Conflitos no Médio Oriente

Sim, o Trump nem dorme à noite a pensar nas mulheres iranianas, e na repressão.

Estou a ser irónico como e óbvio.

Mas daqui a bocado já aparece aí o @Reavstone a dizer que irmos pagar 2 euros por unidade de pão e ternos racionamentos a moda antiga é o preço a pagar pela liberdade no Irão. :rofl::rofl::rofl:

Liberdade essa que nem existe, já que o regime mantém-se.

De que forma é que a pilhagem dos campos de petróleo venezuelanos por empresas americanas e com o comércio desse petróleo a passar directamente por Trump se enquadra numa intervenção destinada a depor um tirano desalinhado com o nosso bloco?

Tu gostas muito de olhar única e exclusivamente para o silver lining de cada intervenção, mas com isso persistes em ignorar o óbvio.

Ironico e burro, porque nunca em momento algum eu falei da necessidade desta intervencao militar devido aos direitos das mulheres no Irao.

Eu gostava de acreditar que nao e bem assim. Mas vindo desta administracao, nunca se sabe. A Casa Branca nao e so burros inuteis, mais infelizmente tem muito poucos com capacidade de dizer nao ao presidente.

Para mim, o maior ‘problema’ e que ate um puto de secundaria sabe que o TACO nunca falha e deve ser nisso que os iranianos estao a apostar.

PS: o Jon Stewart tem um paradoxo muito bom acerca desta guerra Irão-USA. Enquanto nós lutamos pela nossa conveniência económica, eles lutam pela sobrevivência, portanto as linhas vermelhas deles são muito difíceis de atingir.

Em cima disso, estavam aparentemente muito mais bem preparados para este cenário de ataque por parte de USA e Israel, porque com os meios militares que dispõem - claramente inferiores - estão a conseguir conduzir a guerra na direcção que nos afecta mais.

E, quando ele se for embora, vai continuar a não existir, porque o regime se mantém.

Vai deixar um país ainda mais radicalizado, uma região em ebulição, e a China a dominar no Médio Oriente, em influência e em não só.

Ah, e Israel a preparar a próxima, porque coitadinhos, são muito perseguidos, porque um austríaco não gostava deles, há 80 anos atrás.

2 Curtiram

Não sou perito em política do Médio Oriente, o que vou escrever não é mais que a minha opinião, e não factos, antes que venham os tudólogos tipo Jonet aqui do fórum rebater com baixo nível.

Creio que Israel e os EUA acharam que eliminando Khamenei e restante cúpula, o povo iraniano terminaria o trabalho. E isto em dias. Parece que nada mais errado. O povo está com medo (no Iraque só saíram com tropas no terreno), e a Guarda Republicana, os atuais verdadeiros líderes do Irão, lutam pela sobrevivência. E o arrastar disto penaliza somente os EUA, que achavam que isto acabava em dias.

Vamos ver se com a ameaça de Trump, e sobretudo com o limite a que parece que a Liga Árabe chegou, se vamos ter alguma espécie de acalmia, antes que outras potências (e aqui falo da China) precisem de entrar para defender os seus interesses (embora me pareça que aos Chineses e aos Russos isto lhes interesse, desviando as atenções dos seus problemas, num caso, e ambições no outro).

O que entendes por ‘pilhagem do petroleo’?

E que o Petroleo nem explorado estava a ser. E o que e ‘passar diretamente por Trump’?

Enfim… a mesma velha discussao dos motivos da intervencao.

Mas isso ja tem sido dito exaustivamente ate aqui neste topico. As condicoes de vitoria do Irao sao completamente diferentes das dos US/Israel. Para ganharem, o regime so precisa de se manter relativamente funcional.

Sempre é uma motivação mais credível do que “a liberdade e democracia”. Com essa é que não enganam ninguém.

1 Curtiu

Mas a questao e que eles so enganam quem quer ser enganado.

