Julgo que para a próxima temporada jogadores como Tiago Pinto, Carriço, Celestino e Saleiro deveriam integrar o plantel sénior do Sporting. São jogadores já com conhecimentos do que é o futebol sénior e que poderiam trazer qualidade e serem opções credíveis para lugares carenciados.
-
Tiago Pinto poderia lutar com Grimi pela esquerda… Ronny poderia ser emprestado.
-
Carriço em vez de Gladstone na “briga” por um lugar no onze. O quarto central se calhar deveria ser um jovem das camadas jovens, pois manter Paulo Renato na situação actual é matar o jovem. Mas havendo a Taça da Liga e provavelmente a Taça Primavera (se PB ficar esta vai ser para ganhar… =/) o jovem poderia e deveria ter uma oportunidade para ganhar ritmo.
-
Celestino poderia trazer força e algum poder de choque ao nosso meio campo. É um jogador diferente dos actuais.
-
Saleiro quer no Fátima, quer na selecção mostra ter argumentos válidos para o plantel principal. A renovação não parece fácil, mas não é deixar o jovem várias épocas em escalões inferiores que vai evoluir de um dia para o outro. Julgo que já estaria na hora ideal.
Jogadores como William Owoso, Marco Matias e Diogo Rosado, etc, poderiam ter um papel idêntico ao do Rui Patricio e Adrien Silva (no inicio). Poderiam treinar-se durante a semana com os séniores e jogarem pelos júniores. Assim iriam ganhando “calo” e motivação e poderiam ser opções caso fosse necessário.
Outros, como Fábio Paim e David Caiado, necessitam de mostrar mais do que tem vindo a mostrar para merecer uma oportunidade. Se o primeiro parece que não tem grande cabecinha (sempre possivel mudar) o segundo tem vivido um autêntico calvário de lesões.
Vi tambem uns quantos jogos de Allison e tenho que dizer que gostei muito. No entanto não sei se ainda se encontra vinculado e o que tem feito esta ultima temporada.
Para reforços não sou a pessoa adequada. Julgo que é necessário o treinador ter uma noção do que quer como equipa (e não trabalhar um plantel baseado apenas e só num esquema táctico) e como aproveitar as boas valias que, ainda, temos.
A nossa principal lacuna é o facto de não termos extremos, o que impossibilita usar a maioria dos esquemas tácticos. As nossas camadas jovens sempre lançaram bons extremos e não é agora que vão parar: nos juniores temos grandes promessas para a posição.
Quanto a jogadores não vinculados ao Sporting, não sei muito bem para ser franco. Já vi para aqui jogadores que são completamente impossíveis, ou por serem titulares nos seus clubes ou porque auferem salários incompativeis para a realidade portuguesa.
Não sei até que ponto concordaria com Rochemback no Sporting. Acho que uma pessoa nunca deve regressar a um sitio onde já foi feliz. Poderei estar enganado, mas é a minha opinião…
Neste momento é completamente impossivel contratar jogadores ao Braga, portanto quer seja um Eduardo, um Rodriguez ou quem quer que seja, está fora de questão. E digo isto porque, apesar de serem boas valias, estão com um preço demasiado inflaccionado.
Rolando vai para o F.C.Porto. Bastava o Sporting ou Benfica apostar no jovem e os portistas adiantavam-se logo, ainda para mais tendo direito de opção. Ruben Amorim talvez acontecesse o mesmo, mas confesso que não é um jogador que me agrade.
João Paulo, ex Leiria vai para a Roménia Salvo erro. Se não querem um Purovic não sei para que querem um avançado que tendo já 27 anos não mostrou grandes credenciais para vingar numa equipa do meio da tabela, quanto mais no Sporting.
Antunes, o do Roma e não o do Paços (não o conheço sequer) é outro que não me agrada para ser sincero.
Do Nacional então nem se pode sonhar. Mas com a saída de Diego Benaglio ficaram com um plantel muito fraco mesmo.
Existem jogadores como o Marcinho, Kanu, Matheus (explicado em cima), Laranjeiro, Sougou, Peçanha, João Ribeiro, Jorge Ribeiro, etc são algumas mais valias das suas respectivas equipas mas que são uma incógnita como reforços para o Sporting. Ou porque ocupam posições já preenchidas, ou porque não têm valor ou até mesmo porque jogam em esquemas tácticos diferentes (mais defensivos assim por dizer) daquelas que se visualiza nos 3 grandes. Outros estão a realizar grandes épocas o que torna perigoso a sua avaliação, pois não sabemos o real valor do jogador com o passar dos anos… João Alves é exemplo.
Já agora pergunto: Bruno Gama pertence em exclusivo ao Sp.Braga ou os bracarenses dividem uma certa percentagem do passe com o F.C.Porto?
Existem dois jogadores de quem gosto em especial e creio que pelo facto de serem jovens, poderiam ser grandes valias (apesar de um deles possivelmente não ser barato…): Geromel e Guedes.
Geromel é um jogador que aprecio desde o Vitória de Guimarães que desceu de divisão, apesar de alguns nomes sonantes no seu plantel. Vindo do Chaves realizou grandes jogos. Agora julgo ser já uma certeza.
Guedes é uma história diferente. Quer no Penafiel, quer nas selecções, foi um jogador que preencheu-me as medidas. Julgo que poderiam contratá-lo e fazê-lo rodar numa equipa da Bwin ou mesmo da Vitalis (mas uma que lute para subir e não para descer). Jovem, português e avançado. E parece-me ter muita qualidade e uma grande margem de progressão.
Para mim a principal prioridade deveria ser aproveitar alguns emprestados e contratar um ou dois (talvez meio campo e avançado) que pudessem entrar de caras na equipa. Jogadores experientes e reais mais valias.