Preparação Época 2024/2025

O Porro era a cara do sistema. Aliás, foi por isso que o Girona o foi buscar. E o Sporting idem. Tirando a parte em que cruzava de forma algo precipitada (também fruto da equipa), encaixava tudo. O Fresneda é um lateral. Pode vir a ser um lateral ofensivo, pode desenvolver competências, mas é um lateral. E às tantas era isso que o Sporting procurava.

1 Curtiu

Se sair o Pontelo temos Inácio, Coates, St. Juste, Quaresma e reforço. Não muda muito até porque nem lembrava que ele existia.

Ou seja, 6 jogadores que podem ser 5 dado um deles ser o Just. Depois o Just e Quaresma não têm perfil para ser o central do meio e não tens alternativa ao Inácio

Para o que jogaram o Pontelo e o Neto, temos o Muniz que, muito provavelmente, continuará a evoluir na Equipa B.

Além disso, nessa lista falta contar com o Matheus Reis.

Eu ao contrário da corrente acho que a ala esquerda não está assim tão mal com o N.Santos e o Matheus Reis.
O meio campo deve ter uma troca com a entrada do Mateus Fernandes e a saída do Koba.
O defesa central belga deve vir para o lugar do Diomande e o avançado grego para o lugar eventualmente do Paulinho ou já a precaver uma saída de Gyokeres para não ficarmos descalços.
Continua a faltar um extremo esquerdo e um guarda-redes.
Isto claro numa perspectiva conservadora em que só se registe a saída de um ou dois jogadores. Se saíram mais e principalmente Gyokeres vai entrar muito dinheiro e podemos reformular mais o plantel. Mas era preferível mesmo não mexer muito, agora temos de estar preparados para perder o Gyo até ao último dia de Agosto, vai ser sofrer até ao fim( isto se não acontecer nada até lá).

1 Curtiu

É verdade, mas uma coisa é teres e não precisares e outra é precisares e não teres

Apesar da hora que escrevo isto…

Apeteceme ir CHULAR outra vez um clube…O CONVETRY, trazias outro primo do gyo…Baratinho da 2 liga inglesa.

Saídas:
Diomande - 60M?
Edwards - 30M?
Paulinho - 10M?
Esgaio - 2/3M?

Entradas:
Debast - 15/18M?
Ioannidis - 18/20M?
GR ?
Extremo?
Essas são as posições quase certas que irão ser reforçadas.

Eu gostaria que tentassem Sergio Gómez do City, mal joga por la. Emprestado com opção de compra no final da época à semelhança de Porro.
Passaria o M.Reis para alternativa a Inácio e emprestava o Pontelo a uma equipa de primeira liga.
Se não fosse possível ficava N.Santos/M.Reis e Inácio/Pontelo.

Paulinho do Atlético Mineiro para extremo esquerdo, teria mais fácil adaptação ao país e à língua. Em certos jogos daria para colocar Pote na direita.

Acho que essas 4/5 contratações seriam o ideal mas claro depois depende das saídas.

No meio campo fico na dúvida se devemos ou não emprestar o Koindredi se regressar o M.Fernandes. porque são muito jogos numa época. Apesar de Pote poder fazer o lugar.

GR: GR experiente, Israel, Diogo Pinto.
DC: Inácio, Pontelo, Coates, Debast, St.Juste, Quaresma.
AE: N.Santos, M.Reis
AD: Geny, Fresneda
MC: Morita, Hjulmand, Bragança, M.Fernandes, Koindredi
EE: Pote, Paulinho ou outro de qualidade.
ED: Trincão, Quenda
AV: Gyökeres, Ioannidis, Rafael Nel

25 jogadores.

M.Fernandes pode perfeitamente fazer o papel de de Pote também. Por isso guardava Koindredi no plantel. Rafael Nel como terceira opção no caso de haver um dos dois principais indisponível poder ter um avançado no banco.

