Este gajo era liberal extrema, agora passou a ser apenas um trumpista extremo.
O Supremo está capturado por Trump e temos que esperar por Novembro para ver se a sanidade regressa ao Senado e Congresso.
Até lá isto será ( ainda mais) o caos.
E perguntava o pessoal o porquê do interesse ( diziam obsessão) na política americana e no movimento MAGA…
… parece-me que a resposta é mais óbvia que nunca e nada disto é inesperado.
Ja acreditei mais nessa teoria do mal menor. Sinceramente, acho que ia ser sensilvemente a mesma merda com menos umas tarifas e mais umas patetices quaisquer. Espero sinceramente que o partido democrata ande a preparar na sombra um Joe Biden com 60 pronto para ‘limpar’ as eleicoes depois de uma queda com estrondo do MAGA. Porque tambem nao vejo o movimento MAGA a sobreviver sem o Trump. Ate porque se entre o Rubio e o Vance emergir o Rubio com vitorioso, e um replublicano bem diferente do Trumpismo. E o Vance esta bem longe de estar a ser um Vice com uma boa performance.
Que mesmo mantendo o regime, e mais que suficiente para melhorar a vida dos cubanos se pelo menos acabarem as sancoes economicas.
Nuno, eu acho que tu e muitos europeus vivem numa bolha criada aqui na qual se duvida sempre da resiliencia da democracia dos US quando os resultados nao sao os que gostamos. A democracia dos US alem de muito mais antiga que quase todos os paises europeus, tem dado provas atras de provas ao longo dos anos que e fortissima, mesmo sendo organizada de forma diferente da nossa.
O Trump nao vai conseguir escapar das midterms como (espero eu) nao vai conseguir escapar de uma derrota eleitoral historica do seu movimento nas proximas eleicoes assim os democratas consigam encontrar um candidato normal, moderado e que ao contrario do Biden ja nao esteja demente. Nao ha nada que ele possa fazer para contrariar isso, como nem conseguiu controlar um tribunal constitucional que e maioritariamente conservador na questao das tarifas.
Nos US os presidentes sao ‘reis’ com alguns ‘checks and balances’ durante 4 anos, mas sem o voto popular nao ha ‘reis’. O Trump ganhou legitimamente duas eleicoes da mesma forma que tambem vai perder legitimamente as midterms e o seu movimento vai perder as proximas eleicoes assim os democratas se deixem de wokisses.
Exatamente. Da Hungria por motivos familiares posso falar com um bocado de propriedade e conhecimento de causa… Eu creio que estamos muito perto de dar um chuto no Orban finalmente! O que vai ser MUITO positivo para a Hungria em 1o, mas tambem para a Europa. Eu creio que neste momento as possibilidades estao em 51 (sai) para 49 (fica) o que e melhor do que alguma vez foi. So nao esta pior porque o Orban tem um sistema de manipulacao eleitoral que lhe permite ate trazer votantes do outro lado da fronteira para votar o que distorce um bocado as percepcoes populares.
NO ENTANTO, mesmo que o Orban perca as eleicoes, o seu partido e ele nao vao magicamente desaparecer pois ele blindou a Hungria durante a sua governacao. Existe muita organizacao estatal controlada por ele e pelo partido que vai continuar a ter muito poder na governacao, alguns nomeados para cargos sem ‘prazo’. Ha muita lei que foi ‘blindada’ com a necessidade de uma maioria de 2/3 para ser alterada. Entre muitas outras coisas que podia falar… O Orban tem sido uma vergonha para a UE e para os valores Ocidentais e para mim e a par do Sanchez de Espanha alguns dos piores lideres europeus e que mais perigo representaram para a coesao nos ultimos anos. A UE vai ganhar muito quando se conseguir livrar do Orban e do Sanchez.
Longe de mim querer defender o Trump nestas questoes… mas vou ter que te relembrar o que fez o Joe Biden antes de abandonar a presidencia nesta questao particular? ![]()
Eu ainda nao percebi bem o que e que o Trump anda a fazer com a Russia… desde que o Trump ocupou a presidencia ele tem dado uma no cravo, outra na ferradura. A Russia ja perdeu a Siria e deixou de ter capacidade de projecao fora da sua area de influencia. Esta invasao do Irao, mesmo tendo um efeito positivo no curto prazo com o aumento do preco do petroleo, no medio prazo significa que a Russia vai ficar mais isolada com menos um aliado. No Medio Oriente, a Russia deixou de ter qualquer influencia e com os US a ‘controlarem’ o petroleo na Venezuela, Medio Oriente, etc a economia da Russia vai tocar ao som do acordeao que os US tocarem. E dificil de perceber se ele quer ao mesmo tempo ‘normalizar’ a Russia nas relacoes internacionais enquanto os torna ainda menos relevantes para la da sua capacidade militar que tambem ja deixou mais a desejar…
Como se viu ainda recentemente com a questao das tarifas, certo? ![]()
E os juizes do supremo ‘capturados’ pelo Trump devem ter ficado ainda mais felizes com ele depois dos insultos pos-decisao, nao?
Isto não é uma política liberal, mas uma política “conservadora” para não lhe chamar outra coisa. Este gajo passou a ser um trumpista chupa pi***.
E por mim a Hungria até pode na sua maioria ficar como é, até porque o Magyar não é assim tão diferente do Orban no seu core “conservador”. Muda apenas (espero eu) esta vassalagem ao Putin e um reset nas relações com a UE.
