Política Nacional - Parte 2

Ou entao o caso de um familiar emigrado em Franca nao ser referencia para rigorosamente nada…

Ha 3 anos atras tinhas varios bancos a oferecer taxas fixas com TAEG de 2% ou ligeiramente inferiores durante a duracao completa do contrato. Nao vale a pena andar com falinhas mansas. A maior parte da malta e que e iliterada e como tal opta sempre pela opcao com a mensalidade mais baixa sem considerar mais nada. Nem fazem ideia do que sao as Euribor…

E atencao que financeiramente a taxa variavel no longo prazo permite quase sempre poupancas globais, mesmo com variacoes ao longo do tempo. Mas isto e verdadeiro para quem tem folga orcamental. Para quem nao tem (aqueles que se queixam agora) e sempre mais prudente optar por taxas fixas para salvaguardar a liquidez mensal e reduzir o risco, mesmo que em periodos de euribor negativas pagues mais uns cobres.

Agora e obvio que num pais onde acabas o 12o ano sem saber como se apura o IRS ou como ler um recibo de vencimento isto seja areia a mais para a camioneta da larga maioria da populacao. Depois, como diz a Alexandra Leitao, e por ‘sorte’ que os outros estao sempre melhor preparados para os choques economicos.

1 Curtiu

Um dos meus melhores amigos, em Fevereiro de 2022 conseguiu uma taxa fixa durante 20 anos de 1.2%… (crédito no Bankinter)

Toda a gente, inclusivamente banco e no doutorfinanças, aconselharam a taxa variável. Optou pela fixa contra todos.
Melhor decisão que podia ter tomado, se fosse para a variável neste momento estava a pagar o dobro.
E a diferença mensal em euros, da fixa para a variável, eram 20 euros por mês.
Mesmo assim toda a gente que consultou sem exceção recomendava a variável.

É o que eu tento a explicar a toda a gente com quem falo sobre o assunto, mas o soundbyte é sempre o mesmo “ah a longo prazo compensa sempre a variável”.
E eu digo "tá bem, adianta-te um ■■■■■■■ o longo prazo se a determinada altura não consegues pagar ou tens de passar fome para pagar.

Se quando fazes um crédito achas que conseguias pagar o dobro do valor sem qualquer dificuldade, então a variável é capaz de ser boa aposta.
Senão, pensar menos no valor final e mais na estabilidade de saber que o valor vai ser sempre aquele e acabou.

Verdade se diga que a generalidade da população que acaba o equivalente ao 12.º ano nos respectivos países não sabe apurar o correspondente IRS. :joy: Não consigo condenar a generalidade das pessoas por não o saberem fazer.

Da mesma maneira, também não consigo condenar a generalidade das pessoas por terem escolhido taxas variáveis. Faz-me lembrar o pessoal que andou a comprar obrigações há parva há uns anos atrás e ficou sem as poupanças porque não sabiam que eram investimentos que comportavam risco financeiro para eles.

O homem médio não é um gajo informado e é um gajo confiante. Se o Zeca que está no banco lhe diz que a taxa é variável, tem estado a cair e que vai pagar menos 20 ou 30 € por mês do que com taxa fixa, o homem médio vai confiar no que o Zeca lhe disse e não faz a menor ideia do que significa uma taxa fixa, variável ou mista. Aliás, o gajo nem sequer sabia que no banco faziam tostas, nem percebe a relação entre tostas e taxas.

Um problema que a imigração em massa vem agravar.

https://twitter.com/inesmorsantos/status/1676142528389607424

https://twitter.com/Renascenca/status/1675821586232881153

https://twitter.com/araquelra/status/1675945512426434576

Como se diz na América “you voted for this”

2 Curtiram

Eu ate chutei 2% para ser conservador… mas sim, nao me espanta pois ao contrario do que diz o Danix, as taxas fixas eram bastante atrativas, so que o Tuga prefere sempre poupar 50e hoje em vez de se salvaguardar um aumento de 300e amanha.

Exatamente a mesma conversa… o meu problema e que regra geral quando falo com malta que e letrada financeiramente eles tendem tambem a ser malta com folga financeira e que fazem uma gestao de tesouraria inteligente logo tendem a sobrestimar o cidadao comum. E um bocado como navegar pelo canal de literacia financeira do reddit…

A maior parte das pessoas quando faz uma decisao que vai impactar a sua tesouraria nos proximos 20/30 anos tem que pensar em mais do que compensa no longo prazo. Como dizes… de nada compensa ficar a ganhar no longo prazo se pelo meio tens que entregar a casa porque nao consegues pagar, ou passar fome para a pagar. E isto e pura falta de literacia financeira. E a populacao nao perceber um ■■■■■■■ destes conceitos. Pois se por um lado ‘arriscamos’ a grande no credito a habitacao, somos super conservadores nos investimentos (e so depositos a prazo) logo claramente nao podemos falar de uma questao de tomada de risco consciente.

Nao e verdade… em Portugal estamos muito abaixo do resto da europa no que toca a este tipo de conhecimento. Em Portugal tens grande parte da populacao ate com formacao superior que nao faz ideia de como funciona o nossos sistema fiscal. Eu acredito que de forma deliberada… pois quanto mais analfabeta financeiramente for a populacao, menos exigente e para com os governos.

