É um absurdo achar que um ala com 17 contribuições para golo e Março não serve para titular
E estamos, o que não invalida que tenhamos que pensar se devem ou não manter a preponderância na equipa, ser vendidos ou ficar no plantel com um papel secundário, principalmente com 29 anos em posições extremamente exigentes do ponto de vista fisico.
O Nuno varias vezes senta para jogar o Reis que tem muito menos capacidade para desempenhar a função, não devemos ir buscar um ala que seja indiscutivel? O Morita desempenha bem ambas as funções do meio campo, assim como o Mateus que eu tenho em prespetiva que ganhe o lugar para o ano, se fossem ambos vendidos por 20M e isto acontecesse ficávamos a perder em que aspeto?
São obviamente bons jogadores, que se ficarem cá até se apresentarem a este nivel tudo bem, mas achar que não podemos melhorar é um erro gigante, especialmente quando o clube está a crescer a todos os niveis, e como sabes bem não serão necessários 300M, vais fazer dinheiro como nunca fizeste e não podemos parar de investir porque até temos bons jogadores, podemos ter melhores, mantendo ou não esse tipo de jogadores.
Neste momento (novamente, sem pensar na questão das saídas) acho que a única posição no “onze” em que deveria haver investimento era na posição “8”. Não que o Morita não seja um bom jogador, que o é, mas porque jogamos com um “meio campo a dois”, o que é muito exigente para os médios, e porque o Morten (muito bom jogador) não tem a força e o impacto defensivo que jogadores como o Palhinha e o Ugarte tinham/têm, o que me leva a crer que - pelo menos contra equipes fortes - um “8” com mais raça, força e “alcance” faria melhor “parelha” com o Morten.
Se o Mateus Fernandes pode ser esse jogador. Veremos. Espero que sim! Mas ele ainda tem “caminho a percorrer” para ser o “8” de um SCP a lutar para ser bicampeão ![]()
Obviamente, gpostaria de ver um upgrade em várias posições do “onze”, mas a ala esquerda com o Nuno e o Matheus não me parece prioritário.
Eu gosto sempre de pensar que o valor das vendas deverá servir para contratar substitutos para a saída, e “guardar o resto” (para abater ao passivo, designdamente), pelo que neste tipo de análises penso sempre que o SCP só deverá gastar € onde for mesmo necessário.
Quanto aos avançados, concordo. Qualquer lesão (batendo na madeira) ao Gyo e lá se vai o campeonato, tal é a nossa dependência dele.
Para mim, como escrevi, o ideal era Gyo, contratação de boa opção que seja mais valia e outro jovem para “terceira opção”., Paulinho seria o “odd man out”.
Hmmm… Não estou assim tão esperançado que venham jovens capazes de trazer impacto. Talvez o Mateus Fernandes. Essugo está verde (ganhará no Chaves até ao final da época a consistência necessária para ser o regular suplente do Morten?), o Afonso Moreira está a ter uma época para esquecer… os que ainda não fazem parte do “plantel A” ainda terão o seu percurso a fazer (com a excepção do Callai, como escrevi acima).
SL
O Nuno é um jogador que devia ser opção na zona ofensiva, tal como foi na sua primeira época. Não tem potência nem cardio para àquela posição, além de ser um problema frequente no espaço defensivo.
Mal posso esperar por ter um treinador que não consegue meter uma equipa a pressionar, que não sabe montar um ataque organizado e que em outubro já queimou meio plantel em conferências de imprensa. Futebol miserável e uma personalidade que não cria valor em lado nenhum há quase 10 anos, mesmo que leve uma taçazinha ou outra pelo caminho.
Passar de Amorim para Mourinho…
Não brinquem com coisas sérias. Os nossos pontos fortes dos últimos anos têm sido um grupo unido à volta de um líder e um futebol altamente padronizado e atrativo. Querem mandar tudo à fava num verão?
Tem de ser entre Abel e um estrangeiro muito bem escolhido. Dinossauros de egos gigantescos já tivemos um e foi demasiado.
Espero bem que sim. O Mourinho é um desastre. Entra, dá dinheiro ao Mendes, fode o espírito de grupo, fode o fio de jogo fode 2 épocas e fode uns milhões em indemnização.
foda-se
Tendo em conta o que disse ontem, para mim isto seria assim:
Saídas:
- Diomandé (80M€)
- Inácio (60M€ - infelizmente)
- Ádan (0€)
- Neto (estrutura)
- (Paulinho, se fossemos buscar 2 PL’s)
Possíveis empréstimos:
*Essugo (para rodar mais um pouco)
- Callai e Rodrigo Ribeiro ( aqui é para confirmar se vale a pena regressarem para se apostar a sério numa subida da equipa B, caso fiquem é para serem apostas claras e não a tralha que tem sido)
- Pontelo e Koba é para avaliar na pré-época.
