Preparação Época 2024/2025

Vocês falam do ala esquerdo como grande necessidade. Até parece que temos um lote de alas direitos de enorme qualidade.

Devo ser eu que não os consigo ver. Onde é que está o Nuno Santos da direita?

1 Curtiu

Opinião subjetiva e apenas minha. Partindo do princípio q n vão fazer mais nenhuma venda e partindo do princípio q supostamente haverá qualquer coisa na casa dos 20 milhões para investir (n sei o q há), acho q fazia mais sentido dividir isso por um DC e PL.

Eu pelo menos do q vejo noutros clubes, noutros mercados e outras ligas n percebo bem essa nova racionalidade de q só podes comprar bons jogadores a partir dos 20 milhões.

N sei, talvez esse raciocínio seja o mesmo dos q acham q os clubes na liga portuguesa vão continuar a vender facilmente jogadores dos 50 milhões para cima, pode ser q esteja a ver isto tudo mal então…

compreendo o que dizes, mas para a direita terás o Geny, o Fresneda (vamos ver se pega ou não) e, em último(dos últimos) caso… o Esgaio.

o Geny, na esquerda, dá metade. ou seja, tens o Nuno Santos e o… Matheus Reis.

mas se me disseres que são precisos dois alas, um para cada lado, eu assino. ainda que isso signifique que se “desistiu” do Fresneda.

1 Curtiu

Mas o Fresneda é lateral, não é ala. O Esgaio no papel é um ala, mas em campo não é nada. O Geny na direita não é ala, é um extremo, tanto que foi necessário na época teres o Reis na esquerda para colmatar isso. E o defesa mais à direita sempre mais junto á lateral.

Se a ideia é para jogar com dois alas, está curto.

Ontem houve uma grande diferença de atitude na segunda parte. Isso e indiscutivel. Mas estes jogadores no ano passado não eram bons rapazes. Uma equipa com Hjulmand, Gyokeres, Diomande, Pote, Nuno Santos, Geny, Matheus Reis, etc que no ano passado ganha o jogo decisivo aos 92, que empata em 2 minutos.no dragao e que faz a reviravolta em montes de jogos e que na fase decisiva da epoca passada nao da hipoteses a ninguem não é um conjunto de bons rapazes. Ontem sim, foram. Mas não o são

Da mesma maneira que o Porto no ano passado quando se deixa empatar em dois minutos no dragão nao era um conjunto de bons rapazes

2 Curtiram

se a ideia é jogar com dois alas… para que raio se foi estoirar tanta peseta num lateral?

mas também ainda estou para ver como é que as peças se vão encaixar quando estiverem todos disponíveis…
a amostra está deturpada.

Devíamos ter contratado o Rodrigo Gomes. Resolvia alguns problemas e joga muito, na minha opinião.

2 Curtiram

Parece que é ideia para este ano. O ano passado a ideia era ter o ala à esquerda, o gajo mais recuado na direita. É a minha leitura.

1 Curtiu

Faz mais sentido jogar com 2 DC, ou olear a merda dos 3 centrais do que andar a meter mais milhões em centrais, quando tens: Diomande, Inácio, Debast, Quaresma, Just, Muniz e o Reis que é tão bem considerado por aqui, só faria sentido saindo o Just por 10 e metendo esse dinheiro no tal central.

Temos mesmo uma panca por centrais que é uma cena doida, cum crlho.

Olha que a dupla de médios também serve para os jogos pequenos mas nos de alto de nível ficas sempre atrás dela, não há desiquilíbrio nenhum ou golo, mesmo gostando muito do Hjulmand e até do Morita.

Era reformular agressivamente o ataque, o único garantido era o Gyokeres, as alas e se possível um médio de topo.

1 Curtiu

Ninguém vai pagar nada pelo Juste. E vejo muito elogio ao Diomande mas qtos jogos decentes fez depois do CAN?

Demasiadas dúvidas para ver no q vai dar, esta coisa do temos de meter as fichas todas no grego e o resto dão um jeitinho n me parece forma correta de pelo menos ter um plantel mais equilibrado.

E gostava sinceramente q me explicassem a regra sagrada de q n podes contratar 2 bons jogadores por 20 milhões e só a partir dos 20 milhões é q são bons.

Só narrativas, o q n falta por essa Europa fora são clubes q contratam por esses valores no mercado, se calhar n ficam é reféns da política do só vendo por 50 milhões, como se qualquer gajo aqui seja craque mundial.

Para mim essa dos 20 é mito desta direção serem uns nabos a negociar, sempre foram.

Podes e deves meter os milhões necessários para melhorar a equipa, como é o caso, agora com a qualidade individual dos centrais que tens, tens é de arranjar maneira de os meter a jogar futebol, melhorar os duelos defensivos a linha, as abordagens, porque não é normal com a qualidade que têm a quantidade absurda de erros, e digo isto sem estar sequer em pânico, todos serão melhores que o Coates, aqui culpo mais o treinador pela responsabilidade que dá aos centrais no nosso jogo, a bola deve estar o mínimo de tempo possível nos pés dos centrais, e nós andamos a circular em risco máximo, passes do GR com o jogador pressionado, bolas no Hjulmand completamente engolido para que no maximo a devolva, não faz sentido nenhum.

De resto, livrem se de espetar mais guito em centrais, fds, com o ataque miserável que temos, as lacunas nas alas os centrais e o Amorim que se arranjem que qualidade não falta.

