O facto de ainda ninguém ter aberto este tópico é sinal do nosso bom momento.
Em anos anteriores em Janeiro\Fevereiro este tópico já tinha grandes desenvolvimentos.
Obviamente que nesta fase é muito dificil de fazer previsões, dado que existem muitas incognitas tais como:
- Seremos Campeões?
- O Ruben Amorim vai manter-se à frente do projeto?
- Vendas
Acredito muito sinceramente que ficaremos no top 2, e como tal ou diretamente ou via play-off (claro que temos de o ganhar) estaremos na proxima liga dos campeões.
Muito se tem falado da receita da proxima Liga dos Campeões, mas por tudo o que li irá existir um aumento de receita mas não será tão exponencial como muita gente falou.
Relativamente ao Ruben Amorin, mesmo com muitas teimosias (que custam muito a entender) penso ser a pessoa certa para continuar a liderar o nosso caminho “vitorioso”.
Não tenho dúvidas que no final da época muitos jogadores irão ter abordagens e veremos as que conseguimos resistir.
Diomande e Inácio - os 2 centrais vão ter certamente muitas abordagem e propostas. Gostava que saísse apenas 1 e pelo valor da cláusula, e se tivesse de escolher seria o Diomande, embora seja um dos centrais com mais potencial da Europa (não estou a exagerar) o facto de ter clausula mais elevada e termos 2 boas opções para o lado direito da esquerda.
Morten e Gyokeres - ambos os jogadores foram caros mas penso que surpreenderam positivamento todos os adeptos. Era fundamental que ficassem mais uma época
Nuno Santos, Pote, Morita e Edwards embora nenhum destes jogadores tenha valor de mercado próximo do valor das Claúsulas de Rescisão, não me admira que os empresários possam fazer alguma pressão para as suas saídas para realizarem os contratos da “sua vida”. Se não sairem com estas idades para os grandes campeonatos, será dificil vir a acontecer mais tarde. De qualquer forma gostaria que fizessemos um esforço e ficassemos com todos, embora o Edwards precisa de uma “lavagem cerebral”, não pode passar de craque a nulidade exibicional em poucos dias.
Venda do Fatawu penso que seja certo a sua venda, não sei valores ao certo mais deve rondar 10M
Desejos para próxima época:
- reforma de Neto e Adan
- Acabar a teimosia Esgaio e ser oferecido a alguém
Considerando estas 3 saídas mais a vendo do Diomade, faria um plantel deste tipo.
Guarda Redes: Contratação, Israel. Callai voltaria a ser emprestado.
Ala Direito - Catamo e Fresneda. Importante o Fresneda ser testado para se entender se é solução
Centrais - Juste, Quaresma, Coates, Inácio e Reis. Acredito que o Rafael será emprestado. Dado o potencial de lesões do Juste e Coates necessitavamos de um central jovem, testar o Muniz ou contratar.
Ala Esquerda - Nuno Santos e Reis. Gostava que o Bondo fosse testado na pré-epoca, embora fosse fundamental um jogador com outra categoria para assumir esta posição.
Medio Centro - Morten, Morita, Mateus Fernandes e Bragança (os últimos 3 jogos foram muito bons). Se o Pote ficar no plantel emprestava o Koba e Essugo. Da equipa B gosto muito do Marco Cruz e Diogo Abreu espero que seja emprestados para boas equipas.
Extremos- Pote, Trincão (não era de descartar tentar comprar % de passe ao Barça, está a nivel elevadissimo), Edwards
Avançados - Gyokeres, Paulinho e Contratação (tanto pode ser PL como o extremo mas tem de ter golo. Não me importava que fosse o Mujica)
Se o Diomande saisse por 80M, mais a venda do Fatawu e o acesso Liga dos Campeões penso que financeiramente estavamos equilibrados e com potencial de dar os retoques necessários no plantel, possivelmente com margem para se aumentar o suposto “tecto salarial” para se tentar manter alguns dos melhores jogadores.
Importante acrescentar valor no lado Esquerdo por um jogador diferenciado, quer seja na Ala como Extremo. Se fosse possivel vender o Paulinho e contratar o Mujica não pensava 2 vezes. Embora considere que deveriamos ter 3 opções para a frente de ataque.
Obviamente que saindo mais jogadores fosse fundamental conseguir substituir com qualidade.
Outro aspecto que penso ser importante, é apostar na subida de divisão da Equipa B, não faz qualquer sentido estar na Liga 3.