Todos juntos não fazem um molho de rabanetes…! :mrgreen:
A política de contratações, esta época, em minha opinião, foi desajustada… sim senhor!
E a razão mais óbvia para isso foi a pressão criada internamente e potenciada talvez pela paixão que sempre tolda o espirito e o raciocínio.
Já o disse aqui antes varias vezes.
A direcção nunca pode pensar como um mero adepto.
Ainda que lhe possa ficar bem no discurso uma certa inflamação e populismo que tanto agrada à larga maioria (não toda) massa adepta, o presidente e os seus vices têm sempre que ter uma postura racional no desenvolvimento do clube.
Não pondo ainda em causa este aspecto nas linhas gerais daquilo que possa estar a ser planeado dentro do clube, há que entender que a vontade de demonstrar capacidade para nos batermos com os nossos directos rivais no futebol fez-nos galgar por uma política de aquisições que em nada se ajusta aos interesses imediatos do clube nem sequer à sua gênese.
Admitamos uma coisa: o Sporting em regra contrata mal e se então estiver sujeito a contrariedades financeiras, essa questão torna-se mais evidente.
No entanto, o Sporting, por natureza, tem um excelente aproveitamento na sua capacidade de recrutar e formar jovens valores da formação.
Numa altura em que as dificuldades são enormes e a distancia de qualidade que separa a equipa dos seus mais directos adversários é notória, quase se torna um pecado querer ambicionar resolver todos os nossos problemas em 2 meses.
O Sporting assentou a sua política contratual em duas vertentes.
Manter a base da equipa anterior e ao mesmo tempo reforça-la dentro das suas possibilidades financeiras.
Penso mesmo que em determinada altura, talvez BdC tivesse a convicção de poder gerar mais receitas na venda de alguns activos que possibilitariam a aquisição de jogadores de maior qualidade.
Tal processo acabou por ser mal conduzido.
Se a época passada foi possível vê-lo fazer alguns bons negócios pelo facto de se tratar de jogadores de grande potencial e, de certa forma, vendidos aquém daquilo que deles se perspectiva, já esta época o presidente talvez queira ter esticado demasiadamente a corda.
Começou por perder um promissor defesa da formação por meia-dúzia de patacos (situação cuja responsabilidade é lhe alheia) e tentou recuperar a perda com um braço de forças envolvendo jogadores que, quer se queira quer não, acabou por cair mal no seio do espirito de equipa que tão bem vinha sendo trabalhado ao longo da época passada.
Perante as circunstancias, as baias do investimento baixaram necessariamente e aqui é que não entendo definitivamente qual a lógica do critério adoptado.
Se a intenção for a de que esta fornada de jogadores será a equipa do Sporting num futuro próximo e há que começar a formá-los já, então está-se a passar um autêntico atestado de incompetência a todos aqueles que ambicionem chegar à equipa principal depois de longos anos de formação no clube, sem que a sua aparente qualidade o justifique.
A menos que estas novas aquisições fossem jogadores de uma qualidade inegável (algo que não se vislumbra de forma clara) e aí a sua entrada na equipa principal seria iminente.
Ora aquilo que se vê são esforçados jogadores com muito ainda para galgar se alguma vez chegarem à equipa A e que em muito pouco acrescentam em real valor sequer à equipa B.
Na equipa principal vão sendo ainda introduzidos â força das necessidades alguns destes jovens lobos mas com os fracos resultados que se notam.
Mas se a mim não me faz tanta confusão que um qualquer Esgaio cometa erros nas suas primeiras aparições na equipa principal, já me faz muita espécie ter que ver um jogador que equipava na equipa B de um modesto Lyon ser central titular sem oposição que se vislumbre (Rabia parece-me mais do mesmo e P.Oliveira denota uma difícil e de algum modo incompreensível adaptação a um clube maior ) fazendo asneira após asneira, justificando ir para a equipa B com tudo o que de nefasto isso traduzirá para ele, para o clube e para o espirito cada vez mais inquieto da equipa.
O Sporting beneficiou de um factor a época passada que não se repete - Leonardo Jardim.
É um treinador que em pouco tempo, pelos clubes que passou, granjeia já um estatuto digno da sua enorme qualidade para armar e liderar equipas, seja com as armas que tiver ao seu dispor.
