 reforços a impor-se no 11. Preocupante, mas preocupante a sério.

Em breve saberemos se o scout é assim tão bom ou se afinal era mesmo o entorno do Ruben a definir os alvos corretos.

2 Curtiram

Qual o risco dos jogadores Vaggianidis, Ioannidis e Kocho?

Tirando o Ioannidis quem foi comprado acima do valor de mercado?

Parece que temos uma necessidade de entrar em descrédito total muito rapido só por causa de 1 ou 2 jogos.

Com a alteração do RA para o RB, o sistema de jogo alterou imenso e tinhamos jogadores muito preparados para jogar num sistema de 3. como tal esta transição dificilmente seria feita apenas num ano.

o LD grego parece-me uma boa adição ao plantel que ainda se está a ambientar e se adaptar, mas é claramente um upgrade ao que tinhamis

Centrais - sem Diomande falta claramente um central mais fisico, mas sem sair nenhum dos outros centrais seria dificil fazer essa aposta.

LE - contamos com o Maxi, e recuperação do Nuno Santos. o Mangas foi apenas um jogador de recurso que até penso estar a sair melhor que a encomenda.

MC - com a previsivel saida do Morita, fizemos uma antecipação e fomos buscar o Kocho, jogador barato e interessante embora ainda seja preciso melhorar em algumas circunstâncias. Preocupa-me mais o Morten, e nada tem a ver com o penalty do último jogo, mas sim o nivel exibicional. Não consigo entender se é um motivo fisico, ou se continua chateado por não termos deixado sair.

Extremos - aqui não existe desculpa, é vergonhoso não termos contratado o EE. Jota para mim só fazia sentido com a venda do CATAMO.

PL - Harder está muito longe de ter capacidade para ser titular indescútivel. Forçou para sair e ficar com ele penso que seria problemático. Fotis era um namoro antigo e jogador que pode render muito mais a curto prazo do que renderia o Harder. embora reconheça que se Harder foi humilde e trabalhador pode chegar a um patamar muito superior.

Como tal, para mim apenas existiu um erro na preparação do plantel. A falta do EE

O Ioannidis, e o Vaggianidis são jogadores que flopando haverá muita dificuldade em recuperar o dinheiro investido ou perto disso devido às performances do passado e há nacionalidade, que por muito que tentem ignorar, influência.

Os dois foram comprados acima do seu valor, não foi só o Ioannidis.

O Kocho é um caso diferente, não foi uma aquisição muito avultada, mas é um jogador que não lhe vejo muito mercado, pelo menos a julgar pela falta de leilão de um jogador que estava a custo zero, mas aqui até posso estar errado, é difícil definir, mas é a sensação que me dá.

o Fotis efetivamente a época passada estive com um rendimento mau, mas isso não quer dizer que seja mau jogador. Tem caracteristicas muito boas, que se adaptam mesmo muito bem ás nossas necessidades.

O Vagiannidis porque motivo dizes que foi um FLOP? o ano passado fez quase 40 jogos na grécia.

O Vaggianidis é um lateral ofensivo que na sua carreira tem 5 assistências e três golos em quase 100 jogos num clube grande do seu País. É manifestamente pouco para este tipo de lateral. Compreendo melhor estes números num lateral mais defensivo como o Fresneda que ainda assim a época passada fez 3 golos. As estatísticas não abonam muito a seu favor, mesmo que se mostre insuficiente, seria bom que apresenta-se números melhores para não nos entalarmos.

1 Curtiu

Mas não é por não ter grandes números assistencias e golos que se possa chamar de Flop.

Se existe coisas que acho que o Sporting está a fazer bem é a análise dos reforços.

Grande parte das jogadores para além de números (que obviamente também são importantes), é feita uma análise exaustiva a diversos fatores, e talvez por esse motivo dê a entender que temos um grupo de jogadores que se dão muito bem. Aparentemente temos um grupo bastante unida.

Sinceramente a única coisa que consigo apontar de forma negativa ao nosso mercado é mesmo não ter entrado uma craque para EE.

Não dizer que não gostasse que se tivesse trocado Debast ou Inácio por um central mais fisico por exemplo. Ou trocar o Catamo por outro tipo de extremo. Mas sinceramente se tivesse vindo o Yeremay ou Kevin acredito que estariamos com um dos melhores planteis da nossa historia.

Eu acho que esta época estivemos muito mal nesse ponto. Quando investimos 70 a 100M e entra apenas um jogador no onze alguma coisa está mal, muito mal. E esse que entrou, entra porque não existe mais nenhum.

Por outro lado tens records de casos de indisciplina. Será essa avaliação tão exaustiva quanto se diz? Como se contrata por exemplo um jogador como o Just? Temos melhorado, mas esta temporada voltamos a baixar o padrão de acerto e aumentamos o de risco. Gambling qualquer um faz.

Concordo, mas tens de ter a percepção que somos um clube vendedor e que investimentos desta ordem têm de ser para titulares de caras. Acho que esta temporada se os reforços não atinarem vão-nos passar fatura no futuro.

É um bom plantel. Mas quando sai um titular notas logo a quebra. Repara que continumos a depender dos mesmos.

E vou-te dizer que o Suárez tem estado com a estrelinha, esperemos que siga assim até ao fim do campeonato. Porque a maior parte dos golos e pênaltis e chouriçadas. Interessa é que elas entram e ele está lá para as meter. Mas tem que ser mais incisivo. Porque se lhe passa a vaca vamos passar mal.