Isso é tudo muito bonito mas espetar 25 milhões no grego e n vir mais nenhum central com características diferentes dos q tens no momento vai correr mal, gostava de estar enganado mas anda muita gente iludida há demasiado tempo com a suposta qualidade superlativa dos nossos centrais.

E n vou dizer mais nada sobre este tema pq infelizmente o tempo vai dar-me razão, sobretudo nos jogos de exigência máxima.

Em cima disso ainda vamos ter dúvidas na posição de GR, como acho q é impossível fazer pior só pode melhorar, mas qdo vejo tanta gente a pedir o Israel a titular é sinal de q o suposto plantel maravilha está cheio de buracos.

Eu vi foi os centrais desde os 30 a levarem com o adversário de todos os lados, e o meio campo alas e PL todos metidos nos últimos 30 metros a ver jogar, isto eventualmente há de dar merda, juntas a isto uma responsabilidade tremenda na saída de bola, é fdd, digo isto porque ou são os passes do Inácio ou Debast ou arrancadas do Geny ou nem sais lá de trás, é ver como é que saiu o Inácio do jogo ou o Quaresma que se fartou de correr, sempre com tudo, na posição deles não podem andar a fingir que correram, e parece me que apesar do descalabro o problema não está só aí.

Sobre o grego pode parecer que não mas junta ló ao Gyokeres pode ajudar a resolver ou disfarçar muita coisa.

Faltam te locomotivas, como os 2 que dei de exemplo para a frente, e mais 2 para as alas para alternar com o Nuno e Geny, isto num mundo perfeito, assim como pelo menos 1 médio para juntar ao Mateus e Hjulmand.

GR nem vou falar, acredito no Callai, e o Israel pode evoluir, mas o 4° golo ontem foi das maiores parvoíces que vi num jogo de futebol, sendo ou nao traiçoeiro é ima abordagem ridicula, mas la esta espero que tenha sido completamente um caso isolado.

1 Curtiu

Nós, no campeonato, jogamos 90% dos jogos em organização ofensiva.

O nosso foco é ser campeão! Mais nada.

Por mais que se queira as taças e fazer brilharetes nas competições europeias, não conseguimos fazer isso tudo.

O objetivo tem que ser bi campeão!

Desse modo, e uma vez que se jogará mais em organização ofensiva, faz sentido os jogadores que temos atualmente e os que jogaram ontem.

Quando o nível subir (jogos vs grandes e jogos na Champions), temos que nos adaptar e procurar colocar jogadores com outro tipo de características.

1 Curtiu

A mim parece claro que o plantel é curto…

Já o era no ano passado, este ano está mais ainda!

Ouvimos falar que esta época estava a ser preparada há muito tempo, com muita antecedência, mas com o decorrer do início de época isso parece-me bem longe de ser verdade.

Não digo isto por termos perdido a supertaça… a supertaça serve só como pontapé de saída oficial da época, e nesse momento o plantel é curto!

2 Curtiram

As épocas começam a ser preparadas com muita antecedência e nós chegamos a dia 5 de agosto e estamos assim!!
Baliza estamos mal, para mim o menos mau é Callai mas joga mal com os pés
Ala direito para competir com o Geny não existe (Esgaio e Fresneda não servem e Quenda preferia que fosse extremo)
Ala Esquerda para competir com Nuno não existe
Centrais temos 6 com o Matheus embora eu não goste dele, depois um miudo e um sempre lesionado
Médios estamos bem.
Extremos temos 2 visto que o Edwards não quer nada com isto e Ponta de lança deve estar em alguma novela da TVI
E de quem é a culpa? Treinador? Presidente? Viana? De todos eles?

1 Curtiu

Como habitualmente e com a ideia de plantel curto, parece-me que a escolha para esta época será o Catamo à direita e o Nuno Santos à esquerda, ficando o Quenda à direita e o Catamo à esquerda, quando necessário.

Continuo a ler com alguma insistência algo que me parece que convém começar a ser perceptível. O Coates não foi substituido pelo Debast nem por ninguém. Acredito até que o Amorim ainda não tinha avançado para este novo sistema devido à presença do Coates no plantel, mantendo um sistema que potenciava ao máximo o nosso capitão, protegendo os restantes defesas. Neste novo sistema não há um “patrão” da defesa.

A necessidade de um outro avançado/PL prende-se por algo que começa a ser regular: Trincão não surge como jogador realce nos jogos grandes. Edwards teima em ser um gajo com qualidade técnica mas pouco compromisso.
Gyokeres parece não ter “meio-termo”… corre bem e parece uma locomotiva misturada com um TGV, não corre bem e parece que vem com um pneu furado. Claro que a condição física não ajuda. Mas o antes e pós operação mostram um Gyokeres mais frágil, com a constante perseguição e não proteção por parte dos apitadeiros e consequente abuso dos adversários, é uma mistura complicada.

1 Curtiu

Tal e qual…

Só tenho uma duvida, é que Debast vinha com rotina de uma defesa com 3 centrais/ linha de 5 a defender…o que faria todo o sentido na forma como jogávamos.

3 centrais, pela direita, pelo centro? A ter de assumir saída de jogo? Ou com um central como líbero? Ou nesta defesa de 3 que passa a 4, em que tens:

Quenda - Quaresma - Debast - Inácio - Catamo

e quando começas a construção de jogo, além da bola passar muito pelo GR, passas a ter

Quaresma - Debast - Morita - Inácio

com o Hjulmand a fazer também por vezes o papel do Morita?

A rotação da defesa é avassaladora. Todos têm de estar praticamente perfeitos.

Isso com Akanji, Stones, Walker e Ruben dias e rodri até funciona!