Política Internacional - Parte 5

Ja acreditei mais nessa teoria do mal menor. Sinceramente, acho que ia ser sensilvemente a mesma merda com menos umas tarifas e mais umas patetices quaisquer. Espero sinceramente que o partido democrata ande a preparar na sombra um Joe Biden com 60 pronto para ‘limpar’ as eleicoes depois de uma queda com estrondo do MAGA. Porque tambem nao vejo o movimento MAGA a sobreviver sem o Trump. Ate porque se entre o Rubio e o Vance emergir o Rubio com vitorioso, e um replublicano bem diferente do Trumpismo. E o Vance esta bem longe de estar a ser um Vice com uma boa performance.

Que mesmo mantendo o regime, e mais que suficiente para melhorar a vida dos cubanos se pelo menos acabarem as sancoes economicas.

Nuno, eu acho que tu e muitos europeus vivem numa bolha criada aqui na qual se duvida sempre da resiliencia da democracia dos US quando os resultados nao sao os que gostamos. A democracia dos US alem de muito mais antiga que quase todos os paises europeus, tem dado provas atras de provas ao longo dos anos que e fortissima, mesmo sendo organizada de forma diferente da nossa.

O Trump nao vai conseguir escapar das midterms como (espero eu) nao vai conseguir escapar de uma derrota eleitoral historica do seu movimento nas proximas eleicoes assim os democratas consigam encontrar um candidato normal, moderado e que ao contrario do Biden ja nao esteja demente. Nao ha nada que ele possa fazer para contrariar isso, como nem conseguiu controlar um tribunal constitucional que e maioritariamente conservador na questao das tarifas.

Nos US os presidentes sao ‘reis’ com alguns ‘checks and balances’ durante 4 anos, mas sem o voto popular nao ha ‘reis’. O Trump ganhou legitimamente duas eleicoes da mesma forma que tambem vai perder legitimamente as midterms e o seu movimento vai perder as proximas eleicoes assim os democratas se deixem de wokisses.

Exatamente. Da Hungria por motivos familiares posso falar com um bocado de propriedade e conhecimento de causa… Eu creio que estamos muito perto de dar um chuto no Orban finalmente! O que vai ser MUITO positivo para a Hungria em 1o, mas tambem para a Europa. Eu creio que neste momento as possibilidades estao em 51 (sai) para 49 (fica) o que e melhor do que alguma vez foi. So nao esta pior porque o Orban tem um sistema de manipulacao eleitoral que lhe permite ate trazer votantes do outro lado da fronteira para votar o que distorce um bocado as percepcoes populares.

NO ENTANTO, mesmo que o Orban perca as eleicoes, o seu partido e ele nao vao magicamente desaparecer pois ele blindou a Hungria durante a sua governacao. Existe muita organizacao estatal controlada por ele e pelo partido que vai continuar a ter muito poder na governacao, alguns nomeados para cargos sem ‘prazo’. Ha muita lei que foi ‘blindada’ com a necessidade de uma maioria de 2/3 para ser alterada. Entre muitas outras coisas que podia falar… O Orban tem sido uma vergonha para a UE e para os valores Ocidentais e para mim e a par do Sanchez de Espanha alguns dos piores lideres europeus e que mais perigo representaram para a coesao nos ultimos anos. A UE vai ganhar muito quando se conseguir livrar do Orban e do Sanchez.

Longe de mim querer defender o Trump nestas questoes… mas vou ter que te relembrar o que fez o Joe Biden antes de abandonar a presidencia nesta questao particular? :slight_smile:

Eu ainda nao percebi bem o que e que o Trump anda a fazer com a Russia… desde que o Trump ocupou a presidencia ele tem dado uma no cravo, outra na ferradura. A Russia ja perdeu a Siria e deixou de ter capacidade de projecao fora da sua area de influencia. Esta invasao do Irao, mesmo tendo um efeito positivo no curto prazo com o aumento do preco do petroleo, no medio prazo significa que a Russia vai ficar mais isolada com menos um aliado. No Medio Oriente, a Russia deixou de ter qualquer influencia e com os US a ‘controlarem’ o petroleo na Venezuela, Medio Oriente, etc a economia da Russia vai tocar ao som do acordeao que os US tocarem. E dificil de perceber se ele quer ao mesmo tempo ‘normalizar’ a Russia nas relacoes internacionais enquanto os torna ainda menos relevantes para la da sua capacidade militar que tambem ja deixou mais a desejar…

Como se viu ainda recentemente com a questao das tarifas, certo? :slight_smile:

E os juizes do supremo ‘capturados’ pelo Trump devem ter ficado ainda mais felizes com ele depois dos insultos pos-decisao, nao?