Preparação Época 2024/2025

Quanto custariam estes “custo zero” todos? :smiley:

Acho que tem uma namorada boa. Só isso

GR, Extremo e PL para mim são as posições em que precisamos mais, o resto parece-me depender de saídas. Talvez um LE não fosse mal pensado também.

1 Curtiu

O Viana paga

Limparmos o Rafa aos rabolhos…
Depois vê los a chorar e por aquilo arder. E se corre bem? Tipo JVP!

Prioritário: renovar contrato com Matheus Reis e Quaresma.

1 Curtiu

é importante manter esses jogadores com contrato, sendo que são 2 jogadores uteis ao plantel, mas nenhum será titular indescutivel.

Quaresma tem feito bons jogos sempre que joga, mas para já parece ter muita gente na sua frente para jogar, mesmo que exista a saida do diomande, já temos um reforço “apalabrado”.
A menos que existe uma saida do JUSTE (ou mais lesões), o quaresma irá jogar pouco

Na próxima época ou que não vão faltar são jogos, castigos, lesões , vai haver oportunidades para todos.

Estando na Champions, com o novo formato, que será muito exigente, será impossível adotar a mesma estratégia de anos anteriores, com planteis reduzidos.
Espero que levem isso em linha de conta, porque as “poupanças” poderão levar a prestações menos conseguidas, e comprometer as nossas aspirações.
É bom relembrar que com a entrada direita na CL, temos quase 37M garantidos, cada vitória vale 2,1 M, mais receitas televisivas, mais receitas de bilheteira. No total, e por baixo, o encaixe nunca será inferior a cerca de 45M.
Que se aplique esse valor integral no reforço do plantel.
Depois, decorrente das vendas, e retirando abatimentos ao passivo, verificar a parte remanescente do capital que possa ser investida em reforços.
Resumindo, temos 45M assegurados, e o plantel não poderá ter menos do que 25-26 jogadores. E existem posições chave que estão claramente deficitárias.

UPDATE:

Mudanças:
Troca de GR:
Muric entra e Luis Junior sai.
Motivo:
Importância do jogo de pés.

Troca de extremo:
Sai Morgan Whittaker e entra Jaden Philogene.
Motivo:
O Morgan Whittaker joga mais à direita e o que é preciso é um extremo para jogar à esquerda.

Nota:
Estou a assumir que não conseguimos manter o Gyokeres.
Se o conseguirmos, abdico da contratação do PL que estou a propor.

Minha estratégia desportiva para 2023/2024 - A solução para o Presente e para o Futuro!

A minha estratégia não se limita a preparar a próxima época desportiva, mas sim os próximos anos.
A ideia é garantir condições para assumir a hegemonia do futebol português.
Para isto ser possível, é preciso garantir:

• Plantel fortíssimo em todas as posições para a próxima época que garanta uma altíssima probabilidade de não falhar, no mínimo, o 2ºlugar e a qualificação para a próxima champions. Isto é estratégico!
  • Aumento do número de jogadores com altíssimo potencial de valorização dentro do plantel (ou seja, todas as contratações devem ser de jovens de altíssima qualidade certificada para ganhar dinheiro no futuro) que são o que nos irá continuar a garantir receitas extraordinários futuras para a nossa capacidade de investimento se manter alta. Isto é estratégico!
  • Garantir exploração altamento positiva, do ponto de vista financeiro, na próxima época. Ou seja, há que salvaguardar a nossa situação financeira no curto-prazo e também no longo-prazo.
  • Garantir uma probabilidade de taxa de acerto de concentrações elevada.
    Para isto ser possível, o nível de investimento por contratação tem que ser muito elevado. Ora, sendo muito elevado, não podemos exceder as 4 ou 5 contratações.
  • Não destabilizar o plantel com demasiadas mexidas.
    Nem demasiadas entradas e nem demasadas saídas.
    Raramente isto dá bom resultado mesmo quando se contrata com qualidade.

