Preparação Época 2024/2025

desses que mencionas so o paulo tem vencimento elevado, ao nivel dos mais bem pagos

Quantos plantéis portugueses neste século tiveram 3 PL de alto nível? Mais ainda quando só se jogava com um.
O Porto tinha o Falcao e um Walter da vida. O do Mourinho que foi campeão europeu jogava com 2 e tinha o Maciel ou o Jankauskas no banco.
Isso não existe. O mais perto disso que me lembro era o Benfica com o Jonas, o Mitroglou e o Jimenez. E lá está, jogavam em 4-4-2.

Precisas de um craque a titular, um bom avançado para sair do banco (ou jogar ao lado do craque às vezes) e de mais um quensaia do banco para fazer uns golinhos.

O Toni Martinez não é grande coisa e está farto de dar pontos ao Porto nestes anos.

Eu não sou contra ter 3 PL. Acho o ideal, se jogarmos com 1. A minha questão é essa dos 3 de “alto nível”, como se isso fosse possível, considerando que qualquer Chermiti, Tengstedt ou TT valem 10M. Ate o Ioannidis, que sem penaltys, tem 11 golos na Grécia (24 anos e até esta época tinha 25 golos… na carreira) se anda a falar para valores para cima de 15M.
Se o Toni Martinez entra nessa categoria, tudo bem. Não estava propriamente a pensar nele como um PL de alto nível.

… um jovem com potencial para ir formando e dando minutos.

Éra só o que mudava no que disseste.

O ano passado o Porto teve 3 PLs com mais golos que o teu na liga e ainda um 4° com 7 golos em todas as competições, 4 PLs e ainda foram buscar outro, nao brincam com o ataque.

Este ano, com Pepê, Galeno, Borges foram buscar o Jaime e Conceição para o ataque, e nos andamos com 3 “extremos” um deles nem é posição de origem.

Conseguem ganhar jogos com Cardosos, Carmos e Zaidus, nós é centrais e mais adaptações é tudo á rasca, ou é a merda que se viu o ano passado.

Sim precisamos de 3 PLs e se tiverem de meter 30 ou mais milhões nesse lote que metam saindo ou não Gyokeres.

2 Curtiram

A lógica define-se e é representada por números, neste caso resultados. Por isso é que o Sporting ganha mais vezes contra equipas mais fracas e ganha menos contra mais fortes.
Se representares esses números vais encontrar padrões que definem a ordem dos sistemas.

1 Curtiu

Imaginando que o Gyo fica, mesmo custando 15 cada são 30 milhões, possívelmente em jogadores que sejam completos o suficiente para jogarem nas 3 posições de ataque, qual é o drama?

Da liga Grega o Levi Garcia leva 13 golos e 2 assistências em 13 jogos, pode facilmente jogar nas alas, mesmo que custasse 15 era um terror apanhares Levi/Gyo na frente.

Tens na liga Belga, Amoura, Denkey, tudo malta que pode fazer as 3 posições, e fazem golos, já sugeri o Exposito, Espanhol que joga na Polónia PL de 1.90 que faz golos para todos os gostos, valor de mercado 3M, Joakim Persson e Djukanovic na Suécia jovens, valor de mercado baixo e jogam muito á bola, nao descartava um Boupendza/Balde para a frente, sao mais velhos mas dificílimos de parar, nenhum seria carissimo, haja vontade e ambição.

a logica é que o sporting é lider isolado do campeonato, com 1 jogo a menos, aparentemente só tem 6 jogadores com nível titular. a logica é dizer que perdemos com a atalanta mas o argumento de ganhar a adversarios mais poderosos ja nao faz sentido

surpreendente, equipa ganha mais vezes a equipas mais fracas do que mais fortes.
mas fiquei mais fixado no santos ter de jogar no trio de ataque, essa foi a cereja

Não, o problema não é esse. A ambição que eu e qualquer um tem é ter o Gyokeres no banco porque há algum melhor que ele.

