Preparação Época 2024/2025

Mas se ganharmos já está tudo bem?

Por ordem de importância:

Ponta de lança

Central

Ala esquerdo/ avançado esquerdo

Considero que o Sporting necessita de ir ao mercado por alvos para estas posições se pretender fazer alguma coisa desta temporada.

A falta de uma alternativa a Gyokeres é por demais evidente e já muito discutida. Ontem ficou evidente que o Sueco nesta altura só ainda aguenta 45/60 minutos de jogo.

E não existem alternativas validas no plantel, Rodrigo Ribeiro é apenas e só uma terceira opção com muito boa vontade.

Vender Paulinho sem assegurar um reforço foi um tremendo erro de planeamento.

Depois temos o central. Saiu Neto, Coates e St Juste estar no plantel ou não estar é a mesma coisa (simplesmente não conta).

É necessário mais um central, e não um miúdo mas sim alguém com experiência e traquejo. Pois a equipa é muito jovem, e ontem foi bem notório a falta que faz alguém que seja uma voz da razão e de liderança dentro de campo.

Coates não só dava qualidade ao centro da defesa, mas era um líder e uma extensão do treinador em campo. O Sporting também perdeu isso com a saída do Urugaio.

Claro que o Coates só há um, mas pelo menos é preciso adquirir alguém com um perfil minimamente semelhante para jogar no centro da defesa.

Depois por último o ala/avançado esquerdo.

Aqui concedo no sentido que as duas primeiras contratações são mais importantes.

Pois se o avançado tiver um perfil semelhante ao Paulinho, capaz de jogar no centro do ataque mas também substituir Pote no lado esquerdo do ataque acho que seria um dois em um aceitável.

O Grego pelo que se descreve do mesmo será alguém deste perfil (se depois na prática possui qualidade para este nível…isso já são outros quinhentos).

E é muito importante o Sporting não poder falhar nestes reforços. É necessário que sejam reforços na verdadeira ascensão da palavra.

Essa foi a diferença na época passada, contratou-se pouco mas bem.

5 Curtiram

Concordo com tudo mas estou a ver isto mal parado. O campeonato começa na sexta, faltam 3 semanas para fechar o mercado e o único nome falado para nós é o Ioannidis que, sinceramente, acho que não vem.

Muito apreensivo.

2 Curtiram

Portanto se o Gyo não tiver o Grego é o titular e simultaneamente a alternativa ao Pote?

Vamos para a quinta época sem um jogador explosivo para competir com o Pote?

Não brinquem com o ataque mais um ano, os outros com jogador banais mas rápidos e explosivos, cheios de alternativas a irem atrás de mais um craque, com 2 pedreiros atrás, conseguem fazer das nossas táticas de n°10 a centrais uma piada…

Não temos capacidade física á frente, nem para pressionar nem para empurrar o adversário uns metros para atrás, nem par a jogar na profundidade ( excluindo Gyo), é impressionante o desprezo que se dá aos “extremos” avançados no Sporting, impressionante…

2 Curtiram

Continuamos coxos e na esperança que nao aconteça nada a nenhum dos titulares e que sejam super herois pra aguentar os jogos todos incluindo os da Champions. Não tragam mais ninguém nao

4 Curtiram

A incompetência a ficar visível

2 Curtiram

Concordo.

Já o disse o ano passado, é preciso mais gente (+ quantidade), com qualidade.

De caras, acho urgente reforçar 4 posições, pela falta de soluções de banco e pelas possíveis ausências por lesão/fadiga/castigo.

Acho essencial:

• 1 avançado para juntar ao Gyokeres com características semelhantes
  • 1 extremo com capacidade de desequilíbrio (+ forte fisicamente e rápido)
  • 1 ala esquerdo
  • 1 defesa central (para o meio)

A partir daqui, tudo se organiza.

Ficamos com:

• GR (vou dar confiança aos que os escolheram)
  • Ala direito (Geny, Quenda, Fresneda, Esgaio)
  • Defesa central direito (Debast, Quaresma e Juste)
  • Defesa central centro (Diamonde + 1)
  • Defesa central esquerdo (Inácio, M Reis)
  • Ala esquerdo (Nuno Santos +1)
  • Meio campo (Bragança, Hjulmand, M Fernandes, Morita)
  • Extremos (Trincão, Edwards, Pote, +1)
  • Avançados (Gyokeres, RR, +1)

O plantel, SE NÃO TIVER estas contratações, ficará extremamente curto para esta nova época.