Isto e geopolitica. Os interesses e discursos bonitos sao muito engracados e permitem a muito lider deitar-se a noite e dormir muito satisfeito com a sua consciencia. Mas nao e assim que funciona o mundo. E ao contrario do periodo pos-guerra fria, estamos a entrar num novo mundo multipolar onde cada vez menos os discursos bonitos e motivacoes puras vao valer cada vez menos. E evidente que num cenario ideal, tambem queriamos levar a ‘liberdade e democracia’ a todo o lado pois esta mais que provado que e o melhor sistema para levar prosperidade ao povo. Alem de que em democracia e menos provavel existirem guerras duradouras e e mais provavel que os valores se acabem a alinhar com os valores Ocidentais que todos defendemos. Mas o mundo nao e uma luta de ‘bons’ contra os ‘maus’ a preto e branco. Mesmo nos as vezes temos de fazer coisas que nao sao as mais bonitas pois uma carta assinada pelos estados membros da UE nao resolve merda nenhuma.

E que a posicao de malta como o @juziel e muito facil. Eu tambem a posso ter. E fica muito bem. E semelhante as cartas da UE ou as posicoes da Greta sobre as alteracoes climaticas.

Bem, o país, de muito longe, que mais vezes vi envolvido em Guerras, a maior parte delas iniciadas por eles, é o maior exemplo de “Democracia Ocidental”. Pelo menos é como eles gostam de se ver…

Por isso, e isto não é nada contra nem a favor da “democracia ocidental”, se calhar não tem assim tanto a ver com o sistema político, andar em Guerras ou não.

Fdx, “o petróleo nem explorado estava a ser”…

Que raio de argumento tão pedante. O petróleo, explorado ou não, é da Venezuela. Não é de Trump, não é das firmas americanas, mais ditadorzeco menos ditadorzeco é dos venezuelanos.

Se foste lá simplesmente para remover um ditador do poder, por que ■■■■■■■ havias de ter mexido no petróleo que não é teu?

Tanto arrojo sobre real politik e geopolítica e depois “o petróleo nem estava a ser explorado”. Posição confortável é a tua, que te demites de pensar ou de analisar o problema pelos vários pontos de vista que devem ser analisados.

3 Curtiram

E desculpa, mas posição confortável é a tua.

Podemos ir a qualquer lado do mundo, bater em quem quisermos, depor quem não nos interessar que esteja no poder, desde que eles não sejam da nossa equipa está tudo legitimado.

Há maior conforto do que este? Ver o bem e o mal, o certo e o errado, pura e simplesmente pelo conceito de equipa e de quem tenho do meu lado ou contra mim?

Isso não é geopolítica nem real politik porra nenhuma, isso é uma visão quadrada e absolutamente taberneira do mundo.

https://x.com/i/status/2034589928827289825

Apenas os EUA e convencidos por Israel. Pois Israel sabia e sabe muito bem como está a estrutura de comando e liderança religiosa do Irão, convenceram o presidente dos EUA a avançar com um ataque cirúrgico e tudo seria rápido, caíram nisso. No entretanto, vai Israel aproveitando para enfraquecer o Irão pois estes são uma ameaça real à sua presença no Medio Oriente.

O contexto avançado pelos EUA servem para justificar um propósito que a cada dia que passa perde força. Vamos nos aproximando da real razão, Israel. Se libertar o Irão da ditadura é um bom propósito? Ninguém dúvida, agora convencerem-nos disso está mais difícil a cada dia. Acesso à produção de material bélico nuclear? Bem, se os serviços internos dos EUA afirmam que o risco disso acontecer será nulo, neste momento, então cada vez mais fica difícil.

1 Curtiu

https://x.com/Currentreport1/status/2034598688350409172?s=20

2 Curtiram

Olha que giro.

https://www.washingtonpost.com/technology/2026/03/17/israel-journalist-polymarket-iran-strike/

Neste caso discordo. Perder mais um “aliado” (alinhado é mais correcto) não lhes interessa. Mesmo a Rússia só tem aqui um balão de oxigénio, porque o imbecil do Trump retirou as sanções sobre o combustível russo, senão era 0 benefícios para eles também.

Não há ganho nenhum da parte da Rússia e da China. Mas também não há ganho nenhum a nós Europeus e aos próprio americanos. Até ver não há ganho para ninguém, porque se não cair o regime, foi tudo em vão.

De resto, concordo.

1 Curtiu

https://x.com/visegrad24/status/2034561494243831850?s=20

https://x.com/visegrad24/status/2034634801739657255?s=20

https://x.com/visionergeo/status/2034575228156678615?s=20

https://x.com/visegrad24/status/2034613731737395394?s=20