Um jogador que eu gosto é o Mangas do Guimarães está bom para o Sporting ou acham curto?
Gostei da conferência hoje. Viu-se que não vai haver poupanças entre champions e campeonato (plantel mais extenso) e que o mercado se decidir rápido e bem
Welcome back mas…
Portanto, para ti, vamos ficar:
Com menos um central de qualidade do que este ano.
Possivelmente mais fracos na LE.
A probabilidade de vir alguém pior que o Reis não é pequena.
Só com 3 extremos na mesma (que é um problema - devíamos ter 4) e piores.
É que perdendo o único mágico abre-latas do plantel (Edwards), desafio a vir um melhor.
É o vens…
Com um PL titular pior.
Único upgrade é vir um GR.
Ou seja, contigo, na minha opinião, são 4 más notícias e apenas 1 boa notícia.
Not good enough!
Parece-me que queremos fechar 3 contratações o mais breve possível.
Gk, central e Ponta de lança.
Debast e Ioannadis parecem bem encaminhados, faltando saber-se quem será o gk escolhido. Casteels? Vamos ver!!
Entrar no início de julho com o gk fechado mais Debast e Ioannidis, mais o regresso de MF seria perfeito! Isto mantendo-se, Inácio, Hujlmand, Pote e o Viktor!!
Trazer um guarda-redes de grande nível, um ponta de lança melhor que o Paulinho (Ioannidis?) e um Geny de pé direito (para a esquerda) é essencial. Mais o Mateus Fernandes, claro.
Debast parece um excelente jogador mas não acredito que a sua vinda não implique a saída de um dos centrais (Diomande ou Inácio). Convém não saírem os dois.
Esgaio e Paulinho seriam duas saídas interessantes tanto para o clube como para os jogadores.
Ola Boa tarde nesta aplicação como consigo fazer as 2 equipas em simultâneo
@HugoViana precisamos de dois alas que possam jogar sem medo seja fora com a Juventus, em casa com o Farense ou fora com o Estoril. Faz acontecer sff.
A preparação da nova época depende desde logo da continuidade (ou não) do Ruben Amorim.
Se Ruben Amorim ficar para mim era assim:
Entradas:
GR
Debast
Central (para alternar totalidade com Coates)
M. Fernandes (regresso)
Ala
Jota Silva
Quenda (integração na equipa A)
Ioanidis
Saídas:
Adan
Diomande
St. Juste
Esgaio
Edwards
Paulinho
Ter perfeitamente identificadas alternativas para Inácio e Gyokeres (que obviamente podem sair a qualquer momento).
E já são muitas mexidas…
Se Rúben Amorim sair às coisas mudam, naturalmente.
Acima de tudo, espero que não se deixem dormir à sombra do sucesso e que corrijam as falhas desta época, uma vez que acabamos por ter mais sorte que juízo.
Fomos campeões, as contratações foram incríveis, mas só por milagre é que o Hjulmand e o Gyokeres não tiveram ausências prolongadas, o que nos teria deixado completamente descalços nas respetivas posições. É importante corrigir isto, tal como a situação do Guarda-Redes. O Gyokeres acaba a época com 48 jogos e o Hjulmand com 47, longevidade incrível, mas que não dura para sempre (espero que dure, atenção).
Além do mais, importa relembrar que vamos ter 8 jogos da UCL (em condições normais vamos ter 10, no mínimo) + campeonatos + taças, pelo que é fundamental não ter um plantel tão curto como esta época, sobretudo em número de opções. Houve jogos em que o nosso banco era de chorar a rir, dois gr, quatro centrais, não sei quantos alas e zero opções de ataque. Ora, isto não pode acontecer. Chegamos ao ponto de deixar jogadores em boa forma no banco, só para termos alguém que possa agitar a partida, caso fosse necessário. Isto é surreal e não pode.
Resumindo, mérito para quem preparou a época anterior, fez um bom trabalho, mas tem lacunas para colmatar urgentemente.
Central - espero que seja o Diomande, que é bom mas teve uns últimos meses fora do nível normal que estávamos habituados. Do meu ponto de vista ficamos iguais em termos de titulares.
