A propósito da crise habitacional, recomendo o visionamento do programa “Repórter Sábado” que passou ontem no NOW.
Ele já faz de propósito. E uma merda de antigamente.
Pois, nunca subestimar a doença destes gajos ![]()
Esta incompetente vai rindo e cantando porque pode endrominar quem quer, porque há malta que não sabe fazer matemática básica.
2015: 10 341 330 (Costa no poder)
2024: 10.749.635 (dados de dezembro, com Montenegro no poder desde abril)
2026: 11.424.031
Ela que explique como entram para aí uns 500 mil no durante o governo do Costa ao longo de dez anos (média de 50 mil por ano), mas entram 700 mil durante o governo do Montenegro ao longo de dois anos e meio anos (com generosidade vou dividir por três anos, entraram mais de 200 mil por ano), mas a culpa destes números fantásticos de imigração descontrolada é do PS.
Coveira de merda.
O que ela quer é enterrar o SNS.
Aquilo que vejo no setor da IA é que houve muitas empresas a saltar para a euforia da IA, despedindo pessoas colectivamente, substituindo pessoas por automatismos e com sonhos de baixar custos operacionais.
A realidade é que está cada mais provado que existe uma bolha da IA. Muitos dos despedidos foram recontratados com melhorias de salários e bónus. Muitos dos automatismos não fazem bem o trabalho e muita da informação que gera tem-se provada incompleta, inventada ou adulterada. Os custos operacionais têm-se revelado superiores aos anteriores.
A IA veio para ficar, mas na minha opinião será de forma muito mais residual do que alguns governos esperam. Navega desta forma por, sendo uma ferramenta nova, ainda não existir grande legislação. Quando começar a existir alguma legislação ligadas à privacidade e propriedade vai naturalmente mudar. Existe também algum movimento contra-cultura relacionado com os malefícios da IA que também ganham cada vez mais gente e será ainda mais popular.
O Governo Português mais uma vez vem atrasado para essa realidade, e gastará dinheiro desnecessário para uma coisa que, das duas uma, ou vai se liberalizar cada vez mais e terá maiores custos socialmente, ou que vai desvalorizar quando rebentar a bolha.
É uma especulação económica, evidente para todos, a valorização excessiva da IA.
Quem são esses?
Os teus namorados? ![]()
A questão da AI neste momento é esta: é uma tecnologia que é caríssima para sustentar, não só financeiramente mas também no impacto ambiental e na saúde das pessoas, e o lucro e benefício que traz às pessoas não está perto de justificar todos os problemas que traz. Isto para ter um desenvolvimento sustentável a tecnologia devia ser desenvolvida a uma velocidade muito menor da que está a ser, mas como houve empresas que injetaram triliões sem pensar nas consequência para desenvolver esta tecnologia agora estamos amarrados a isto, uma tecnologia com custos enormes e poucos benefícios.
IA é muito bonito quando não pagas por isso.
Quando começas a pagar o valor verdadeiro, acaba-se logo as ideias de substituição do trabalhador.
Ainda no outro dia vi uma notícia cá no tugão sobre uma empresa qualquer a falar de uma grande inovação. Meter esteiras de peso em cada prateleira na secção dos vinhos, e depois uma programa de IA fazia o apanhado dos pesos de cada esteira e avisava o colaborador quando o estoque do vinho está para esgotar.
Primeiro, nem vou comentar que não precisas de IA para controlar tal coisa. Isso faz-se com um programa simples. Já parto do princípio que esta gente não percebe nada de informática.
Segundo, nem vou comentar que a secção de vinhos não tem áreas certas para 80% dos vinhos. Vai haver esteiras de vários tamanhos ou vai haver espaços vazios? Novamente, já parto do princípio que este gente não percebe nada de logística.
Continua a ser mais barato contratar um “colaborador” a ganhar o ordenado mínimo (qualquer colaborador de supermercado) para tomar conta da secção de vinhos em toda a sua extensão, do que andar a rebentar dinheiro esteiras de peso controladas por inteligência artificial mais um colaborador a trabalhar em tempo parcial, porque não é a IA que vai lá repor o vinho em falta).
Só me apeteceu atirar com a caneca ao televisor.
Que desperdício de tudo.
Ás vezes, Portugal é mesmo um país de faz de conta.
Mas isto é o reflexo de como a IA está a ser utilizada em quase todas as empresas: de maneira completamente estúpida e inviável monetariamente.
Isso não é verdade. Isto que o que o INE disse hoje:
Este aumento populacional deve-se à contabilização de pessoas estrangeiras a residir em Portugal. Segundo o INE, a população residente de nacionalidade estrangeira, em 31 de dezembro de 2025, foi estimada em 1,6 milhões, representando 14% do total da população residente. Em 2024, em vez dos 1,6 milhões de estrangeiros, o INE havia contabilizado apenas 177.557 pessoas.
”De acordo com o INE, os dados anteriormente divulgados foram atualizados, concluindo que, "entre 2021 e 2025, a população residente aumentou 824.914 pessoas, destacando-se os anos de 2022, 2023 e 2024, nos quais se verificaram fluxos migratórios excecionalmente elevados, traduzindo-se em acréscimos populacionais", respetivamente, de 330 mil, 275 mil e 183 mil pessoas.”