Aqui o problema, a meu ver, é que há jogadores dos quais eu tenho uma ideia, outros têm outra. Eu até acho que metes alguns gajos como “titulares” que para mim não dão tanto de positivo como dá o Morita, por exemplo. Ou que há muita gente que olha para o Nuno Santos e vê um Capel com mau feitio, quando para mim é muito mais que isso.

Mas há mais adeptos, alguns até dos rivais que também vêm isso, principalmente no Morita. Se eu gostava de ter outro? Claro! Se eu gostava de ter até melhor? Obviamente. Eu não os vejo é por aí a 5 milhões o passe e a ganhar milhão e meio ou dois milhões brutos. Mas se os indicares, eu passo a defender a tua tese.


A partir do momento em que achas que o Sporting vende o Paulinho ou o Esgaio (mesmo que queira) a quantia que permita comprar alguém de jeito… epá, eu não. Nem vou entrar pelos salários.

A partir do momento em que achas boa ideia vender metade da equipa (e eu aqueles dois também despachava, não é por aí) e que com o realizado consegues ir buscar jogadores melhores e fazer uma equipa em 3 semanas… Eu não.

Eu não conto com vendas antecipadas. Não sou eu que estou a vender, não sou informado de nada, não sei o que se passa.

Outra coisa que eu também não recebo é aulas sobre desistir de competições ou sobre homogeneidade de plantéis para o efeito. Há ano e meio fui certamente dos mais veementes em afirmar que o plantel tinha 13 ou 14 jogadores de jeito, eram precisos mais. E que ia dar merda e até deu. Não sei se disseste o mesmo ou não, duvido que tenhas sido mais veemente que eu.
Nisso e nas críticas à Direção por o ter delineado. Criticar mais que eu, no forum, não vi ninguém.

Hoje em dia as coisas estão um pouco melhores, tirando na baliza e na saída do Porro. Portanto 2. Para mim, desde as entradas que por pressão tiveram de ser feitas, como pela evolução de alguns ativos que nem faziam parte do plantel na altura, estamos melhores. Já lá chegámos? Não. Mas já não preciso de 8 reforços (não estou a contar com saídas, essas são outra conversa).

Se eu tivesse muito dinheiro, a conversa era outra. Aí mantinha núcleo duro, dispensava à grande e contratava à grande. O próximo mercado vai ser mais caro que os anteriores. Quase de certeza. E acredito que perdemos duas épocas por demasiado conservadorismo.

Eu não estou a dizer reduzir investimento. Prefiro é que comprem reais mais-valias. Portanto aumentar o orçamento do plantel , mas certamente, com contratações e salários (de reforços e aumentos salariais) não dará para revoluções. Pelas minhas contas, temos 16 jogadores que internamente são competitivos. Mais 2 que na minha opinião irão ficar, por muito que eu os despachasse (mas duvido que o sejam). E mais um que, estando bem fisicamente, entra nos tais competitivos e sobe para 17. Quem tem de resolver isso é o departamento médico, não eu.

O principal é ser campeão esta época. Isso dá-nos uma alavanca essencial. Aumenta a nossa capacidade de reforçar e diminuiu a dos adversários. Obvio que podem fazer sempre revoluções com base em vendas fantasma e a cabeça no cepo, mas isso podem sempre fazer. Nós também podemos ter uma revolução na equipa, a única coisa que podemos fazer é preparar o pior cenário o melhor possível, mesmo sabendo que dificilmente não será um pior cenário.

7 Curtiram

Gabo-te a paciência de teres escrito isso tudo, durante alguns dias ando morto por escrever exatamente isto como resposta a alguns users mas sinceramente, não andava com paciência para escrever isso tudo.