Em ultima instancia eu tambem concordo que a culpa esta no facto de o estado nao ter providenciado a formacao necessaria para os cidadaos tomarem decisoes informadas no que toca a sua vida financeira. E nem podemos culpar o Salazar pois essa geracao ja esta reformada…

Não votaram o xuxialismo, agora aguentem-se.
O Mal é que muitos destes que criticam quando daqui uns tempos vier o Medina dar mais uma migalha ficam todos contentes e voltam a votar no partido dos Subsídios.
O PS só lhe importa o poder.

Whattttt?

Deves estar a confundir.
Eu não me pronunciei sobre este tema.
Tão pouco tenho casa própria, por enquanto.

Esquece… queria dizer o Deadman :sweat_smile:

Eu queria ir viver para fora da casa dos meus pais definitivamente já que vai sendo tempo e não sei se deva pagar uma renda a um senhorio (acho um erro) ou pedir empréstimo a um banco (mas também estar refém de um banco…). Tenho um bom salário liquido para a minha idade (a cima do salario liquido medio Português).

Ainda estou a pensar em fazer umas Contas Poupança Reforma na CGD no caso de se quando for mais velho a Segurança Social for à falência ou se o governo no futuro se puser com ideias de cortar pensões…

Como assim estar refém de um banco?

O banco não é propriamente um cartel que vai andar atrás de ti e partir-te os joelhos se não pagares xd
A teres a possibilidade, é melhor comprares de que arrendar, especialmente estando o mercado dos arrendamentos tão inflacionado.
Prepara é uma boa fatia de entrada…

Negociar um empréstimo neste momento não te trará as condições mais favoráveis também, pelo que se puderes esperar espera que os juros baixem ou que haja uma quebra nos preços…
Neste momento estarás a pagar preços em alta e juros em alta também…

Mas estar refém de um banco não estás, até podes mais tarde renegociar o crédito com outro banco e transferir para lá o crédito à habitação.

E boa ideia a de fazeres um PPR, até porque passados 5 anos de teres metido dinheiro podes usar para pagar o crédito da casa sem prejuízo nos benefícios fiscais (tipo metes 100 euros agora e passados 5 anos podes usar esses 100 euros, ou seja, não é 5 anos após a primeira aplicação podes usar o dinheiro todo, mas podes usar a quantia que meteste após estar aplicada 5 anos)

1 Curtiu

Epa… eu estou a pagar 700e de renda num apartamento cujo preco em novo atualmente ronda os 250 mil euros. Metes o valor do credito em cima disso, e na pratica e uma decisao entre pagar renda a um senhorio ou juros aos bancos, com a desvantagem de que sendo a casa tua tens custos com condominios, manuntencao, etc etc

Nao quer dizer que nao continue a compensar comprar… mas ja compensou bem mais. Eu provavelmente vou ter de esperar mais uns 2 ou 3 anos.

3 Curtiram

Certo, mas se for teu é um asset, é um ativo…

Se for de outra pessoa é uma despesa.
Claro que se for uma despesa que te sai muito mais barata, pode compensar, depende de cada caso.
Agora se posso adquirir um bem cujo valor à partida não depreciará muito a longo prazo, é sempre um investimento válido…

P.ex a minha irmã comprou um T1 numa boa zona do Porto para viver lá por enquanto, mas quando sentir necessidade de algo maior arrenda este a estudantes e parte para outra coisa…

Já eu, de momento, estou como tu, quero esperar até virem condições mais favoráveis.
Mas tenho a (grande) sorte de ter uma casa com todas as condições só para mim de borla, dado que os meus pais estão fora…

3 Curtiram

Refém de bancos que estão sempre em risco de falirem e de me confiscarem o dinheiro ou poupanças. Ou risco da minha vida ir pela ladeira abaixo por algum motivo e darem-me um pontapé no cu também…

Se bem que se eu acordar um empréstimo com um banco para habitação não sei se não posso mais tarde renegociar o empréstimo e os acordos feitos.

Porque imaginem que eu tou a viver na casa X com um acordo de empréstimo com o banco y a longo prazo e do nada o banco y vai à falência… Como é a minha situação?

O presidente engasgou-se com um pintelho do costa??

Os picos negativos:

• ? (suponho que devido a algo com a Guerra Colonial)
  • 25 de Abril.
  • Entrada na União Europeia.
  • Meios dos anos 90s. Já não recordo bem a história, mas foi nos tempos em que o Cavaco disse (?) “acabaram-se as vacas gordas”.
  • Entrada no Euro (normal, num país que passou o café de 50 escudos para 50 cêntimos). :rainbow:
  • (duplo) Crise do subprime / Troika
  • COVID-19.

Tem sido a nossa vida toda.

Algumas das crises não foram negativas no longo prazo, tipo o 25 de Abril, a entrada na UE e no Euro. Terão os seus dividendos no longo prazo.

As outras foram todas por contágio, no caso do subprime / Troika, contágio + “mau planeamento”.

Não sei porque é que o “tempo das vacas gordas” do Cavaco acabou, a ver se leio sobre o assunto brevemente.

Voltamos ao tempo do Sócrates. O PS pode fazer tudo sem consequências. E os patetas batem palminhas e votam neles.

1 Curtiu

Chamar o que originou a entrada da troika de ‘contagio’ e ser demasiado simpatico com aquilo que foi a gestao ruinosa do Socrates e dos seus antecessores. Tanto e que em termos nominais o nosso PIB so o ano passado chegou aos valores de 2008 e em valor real provavelmente so daqui a mais uma decada… A ‘crise internacional’ pode ter sido o trigger, mas e o mesmo que a malta que diz que a inflacao e culpa da guerra. Portugal era uma bomba prestes a explodir a qualquer momento