1 Curtiu

Guarda redes parece-me fundamental. Mais alguém para as alas do ataque também, mesmo que seja uma peça para rotação e ser trabalhada.

Repor saídas de titulares relevantes com jogadores de qualidade.

Como bónus a isto, se houver a possibilidade de melhorar algumas posições, eu gostaria.

Em Portugal neste momento olho para o Francisco Moura e para o Rodrigo Gomes e parece que encaixariam bem nas nossas alas, mas não sei os preços que iriam pedir, pelo menos para o Rodrigo seria elevado.

1 Curtiu

Eu também não acho que a ala esquerdo está mal servida, só acho que ganhávamos mais em apostar num bom ala esquerdo e puxar o Nuno Santos para extremo. Não vale a pena estar com adaptações e comprar um extremo caro quando tens uma boa solução para 4.º extremo no Nuno Santos.

Outra parte importante para a preparação da próxima epoca sao as renovações.

Quaresma parece que vai renovar. Matheus e Coates acabam contrato em 2025. Em 2026, acabam contrato Paulinho, Trincao, ST Juste, Morita e Edwards. Dava jeito comecar a resolver estes dossiers

1 Curtiu

Não rejeito, se for mesmo um gajo de qualidade superior. Mas confio muito no Reis e no Nuno, se forem geridos como nesta época, em função do momento de forma e do adversário.

Gostava de ter alguém que fizesse à esquerda o mesmo que o Geny faz à direita, mas com ainda mais qualidade e versatilidade.

Olha, se ainda não estiver vendido e o Salvador não se armar em cavalo de corrida, o Rodrigo Gomes era top para este papel. Cheio de talento e potencial, PT e ainda por cima faz várias posições.

3 Curtiram

Era a minha escolha, 9 G e 7A, com 20 anos apenas, super rápido, forte na profundidade e em espaços curtos, bom remate, cada vez melhor defensivamente, faz alas e ataque, Português, e parece super alegre em campo e bom rapaz, eu faria um esforço para o juntar a este plantel, era top.

3 Curtiram

Estou um pouco reticente relativamente a este mercado de Verão.

Acho que será movimentado, tanto em saídas como em entradas.

Aceito perder 2/3 jogadores, inclusive o Gyokeres, por tudo. Pela época fantástica, pela qualidade,etc…

Espero que quem venha seja de igual qualidade.

altura de esfriar os ânimos e olhar para a próxima época de forma objetiva.
se é verdade que foi uma época histórica, de uma equipa incrível que bateu vários recordes e ainda pode bater mais, há que olhar para os, poucos, negativos para os corrigir e preparar a próxima época na perspetiva de ser mais um passo em frente. acima de tudo duas questões: europa e eficácia ofensiva.

temos de ambicionar a muito mais na europa, ponto. a prestação esta época, mesmo tendo sido eliminados por um finalista da prova onde até fomos superiores na eliminatória, tem de ser encarada como insuficiente e mais marcada pela contenção, de conter, do que pela contenção, de disputar e querer ganhar. foi a abordagem mais realista tendo em conta as circunstâncias… mas por isso mesmo temos de melhorar as circunstâncias e tornar realista almejar chegar a fases mais adiantadas( e num contexto de mundial de clubes, prémios monetários baseados no ranking e novo formato é URGENTE melhorar e muito o nosso coeficiente, que nos últimos anos é miserável e ofensivo para a história do Sporting).

depois a máquina ofensiva que todos vimos. é real? é. mas teve uma época histórica e dificilmente repetível( pelo menos não podemos contar com isso). até agora são 92 golos em 68xG. se não fomos a equipa mais eficaz da europa, não andámos muito longe. não podemos contar com isto, são números insustentáveis a longo prazo( claro que o viktor, que é logo responsável por um saldo de +6 ajuda).