LC - concordo aqui gostava de manter os atuais (Reis a ser definitivamente Ala e não DC), no entanto por questões de carreira acho díficil mantermos os 2
Extremos - Depende da evolução da jóia da formação, espero que ele comece a provar o que muitos pensam dele!
PL - Concordo, é um grande risco (embora muito provável) de termos um forte downgrade… ou temos alguém da formação que “rebente” com as expectativas e uma contratação “Boa” ou então iremos ficar piores
GR - Espero que venha um titularissímo
Concordo contigo, por um lado é bom fazermos muito dinheiro e colocarmos jogadores em equipas TOP10 mundial (faturação+reconhecimento de marca) mas desportivamente ou contratamos 2 PL titulares + GR titularissímo ou ficaremos piores certamente
Uma coisa têm que ter noção e o Amorim disse-o publicamente, até final de Agosto os empresários e o clube vão ser abordados e vão sair titulares, gostava que só saíssem titulares não indiscutíveis, no entanto ninguém quer ficar cá com jogadores descontentes porque ao sair vão ganhar 5x mais…
Para termos um upgrade de plantel o próprio treinador tem de querer mais e adaptar-se à realidade de ter descontentes (acredito que ele saiba gerir ter 20 titulares, demonstrou isso com a defesa e meio campo nesta 2ª metade).
Que seja um grande plantel e que nos permita ter mais alegrias!!
Esboço de FM actualizado:
Contratação 1
Franco Israel
Diogo Pinto
Geny Catamo
Ivás Fresneda
Contratação 2 (Zeno Debast)
Jeremiah St. Juste
Eduardo Quaresma
Gonçalo Inácio
Sebastian Coates
João Muniz
Matheus Reis
Contratação 3
Nuno Santos
Morten Hjulmand
Hidemasa Morita
Mateus Fernandes
Daniel Bragança
Contratação 4
Pedro Gonçalves
Francisco Trincão
Geovany Quenda
Viktor Gyokeres
Contratação 5
Contratação 6. Com características para jogar também na linha.
__
Antonio Adán. Obrigado e adeus.
Luís Neto. Obrigado e fica na estrutura.
__
Ousmane Diomande. 60M€
Marcus Edwards. 22,5M€. Venda de 30M€, 65% do passe.
Abdul Fatawu. 10M€. Venda de 20M€, 50% do passe.
Paulinho. 7M€. Venda de 10M€, 70% do passe.
Jovane Cabral. 3M€.
Sotiris. 2,8M€. Venda de 4M€, 70% do passe.
Ricardo Esgaio. 2M€.
Nazinho. 2M€.
Total: 109,3M€
Mais um médio com estilo de trinco
Quando o Sporting volta a fazer uma digressão pelos estados unidos para expor a marca e pelos Sportinguistas que vivem lá o Sporting tem que trazer mais a marca para outros continentes
Casteels, Juan Miranda, Luis Alberto e Rafa a custo zero
Contratar Debast, Belloumi e Ioannidis
Regressar Mateus F.
Tá feito. Vemo-nos no Marquês para o ano.
Acho que devemos estar quase a voltar a fazer essas viagens de pré época. O RA prefere algo mais simples e por PT, mas dado que já estamos a crescer a nível interno, agora precisamos também de pensar a nível internacional, mesmo que seja um voltar a terras já conhecidas como a Suíça. Mas sem dúvida que podíamos explorar os USA (noutra vertente acho que podíamos ir buscar algum jogador para a B da Coreia do Sul, eles são malucos pelos jogadores deles)
O Gyokeres nos últimos anos fez:
- 21/22 I 47 jogos;
- 22/23 I 50 jogos;
- 23/24 I 48 Jogos (deve acabar com 50 também);
O Hjulmand nos últimos anos fez:
- 18/19 I 32 Jogos;
- 19/20 I 31 Jogos;
- 20/21 I 21 Jogos (1ª época em Itália onde não foi sempre titular);
- 21/22 I 38 Jogos;
- 22/23 I 36 Jogos;
- 23/24 I 47 Jogos (deve acabar com 49);
Ou seja, quer um quer outro são jogadores que tradicionalmente não se lesionam e aguem praticamente toda a época sempre a jogar e em alta rotação. Não é de todo um milagre terem aguentado a este nivel, diria que foi apenas “normal”.