Isso não passa ao lado de olhos mais atentos e a sua ascensão assim o prova, só ao nível de Mourinho ou Villas Boas em Portugal.
Marco Silva é também um jovem com muito potencial, provado pela sua prestação célere e prematura no Estoril mas está longe de demonstrar a tarimba de um Leonardo Jardim.
E esse factor que foi fundamental na época passada ao conseguir agregar um grupo destroçado foi inversamente destabilizador num grupo que se sentia de certa forma soberbo por aquilo que inesperadamente tinha conseguido fazer a época passada mas logo trespassado por vários episódios ao longo da atribulada pré-época.
Ainda assim, a maior responsabilidade assenta nesta direcção que não soube se conter nos seus ímpetos de glória, podendo desenvolver uma equipa de forma mais sustentada e gradual, mantendo a equipa possível, promovendo alguns dos seus jovens formandos e adquirindo apenas pontualmente com jogadores específicos para posições mais carenciadas mas que oferecessem qualidades utilidade imediata.
Em vez disso, preferiu contratar em catadupa correndo o risco de ter trazido camiões de entulho como tantas vezes sucedeu no passado (não só no nosso, o que de resto também deveria traduzir um ensinamento para os actuais dirigentes) mesmo que aqui é ali pontualmente até possam haver jogadores que desenvolvidos dentro de um conceito mais planeado e equilibrado possam demonstrar uma evolução muito mais interessante do que aquilo que uma perspectiva destas possa oferecer.
Até ironicamente naquele que traduz o maior aumento de qualidade nesta equipa - Nani - talvez o Sporting venha a ter maiores dissabores, já que logo não deixa de ser um acrescento artificial num jogador a prazo muito curto no clube que disfarça outros defeitos da equipa mas que não necessariamente adiciona espirito de equipa quando desesperadamente joga a tentar resolver tudo aquilo que os outros não sabem ou não conseguem fazer.
A nanidependencia será sempre uma bomba-relógio que explodirá, senão antes, no final da época quando o Sporting cair na realidade e perceber que inexistência de um jogador deste calibre obrigará uma equipa inteira a reiniciar um trabalho de grupo que está agora posto em causa por todas estas alterações dos quais aquela que para mim é mais que evidente será a troca de treinadores.
O Sporting talvez não pudesse ter segurado Jardim (não estou seguro disso) mas se o tivesse conseguido fazer então deveria ter assentado a evolução desta equipa nos conceitos tácticos do treinador sendo ele a determinar quais os jogadores a contratar.
Marco Silva pode vir a ser um bom treinador (que ainda não é) mas torna-se óbvio que se encontra numa fase demasiadamente prematura para albergar um projecto destes com toda a necessidade que tem de ser ele a limitar e tornar claro quem realmente manda na equipa de futebol sabendo-se que no clube manda, aí sim, o presidente.
Tenho evitado comentar este tópico, tenho sinceramente feito 1 esforço para evitar entrar por este “caminho” de crítica à política de contratações de BdC e Inácio, mas a verdade é que dos 11 ou 12 reforços, apenas 2 jogam (Sarr e Nani), o primeiro está longe de me convencer e tem cometido muitos erros, o 2º é Craque e uma bela contratação (independentemente de ser por empréstimo de 1 ano só)…
Mas preocupa-me o exagerado número de reforços e nenhum deles (exceptuando os 2 que evidenciei) serem apostas ou sequer demonstrarem valor para serem titulares, devemos ser a única equipa do mundo que nos reforçamos para o banco e equipa B.
Se tivessemos metido as fichas todas em 4 ou 5 jogadores ao invés destes 12 podíamos ter gasto o mesmo mas ter reais mais valias no 11 titular e alguns destes actuais titulares iriam para o banco.
Patrício
Cedric Contratação 1 Contratação 2 Jefferson
William
Contratação 3 Adrien
Carrillo Nani (contratação 4)
Montero
4 boas contratações chegariam para acrescentar ao plantel o valor necessário para lhe dar outras valências e qualidade suficientes para lutar pelo título, 3 centrais contratados e nem UM mostrou que pode ser titular indiscutível… Para ir buscar promessas temos o Tobias na B!