já falei na importância de ter um plantel curto noutros posts logo posto isto 4 lacunas, 1 suprimida internamente e o resto é substituir quem sair. as lacunas:
guarda redes. auto explicatório e mais do que escalpelizado. inconcebível ter um saldo de -5 entre golos sofridos e golos esperados. e preferencialmente um upgrade também em distribuição e controlo da área, onde ambos os nossos GRs são bastante rudimentares(alvaro valles, arijanet muric, carl rushowrth, arijanet muric, arnau tenas, ortega)

efetividade em zonas exteriores, que deve ser corrigida com o recrutamento de um ala ambidestro de pendor ofensivo. é evidente a discrepância qualitativa entre corredor central e corredores laterais. nuno santos e geny são excelentes opções de consumo interno e complementam bem com reis e fresneda, em época que se espera de afirmação. mas falta um jogador com mais recursos no último terço, 1X1 e de preferência que seja também uma arma em transição. (rodrigo gomes, zalewski, timmothy weah, kevin paredes).

ausência de um perfil distinto no meio campo: se pensarmos em tudo o que um plantel deve ter a nível de meio campo hide,morten e dani oferecem basicamente tudo: qualidade em 1ºa e 2ºa zona, no último terço, leitura de jogo e adaptabilidade tática, qualidade técnica, recuperação, capacidade de lançar, criatividade enfim por aí adiante. falta apenas a meu ver um jogador que seja decisivo em momento de transição ofensiva e que se imponha pela fisicalidade e capacidade de transporte. será o matheus fernandes( se por alguma razão não se verificar, apostava no ismael kone do watford).

por fim um 6º elemento para a frente de ataque. o objetivo, ainda hoje reforçado, é ambicioso a nível europeu e para isso é essencial um 6º elemento. ao longo da época, com lesões de paulinho e pote, atravessámos vários constrangimentos, especialmente na altura da fase a eliminar da LE. não podemos chegar debilitados a fases decisivas de qualquer troféu, e é nesse âmbito que me parece essencial acrescentar um elemento à frente. podemos ir por mais do que uma via, em termos de perfil: uma sombra do pote, mais médio do que avançado( can uzun, nanasi, fábio carvalho), um 2ºavançado que parta da esquerda capaz de fazer um papel paulinho em dupla com gyo(okafor, zito luvumbo, mathias kvistgaarden, cristo, latte lath, amoura, hlozek, gouiri) ou um extremo mais vertical( edozie, philogene, sahraoui).

em caso de saídas:

diomandé: debast( parece que já está), christian mosquera, mengi, sanganté,bijol,koni de winter,logan costa, chadi riad.

inácio: mika marmol, natan, abakar sylla, jacob greaves, koulierakis, jorge cuenca, yasin oczan.

hjulamnd: daniel boloca, ben sheaf, onyedika, barrenchea, mandela keita, tanner tessman.

edwards: omari hutchinson, morgan whittaker, roger fernandes, amad diallo, colpani

viktor: taiwo awoniyi, undav, edouard, demirovic, pavlidis, josh sargent, ilenikhena, datro fofana, adebayo, burkardt.

1 Curtiu

no cenário que ao dia de hoje parece mais provável, saídas de adan, esgaio, diomandé, edwards, paulinho:

Independentemente de algumas diferenças de opinião que, entre nós, possamos ter sobre as prioridades na preparação da próxima época, acho que a esmagadora maioria concorda com os seguintes pontos:

Devemos fazer o mínimo de mudanças possível tanto em entradas como em saídas.
A estabilidade do plantel tem muito valor. E ainda mais é assim num plantel campeão.

Porém, no mínimo, vamos ter que fazer uma grande venda para garantir saúde financeira e capacidade de investimento.

Vai ser preciso suprir saídas importantes (espero que sejam quase nenhumas).
E em adição a isto, no mínimo, garantidamente temos que ir ao mercado por um GR e um extremo:

A partir desta entradas, as opiniões já divergem.
Penso que a maioria considera importante ter 3 PL’s (indo buscar mais um, mesmo mantendo os que já temos).
Eu dou mais prioridade a ir buscar um 6 mais físico.
Para as outras posições vejo menos malta identificar necessidades prioritárias.