Entradas:
- GK (Bento - 12/15M€)
- DC1 (Seguia de perto o Tosin Adarabyio e se não for para o Totthenam oferecia na boa um prémio de assinatura de 6/8M€ + salário de 1.5M€ com promessa de venda se alguém cá viesse dar 60M€) / Sebástian Cáceres e 3M€ prémio de assinatura seria uma segunda opção.
- DC2 (Nicolás Valentini - 6/8M€ - Gosto do estilo da contratação, o jogador termina o contrato no fim do ano está há imenso tempo a dar cartas no boca juniores, conhece o contexto de clube grande e tem um estilo de jogo semelhante ao Inácio, tem velocidade e estatura que cada vez mais importante é).
- AE (Juan Miranda 8M€ prémio de assinatura)
- EXT Esq (Justin Kluivert - 15/20M€)
/ PL ( Josh Sargent 15M€ ou o Ioannidis 8/10M€, acho o primeiro mais interessante)
Plantel:
GK: Bento / Israel / ( B )
AD: Geny/Fresneda/Esgaio (esgaio passa a ter mais papel de antunes/neto)
AE: Nuno Santos / Juan Miranda
DCD: Quaresma/Juste
DC: Coates/Tosin
DCE: Valentini/Matheus Reis
6: Hjulmand / Essugo (se for para aposta séria)
8: Morita / Bragança / Matheus Fernandes
EXT D: Trincão / Edwards / Quenda ( B )
EXT E: Kluivert/Pote
PL: Gyokeres / Sargent / Paulinho (ir buscar o Mujica se sair)
Saldo Global: Saídas (140M€) se não contarmos com os remanescentes mesmo) vs Entradas (74M€) = +66M€
Claro que são contas feitas por alto, mas acho bem exequível e seria engraçado, ficávamos com um plantel super completo, espaço para todos e acredito que em boa posição para continuarmos a subir a fasquia do clube.
o provável 11:
--------------------------------------Bento------------------------------------
--------------Quaresma------------Tosin--------Valentini----------
Geny-------------------------Hjulmand------------------------N.Santos
----------------------------------Morita---------------------------------------
Kluivert--------------------Gyokeres------------------------Pote
Banco/rotação: Israel, Coates, M.Reis.J.Miranda, Fresneda, Bragança, Matheus F., Trincão, Edwards, Sargent…
Ficávamos não só com um grande 11 como com um banco de luxo, metia as minhas fichas em como em pouco tempo seria considerado o melhor plantel em Portugal e claro com o mister a continuar e como o próprio gosta um plantel que não está cheio teria no máximo 25 jogadores fixos que poderiam ser 23 (com o Essugo que a vir poderia sempre fazer parte de um projeto para colocar a B na segunda finalmente, para além de participar em inúmeros jogos na liga e taça pelos A’s
Posto isto, só peço que façam algo que esteja pelo menos dentro desta ordem de ideias.
Vai para o Milan. E desconfio que se o Amorim olhasse para ele, era mais para central do lado esquerdo do que para ala. Dificilmente iria ser opção aí com grande regularidade, numa equipa como o Sporting e neste campeonato.
Mas isso confirmou-se ? a ideia que tenho é que se falou muito disso mas depois nada feito…
Isso é não perceber como joga o Sporting. O Sporting da 1 época nada tem a ver com este, o Santos não tem as características para jogar no trio da frente.
Vamos ter um plantel de 11 gyokeres
Onze bons jogadores.
Tu levas quatro chocolatadas dos matarruanos da atalanta e achas que o onze é uma maravilha.
Sábio.
E ganhas ao tottenham e eliminas o arsenal com arthures, rochinhas, esgaios e parecido. Isto nao é linear.
Ninguém falou em máximo. Falou-se em capacidade para ser titulares ou suplentes. É muito diferente.
Por acaso noutro tópico o @Strikerr tinha-me mencionado isso do número de reforços que se pensa obter. Ou que alguns julgam necessário obter. Eu tenho uma ideia muito minha sobre isso. Primeiro não sou contra plantéis pequenos (tendo equipa B ainda menos), depois acredito em plantéis equilibrados na soluções e terceiro, o Sporting não vende apenas para comprar.
O Sporting tem uma posição bastante deficitária e só essa não vai sair barata, a menos que tenham enorme competência (e uma boa dose de sorte em andar tudo a dormir, menos nós) barato. Gastou-se 46 milhões (e falta pagar objetivos) em 3 jogadores com peso no plantel. Se colocamos numa folha que temos 6 titulares (são 7, mas 4 para 3 lugares), faltam logo 5 titulares. Isso custa quanto? Mais massa salarial a subir, já que necessariamente sobe… E não esquecer que a malta não gosta de emprestados, portanto é sempre a subir. Ainda se juntam mais uns 3 ou 4 (segundo tal ideia de plantel) para compor plantel e nem estamos a falar de saídas.