4 Curtiram

Acham que o Amorim deve continuar a jogar só com 2 centrais ou deve jojar com 3 centrais como nas épocas anteriores?

Na minha visão, não devia alterar o que de bem foi feito no passado

Muito menos num ano em que há perda do patrão da defesa

2 Curtiram

O tópico devia mudar para 25/26, esta é mais uma preparação que ardeu, aliás, como é apanágio da dupla Varandas/Amorim.

Falta tanta coisa a este plantel, como todas as épocas, o plantel curto, desequilibrado e o défice físico( desde 22/23), isso vai continuar.

O que devia acontecer

Entradas:
LE: É inadmissível continuar ano após ano com M.Reis e Nuno Santos como soluções, repito, isto são jogadores do 1º ano de Amorim, para se ver o nível de ambição do treinador e estrutura, desde N.Mendes que não temos ninguém acima da média, Matheus não tem velocidade e técnica para ser lateral, é muito mais central, Nuno Santos é muito mais extremo, que médio ala, defensivamente tem muitos problemas, para além de ser algo unidimensional, é rápido, tem bom cruzamento, mas tecnicamente é demasiado limitado para jogar ali, para quem dizia que este ano era laterais puros…

LD: É talvez a posição que mais me preocupa, é incrível como Fresneda ainda consegue ser pior que Esgaio, teve ali um lance ontem na bandeirola, onde mostrou uma falta de técnica assustadora, contratou-se um lateral de linha de 4 para um sistema de 3, genius :weary:
Catamo dá para desenrascar nos jogos pequenos, mas é outra adaptação, será sempre um ala, nunca um lateral ou defesa quando for necessários em jogos grandes, eu defendo sempre laterais de raíz, nunca gostei de adaptações, pés trocados é nas alas, não é a meio-campo.

DC: Sendo St Juste um lesionado crónico e tendo no máximo 5 centrais, acho que faria sentido 1 central mais experiente, mais de marcação para o meio, pois não vejo no Debast o jogador ideal para ali, mas sim na direita, foi por aqui que Amorim começou a perder o jogo, Diomandé não sou fã, mas é o único com caraterísticas físicas para jogar ali e está mais integrado na dinâmica da equipa, acho que o Amorim tomou demasiado em conta o jogo com o Bilbão e a expulsão do Dio com o Sevilha.
Detesto o Pepe como pessoa, mas era o tipo de central que punha ordem na defesa, senão vamos sofrer em jogos apertados.

Meio-campo, para mim fazia todo o sentido um box-to-box, não consigo gostar muito de Morita e Bragança, bons jogadores, mas para jogar a 2, acho que são curtos, não dão a resposta física necessária, além de nao terem chegada à área, Mateus é o que mais se aproxima de box-to-box, mas precisa de ser trabalhado como foi Matheus Nunes, poderia aproveitar a presença de Matheus para evoluir.

Alas: Demasiados extremos-diretos, mas poucos alas esquerdos, há Pote, N.Santos pode jogar ali, mas conta mais como lateral, portanto a vinda de Chiquinho fará sentido, estranho é Amorim demorar 5 anos a perceber que precisa de verticalidade e 1 vs 1 nas alas-.-.
PL: Acredito que venha o grego, ficamos finalmente com 2 PL acima da média, Paulinho era um bom suplente, sobretudo com o sueco, mas nunca foi top, fazia falta um 3º PL, mas para Amorim 3 é demais para 55, 60 jogos, é por estas mentalidades, que o Sporting ganha uma liga de vez em quando e se perdem constantemente taças, na Europa é melhor nem falar.

O que vai acontecer:
Entrada de Chiquinho e do grego e novamente um banco cheio de defesas centrais como Amorim tanto gosta, laterais, médios agressivos, centrais duros, isso não interessa, se um dos PL se lesionar, é meter os putos que nem na B se mostram, planeamento topo di gama.

Rezar que não hajam lesões, fazer o bi, sair Amorim e desejar que o novo treinador, saiba planear uma época, pois com Hugo Viana e ca, nem daqui a 1 ano temos reforços, a minha esperança está na próxima preparação, nesta não tenho ilusões, já são 7 anos de fácil fácil do Dr.Vagandas.

