A questão das contratações é muito simples de analisar. Mas essa questão não deve ser abordada de forma simplista e superficial como vejo muitas pessoas a fazer. Eu só consigo fazer este tipo de análise caso a caso. Para além disso não estamos no timing mais correto para fazer este tipo de análise. Uma contratação, ao contrário do que tenho ouvido dizer, não é boa só quando tem resultados imediatos, por esse ponto de vista Carrillo já deveria ter sido dispensado pois não rendeu o suficiente nos primeiros 3 anos.
O plantel perdeu 1 jogar titular e um jovem de grande potencial que se preparava para ser titular. Portanto da base da época passada perdemos 1 jogador.
Será assim tão descabido pensar-se que o Sporting, tendo em conta esse aspeto, não teria sobretudo que dar profundidade ao plantel, visto algumas opções estarem carenciadas?
Dito isto eu vou fazer a minha análise jogador a jogador e por setor.
Defesa:
Geraldes - Nunca vi grande necessidade nesta contratação, principalmente quando se decide apostar no Esgaio a lateral. Do que vi na pré-época não gostei, parece-me que nunca será jogador para o Sporting mas como disse anteriormente é cedo para tirar conclusões definitivas. Percebo que quem observou tenha visto qualidade no jogador e talvez os planos para o Esgaio fossem outros. Para já nota negativa.
Sarr, Rabia e Paulo Oliveira - Parece-me claro que o Sporting precisava de contrata pelo menosr 2 centrais. O Sarr no meu entender era claramente um projeto para a equipa B (fruto da má pré-temporada do P. Oliveira e do ingresso tardio do Rabia) acabou por chegar a titular mais cedo do que se perspetivava. Parece-me estar longe de estar preparado e acabou por ser “vítima” das circunstancias. O Rabia sinceramente não consigo tecer qualquer tipo de comentários porque apenas vi 45 minutos do jogador na equipa B. O P. Oliveira seria encarado como uma alternativa credível mas queimou-se pela má pré- temporada que fez.
A zona central acaba por ser o grande problema do Sporting neste início de época e o grande erro na gestão de contratações. Não sou “oheiro” mas acho que se deveria ter apostado num jogador mais experiente e investir um pouco mais nesta posição pois estamos a falar da única posição que perdeu um titular absoluto e de grande qualidade. Quanto à qualidade dos reforços é cedo para falar, um pelo menos tinha de ter entrado de caras no onze e ter mostrado mais qualidade do que está a fazer o Sarr, os outros 2 percebia que fossem jogadores para irem entrando à medida que se fossem ambientando.
Jonathan Silva - Precisávamos de uma alternativa para lateral esquerdo e percebo perfeitamente que fosse um jovem com potencial. Parece ter qualidade mas ainda é cedo para avaliar.
Meio-campo:
Posição que não perdeu nenhum jogador e que teve a integração dum jogador de quem se espera muito (João Mário). Sinceramente o perfil dos jogadores escolhidos acho perfeitamente normal. Quem formou o plantel não tem culpa que o treinador continue a dar lugar aos mesmos. Veremos o que pode trazer o João Mário à equipa mas aqui era necessário dar sobretudo profundidade ao nível das escolhas.
Rossell - Precisávamos de uma alternativa ao William e penso que contratamos um bom jogador com potencial para continuar a evoluir.
Slavchev- Percebo que a pré-época não foi grande coisa, os jogos na equipa B também não. Mas já jogou pelos A? Não será cedo para dizer que é um flop? À partida jogará na posição de Adrien, que não tem estado a jogar muito, mas alguém depois da época passada questionaria a sua titularidade?
Gauld - O clube identificou-o como uma grande oportunidade de negócio. Sinceramente nunca pensei que chegasse aqui e fosse logo titular. Não vejo a razão de não trazermos um jogador que se considere ter potencial para daqui a 2-3 épocas ser um grande jogador.
Avançados:
Hadi Sacko - Sinceramente apesar de dar o benefício da dúvida, como a todos os outros, esta contração não consigo entender. Acho que temos jogadores da mesma idade e com muito mais potencial na B, que jogam ou podem jogar na mesma posição. De qualquer das maneiras foi contratação claramente para trabalhar na B. Acho completamente desnecessário.
Nani- Acho que não é preciso dizer nada, grande aumento de qualidade nas alas e que não fosse o buraco na defesa faria com que a equipa tivesse um onze ainda mais forte que na época passada.
Tanaka - Tem jogado pouco é verdade. Mas a sua contratação era uma necessidade da equipa. 2 Avançados para uma época tão com tantos jogos era muito pouco. Haverá lesões, castigos, CAN. Terá de certeza as suas oportunidades. Do pouco que tenho visto não me parece nada mau! Para já parece-me uma boa contratação.
Conclusões (não definitivas):
Más/desnecessárias contratações - Hadi Sacko e Geraldes
Boas adições para o Plantel - Rossell, Tanaka e Jonathan Silva
Boas adições para o onze - Nani (neste caso excelente)
Jogadores cuja importância e papel no plantel ainda não estão bem clarificados - Rabia, Paulo Oliveira, Slachev, Gauld e Sarr (este último porque me parece evidente que seria mais um suplente do que outra coisa e só tem jogado devido a um conjunto de circunstancias).
No computo geral diria que, de forma ainda bastante precoce, a abordagem ao mercado tem uma nota de Suficiente.
Portanto nem considero que foi Boa nem considero que foi Má. Ficou um problema sério por resolver no centro da defesa (Resta saber se os jogadores que ainda não tiveram oportunidades conseguem solucionar o problema). Aumentou-se exponencialmente a qualidade nas alas. Acrescentou-se ao plantel pelo menos 3 soluções de banco com qualidade, 4 se considerar-mos que o João Mário é uma adição ao plantel.
Não me parece que a abordagem tivesse sido tão horrível como alguns têm referido. Boa também não me parece que alguém possa considerar.
Já o disse noutros tópicos, para o ano espero que a solução seja outra. Até porque a contratação do Nani mostra que sempre que existir possibilidade de contratar um jogador acima da média e que não ponha em causa a estabilidade financeira do clube esse jogador virá. E não me parece que as palavras do presidente indiquem que por vezes não aconteçam esse tipo de contratações. Não me parece possível que na próxima época se contrate da mesma forma.