Isto é do mais importante, o Pote anda sem alternativa há pelo menos 3 épocas, importantíssimo, mais que mexer no outro lado que mexia ( saindo Trincão ou Edwards), é arranjar uma alternativa de peso ao Pote e ao Gyo, mesmo mantendo Trincão/Edwards, espero mesmo que se mexa bem no ataque.
Suponho que saindo o Koba fique o Essugo, acho 4 médios curto, mesmo contando com o Pote que não pode nunca andar a fazer as 2 posições e exigir se que tenha rendimento altissimo em ambas.
De resto, ala esquerda e eventualmente uma solução para a saída do Inácio.
Características em falta neste plantel deviam ser mais que óbvias, são as mesmas desde a saída do Mendes/Porro e avançados potentes, não há muito que saber, a base para já é ótima.
Não deixa de ser curioso que, tirando a baliza, não vejo sugestões que transformem o onze numa equipa melhor. Acho que a minha também sofria um bocado desse problema.
Eu também, mas com um jogador ao estilo do Nuno. Se a ideia passa por jogar com dois alas, há que alargar o campo. Se meterem um jogador com tendência a jogar pela meia-esquerda/fletir para o meio, estamos a jogar em campo estreito. Mais vale pedir para estreitar as linhas de campo, porque nós não vamos tirar partido da largura, mas os adversários são capazes de o fazer.
Outra coisa é ter a possibilidade de meter dois avançados centro em simultâneo e depois andar tudo afunilado.
Isso pode ser facilmente explicado por uma mudança no modelo de jogo. Se passa por jogar com alas, o Fresneda pode bem não ser o jogador certo.
Podes achar o que quiseres mas não é isso que a Data diz, é melhor defensivamente e o Debast passa a ser o nosso “Inácio”. Gómez - Diomande - Debast é um upgrade a Inácio - Coates - Diomande.
O Edwards concordo mas tem-se falado que vai ser vendido e só meti o Guitane de forma a se manter a medida de gastar 50% do que se vende e ser low cost (5M). Gostaria de o manter.
Tu não precisas apenas de um “Inácio”, precisas de mais. Além do mais, penso que esses dados não contemplam as diferenças de jogar na Argentina ou em Portugal (se calhar, se o João Muniz jogasse lá, andavam aqui vídeos dele).
Posso estar a ser injusto, não conheço devidamente o jogador, mas do (muito) pouco que vi, parece-me um defesa mais “tradicional” e que assenta muito naquela garra argentina. Isto não é desvalorizar o jogador, é apenas porque a substituir, preferia um gajo que tivesse mais bola no pé e sair a jogar. Um Inácio.
Concordo em parte eu gostava de poder manter o Inácio idealmente mas temos de vender alguém, pelos preços que se falam do Diomande (50M) é dado. Prefiro que saia o Inácio pela cláusula avender o Diomande em saldos quando na próxima época sai por um preço mais adequado visto que tem muito interesse na Premier e valorização de Champions.
Quanto à qualidade dos jogadores na Argentina basta olhares para o Alan Varela que tem meio mundo interessado nele, Enzo Fernández que saiu por 120M depois de 6 meses, isso é uma não questão.
Eu não me meto nas saídas, porque não sei que promessas foram feitas aos jogadores ou como está a cabeça deles. Também não sei quanto é que necessitamos que entre os cofres ou que quantia meter nas vendas (o Inácio é ativo zero, ao ser vendido é tudo lucro).
Idealmente, para mim, o dinheiro não viria do Inácio e do Diomande. Ficavam esses, mais o Quaresma e o Coates. Eu gosto muito do Juste, mas não é fisicamente fiável.
A substituir um dos dois, acho mais fácil substituir o Diomande que o Inácio. Mas isto sou eu, que não faço parte do scouting, nem ando nas negociações.