Um perdão ao filho para evitar que fosse perseguido pelo movimento MAGA. Mesmo que moralmente errado, como é que se pode comparar com a venda de perdões?
Epa… vamos ser pragmaticos. Mesmo que para os hungaros nao mude muito, para a UE como um todo isto e MUITO positivo.
![]()
Por isso e que discutir politica tem sempre este pequeno ‘problema’. E como os apoiantes do Chega quando o Arruda e apanhado a roubar malas que dizem ‘mas ao menos nao e corrupto como o Socrates’.
Sabes bem que nao teve nada a ver com a perseguicao do movimento MAGA. Teve a ver com o filho estar enterrado em bosta ate ao pescoco e protege-lo. So para dizer que quando entramos nestes moralismos, principalmente na politica americana… arriscamo-nos sempre a acabar na mesma posicao de Chegas com Arrudas, Blocos de Esquerda com Robbles, etc
Nenhuma altura será boa para o impeachment. Mesmo que os democratas tivessem a maioria do Senado, um presidente só é condenado por impeachment com 67 votos no senado. A maior maioria nos últimos 40 anos no Senado foi dos Democratas com 57 membros (o que não deve acontecer) mesmo que os democratas conseguissem uma maioria desse tamanho nunca teriam 10 membros do Senado Republicano a votar pelo Impeachment. Se só 7 votaram pelo impeachment pelo 6 de janeiro fica impossível 10 ou mais votarem para o Impeachment por qualquer razão.
O candidato presidencial dos Democratas, infelizmente, vai ser o Gavin Newsom. E ele como presidente vai ser um desastre tão grande que os Republicanos vão voltar ao poder em 2032. Os Democratas são exímios em não aproveitar as oportunidades dados pelos Republicanos para dominar a política nos EUA. Por isso é que mesmo que a ideologia Democrata seja mais popular no eleitorado americano eles acabam sempre a ficar atrás dos Republicanos.
Eu na altura também critiquei o Biden, mas tendo em conta a perseguição que o Trump está a fazer dos seus adversários políticos acho que ele fez o correto.
Poupem as pessoas, sff.
O Biden jr foi condenado por posse ilegal de arma e fraude fiscal ( q ele entretanto regularizara ), tendo sido acusado pelo “DoJ do pai”, após um contexto de múltiplas audições e comissões no Congresso onde provas e evidências relativamente à lama que os MAGA atiraram durante anos eram um grande zero.
Hunter foi um drogado que aproveitou o nome do pai para posições em empresas estrangeiras que não teria não se chamasse Biden, mas tal é absolutamente incomparável com a corrupção actual onde se perdoam criminosos que roubaram milhões, após terem dado milhões a Trump, perdoando multas de milhões e encetando negócios pessoais com esses mesmos criminosos.
Esse tipo de whatboutism é até insultuoso à inteligência das pessoas, inclusive quando se sabe que o DoJ de Trump está a perseguir os seus “inimigos”, montando acusações fantoche que só um sistema judicial AINDA funcional tem barrado, inclusivamente retirando procuradores corruptos de Trump dos casos, imagine-se o que não se tentaria fazer ao Hunter Biden. Eu critiquei na altura esse perdão, mas o velho foi previdente e se calhar fez bem, até pelos crimes em causa.
Quanto à democracia americana, os tipos têm como presidente um insurrecionista e criminoso a quem o SEU Supremo deu imunidade, que está a lucrar biliões a nível pessoal, com o Congresso e Senado a fechar os olhos às barbaridades cometidas pelo seu líder, porque na lógica actual de poder, os representantes republicanos têm medo de morrer politicamente se fizerem o seu trabalho.
Neste momento, entre a administração, Congresso e Senado, não há checks and balances com a excepção do caso Epstein e mesmo aqui com o DoJ em incumprimento da lei. Os EUA são neste momento governados por um culto. Nenhuma demografia funcional o é com esse pressuposto.
Mas pelo menos aquela coisa do wokismo morreu, né? Raios parta os wokes que achavam que as pessoas não deveriam ser perseguidas por género, orientação sexual e religião e alertaram para um movimento político que perseguiria minorias, desmantelaria a amostra de Estado Social que os americanos tinham, cortando o acesso à Saúde a milhões, cortando apoios à Educação e alimentação, enquanto a fortuna do presidente cresce a olhos vistos, bem como a dos que o rodeiam e se gasta 1B por dia numa nova guerra do pessoal que se abespinhava todo por se entregar equipamento militar com décadas a um aliado invadido e a quem os EUA deram garantias de segurança.
Que grande preço a pagar pela comichão com os pronomes e pela existência de transexuais.
Es ridiculo… Pior que uma cassete…
Não me confundas. É a mesma coisa que dizer que apalpar umas mamas sem autorização ou um gangbang forçado de 5 gajos ser a mesma coisa. Não é. Ambas são más, mas uma é imensamente pior que a outra. Tal como vender perdões é pior que perdoar o filho por crimes banais. Tal como a ISIS é pior que o Al Assad. Tal como o benfica ganhar o campeonato é pior que ganhar uma taça da liga. Tal como -20 é pior que 2°.
Não sou um apoiante do Biden. Mas entre ele com 90 anos e o Trump, escolho o velho caquetico todas as vezes.
Será a Holanda o segundo?
Fica convenientemente por detalhar quem são os cartéis em questão.
Estarás por obra do acaso a insinuar que não são propriamente belgas???
O problema é que a maioria já é.
Não sou contra a imigração, muito menos xenófobo ou racista, apenas pelo bom senso.