Concordo com as contratações de P. Oliveira, J. Silva, Rosel, Gauld e compreendo a de Tanaka, não aceito é a de Slachev, Geraldes, Sarr, Sacko quando na equipa B há miúdos da academia que mereciam 1 oportunidade e poupava-se dinheiro (que não abunda para os lados de Alvalade).
Não é que os reforços sejam maus (nem os vimos ainda em acção - excepção a Geraldes), mas era preferível ter apostado as fichas em 4 ou 5 reais mais valias ao invés disto, BdC cometeu um erro e tem de assumi-lo se a época fracassar, não peço demissões nem diabo a 7 (mal seria voltar a tempos de croquettes), mas não pode cometer estes erros de gestão que podem nos custar caro.
ps: Não sei até que ponto também não será culpa do treinador não conseguir meter a equipa a carburar e apostar nos reforços…
Não querendo retirar este parágrafo do contexto, acrescento então outra dúvida, qual a responsabilidade do treinador na escolha dos “reforços”?
Pois, porque como pode ele apostar em jogadores mais fracos do que os que já cá estavam?
Não querendo por tudo em causa, mas esta estratégia de contratações está a mostrar ser altamente arriscada no curto prazo, pois podemos perder boa parte do coeficiente de confiança que tínhamos recuperado com a equipa da época passada.
@Levezinh0 por isso meti “aparte” do texto a frase sobre MS, não sei mesmo até que ponto ele esteve envolvido na politica de contratações, nem me passa pela cabeça que as contratações não tenham tido o aval do treinador…
1º Bold: Na tua opiniao devia-se ter comprado menos mas mais caro. A pegunta que se impoe é como lhes pagavas ao fim do mes?
Achas que jogadores que custam 4/5Milhoes se sujeitam a tectos salariais de 100Mil Euros mensais?
Eu sou sincero dos jogadores que conheço e foram contratados , nao concordo com Paulo Oliveira e Geraldes.
Nao conheço o suficiente para opinar sobre Sarr, Sako,Uri,Slavchev,Rabia e Gould
E concordo com Tanaka,J.Silva e claro Nani que é um caso á parte
Haverá uma altura para fazer o balanço desta ida ao mercado que nao me parece ser agora
Nao acho que os maus resultados estejam directamente ligados com isto
O Sporting com esta ou outra politica de aquisiçoes têm obrigaçao de vencer, Academica,Belem e Maribor
Foi com esta politica de aquisiçoes que se empatou em casa dos lampioes
Tendo em conta que vendeu-se Rojo (ganhava mais de 100mil €´s por mês), se tivessemos vendido ou emprestado Capel (que ganha perto do que Rojo auferia), havia condições para essas contratações sim…
Repara que perdemos 1 titular indiscutível (Rojo) e outro que poderia ser também caso ficasse (Dier) e fomos buscar 3 putos sem experiência, nesta posição fulcral devia ter vindo uma Truta para o lugar em aberto…
Nós somos o Sporting, temos obrigação de ganhar a todos, eu sei que soa um bocado “mal”, mas a verdade é que empatámos com o carnide com um dos piores plantéis dos últimos anos, ou seja, o empate para mim foi uma miséria.
Eu nao sei quanto ganhava Rojo ou ganha Capel, sei o que fui lendo e ouvindo que para novas aquisiçoes existia o tal tecto salarial. Obvio que tanto Rojo como Capel nao estão nessa situaçao.
Comprar uma truta era bom mas ias entroncar no problema dos salarios. Nao se pode abrir excepçoes na minha opiniao senao ficas sem espaço para negociar com uma serie de gente com quem precisamos de renovar ou com aqueles a quem se resistiu neste mercado.
O nosso problema financeiro acho que está controlado mas continua a ter que ser resolvido. E existem acordos a cumprir no ambito da restruturaçao e a massa salarial é um deles.
É verdade que o carnide tem dos piores planteis dos ultimos anos mas continua a ter um 11 na minha opiniao forte.
