Política Nacional - Parte 4

Cada vez há mais grupos anarquistas, que “operam” nestes dias para no fim provocar as forças policiais. Depois os UEP e EIR fazem o resto, escalam a violência como gostam, gostam é disto.

Está aberta, oficialmente, a época dos arraiais.

Arreia a porrada. :joy:

Já é a segunda greve geral que acaba assim. Ainda por cima como este MAI, não vai existir qualquer bom senso na reação policial.

1 Curtiu

Não falem mal para os policias e não atirem garrafas que acaba tudo bem mas a juventude de agora não pensa assim.

2 Curtiram

Que estupidez de raciocínio, se pegasses nos 500mil do CEO e dividisses pelos trabalhadores e pelos fornecedores, o que é que achas que acontecia?

Adoro que o fornecedor aqui é visto como uma vítima, que de certa forma o é, mas se a questão fosse posta de forma diferente o fornecedor virava logo pequeno burguês. Isto para nem falar que de certeza que os trabalhadores dos pequenos fornecedores têm condições piores que os dos grandes grupos.
A malta quer socialismo nórdicos com estes raciocínios subsarianos, é complicado.

Indecente o que fizeram ao homem ai.. foderam a Super Bock ao homem.

4 Curtiram

Muita conversa para defenderes alguém que nunca serás.
É inadmissível que alguém ganhe 500 vezes mais que o ordenado mínimo. Há limites e têm de pagar mais impostos sobre ordenados tão altos mas também são grandes fortunas. Já não vivemos no feudalismo.
Queres isso, vai viver para a Coreia do Norte.

E agora era eu o CEO da Jerónimo Martins? Que raio de conversa. Tu és incapaz de pensar em sistemas de incentivos e em consequências de segunda ordem, resumes tudo às tuas indignações e está feito.

Porquê, porque tu queres?
Sim, sou eu que defende um sistema parecido ao da Coreia do Norte, está bem.

O pingo doce tem boas/grandes margens, tal como os outros grandes retalhistas principalmente porque as margens nos produtos deles/linhas brancas, na agricultura entre outros de categorias idênticas são por volta dos 2 dígitos.

As margens são curtas para o fornecedor que é esmifrado. Claro que produtos de marcas como a coca cola, e afins tem margens curtas mas por algum motivo cada vez há mais alternativas de marca branca que te colocam nas prateleiras.

Isso já acontece noutros tipos de retalho e é o normal … margens para marcas Apple, Samsung e afins são curtas ou quase nulas, mas recuperam por exemplo em livros ou em gadgets para telemóveis etc..

Quem lê o que se escreve por aqui ainda vai pensar que quase não sobra para pagar contas aos funcionários :slight_smile:

2 Curtiram

Desculpa lá, mas que bom senso terá de haver com estes vândalos e parasitas da sociedade. Não provoquem distúrbios, nem o caos e não se passa nada. Com esta gente não há que ter condescendência.

É só ler os relatórios, têm bom lucro pois têm um grande volume de vendas. É o negócio deles, vender em grande quantidade para ter margens de lucro pois o produto é de baixo valor acrescentado, mesmo nos produtos de marca própria. Na indústria as margens, por exemplo, são outras e mesmo aí o volume é chave.

Ninguém diz que podem pagar mais ou menos. Podem aumentar em função da quebra dos lucros ou então investir em salários e baixar no investimento. Pois estes grupos têm investimentos altos para continuar a garantir o volume de vendas. Ainda assim, o Grupo Jerónimo Martins costuma pagar bónus a todos os funcionários e mais que uma vez ao ano. Conheço quem faça uma viagem por ano com tudo pago (pessoal do Armazém, onde trabalham por turnos e é um trabalho exigente).

O que mais incomoda é mesmo o salário do CEO do Grupo. A mim nem por isso, mas há quem se sinta ofendido por isso. Mas quem define o salário do CEO é quem lá mete dinheiro, quem arrisca os seus rendimentos e esses estão confortáveis com isso. Se é imoral? Para mim há mais imoralidade ver o Estado a ser assaltado pelos interesses instalados, que propriamente o CEO de um grupo privado ganhar bem. É que o dinheiro do Estado é nosso, o do Grupo Jerónimo Martins é deles, dos seus acionistas.

Porque é incompatível com uma sociedade igualitária.

Na Coreia do Norte, como em qualquer ditadura seja ela de esquerda ou de de direita, a riqueza está toda concentrada no 1% “amiga” do ditador.

Para lá caminhamos.