Se a direção não fugir muito daqui, devemos perder 1 ou 2 peças importantes.
Mas vamos ter recursos financeiros para fazer 4 contratações pesadas, além de integrarmos o Mateus Fernandes (pelo menos).
Temos todas as condições para tornar bem mais forte um plantel que provavelmente vai ser campeão fazendo a maior pontuação da história do SCP (e possivelmente a 2ªmaior pontuação dos campeonatos de sempre).

Só este facto já me parece muito animador porque, nos últimos 30/40 anos, nunca estivémos nesta posição.

Isto torna-se ainda mais animador quando olhamos para os nossos rivais e vemos que já perderam 1 jogador importante cada e a custo zero (Rafa e Taremi). Já começaram a perder…

O FCP ainda vai ter que vender 2 ou 3 jogadores importantes para se equilibrar.
Sem grande capacidade de investimento e perdendo 3 ou 4 jogadores, vai ser muito difícil melhorarem o plantel.

Já o SLB ao Rafa devem acrecsentar como perdas o Silva.
Vão poder investir forte outra vez e serão o nosso maior adversário.

Mas vejo-nos em muito boa posição para a próxima época.
Não temos desculpa para não fazer um bom trabalho!

Como sempre, não exigo e nem posso exigir o título.
Isso depende sempre de muita coisa, e nem todas são controláveis.
Mas exigo uma equipa para lutar pelo título até ao fim.

E, aquilo que não podemos mesmo falhar é o mínimo do 2ºlugar (temos tudo para isso).
Precisamos de outra qualificação para a champions em ano em que vamos ver os rivais a ir ao mundial e a ganhar 50ME.
Não podemos ficar de fora de 2 competições jackpot em simultanêo e ainda ter que ver os outros a ir e a enriquecer.
Isso poria em causa a boa situação relativa que conseguimos em relação a eles…

ISTO É ESTRATÉGICO!

Na minha opinião os movimentos de entrada e saída vão ser:
Entrada

• GR
  • DC
  • DE
  • Extremo
  • PL
    Sendo os maiores investimentos em DC e PL

Saídas:

• DC (Pontelo/St. Juste e Inácio/Diomande)
  • Esgaio
  • Reis
  • Gyo (na minha opinião é inevitável e fala-se que o Liverpool vem a portugal levar mais que 1…)
  • Edwards

Tenho algumas dúvidas que o Mateus Fernandes vá ficar no plantel pois há quem o queira e acredito que se baterem 30m o levem (nesse caso espero que se consiga manter o Gyo).
Caso saia o Morita é porque o Mateus Fernandes fica :slight_smile:

Espero que seja uma época de fim de ciclo para alguns jogadores (Seba, Paulinho e Pote), pois acredito que o Pote ainda pode dar origem a um encaixe relevante e que, apesar de ser um ótimo jogador, quererá fazer um contrato bem melhor!

Será também relevante integrar 2 ou 3 jovens, GR para suplente/equipa B (espero que o miúdo que vá jogar confirme potencial), Quenda e defesa central (existem bons valores). Não me espantava que o angolano DE tivesse uma oportunidade de se mostrar ou uma boa recuperação do Travassos também o trouxesse de volta à equipa A.

Resumindo: conto com a mesma política do verão do ano passado, poucas compras mas certas, mesmo por um valor elevado (até 20m base) e vendas só por clausula ou por questões de alguma incapacidade crónica/motivação/oportunidade de carreira (Paulinho, edwards, esgaio, Juste e pouco mais).

Há quem queira o Mateus Fernandes por 30 milhões ?

Há clubes “ricos” a sondar e os valores não os assustaram, 30m digo eu que na minha opinião é o mínimo que o SCP exige, pois apesar do imenso potencial ainda não fez 1 época a titular no SCP.