A população em Portugal, segundo o próprio INE, com o Montenegro aumentou em 220 mil habitantes e não 700 mil como tu dizes. Por outro lado, em 2022 e 2023 aumento em 604 mil pessoas. A diferença é bastante grande. Claro que isto por si só não explica o falhanço do SNS que já funcionabva mal antes da pandemia.
A verdade é que em 2024 já tínhamos ultrapassado os 11 milhões de habitantes, mas como havia tantos processos em atraso e por regularizar na AIMA não tínhamos uma ideia real da população residente (e se calhar também não temos agora).
Os números eram os que o INE já tinha dado como fechados.
Agora decidiram corrigir os números com anos de atraso. A informação muda conforme dá jeito a quem está no poder.
Mas continuas a não ter razão.
Os números de imigração exceto aqueles anos dois anos após o COVID continuam iguais. E todos sabemos que o COVID gerou variações enormes nas estatísticas. Tem sempre de se descontar esses anos como excepcionais.
Mas mesmo com o INE a aldrabar no excel, o fluxo continua igual. 200 mil ao ano.
Como é que é culpa do Costa, se está tudo igual?
[Segundo a própria trapalhada que publicaram hoje:](file:///C:/Users/final/Downloads/NOTA%20TECNICA_EPR_2025_PT.pdf)
2014: 10 341 330 (Costa no poder)
2021: 10 599 110
2022: 10 929 704
2023: 11 204 347
2024: 11 387 222 (Montenegro no poder desde abril)
2025: 11.424.031
Saldo do Costa de 85k por ano.
Saldo do Montenegro de 87k ao ano.
Já se esquecermos os anos das “correções do COVID”, são pazadas de 200 mil por ano quer do Costa quer do Montenegro.
Aldrabam mas continuam a falhar na matemática básica.
Que vão mas é caçar gambuzinhos, pode ser que façam melhor figura.
São os namorados da reconquista. Os gajos que vão pra frente da batalha e que vão devolver Portugal aos Portuguezes.
O Afonso Henriques a esta hora deve de estar com uma azia do crl. Tanta luta para nascer uns brolhos destes.![]()
![]()
![]()
Primeiro era a malta desconhecer a matemática, agora é o INE, amanhã será qualquer coisa qualquer. Tudo serve para desculpar o Governo do PS.
Os anos do COVID ou os anos em que não houve controlo de fronteiras?
É exatamente assim.
Estamos em 2026. Não é aceitável ter o INE a corrigir estimativas de 2021, dados com mais de cinco anos. Não estamos em 1921, o que aconteceu foi que andaram a brincar com o excel a pedido do governo.
Isto são estimativas, não são censos. No primeiro, “corriges a metodologia”, no segundo isso já não pode acontecer. E claro que os números corrigidos só foram até ao ano do censos (exatamente 2021).
Ainda não existe desfaçatez para tanto.
Continua o esforço para justificar o facto de se ter enfiado o equivalente a 10% da população no País. Uma colheita obtida dos melhores pomares do capital humano, como o Paquistão e o Bangladesh.
Os benefícios fiscais e económicos continuam sem aparecer, tanto em Portugal como em Espanha, com o PIB per capita estagnado, mesmo a preços correntes. Evidências de benefícios a nível fiscal? Zero. Até já vai ter de ser a IA a pagar a Segurança Social.
Daqui a uns anos vamos olhar para “os amigos do Costa”, como no Reino Unido se olha para a Boriswave.
Só tenho pena dos ucranianos.
Não existe qualquer justificação porque essa merda é mentira.
A grande maioria dos imigrantes é do BRASIL, só muito depois vem a Índia (como a avó da sebosa do Chega) e os PALOPs, e só depois desses é que aparece o Bangladesh e o Paquistão.
A não ser que o INE também já tenha mudadado de metodologia aqui também.
- Brasil: quase 485.000 residentes (cerca de um terço do total)
- Índia: cerca de 95.000 residentes
- Angola: ~55.000
- Cabo Verde: ~48.000
- Reino Unido: ~47.000
- Itália: ~36.000
- Bangladesh: ~35.000
- China: ~30.000
- França: ~29.000
É aceitável e o INE explicou a razão da correção dos valores, agora têm em conta os valores da AIMA ao invés de recorrer a meras estimativas. Se há forma de ter os números fidedignos, concordo que se faça a correção respetiva para melhor informar. Todos sabíamos existir mais imigração que a relatada, estes novos números parecem-me mais reais com aquilo que se observa na vida real.
Sempre que preciso de ver as novas teorias da extrema-direita, da alt-right ou dos nacionalistas portugueses espero sempre que um user do forum apareça.
É sempre engraçado um tipo que fala de doutrinação dos outros, estar sempre a passar a mensagem dos outros.
Não, não é aceitável.
Mudaram a metodologia a pedido.
E folgo em saber que para vocês, os 500 mil brasileiros não vos incomoda.
É os 35 mil do bangladesh que são O problema do SNS estar a rebentar.
Você tem muita cara de pau, viu?