1 Curtiu

E o gajo continua a :poop:na boca do sistema judicial português e, por inerência, na boca de todos nós.

https://sicnoticias.pt/programas/investigacao-sic/2026-06-03-video-quanto-custa-quem-paga-e-como-paga-a-defesa-de-jose-socrates--c67309c1?fbclid=PAZnRzaASOF8NleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZA8xMjQwMjQ1NzQyODc0MTQAAafxfA5iqVnbnA7lDSciwIhKVmIO_NwaJm__u68Blw87aZn_9aV8_HksyZ-ShA_aem_0N0b_AaoD7jqB-3TAIfwEw

Ainda estás preocupado com ele?
Então quanto tempo te falta para perceber que é o MP que anda a brincar à Justiça??

Por mais que se repita aqui que trabalham com margens baixa, isso já não é verdade há bastante tempo.

Os grandes do retalho alimentar adaptaram-se e vendem agora miúda coisa com margens altas. Repito, produtos agrícolas, marcas brancas, produtos eletrônicos de marcas brancas, livros… todos esses produtos acima, trazem margens imensamente altas pelo que isso não é verdade de todo.

Já em relação à administração ter salários absurdamente maiores que o comum funcionário, isso a mim não me afeta diretamente porque não trabalho para a Jerónimo, Sonae ou outro grande retalhista alimentar.

Agora, é ridículo querermos uma sociedade próspera e mais equilibrada e andarmos depois a dizer â boca cheia que é normal porque é administrador etc etc… mais do que a questão partidária, é uma questão de bom senso.

1 Curtiu

E o problema da fraca educacao a matematica no nosso pais.

E a mesma questao com os ‘super ricos’. Exatamente os mesmos argumentos.

‘Olhem a Galp que lucrou mil milhoes, se taxasse as grandes empresas a serio o Pais era muito mais justo’. A realidade - o estado gasta por ano 130 mil milhoes de euros e so em ISP ‘lucra’ 4x mais que a Galp. Nao adianta tentar contrapor com ‘logica’ quem argumenta de forma emocional.

Tens ali os numeros e mesmo assim continuas a negar as evidencias.

O que dizes e um total desligamento da realidade. Se as marcas brancas fossem mais vantajosas, ja as outras tinha sido ‘corridas’ a muito tempo. As margens das ‘marcas brancas’ sao extremamente baixas e so funcionam precisamente porque os produtores tambem sao expremidos. Porque uma coca cola marca pingo doce nao tem uma ‘marca’ que fideliza clientes.

O retalho em local nenhum e um negocio milionario. E um alvo facil para quem nao sabe fazer contas.

A Wallmart e o maior retalhista do mundo com um volume de negocios que e o dobro da Apple e muito mais importante para o dia a dia que os iPhones. A Apple vale 5x mais em bolsa que a Wallmart. O que e perfeitamente ajustado se perceberes que os lucros da wallmart, com o dobro das receitas, sao apenas 1/6 da Apple.

E os JPJDLV vao dizer ‘mas olha que a Wallmart lucra 20 mil milhoes de dolares por ano!!!’. Ao que alguem que saiba fazer contas responde… sim, mas lucra 20 mil milhoes em 800 mil milhoes de receita. 2 a 5% da receita total. E esta a ‘margem’ dos grandes retalhistas. Quando pensas que so o IVA em Portugal nos produtos que vendem oscila entre 6,13,23 mas considerando uma ‘taxa media’ de 13% as receitas, percebes que o estado lucra muito mais que a Jeronimo Martins, Sonae, etc com cada venda. Isto falando ‘apenas’ no IVA.

E como o salario do CEO. Se dividires o salario do conselho de administracao da empresa pelos restantes trabalhadores, deve dar ai 15e por mes extra a cada funcionario. Esquecam essa linha de argumentacao. Seja nos salarios, seja nos impostos, os grandes numeros sao muito mais importantes que uma pequena minoria.

Como a URSS?

E temos de levar por verdadeira a opiniao do JPJDLV e ignorar as contas publicas e auditadas?

Até acho que os bilionários devia deixar de pagar impostos. 3,4% é demasiado, assim podiam acumular ainda mais recursos.
Se há algo que está a melhorar desde o tempo da Tatcher e do Reagen é a prosperidade e qualidade de vida da classe média.
É continuar assim que está bem.

1 Curtiu

Os relatórios de contas indicam que estás errado. As margens são baixas e têm bons lucros por via do grande volume de vendas. Sempre foi e sempre será um negócio de enorme volume.