Obrigado pelo serviço público :sweat_smile:

Bem, eu vou partir do pressuposto que vamos ser campeões, o Amorim fica e o Inácio, Gyo e Diomande são vendidos. Por isso, as posições a reforçar seriam:

  • GR: O Adan já claramente não serve, são duas épocas a enterrar. Israel parece me que tem qualidade para ficar mas precisamos de um lateral;
  • 2 centrais para colmatar as saídas do Diomande e Inácio;
  • Um 6. Parece-me absurdo termos quatro opções para 8 no plantel e ter só o hjulmand e Morita para 6;
  • Ala esquerdo: assim, finalmente subia-se o Nuno e encerrava-se a questão do extremo;
    PdL: posição ingrata pois a pessoa que vier vai substituir o Gyokeres.
    Parece-me que conseguiríamos contratar 6 reforços de qualidade se acontecer o cenário em que me baseei. Seriam no mínimo 190, 200 milhões que recebíamos das vendas + Champions e se olharmos à forma como a direção tem investido (metade das receitas) isso dava 100 milhões para investirmos.
1 Curtiu

Concordo contigo, ficaste foi com a percepção errada do valor que eu dou principalmente a esses dois. O N. Santos é um dos meus preferidos do Sporting e gosto muito mesmo do jogo do Morita. Mas gosto muito mais de um Nuno Mendes ou um Bruno Fernandes (qualidade de jogo). Que não há por ai aos pontapés também sei e que é difícil acertar nesses jogadores ainda pior. Isso não invalida que eu ache que é essa qualidade que podemos almejar, óbvio que manter jogadores destes depois é mais complicado, mas isso já é outra história.

Até nem acho que tenhas uma opinião muito diferente da minha.

1 Curtiu

GR: 1 + Israel
DC: Inácio, Dio, Juste, Quaresma, Coates, Reis
AD: Geny, Fresneda
AE: 1 + Nuno
MDF: Huljmand, Koba
MC: Morita, Mateus, Bragança
“EE”: Pote + 1
ED: Trincão, Edwards
PL: Gyo + 1 + 1

5 contratações obrigatórias, são muitas? Nao acho especialmente contando que apenas 19 têm qualidade para cá estar já contando com o Mateus.

Quanto ao Paulo e Esgaio nem considero receber sequer valor algum, desde que saiam, poupas nos salários e no caso do Esgaio nem precisas de substituto.

Falas tanto do valor a investir como se houvesse um entrave gigante quando temos vários jogadores hiper valorizados, adicionar valor ao plantel tem de ser uma constante.

Como é que fazes essas 5 contratações sem a venda de 2 jogadores?

Vais vender jogadores não há dúvida, entre Inácio, Gyokeres, Inácio + Champions, sendo que temos outras garantias, Pote, Huljmand, Trincão, Edwards, Juste, Geny, Mateus, Quaresma, Fresneda, Bragança, Essugo, como possibilidade de fazer muito dinheiro se necessário, ao contrário de outros estamos em posição de investir, ate na questão dos salários no geral estão enquadrados com uma boa gestão.

Nem todos dos 5 reforços devem implicar um investimento igual ou superior a 15, é possível por exemplo no caso do 3°PL e até GR ir buscar por menos.

Eu nem acho que estejas errado quanto à posição de ala esquerdo, só não concordo com a tua opinião sobre o Nuno.


Eu dispensava o Paulinho ontem e não percebo onde é que o Israel ou o Koba mostraram mais que ele para terem esse carimbo dos 19 de qualidade. Mas pronto, são opiniões.

Já falei sobre isso anteriormente.

Com tanta competência na construção do plantel vá-se lá saber como estão 7 pontos atrás do Sporting com um jogo a mais. Mistério

5 Curtiram

Para já trazia 2 avançados, 2 laterais e um GR.
Vendia o Edwards.
Juste, Koba, Fresneda e Essugo como incógnitas.

1 Curtiu

Neste caso a competência pode não ser a melhor, mas a ambição e a vontade de dar opções ao treinador é que é de invejar

1 Curtiu