Se estivéssemos a falar de um médio e do Enzo, não teria escrito aquilo. A cena não é apenas a qualidade, é ao que os jogadores estão sujeitos. O futebol que se joga lá não é igual ao que se joga aqui. É por isso que há posições em que mesmo os jovens craques lá sentem dificuldades em se adaptar na Europa.
O Alan Varela de fevereiro não é igual ao Alan Varela de setembro. Houve uma clara evolução, até pelo papel que lhe passou a ser atribuído, mas sem dúvida os primeiros meses, sem a necessidade de cumprir algumas coisas, deu a base para que pudesse evoluir. O substituto do Inácio não vai ter esse tempo (acho eu, não sei o plano do treinador, isto somos nós a falar com base no que conhecemos). Vai ter de assumir a titularidade numa equipa que sai a jogar de trás, que vai tentar renovar o título e que vai jogar na champions.
Já agora, eu percebo que gigantes o tenham de olho e que vejam o potencial encaixe tático e rendimento desportivo dele. Mas essas fortunas de que se fala… eu não dava isso.
Quanto ao perfil do jogador (do Valentín), não sei até que ponto não se arranja um jogador do mesmo tipo mas com outra rodagem em termos de liga europeia (até porque comprar na Argentina sai caro, muito mais do que as quantias anunciadas). E eu percebo que se olhe para ele e se veja um futuro patrão defensivo e um gajo até à imagem do Otamendi. As minhas questão são apenas se ele já é esse jogador e até se é esse o jogador que necessitamos. Até porque apesar de muitos elogiarem a sua saída de bola, eu não vejo ali um defesa que com bola mais parece um médio ou um lateral.
Edit: esqueci-me de uma coisa: há uma coisa que me deixa muito de pé atrás com ele e que é também uma das coisas que tentaria resolver em alguns defesas que saem da nossa academia ou que ainda lá andam: a cena do desarme a todo o custo. Que está relacionado com a nossa forma de jogar. Muitas vezes a contenção ou o condicionamento da linha que o adversário tomam não é má ideia. Pelo contrário.
Se for para jogar na frente, percebo. Como ala… vou esperar para ver. O que eu escrevi facilmente pode cair por terra com a dinâmica da equipa. Até agora isso não era grande problema, porque o Geny não é um gajo unidimensional e também porque o resto da equipa compensava isso. Mas também o faz (e ainda bem). Se forem dois ao menos tempo e o Geny até o que o faz menos, parece-me muito afunilado na frente e muito exposto na zona defensiva.
Contrato até 2025, daí falaram em 10 Mio€, o que .e custa a acreditar… tinha ideia que não saía por menos de 20 no minimo, pelo que (os quais não tinha problemas em dar).
Acho ainda prematuro estar a falar de entradas sem acontecerem saídas.
Lacunas mesmo em relação ao que temos, ala esquerda, mais um médio e um extremo. Um PL é sempre das questões mais difíceis, mas teria de ser mais um tiro em cheio para abordar todas as competições sem receio.
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai realizar o estágio de pré-época no Algarve, como tem sido hábito nos últimos anos, entre os dias 13 e 24 de Julho.
Os trabalhos incluem dois jogos de preparação, diante dos belgas do Union SG, a 17 de Julho, e contra os espanhóis do Sevilla FC, a 23 de Julho.
Ambas as partidas terão lugar no Estádio Algarve.
O Union SG, actual vice-campeão belga e vencedor da Taça da Bélgica, vai disputar o acesso à UEFA Champions League e será o primeiro teste dos Leões no sul do país. Recorde-se que as duas equipas já se tinham defrontado no primeiro jogo da pré-época 2022/2023.
Quanto ao duelo com o Sevilla FC, sete vezes vencedor da UEFA Europa League e que esteve na fase de grupos da última edição da Champions, será também a reedição de 2022/2023, quando os espanhóis foram a equipa convidada para o Troféu Cinco Violinos, em Alvalade.
De referir, ainda, que o regresso ao trabalho está marcado para o dia 1 de Julho.