Próximas eleições, aparecer um candidato a sério e acabar com esta bandalheira que se assiste no clube.

Claro que se existir alguma saída, nesta altura é pouco provável, terá de vir um substituto, mas a avaliar pelo perfil desta época, virá um jogador pior, portanto, é entrarem os 2 reforços e não estragar mais.

8 Curtiram

Fechem isto. Navegação à vista

1 Curtiu

O ser orc estava cheio, e decidiste inscrever -te neste forum p ver se tinhas 2 m de atenção?!

Não posso dar a minha opinião, não se pode criticar a dupla Varandas/Amorim que se é logo lampião, grande mentalidade a tua :unamused:, continua a meter paninhos quentes no trabalho desta dupla, por sermos campeões nacionais, não quer dizer que esteja tudo bem, os planeamentos tem sido época após época, todos amadores, só não vê a realidade, quem não quiser ver e eu não me contento com mediocridade.

Se 2 campeonatos em 4 anos é mediocridade… Se por perderem um jogo mandas logo TD a gente embora… Ou é alerta lampião… Ou alguém que anda a jogar MT FM…

1 Curtiu

não tens noção do ridículo que é pedir a demissão de um treinador bi campeão, que o colocaria com 3 campeonatos em 5 anos, num clube que antes da sua entrada conquistou 3 em 37 anos?
isto envolvido numa liga onde, tirando esta época onde ainda é incerto, beneficiou sempre do terceiro maior orçamento da liga, ás vezes com metade do investimento do primeiro isto depois de herdar uma equipa miserável e um clube dividido e com mentalidade perdedora crónica?
e o ridículo de achar que a época do campeão nacional, com a base maioritariamente mantida, acaba a época porque perdeu a supertaça?
ainda para mais quando as críticas são coisas do género:

… o Sporting defende a 4 e o fresneda é, com efeito, lateral direito. leva-me a crer que não viste o jogo de ontem nem o jogo com o bilbao.

Claro que podes dar a tua opinião mas quando dizes barbaridades acabas por levar com outros users
Faz parte

O Sporting joga maioritariamente com uma linha de 3, a linha de 4 é apenas pontual, o Fresneda é defesa e não lateral, para o sistema de 3 de Amorim não encaixa, é preciso alguém muito mais ofensivo, mesmo a 4 tem de dar muito ao pedal, sei que é novo, mas parece um barrete tremendo, as limitações técnicas são por demais evidentes, corpo demasiado estranho na equipa, emprestar na La Liga num defesa a 4, num futebol mais aberto, pode ser que não se perca dinheiro.

Mas eu não tenho a mesma visão que tu, eu não vivo do que foi feito no passado, mas sim, no que se pode fazer no futuro, eu nunca questionei o Amorim como treinador, é o melhor da nossa história e dos melhores do Mundo, mas quando se avalia um treinador, tem que ser avaliar todas as componentes, gosto do Amorim treinador, mas detesto o Amorim planificador e a verdade, é que é ele que planeia o plantel época após época, portanto é o responsável para o bem e para o mal.

E eu acho que um novo treinador, mesmo que fosse pior que o Amorim, poderia trazer uma visão diferente na planificação do plantel, mais equilibrado, com mais enfâse na componente física, algo que é desvalorizado pelo Amorim, com a capacidade financeira que o Sporting, exige-se plantéis muito melhores, só ganhar a liga já é pouco para o Sporting, na planificação não sinto que o Amorim possa acrescentar mais, além de sentir o Amorim já algo fatigado de estar no clube.

Aliás, esta última época ele claramente queria sair, até viajou para Londres, antes do final da época, não teve foi convites apelativos, se for bicampeao acho que era a altura certa de sair, as pessoas devem sair em grande, sempre pela porta grande, nunca sabemos o dia de amanhã.

Convinha o avançado e o extremo/ala.esquerdo chegarem rapidamente

1 Curtiu

Os reforços necessários são esses de facto.

Acrescento que temos um conjunto (grande) de bons rapazes.

Necessário acrescentar sangue quente ao plantel, não é preciso partirem vidros, mas é necessário nervo…

1 Curtiu