Política Internacional - Parte 2

“Quanto mais estado, mais comunismo” Karl Marx.

Depois é pessoal do teu espectro político a vir reclamar e a criar teorias da conspiração sobre Mega corporações… Capitalismo é monopolista ou no máxima oligarca por natureza.

Só para assinalar as cheias na Alemanha e Bélgica com uma imagem impressionante:

4 Curtiram

Angola?

Angola em teoria é uma democracia, na prática uma cleptocracia.

O mais engraçado é ver ali o “chinês” - David Cho

:laughing:

Calor infernal na América , cheias catastróficas na Europa.

É só a natureza a fazer um manguito ao nosso estilo de vida e egoísmo

3 Curtiram

Impressionante a água a entrar neste centro comercial , aos 25s.

https://twitter.com/wiselymols/status/1415759272433041409

Infelizmente não deixava de ser um regime e que não tinha grandes sanções do ponto de vista económico. O Iraque, antes da queda do Saddam Hussein, também funcionava sem qualquer tipo de entrave económico e isso não deixou de não fortificar o regime.

Em termos económicos vai dar ao mesmo porque tudo passa pelo controlo do aparelho do estado.

(PS: Sobre a nossa outra conversa sobre o Nixon, em que tu teceste algumas considerações sobre a sua política, penso eu que não estou a encontrar a mensagem, externa, nomeadamente com o México, eu acho que ele foi um tipo com muito sentido de estado, era um nacionalista a sério que preservava o seu país acima de qualquer outro e foi alguém que teve nervos de aço quando perdeu aquelas eleições para o Kennedy, estilo Trump vs Biden o ano passado e com tudo o que se passou. O homem que vem de baixo, de fora do sistema e que nomeia os inquinadores de opinião como inimigos públicos, terá sempre a minha profunda admiração, como foi o caso do Richard Nixon. No entanto, estas constantes lutas que teve de enfrentar levam-no a que ficasse um homem um pouco ressentido e que quando assumiu o cargo mais poderoso do seu país, talvez do mundo, continuou com essa “sede” de molhar a sopa em alguns dos seus inimigos.)

Estou à espera daquela notícia em que Portugal envia ajuda de emergência aos países afectados, nomeadamente a Alemanha.

O Iraque, antes da queda do Saddam Hussein, também funcionava sem qualquer tipo de entrave económico

Esta informação não é correcta. O Iraque teve muitas sanções económicas, e volta e meio o EUA tiveram as suas guerras com esta nação, tendo o famoso bombardeamento de Natal do presidente Bill Clinton, que matou crianças e destruiu hospitais.

Angola vem de uma guerra civil de várias décadas, e só nos anos mais recentes teve uma transição para algo mais semelhante com uma democracia com a saída de José Eduardo dos Santos do poder, ainda tem muito caminho por percorrer para ser algo mas próximo de uma economia de mercado livre, mas o potencial está lá.

Sobre o NIxon não estou ciente de termos falado sobre ele, talvez tenha sido com outro forista.

1 Curtiu

Milhazes José

2 h ·

Olhem com atenção para estes rostos! São os membros do governo cubano. Como é possível num país onde grande parte da população é afro-cubana, o número de ministros negros seja o que é? Como explicar este fenómeno? Também é fruto do embargo norte-americano ou será consequência do racismo existente na sociedade cubana?

1 Curtiu

O embargo imperialista americano não permite a importação do bronzeador necessário…

1 Curtiu

Cuba has a population of 11.2 million and a negative growth rate. Cuba’s population is the oldest in the Americas, with over 20% of the population over the age of 60. The latest census count listed Cuba’s racial breakdown as 64.1% white, 26.6% mulato (mixed-race), and 9.3% Black.

Não tens de quê…

Não vale a pena perderes tempo a “desmentir” aquilo que não é afirmado…

https://twitter.com/EsquerdaNet/status/1415965441722249216

O Bloco é uma comédia…

Por acaso estava mesmo para escrever que:
não querendo defender minimamente o regime cubano, e sabendo de antemão que José Milhazes anda desde há alguns anos numa “luta” contra o comunismo, esperava mais de alguém que se diz jornalista e historiador, pois dizer que cuba é maioritariamente afro-cubana é de uma ignorância atroz. É que Cuba, relativamente à etnicidade, sempre foi reconhecida como uma exceção face ao que ocorre nos restantes países da Caraíbas.

É que Cuba é essencialmente de origem étnica Europeia graças às grandes emigrações dos seculos passados e se não estou em erro, os afro-cubanos não representam sequer 10% da população total.

E nem sequer vou questionar a “idiotice” de tentar jogar a cartada do racismo neste contexto… Com tanto para criticar o regime Cubano, José Milhazes tentou “ser diferente” e buscar um novo argumento… falhou redondamente, agora que aguente os “rótulos” (merecidos) que lhe vão colar…

3 Curtiram

Se géneros são em parte construções sociais, raças são 100% construções sociais.

O termo branco (tal como negro, amarelo, pele vermelha) é super subjetivo e varia de país para país, eu aqui sou considerado Branco mas de certeza que na Suécia iria ser confundido por um Sírio ou Iraquiano qualquer. E em certas partes dos EUA por mexicano/latino-americano.

A maneira como os povos das ex colónias ibéricas se auto identificam etnicamente é algo muito fluído e até pode haver variações significantes de fenótipo na mesma família, pois são sociedades muito misturadas.

Se em Cuba, Brasil, Porto Rico ou Colômbia por exemplo um indivíduo que se considera branco tiver um filho com uma individua que se considera mulata o filho vai ser considerado em 99% das vezes branco pela sociedade desses países. Nos EUA ou no UK ou Alemanha nunca na vida…

Mas sim os vários dados genéticos sobre Cuba indicam que como um todo a maior parte do perfil genético é Europeu vindo de Espanha, sendo depois Africana e muito pouco indígena que foi logo à vida nas primeiras décadas de contacto com os Espanhóis.

Os Cubanos em Miami ainda são mais Europeus em média e nota-se mesmo isso. Muitos são descendentes dos Cubanos que fugiram à revolução cubana, muitos eram aliados de Batista e donos de grandes plantações de tabaco e cana de açucar.

Muito bem dito camarada! Olhe aqui os donos das plantações a fugirem que nem ratos

1 Curtiu

Numa lógica de defesa intransigente dos direitos humanos, não faz sentido a tua abordagem cínica sobre a posição assumida por Marisa Matias.

Que se saiba, a denúncia da repressão política em Cuba não é monopólio da Direita…

1 Curtiu