Não consigo concordar.

Suarez tem feito um trabalho brutal, é um trabalhador nato, que faz muita pressão na frente e recupera várias bolas, consegue segurar bem e associar-se bem com o Pote e Trincão.

Nos primeiros jogos da época falhou algumas bolas faceis, enviou algumas aos ferros. nos últimos jogos marcou 2 ou 3 golos esquesitos ou chouriçadas como referes. Não me parece que a “Vaca vá passar” e se assim acontecer estou muito mais confiante com o Fotis do que estaria com o Harder.

Fresneda tem vindo a crescer e a ter minutos, mas parece claro que o titular é e será o Vagiannidis.

Quando referes que falta banco, e sem lesões terias qualquer coisa como:

Gr- Virginia não gostei da contratação, mas cumpriu quando foi chamado

LD Fresneda algumas exibições interessantes, embora considero que seja curto do ponto de vista ofensiva

CC - Debast e Quaresma

LE - Mangas e Nuno Santos

Medios - Kocho, Simões, Bragança

Extremos - Catamo e Alisson. falta aqui a truta

Pl- Fotis

Não me parece que seja assim tão mau banco. Vê o banco dos nossos principais adversários.

Concordo com tudo isto. Mas o golo é o mais importante, ainda estamos para perceber se é o que queremos (quero muito que sim).

É normal a partir do momento em que temos uma opinião bastante diferente em relação à qualidade dos reforços.

Eu não estou assim tão seguro. Acho inclusive o Fresneda mais fiável que o grego.

Do meio campo para a frente é fraquinho para o nosso nível. Deposita-se esperanças no Alisson e no Simões que são dois jogadores longe de estarem feitos. O resto são medianos (e eu aprecio muito o Bragança, mas está sempre roto).

temos a melhor profundidade do país, sem dúvida. para isso contribui a base sólida e o avanço significativo que temos dos últimos anos. ou seja acontece APESAR deste mercado.
o mercado trouxe qualidade decente, especialmente para as competições internas, mas a preços desajustados da real qualidade dos jogadores e sem grande perspetiva de retorno e mais valias futuras. para mim é chocante gastar 70M em suarez, fotis, vagiannidis e kocho. é um gyokeres em jogadores que francamente no melhor dos casos são bons para a liga portuguesa, estando longíssimo de serem sequer considerados para um patamar superior, que tem de ser o endgoal das nossas compras.

2 Curtiram

É fundamental o plantel ser dotado de jogadores com um perfil físico mais acentuado.

Andorinhas em Portugal ainda disfarçam pela diferença técnica e pela natural superioridade teórica face a 99% das equipas, na Europa a história é outra.

1 Curtiu

Mercado janeiro: Vender Inácio e Geny, ir buscar central esquerdino experiente e extremo esquerdo. Bónus seria despachar um dos laterais direitos e contratar alguém de jeito.

Não acho prioritária a venda do Inácio e Geny. É prioritária a colocação do St. Juste. Eventualmente, a colocação do Mangas, com a renovação do Matheus Reis. É prioritária a contratação de um extremo esquerdo. A venda do Gonçalo Inácio, apenas com o aparecimento de uma proposta muito boa. Acho que a venda do Geny seria uma boa medida (já o defendi aqui), ponderando-se a contratação de um extremo direito ou, ao invés, do Gustavo Sá. Permitia colocar o Trincão na direita. Trazer o Pote para uma posição mais central e encontrar um jogador para rodar com o Pote ou para jogar em simultâneo com ele.

2 Curtiram

Hoje é dia 8 de Dezembro de 2025 e voltamos a ter os mesmos problemas e a fazer as mesmas perguntas que no ano passado (e que em 2023, já agora). É inacreditável e inadmissível. Com a agravante de que estamos a cinco pontos do Porto e com idas previstas ao Dragão, Guimarães e Braga.

3 Curtiram

Se na primeia semana de Janeiro não chegar um extremo é manter a incompetencia que vem do Verão. Arrastar isto para o fim do mercado é perder 1 jogador para 4/5 jogos.

1 Curtiu

Algo apreensivo com o nosso futuro imediato, devo confessar.

Mais uma onda de lesões, em jogadores importantes no sector ofensivo da equipa e o nosso calendário em Dezembro é bastante difícil.

AVS em casa vai ser o único jogo mais descansado, mesmo assim vamos com imensas baixas.

Depois, Santa Clara(f) para a Taça, Guimarães(f), Rio Ave(c) e Gil Vicente(f).

3 jogos fora depois do AVS, e todos de grau de dificuldade elevado. Com esta onda de lesões… preocupante.

1 Curtiu

Nada disto muda aquilo que devia ser uma prioridade desde o Verão de 2023, pelo menos: um desequilibrador/criativo de pé direito que seja realmente uma adição de muita qualidade, directamente para o 11 e para juntar a Trincão e Pote, ou para poder dar ao Pote o descanso que ele nunca pode ter.

Tendo em conta que no Verão se falavam até em 40M€, nesta fase já nem quero saber de valores. É para encontrar a opção (ou opções), convencer, passar o cheque em branco e trazer para assinar e jogar. O mais cedo possível, assim que o mercado abrir. Simples.

4 Curtiram