Nos últimos 9 meses contratamos 16 jogadores por cerca de 16,5M€ + 2.45M€ em cláusulas de desempenho - Shikabala, Heldon, Drame, Enoh, Wallyson, Slavchev, P.Oliveira, Rosell, Tanaka, Gauld, Geraldes, Sarr, Sacko, J.Silva, Rabia e J.Santos
A academia tem dezenas de jogadores internacionais por Portugal - L.Ribeiro, Tobias Figueiredo, Ruben Semedo, Esgaio, Mica, J.Mário, Chaby, I.Medeiros, Gelson Martins, Betinho, etc… aos quais se juntam os estrangeiros Cissé, Fokobo, King, Matheus.
Existem ainda outros jogadores com contrato e alguns inscritos na equipa principal - Miguel Lopes, Nuno Reis, Diogo Salomão, Viola e Wilson Eduardo.
a) quanto está aqui em salários nas novas aquisições?
b) quantos dos novos e quantos dos antigos têm qualidade para fazer parte do 11 títular?
O BdC está a fazer um excelente trabalho financeiramente! O plano de readquirir percentagens de passes de jogadores é crucial e decisivo e acredito que vai conseguir. No entanto algo está mal nesta política de contratações.
constatações:
Sem estas contratações podíamos ter tido resultados positivos no exercício de 13/14 de 16,8M€ em vez de 300Mil€ (ou ficará para o próximo exercício)
Sem estas contratações podíamos poupar dinheiro para reaver percentagens de passes de jogadores e a massa salarial teria sido ainda mais baixa.
Com 16.5M€ podíamos ter adquirido em 2/3 jogador com qualidade indiscutível para o 11 títular, pois já tínhamos uma excelente base.
Decidiu-se fazer algo diferente do que propões ( eu propus, várias vezes. Mas não foi apenas no defeso ). Portanto e se a aposta foi numa lógica de médio e longo prazo ( podem dizer que disforme com o discurso de candidatura ao titulo, que aceito perfeitamente ) e complementar e adicional ao potencial que já existe no clube, que tal dar tempo a essa aposta?
Mas Lion73, nós já estávamos a dar tempo aos da formação, até acabamos por tapar alguns.
Naturalmente o que está feito, feito está… e o tempo o dirá… mas algo ou alguém não esteve bem neste processo!
O Sporting tinha um problema de profundidade do plantel mas ao contrário do que muitos quiseram passar, o nosso 11 NÃO era suficientemente bom para sermos candidatos.
Para resolver o problema de profundidade e termos mais soluções deviamos fazer como o Barça.
Para o banco, olhar primeiro para a formação e dar PRIORIDADE aos nossos.
O Barça é um clube de topo que quer ser campeão espanhol e vencer a CL, e têm tido como suplentes, os Montoya, Batra, Sergi Romero, Rafinha, Tello/ Deuleofeu.
Jovens de qualidade com potencial que servem perfeitamente para ocupar certas posições.
Vale a pena comprar Geraldes quando há Esgaio?
Vale a pena comprar Rabia / Saar quando há Tobias Figueiredo?
Vale a pena comprar Slavchev quando há Wallysson ?
Vale a pena comprar Ryan Gauld quando há Chaby?
Vale a pena comprar Sacko quando há Iuri Medeiros?
Só aqui tinha havido uma poupança de 8 milhões.
Precisavamos de uma alternativa ao William. Realmente o Fokobo, nem o Kikas não tem qualidade. Fez-se bem em contratar o Rosell.
Precisavamos de uma alternativa ao Jefferson. Realmente o Mica não tem qualidade, fez-se bem em contratar o Jonathan Silva.
Em posições, em que não haja qualidade e potencial, aí sim, contratem jovens !!
Com esta poupança de 8 milhões, não dava para investir num central BOM, um 10 BOM ?
Faltaria mais um central para juntar a Paulo Oliveira e Tobias, mas podia ser um Yohan Tavares ou Marcelo, que seriam baratos.
Plantel:
Gr: Patrício, Boeck
DD: Cedric, Esgaio
DC: Central BOM, Yohan /Marcelo, Paulo Oliveira, Tobias.
DE. Jefferson, Jonathan
MDC: Rosell, William
MC: Adrien, João Mário, Wallysson
MO: 10 BOM, Chaby, Martins
Extremos: Nani, Carrilo, Mane, Heldon, Iuri, Shikabala
PL: Slimani, Montero e Tanaka
A questão por saber se os “nossos” miudos estão preparados para enfrentar as exigências do plantel principal.