Sim, 300 era exagero. Mas fazendo contas tudo o que anda por aí, não tão exagero assim.
Mas isto cada um com a sua. Eu, mantendo os jogadores que quisesse, tomara ter 2 guarda-redes novos e juntar mais 2 opção para determinadas posições e não dizia mal da vida. Esse dois, juntando a um espectável regresso (logo passam a 3) já fazem diferença na hora de rodar a equipa em 2 competições.
Não é apenas direcionado a ti, é apenas porque há meses que vejo muita gente repetir o mesmo erro. O rapaz chama-se Mateus Fernandes. Parem com o Matheus.
O Sporting foi eliminado nesse grupo pelo Eintratch…
O ano passado ganhaste um jogo para o campeonato contra equipas do top 5
Este ano ainda não ganhaste um jogo fora contra equipas do top 5
A tendência deste Sporting é ter muitas dificuldades contra equipas competitivas.
Precisamente @Ravanelli ambos são aquilo que deveriam ser todos os suplentes do Sporting, jogadores de alta intensidade que possam entrar ou fazer rotação sem que se note muito a diferença para o titular.
Entenda-se que um suplente não é um figurante como o é Fresneda atualmente ou o foi Fatawu o ano passado.
O problema não é ser ambicioso, é mais ter falta de ambição. Diz-me lá então qual é o nível que deve ter o suplente do Sporting.
Eu acho que só precisávamos de uns retoques. Não é o ideal, mas nunca é.
GR - Aproveitava a boa publicidade do FIsrael e vendia-o, não renovava com o Adan. Ia buscar 2 GR - 1 titularissimo 1 mais experiente (podia ser do tugão) e subia um puto ( O Callai continuava a rodar)
Defesa - Se saissem o Inacio e Diomande ia buscar um DC - não renovava com o Neto, emprestava (talvez) o Pontello e subia o Muniz se saísse "apenas um - não mexia.
Meio Campo - Sem saidas- acrescentava apenas o Mateus Fernandes ( Essugo continuava a rodar)
Laterais - apesar da necessidade talvez não mexesse (apostar no Fresneda)
Extremos - Por boa oferta, considerava a saída do Edwards e contractava 1.
Avançados - Acho que o Gyokeres fica mais um ano, contractava um bom e mantinha o Paulinho (a menos que houvesse oferta que pagasse o valor dispendido nele)
Entradas GR 2- Defesas 1 ou ninguem - Extremos 1 - Avancado 1 = 4 ou 5
Regresso - Mateus F
Emprestimo - Todos os que estão menos o MF
Vendas - 2 Não renovar 2
Esgaio - não comento pq ninguem o quer comprar e o RA gosta dele.
e era isto.
Já vais ter uma descida substancial salarial com a saída de Adan, Paulinho, Esgaio, Neto e se os valores do que recebe o Trincão forem os que se falam e era vender também, apesar de estar a gostar deste Trincão e o Edwards não anda famoso, casos bicudos porque não temos 100% do passe.
Já agora qual é o número de reforços que apostas como realísticos?
Eu percebo a questão do plantel pequeno, mas mais uma época a desistir de competições não é suficiente para perceber 2 coisas:
1- Obrigatório ter 2 por posição de nível alto sem as diferenças gigantes em várias posições?
2- Obrigatório ter 3 PLs de alto nível assim como pelo menos 5 médios?
Acho que não é difícil, vamos ter de ir ao mercado sejam 4 ou 5 temos de ir, uns tão em fim de linha, outros serão vendidos e já há lacunas, vamos fazer uma pipa de massa e temos de investir se possível em jogadores fortíssimos e contrariamente ao que dizem não necessariamente se encontra qualidade apenas apartir dos 20 milhões.
Se querem um plantel curto também tem de haver tomates para apostar no Quenda, Essugo, Barroso, Muniz, Couto, Bondo, Nel, RR ate por que muitos ja podiam ter tido os minutos do Esgaio, Neto etc, e têm qualidade para explodir cá.
Eu espero muitas mudanças, acho que atualmente 18 jogadores que têm capacidade para ca estar e estou a contar com Israel, Reis ( que nao aprecio mas safa a central), Fresneda e Koba que ainda não tiveram minutos suficientes e se isto não é curtíssimo…
Nem toquei nas vendas que vão acontecer, algumas talvez inesperadas, vamos ver…
e ganhaste aos ingleses que sao superiores. logica? arsenal e tot deviam reforçar-se com esgaios e moritas e nuno santos