Conflitos no Médio Oriente

Eu ja sei o teu bla bla bla bla, e igual ao de todos os outros.

A minha opiniao esta bem refletida no meu historico neste forum. O teu problema, como o de muitos, e que querem ter razao a forca e fazem de forma muito engracada aquilo que me acusam constantemente. De ser preto ou branco. Eu tenho um longo historico a elogiar presidentes democratas e a criticar presidentes republicanos. Alias, ja o disse por varias vezes em varios topicos que o que faz falta e um Joe Biden mas com menos 20 anos. Ou seja… um Obama.

Criticas as politicas de Trump? Sao dezenas, ja desde a altura do 1o mandato:

E se regressarmos a apenas 10 dias atras? Aqui estao as declaracoes de amor do Trump!

Bla bla bla whiskas saquetas bla bla bla sou um basico que tenho que recorrer a argumentos bacocos e facilmente desmontaveis pois tudo o que seja complexo nao da para o meu post diario de ‘eu vivo no Dubai e sei muito bem o que ca se passa’.

Nao e nada de novo. Acontece com todos, quando aumenta o nivel de complexidade depois e sempre mais facil pegar no mesmo disco riscado e repetirem ate a exaustao e pronto assim ganha-se a discussao com meia duzia de risos e likes da comandita do costume. O vosso problema como de costume e que o que fica escrito nao desaparece:

3 de Marco:

16 de Marco:

Meu caro, quem tem opinioes que andam ao sabor da lua es tu e muitos dos que aqui comentam. A minha opiniao sempre foi estavel e bastante clara desde o inicio para quem tem mais que a escolaridade obrigatoria.

• Um confronto militar com o Irao era necessario a partr do momento em que nao parecem existir movimentos civis organicos capazes de mudar o regime
  • O objetivo da intervencao militar deve ter como objetivos minimos desmilitarizar por completo o Irao, sendo que inicialmente defendia a mudanca de regime como ‘opcional’ mas cada vez mais me parece uma das condicoes de vitoria
  • O Ocidente, isto e, nos, devemos ser pragmaticos e perceber que impedir a emergencia do Irao enquanto potencia dominante do Medio Oriente nao serve os nossos interesses de curto, medio ou longo prazo

Eu percebo que para que este tipo de coerencia seja dificil de compreender por quem diz que hoje esta muito bem a ir para o escritorio fazer o seu trabalhinho mas amanha ja esta muito mal escondido debaixo de um bunker porque um drone atingiu um deposito de combustivel.

Nao e um badge of honour, mas eu como o referi por diversas vezes, so tenho pena de o Biden nao ter chegado a PUSA 10 anos mais novo. E como tambem o disse, foi provavelmente o melhor presidente que podiamos ter quando a Russia invadiu a Ucrania. Aquilo falo da minha perspectiva europeista. Era um PUSA sobrio, com uma politica economica equilibrada, que se sabia rodear de pessoas competentes e nao Yes Man, que sabia ler a geopolitica e valorizar os seus aliados, que tinha uma palavra com poder efetivo e que nunca foi nas derivas extremistas e wokistas do seu partido. O unico ‘defeito’ do Biden, se assim o podemos chamar, foi nao ter percebido (ou ter alguem a sua volta) a mostrar-lhe que nao tinha as condicoes necessarias para concorrer as eleicoes e preparar alguem capaz de derrotar o Trump. Porque o Trump nao e reeleito do nada. O Trump e reeleito porque os democratas apresentaram o candidato mais fraco que alguma vez levaram a eleicoes, com um programa desastroso a todos os niveis, sem cumprir sequer os minimos olimpicos… tudo porque na fase em que ja nao era possivel esconder que o Biden nao tinha as faculdades mentais necessarias ja nao foram a tempo de encontrar um candidato decente.

E o mundo atual pedia um Biden para gerir a guerra da Ucrania, para gerir a situacao do Medio Oriente, etc… nao e um badge of honour, mas o reconhecimento daquilo que foi provavelmente o melhor PUSA que muitos de nos vimos em vida. Nao tinha o dom da oratoria do Obama, mas era mais equilibrado.

2 Curtiram