Tobias Figueiredo vinha de uma época em que pouco jogou na B e acabou emprestado a uma equipa espanhola da segunda divisão. Era (e ainda é) impensável este miudo começar a jogar na equipa principal.
Chaby e Iuri Medeiros, têm feito bons jogos mas estão prontos para dar o salto? Não vão ser alvos de assobios quando entrarem em campo a passo como o têm feito (algumas vezes) na equipa B.
Betinho precisa de jogar e de preferência longe de Alvalade. Precisa de crescer, ganhar maturidade. Nesta altura não seria opção para a equipa A.
Os jogadores da B que podiam ser opções para a A seriam Esgaio (a lateral) e Wallyson.
Depois era necessário colmatar lacunas do plantel da época anterior (Lateral esquerdo, trinco, central e extremo/médio desiquilibrador) e substituir os jogadores que sairam (Vitor, Magrao, Piris).
Logo as contratações de Paulo Oliveira, Jonny Silva, Rossell e Nani foram acertas e tornaram o plantel melhor e com mais opções.
Gauld e Slavchev foram oportunidades de negócio e podem vir a dar-nos muito no futuro. São daquele tipo de jogadores que muitos costumam dizer ou era agora ou nunca.
Tanaka veio dar mais opções ao plantel e tem sido utilizado amiude.
Geraldes foi um tiro ao lado.
Não havia necessidade de contratar Sacko.
A direcção teve de ir ao mercado de urgência porque foi surpreendida pela saída de Dier e Rojo (esta mais esperada) e acabou por trazer dois jovens com muito potencial mas também com muito para aprender.
Sarr e Rabia são bons jogadores. Podem não ser aquilo que precisamos no imediato mas na relação preço/qualidade são muito boas contratações.
Também ninguem esperava este inicio de época de Mauricio…
Os adeptos no geral deixaram-se encantar por um discurso diferente do objetivo real do Sporting. Se fosse para ser campeões as contratações eram a pensar no imediato e não no futuro. Fizemos contratações a pensar no médio prazo (2-3 anos). Slavchev, Gauld, Paulo Oliveira, Rosell, Jonhatan Silva, Sacko, Sar (este por força do acaso já está no 11) são tudo jovens com potencial que precisam de 2/3 anos para atingirem o auge. É obvio que alguns vão flopar pelo meio, mas juntando ao Iuri Medeiros, Chaby, Podence, Betinho, Esgaio, Tobias Figueiredo, Wallyson, João Mário, Fokobo, entre outros temos o futuro assegurado para as proximas 2/3 épocas. Mas no imediato temos um bom XI e alternativas a desenvolverem-se na sombra.
Mas de qualquer forma não é pela política de contratações que empatámos com Belenenese, Maribor e Academica. Porque contra esses a nossa Equipa B tem mais qualidade é era candidato à vitória. Mas quando os resultados não são o que se espera há que questionar tudo e todos.
O discusro do Presidente foi o correto. Afirmou que íamos lutar pelo campeonato. Nunca disse que éramos os principais candidatos. A única afirmação despropositada foi a do Inácio. Mas mesmo essa tem de se ver o contexto em que foi feita. Agora um erro aponto. Deviamos ter comprado um central mais experiente. Atacar esta época sem um central experiente que nos desse garantias foi uma falha. Precisamos de um central com rodagem que não trema em momentos decisivos. Isso não temos e arrisco a dizer que mesmo com Rojo e Dier continuariamos a não ter.
Isto fica ainda mais evidente quando um dos jogadores mais importantes no processo defensivo (William) está longe do que rendeu a época passada.
o discurso de que os jogadores x ou y vão ser craques daqui a 1 ou 2 anos é o mesmo de sempre com os resultados de sempre. Salvo casos excecionais os jogadores contratados, no caso actual do Sporting, têm que jogar já.
Parece relativamente óbvio que a maior parte dos jogadores contratados não o foram para jogar já. Em termos de 11, quero dizer. Não foi preciso chegarmos a esta altura para tirar esta conclusão.
Certo! Então a politica de contratações falhou, pois se querem ser campeões já este ano têm que acrescentar algo mais à equipa em relação à da época passada.