Plantel 2008-2009

Plantel bem interessante e realista.Acrescentava aí o Saleiro(que hoje faz 22 anos,parabéns…) e o Paím para jogar a médio esquerdo,de resto seria esse o meu plantel para a próxima época.
Quanto a júniores acho que quem está mais perto de chegar a equipa de PB é o André Santos e o William Owuso,um jogador muito forte fisicamente e ao que parece polivalente no jogo ofensivo.

Ps:Comprava um GR tipo Beto ao Leixoes para segunda opcao.O V.Golas pró ano ainda é júnior…este miúdo tem um potencial enorme.
Ps2:P.Renato para quarto central!!!

Há aqui qualquer coisa que me escapa, então anda tudo a dizer que o plantel é fraco e depois constroem plantéis com 90% dos actuais jogadores e juntam-lhes uns jovens…e é para lutar pelo que :question:

Precisamos é de 4 ou 5 jogadores de qualidade, que entre de caras na equipa, ou então vamos continuar a malhar no P.Bento :arrow:

:arrow:

Quro o Roca de volta e o Soldado…

E eu o ronaldo, ronaldinho, henry e por ai fora…

Podes sonhar com o Roca, mas o Soldado já é sonhar alto de mais mesmo…

como eu disse:

Kerzhakov parece que ja assinou pelo dinamo de moscovo, ja se fala em oito milhoes, é muito para os nossos bolsos mas jogadores assim com nome europeu é que fazem falta ao sporting

Muito parecido a do vasconeves mas com algumas diferenças…

Guarda-Redes
Rui Patrício
Stojkovic
Vitor Golas

Defesas Direitos
Pedro Silva
Abel

Defesa Esquerdo
Grimi
T. Pinto

Defesa Central
Polga
Tonel
Carriço
Gladstone

Médio Defensivo

Veloso
Adrien

Médio Interior Direito
Fábio Rochemback
Pereirinha

Médio Interio Esquerdo

Izmailov
Celestino

Médio Ofensivo
João Moutinho
Romagnoli
Celsinho

Ponta-de-Lança
Liédson
Vukcevic
Tiui
Saleiro

Sim,de facto há algo que te anda a escapar.Se tiveres dinheiro para manter o Grimi e o Izmailov já tens muita sorte quanto mais contratar 4-5 jogadores que entrem na equipa titular.O Sporting tem um projecto(pode ser que seja apenas falta de dinehiro para mais,mas pronto…) que passa pela aposta em jovens jogadores,nao sei se isso também te anda a escapar.Temos 4 jovens com enorme potencial que já estao prontos para receberem uma oportunidade no plantel.
Depois temos um onze base com bastante qualidade para lutar pelo titulo.

Guarda-Redes
???
???
Vitor Golas

Defesas Direitos
???
Abel

Defesa Esquerdo
Grimi
???

Defesa Central
Polga
???
???
???

Médio Defensivo
???
Adrien

Médio Interior Direito
???
Pereirinha

Médio Interio Esquerdo
???
???

Médio Ofensivo
João Moutinho
???
???
Vukcevic

Ponta-de-Lança
Liédson
???
???
???

Cada um fica na sua, agora uma coisa parece absolutamente clara, o Sporting só foi campeão quando investiu :arrow:

Quanto à integração dos jovens a mesma deverá ser feita de forma gradual, sempre com uma perspectiva de crescimento o que do meu ponto de vista acontecerá sempre melhor se forem entrando numa equipa ganhadora e nunca para serem eles próprios a resolver os problemas.

Relativamente ao dinheiro, é importante mas não é tudo, porque se assim fosse o porto nunca teria sido campeão europeu, já que em termos orçamentais está a anos luz dos grandes da europa.

Se o soldado é sonhar muito entao … o Maxi Lopez??

GR
Stoj
Rui Patricio
Tiago

DC
Polga
Tonel
Andrea Barzagli :twisted:
Paulo renato

DD
Abel
Pedro Silva

DE
Grimi
???

