Fiscalização forte e penas exemplares. Mas como isso é possível se não há vontade política nem uma justiça funcional?
Todo o nosso sistema está deliberadamente concebido para premiar chico-espertices, a todos os níveis.
Fiscalização forte e penas exemplares. Mas como isso é possível se não há vontade política nem uma justiça funcional?
Todo o nosso sistema está deliberadamente concebido para premiar chico-espertices, a todos os níveis.
Naturalmente. E esse é um dos principais problemas deste país - se não o principal.
Isto so la vai com mudanca estrutural a nível nacional deste tipo de brincadeiras. Mas está no sangue deste povo, vai ser impossível.
Ainda agora com as indemnizações dos incêndios conforme o concelho, as regras eram conforme interessava. No meu concelho pedem tudo é papelada e tem de ter terreno nome do próprio ou se tiver herança tem ter habilitação de herdeiros. E caderneta predial se não mencionar oliveiras na descricao , por exemplo, não pagam nada. E vão ver ao local. Concordo, pra evitar abusos. Mas depois surge outra situação: os que tem papeis em dia, quase 90% tinham tudo abandonado, era so terrenos com gestas, mato e silvas. Agora foi tudo a correr candidatar se, e muitos safam se. E os poucos limpavam, mas não tem papelada em dia, nao conseguem receber. Mas isso é outra história..
No concelho vizinho, só pediam NIB da conta, artigo das finanças mesmo não estivesse no nome da pessoa e outro papel. É este tipo de regras conforme as câmaras que não se entende.. a lei não é so uma?
Infelizmente isto só lá vai com um abanão forte e ninguém está disponível para isso. Muitas vezes os projetos, as iniciativas, são boas e relevantes, porém são elevadas sob teias de interesses, que acabam por falhar os seus objetivos em prol desses mesmos interesses, a tal chico-espertice.
O Município que pede o artigo matricial e o NIB, sem mais nada, está em incumprimento e isso vai acabar por resultar em o Presidente ainda ter de reembolsar os apoios.
Eu estive diretamente envolvido na atribuição de apoios decorrentes dos incêndios e em todos os requerimentos, vinham as cadernetas prediais e, por exemplo, se existisse mais que um proprietário (de herdeiros, por ex), só avançava com a concordância de todos. Tivemos casos que ficaram sem apoio por incapacidade de ter a concordância de todos (apoios de reabilitação de imóveis). Quanto ao estado dos mesmos, tivemos pessoas a submeter candidaturas de imóveis devolutos, em ruínas, para a sua recuperação, mas conseguimos na maioria dos casos comprovar o estado devoluto. Eu próprio andei no terreno a fazer os levantamentos de imóveis atingidos, com fotos, formulários preenchidos, até porque a qualquer momento existe uma auditoria e é preciso fazer prova.
Tratando-se de dinheiros públicos, as regras são iguais para todos, depois mediante algum decreto-lei aprovado com carácter de urgência podem ser contornadas algumas (ainda assim, Lei é Lei).
O Império dos Mostrengos!
Ainda voltaremos a navegar em caravelas, o Mundo que se cuide.
Não obrigado.
(postagem excluída pelo autor)
Muitos aqui também deitaram barro a parede e puseram palheiras caidas. Problema foi que tecnicos pediram orçamento e o artigo do imóvel ( maioria são palheiras construídas dentro do artigo do terreno ).
Eu se mandasse, era: terrenos abandonados, nem 1 cêntimo! Mesmo tenham papelada em dia. Quando é limpezas, ninguém aparece, ninguém sabe de quem é. Agora quando é pra receber, tudo aparece! Até vem malta de lisboa de propósito pra vir buscar € de umas oliveiras num barroco no fim do mundo que ninguém sabia sequer de quem era!
Olha eu por exemplo, tenho um terreno de 650m2 de oliveiras, e como aquilo ta em nome da herança do meu pai, a cabeça de casal é minha mãe. Como não fizemos habilitação de herdeiros, só fizemos nas finanças, não recebemos nada. E todos os anos mandamos limpar tudo de uma ponta a outra e apanhamos azeitona! E os vizinhos é so montanhas. Resultado: ardeu tudo.
Vizinhos tem papeis em dia, ja la foram ver os técnicos e tirar fotos. Eles todos felizes com prespetivas de € e nós a olhar. É o que a minha mãe diz, sendo assim vai se deixar de limpar e abandonar aquilo, quem não limpa sai sempre a ganhar, que adianta a gente ainda nos preocuparmos com aquilo?
Portugal e mais 9 países, vão reconhecer o estado da palestina na segunda feira..
Eu vivi para ver o Isaltino travestido de Dolores Ibarruri.
No pasarán
O Isaltino é um último reduto forte na luta contra o boneco Aventura.
Se querem parecer sérios pelo menos coloquem alguém minimamente sério a cascar no ventura.
Se metem um político de profissão condenado e com pena efectiva cumprida por corrupção e branqueamento de capitais num cargo público a dar lições de moral sobre o ventura apenas conseguem mais votos para este.
Se não conseguem perceber isto não percebem o óbvio.
Ironia do destino, é ver que o PS aqui no distrito de Lisboa, na Área Metropolitana, só deve ganhar em Loures. Até Alenquer devem perder. Sintra também.
Meu deus.
Ninguém vota no partido do amigo do vieira ou do rouba malas por ser anti-corrupção.
Votam no ventruja porque acham que o quarto pastorinho vai conseguir fazer “o que quer” sem dar cavaco às instituições, que é que o isaltino “rouba mas faz” aprendeu há anos.