O SCP tem um défice de exploração que tem que compensar com UEFA e mais-valias de jogadores de 85ME. Isto para investimentos médios anuais em contratações de 40/50ME.
Eu proponho um investimento acima do normal este ano em contratação de 92ME.
Ou seja, à volta de 40ME acima do habitual.
isto vai provocar um aumento do défice anual (contando com subida das amortizações acima de 10ME/ano) para 95M.
Pensando que os custos salariais também vão subir, o nosso défice a compensar com UEFA e mais-valias de vendas vai passar para 100ME.
Em face disto, e para manter a saúde financeira de curto/médio/longo prazo, proponho então o seguinte:

Três vendas:

• Gyokeres: 90ME (mais valia: 50ME)|
  • Diamonde: 60ME (mais valia: 40ME)|
  • Fatawu: 17ME (mais valia: 7ME)|

São mais-valias de 97ME, às quais se somam 60ME da Champions.
Ou seja, temos 157ME de receitas para tapar 100ME de buraco anual.
Com esta estratégia, prevejo um lucro a rondar os 55 ME na próxima época.
Passando às contratações, proponho as seguintes 5 num valor global de 92ME:

• Guarda-Redes - Muric: 12ME
  • Central - Debast: 17ME
  • Médio Defensivo - Eric martel: 15 ME
  • Extremo - Jaden Philogene: 18ME
  • Ponta de Lança - Maximilian Beier: 30ME

Passo à apresentação dos jogadores:

Guarda-Redes - Muric:

Valor a investir: 12ME
Valor Tf: 7ME
Altura: 1,98 m

Credenciais:
Guarde-redes relativamente jovem (25 anos), de grande envergadura física (quase 2 metros), bom jogo de pés (cada vez mais importante no futebol moderno) e com grande experiência em ligas exigentes.
Enquadra-se no perfil jovem de qualidade e com alto potencial de valorização desportiva e financeira.

Link tf:

Link video:

Central - Debast:

Valor a investir: 17ME (só possível por entrar no último ano de contrato - OPORTUNIDADE!)
Valor Tf: 15ME
Altura: 1,91 m

Credenciais:
Central jovem (apenas 20 anos), alto, tecnicista e já com grande experiência de seleções belgas:

• 14 internacionalizações pelas seleções jovens
  • 6 internacionalizações pela seleção A

A isto somam-se já 2 anos de titularidade absoluta num clube domjnante do futebol belga, o Anderlecht.
Tudo isto apenas com 20 anos é impressionante.
Enquadra-se na perfeição no perfil jovem de muita qualidade e com alto potencial de valorização desportiva e financeira.

Link tf:

Link video:

Médio Defensivo - Eric martel:

Valor a investir: 15ME
Valor Tf: 9ME
Altura: 1,88 m

Credenciais:
Médio defensivo jovem (apenas 20 anos), alto, fisicamente absolutamente fortíssimo, um gurerreiro assustador para os adversários um pouco à imagem do Palhinha e já com grande experiência de seleções jovens alemãs:

• 21 internacionalizações pelas seleções jovens (onde foi capitão)

A isto somam-se já 4 anos de titularidade na bundesliga austríaca e na liga alemã, algo impressionante para um jogador de apenas 21 anos.
Enquadra-se na perfeição no perfil jovem de muita qualidade e com alto potencial de valorização desportiva e financeira.

Link tf:

Link video:

Extremo - Jaden Philogene:

Valor a investir: 18ME
Valor Tf: 12ME
Altura: 1,81 m

Credenciais:

• Jogador jovem de 22 anos a explodir e portanto com uma enorme margem de valorização desportiva e financeira.
  • Boa compleição física e enormes skills técnicas (é um Edwards na fantasia e na capacidade de drible).
  • 9 internacionalizações pelas seleções jovens inglesas.
  • Stats bastante boas no Championship de onde veio o nosso Gyokeres.
  • Aparentemente, é mais fácil ter números na Liga Portuguesa do que no Championship. O Gyokeres, por exemplo, melhorou muito os seus números cá.
  • E agora reparem neste indicador interessantíssimo de golos e assistências sem penalties por cada 90 minutos jogados:
    ⦁ Gyokeres no último ano de championship com 25 anos: 0,627
    ⦁ Este jogador, este ano, no championship com 22 anos (3 anos mais novo portanto): 0,581
    ⦁ Enquadra-se na perfeição no perfil jovem de muita qualidade e com alto potencial de valorização desportiva e financeira.