Pode não ser milagre, mas é amador, na minha ótica, não haver substitutos diretos dos mesmos. Há Paulinho e Morita, mas são jogadores de outras posições que podem jogar lá, mas que não rendem nem de perto que o que podem noutras posições e que os titulares (normal aqui)
Muito difícil fazer uma previsão do que poderá ser o plantel de 2024/25. Poderá sair o treinador, poderá vir um treinador com ideias completamente diferentes e há, no plantel, muitos jogadores com mercado.
Supondo que Amorim fica, acho que poderá acontecer algo deste género:
- Guarda-Redes: Adán sai, Israel deu boas indicações mas parece-me ainda algo verdinho para ser o dono da baliza. Devíamos ir ao mercado procurar um guarda-redes para ser o titular da baliza. A 3ª opção será o Diogo Pinto ou o Callai.
- Defesas-centrais: No plantel temos 8 centrais, sendo que apenas 5 deles contam: Coates, Inácio, Diomandé, St. Juste e Quaresma. O Neto é um jogador importante para o balneário, parece, mas praticamente irrelevante a nível desportivo. Poderá ficar no plantel e fazer mais uma época, mas pouco contará. João Muniz e Rafael Pontelo, até pelas características (ambos esquerdinos e verdinhos) parecem concorrer por um lugar no plantel e poderão vir a ganhar protagonismo se o Inácio sair. Até lá, difícil. No que toca a saídas, parece-me muito difícil não perdermos Inácio e / ou Diomandé (acho mais provável que o Inácio saia). E o que fazer, no que toca a reforços, caso saiam Inácio e / ou Diomandé? Não esquecer que Inácio e Diomandé são também as alternativas ao Coates, portanto, se sair apenas 1 deles, no reforço do plantel não me preocupava muito com alternativas ao Coates, apenas ao jogador que sair. Se saírem ambos, Diomandé e Inácio, procurava trazer um jogador que fosse também uma alternativa ao Coates. Talvez esta seja a altura ideal para começar a pensar na (difícil) sucessão do uruguaio.
- Ala-direito: Sabemos que nestas posições Amorim gosta de contar com um jogador de vocação mais defensiva e outro de vocação mais ofensiva. Muito simples, vendia o Esgaio, ficavam Fresneda e Geny. Acredito no espanhol.
- Ala-esquerdo: Não mudava nada aqui. Ficavam Matheus Reis e Nuno Santos, lá está, um jogador de vocação mais defensiva e outro de vocação mais ofensiva, como o Amorim gosta.
- Médios-centro: Regressa Mateus Fernandes e ficamos com 4 médios de qualidade (Hjulmand, Morita, Brangança e MF). A alternativa ao Hjulmand é o próprio Morita. Se Hjulmand sair, o que não acho descabido desconsiderar dado a qualidade demonstrada, teremos de ir ao mercado procurar uma alternativa. Nesse cenário, o Essugo poderia também acabar por ficar no plantel (se Hjulmand ficar, mais vale emprestar logo na pré-época).
- Extremos / avançados: Dado a diferença de rendimento, vou contar com o Paulinho também aqui porque, não sendo um extremo e sim mais um 2º avançado, está visto que rende mais, neste modelo táctico, a jogar como 2º avançado a descair para uma das alas. Portanto, temos Trincão, Pote, Edwards e Paulinho. Acredito que Edwards e Paulinho possam sair. Se Edwards sair, subia o Quenda. Se o Paulinho sair, não vejo ninguém na formação capaz de assumir o lugar no plantel (Afonso Moreira até deve fazer a pré-época, mas acho que necessita de uma época inteira emprestado a um clube da 1ª Liga, sem lesões), portanto, teríamos de ir ao mercado.
- Pontas-de-lança: Precisamos de 1 para concorrer com o Gyokeres. Se o Gyokeres sair, precisamos de 2.
Quadro Resumo:
Ninguém conta com o Koba?
Admito que me esqueci. Emprestava.