MDC
Miguel Veloso
Adrien

MDrt
Pereirinha
Celcinho
Fabio Paim

MErd
Celestino
Vuck
Izmaillov

MC
Joao Moutinho
Romagnoli
Rochemback :twisted:

PL
Liedson
Maxi Lopez :twisted:
Djalo
Saleiro

Olhem, para mim:
GR: Patrício, VH Golas, Stojkovic (ordem aleatória)
DD: Abel, Janício
DC: Polga, Tonel, Carriço, Geromel ou Rolando
DE: Grimi, T. Pinto
MDef: Adrien, Celestino, Rochemback
MEsq: Vukcevic, M. Matias, Solari
MDir: Moutinho, Pereirinha, (D. Amado ou Caiado)
MOf: D. Rosado, Owuso, Djaló
PL: Liedson, Tiuí, Fred, Palacio

Com as possíveis vendas de M. Veloso, Romagnoli, empréstimos de Puro, Paez, Ronny.
Ficamos com uma boa equipa base (com Coluna), e aproveitamos muito bem as camadas jovens e temos um plantel equilibrado (na minha opinião). As contratações penso que são todas possíveis.

na minha opiniao a oportunidade de ter um Sporting competitivo nos proximos anos perdeu-se nesta pre -epoca… o dinheiro das vendas do nani, custodio e ricardo deveria ter sido investido no reforço do plantel com jogadores de qualidade…

quando se tem pouco dinheiro o melhor é esperar pelas oportunidades certas… o problema é que até surgirem essas oportunidades vamos enchendo o plantel com caruncho que acaba por sair caro (nao tem retorno desportivo nem financeiro… só traz despesa…)…

a proxima abertura de mercado será um teste decisivo a estes dirigentes e um sinal claro daquilo que querem para o Sporting…
por muito que se possa bater no paulo bento parece-me claro que com este plantel poucos sao os treinadores que dariam luta ao fc porto…

um plantel que obrigasse o treinador a fazer da equipa campeã (se nao campeã pelo menos lutar até ao fim…) e uma boa figura nas competicoes europeias (oitavos da champions ou quartos da uefa no minimo…) seria qualquer coisa do genero:

GR

• Rui Patricio
  • Eduardo (vit. Setubal) … é um exemplo… de preferencia um portugues…
  • Vitor Golas

DD

• Pereirinha
  • Abel

DE

• Grimi … (ainda nao me convenceu… muito menos por 3 milhoes de euros… mas tenho esperança que ainda mostre que vale a pena)
  • Pedro Silva ou Tiago Pinto (nao conheço o miudo - viu-o jogar apenas uma vez pela seleccao e nao me deslumbrou- mas gostava que tivesse valor para ter lugar no plantel…)

DC

• Polga
  • Tonel
  • Carriço
  • … - um jogador com as caracteristicas do caneira ou do gallas. ou seja, que possa jogar em todas as posicoes da defesa com grande eficacia defensiva… o caneira tem ainda a vantagem de poder ser importante no balneario…

Meio Campo

• … - trinco com boa capacidade fisica e melhor capacidade defensiva que o miguel veloso … ideal tinha sido o pele quando estava no guimaraes…

• Miguel Veloso

• Adrien Silva

• Rochemback (acho que faz muita falta… o nosso meio campo esta muito macio… falta um jogaor que se imponha fisicamente e traga alguma experiencia… para alem de todas as qualidades tecnicas que o rochembak tem…)

• Celestino (nao sei se terá valor para fazer parte do plantel mas acho que seria uma boa aposta e sem grandes riscos pois haveria alternativas de valor…)

• … medio ofensivo que pudesse jogar como interior esquerdo… ideal seria o andrés d’alessandro mas acho que essa oportunidade já passou… conhecem o barnetta do leverkusen?.. viu-o jogar apenas 2 ou 3 vezes e pareceu-me ter caracteristicas para fazer a posicao…

• João Moutinho

• Romagnolli

• … medio ofensivo que possa jogar tambem como avançado… caracteristicas parecidas ás do totti… conhecem alguem?..