Link tf:

Link video:

Ponta de Lança - Maximilian Beier:

Valor a investir: 30ME
Valor Tf: 24ME
Altura: 1,85 m

Credenciais:

• Rápidíssimo e tecnicista com facilidade em cair na faixas (como o Gyo)
  • 20 internacionalizações pelas seleções jovens da Alemanha (portanto percurso razoável por uma seleção jovem de top)
  • Excelentes números na 2ª e já na 1ªliga alemã quando ainda só tem 21 anos (este ano vai com quase um golo ou assistência por jogo na dura bundesliga).

Link tf:

Link video:

Estou a falar de 5 contratações de jogadores tremendos para serem de top mundial dentro de alguns anos. Todos têm essa possibilidade e esse potencial. E isto é atirar à excelência!

Ficaríamos, na minha opinião, destacadamente com o melhor plantel, no mínimo, dos últimos 40 anos:

GRs:
Muric
Israel
Callai

Laterais:
Fresneda
Catamo
Esgaio
Reis
Nuno Santos

Centrais:
Coates
Inácio
Debast
St Juste
Reis

Médios:
Hujlmunds
Eric Martel
Bragança
Mateus Fernandes
Morita

Extremos:
Pote
Jaden Philogene
Trincão
Edwards

PLs:
Maximilian Beier
Paulinho

Isto seria um plantel de aço, um autêntico porta-aviões com soluções para praticamente tudo!
Forte do ponto de vista físico.
Fortíssimo do ponto de vista técnico.
Com vários jogadores extremamente velozes.
E com 15 jogadores altamente vendáveis para o futuro, o mesmo é dizer que a sustentabilidade financeira disto estará totalmente garantida!

Um SPORTNG para o PRESENTE e para o FUTURO!

3 Curtiram

Acho as sugestões excelentes (já aqui muito faladas), mas para mim só fazia o ajusto de um ala esquerdo.

O Sporting precisa de uma ala esquerdo de grande capacidade ofensiva, que seja forte no 1x1, consiga dar largura e profundidade e que jogue por dentro dentro do bloco adversário em apoios…Um Grimaldo.

Quando falo aqui do Nuno Santos, super competitivo e forte a centrar e rematar, mas que é fraquíssimo no 1x1, e que precisa de profundidade para sobressair…,o Sporting precisa de um ala diferente, e com o Nuno Santos a assumir em jogos que o mesmo esta mais partido.

Para mim devia sair o Esgaio, Paulinho e até quiça o Morita (29 anos), podia render uns € que podia ajudava na compra de um 6 para ajudar o Hjulmand…o Bragança e o Mateus Fernandes, e até o Pote, os 3 tem que assumir a posição 8.

Nota: é óbvio que o Morita é bom jogador, mas era a altura de realizar dinheiro!

Não concordo nada com a questão do PL, lesiona se o Beier ( ou o titular), e ficas refém do Paulinho, ou voltas ao ataque móvel ou acabou se a época.

Não percebo o receio em investir num grande PL mesmo mantendo o Gyo, basta imaginar uma parelha, ou uma lesão de um deles.

O Paulinho não têm qualidade para cá estar, nem a PL nem descaído, não tem, disfarçou este ano mas depende que o resto da equipa tenha capacidade de fazer lá chegar a bola sem o mesmo interferir, não ganha duelos na profundidade, se o adversário for de nível alto então é praticamente menos 1.

Daí nesta discussão específica do PL insistir que é tão ou mais importante que a tal alternativa ao Huljmand, que estando ausente é menos problemática a parelha de meio campo que o substitui que propriamente atacar uma época com o Paulinho.

De resto, impecável, só trocaria o Edwards pelo Whitakker, que não acho que ficaríamos a perder nem em termos de balneário, e a questão do ala esquerdo que seja mais explosivo e fisico do que os que temos, saindo obviamente o Esgaio e relegando o Matheus para suplente do central esquerdo.

1 Curtiu

Não dou a saída do Gyokeres como garantida mas acho que, ainda assim, precisamos de uma alternativa/complemento. Nesse caso não sei se temos dinheiro para o Beier. Tens alguma sugestão um pouco mais em conta?

Já estou a gastar 92ME (valor muito acima do normal apenas e só porque as receitas com a saída do Gyo serão astronómicas - fora champions e um central) com o que estou a propor e há risco de estar a ser demasiado otimista em relação ao custo do alemão. Gastar mais do que isto já seria esticar demais…
Isto embora eu acredite firmente que, no futuro, com estes 5 jogadores faremos facilmente receitas futuras acima de 200ME. E com isto reforço a sustentabilidade da nossa capacidade de investimento futura.
São 5 contratações de jogadores que têm potencial para ser de top mundial em breve.

Já discutimos a questão do PL.
Eu respeito a tua opinião. E se o SCP quiser ter 3 bons PL’s não iriei criticar.
Mas, para mim, as prioridades são estas.

O GR é inquestionável.
O central é inquestionável.
Um PL se o Gyio sair, é inquestionável.
É discutível ir buscar um 6 mais físico (para não dependermos tanto do Huj) e um extremo (quando temos o Quenda a quem podemos dar já uma chance de ser o 4ºextremo), em vez do 3ºPL. Mas é a minha opção.

Quanto ao resto, prefiro mexer pouco num plantel campeão e respeitar o principio da estabilidade.

O teu receio tem razão ser ser.
Quando falei neste jogador pela 1ªvez, o seu valor tf era de 12ME e ainda não tinha sido convocado para a seleção.
Agora já tem um valor tf de 24 ME.
Assumir que podemos recrutá-lo por 30ME pode bem ser demasiado otimista.

A minha alternativa seria o Thijs Dallinga de 23 anos.

Mas este já é um perfil diferente do Gyo e do alemão.
Não tem a mesma velocidade e capacidade de atacar a profundidade em velocidade.
É um PL mais clássico.
Um finalizador nato (stats fabulosas em contextos competitivos exigentes) muito forte físicamente (1,90m).

2 Curtiram

O que eu acho que estás a “ignorar” ( sem maldade obviamente) é que o facto do Paulinho contar para ti não faz dele sequer uma opção para 2° PL, ou pelo menos não devia, especialmente o plantel que apresentas que é ambicioso, tem de ter uma alternativa de peso ao Gyo ou complemento, que na minha opinião deveria contemplar um 3°PL jovem e altamente promissor ou em alternativa um “extremo” de topo que fizesse também a posição, Whitakker por ex.

De resto concordo com tudo, á excepção do Esgaio ( suponho que seja por ser mascote/amigo do treinador), e com o Reis como complemento ao Nuno, precisamos de outra arma letal nas laterais, com capacidade defensiva obviamente.

O Esgaio se sair nem precisa de substituto.
O Fresneda foi contratado caro para isso.
Tem que ter uma oportunidade a sério.

No inverno, se virmos que é preciso fazer algum ajuste, aí fá-lo-emos.
Do caso PL não vale a pena falar mais.
Não concordamos em relação ao Paulinho.
Mas é a tal coisa, se a direção optar por 3 PL’s, aceitarei.

Não concordas que é necessária uma alternativa de nível alto ao Gyo que não é o Paulinho? O que farias caso o Gyo se lesionasse? Disputar derbys com o Paulinho a titular? Champions? Se 4 épocas em que apenas nesta teve alguma qualidade e apenas e só a finalizar deveriam ser suficientes.

Quanto ao Esgaio é fora, nem falo de substituto mas sim de um ala esquerdo, aqui viso o Reis que apenas tem nível para central, acho mesmo as nossas alas algo desiquilíbradas, é bom que o Fresneda seja craque.

Não dá para ir a todas.
Prefiro concentrar o $ em poucas contratações.
O meu orçamento já implica um investimento de 92ME e 5 contratações.
Já é algo que nem pode ser repetido tão cedo.
Não dá para mais.

O resto fica para o próximo ano.
São as minhas opções.

O Adam Hlozek, 21 anos, do Leverkusen, não é aposta, foi considerada uma esperança Mundial. falaram aqui acho eu, que oLeverkusen deixava dair por 10 milhões€.

Era de tentar, um emprestimo com opção de compra…ainda pode dar craque. Em Portugal quiça podia revelar-se!

1 Curtiu