• um miudo… celsinho ou um dos miudos dos juniores…

Avançados

• Fabio Paim

• Vukcevic

• Liedson

• … avançado de qualidade… nao peço um avançado que faça 30 golos por época basta um que saiba dar dois toques seguidos numa bola… alguem com caracteristicas parecidas ás do derlei mas mais novo e sem um historico de lesoes tao negativo… eu gostava muito do milevski que esta em fim de contrato mas nao sei como é que ele esta agora… quando o vi a jogar contra o Sporting pareceu-me muito mais pesado do que era ha um ou dois anos atras… so espero que nao lhe aconteça o que aconteceu ao beto… á conta de ganhar massa muscular perdeu algumas das caracteristicas naturais que faziam dele um bom defsa nas camadas jovens… parece-me que é o que estao a fazer ao milevski… querem fazer dele um jogador de area quando tinha excelentes caracteristicas para ser um avançado solto ou mesmo um nº 10… é um jogador de enorme potencial…

• joao paulo… o do uniao de leiria… estou a perder a esperança com o Purovic… o joao paulo do leiria é um jogador com caracteristicas semelhantes mas mais possante, melhor capacidade de finalizacao, dá muito mais trabalho aos defesas, tem experiencia e conhece o campeonato portugues… acho que nao é positivo para o Purovic estar neste momento no Sporting… acho que precisa de jogar, ganhar calo, experiencia e capacidade fisica… acho que o melhor, tanto para o clube como para o jogador, seria o emprestimo…)

na melhor das hipoteses teriamos 15 jogadores portugueses, 12 jogadores formados no clube… os restantes seriam jogadores estrangeiros que ja mostraram serviço havendo uma aposta de risco (no milevski…) mas que poderia dar muitos frutos…

meto ainda o vukcevic e o paim como avançados pois acho que neste modelo deve-se jogar com avançados moveis e com capacidade de desiquilibrar as defesas contrarias…

claro que isto corresponde a um forte investimento… como nao acredito que haja esse investimento ja estou á espera de mais uma epoca sem ser campeao nacional e de ficar pela fase de grupos da champions (se la chegarmos…)… espero uma epoca mais positiva que esta (para isso so espero que o scolari nao convoque o miguel veloso nem o moutinho para o euro…) pois o miguel veloso eo moutinho vao estar melhor, o adrien vai ter mais oportunidades e o vukcevic ja vai estar mais adaptado… de resto vao continuar a malhar no paulo bento (menos, porque os resultados vao ser mais positivos)…

sem investimento nao ha retorno…

Guarda-redes:
-Stojkovic;
-Rui Patricio;
-Vitor Hugo Golas (para rodar ainda uma última época pelos júniores);

Defesa direito:
-Abel;
-Janício ou Bernard Mendy;

• Pereirinha;

Defesa esquerdo:
-Tiago Pinto;
-Grimi (por empréstimo! Ainda não vi nada de mais para valer 3 milhões…);
(Ronny seria emprestado);
(não sei o que acontecerá com André Marques pois era um jogador extremamente pesado!);

Centrais:
-Polga;
-Tonel;
-Carriço;
-Paulo Renato (tenho de acreditar que ele tem o mínimo de valor senão o que é que o levou a ser chamado para esta época?);
-???(alguém com perfil durão no seu jogo defensivo e que desenrascque em várias posições na defesa- como o foculporto tinha o Ricardo Costa!);

Médios defensivos:
-Adrien;
-Veloso (??? );
-Moutinho;
-Ruben Amorim;

Interior direito:
-Celestino;
-André Santos;
-Fábio Paim (este teria de ser muito puxadinho nos treinos);

Interior esquerdo:
-William Owoso (aqui falo claramente de cor, pois não o conheço! Mas pelo que dizem é um jogador que é um poço de força e nós precisamos disso!);
-David Caiado (para ir sendo lançado às feras aos poucos e poucos!);
-Diogo Rosado (esse futuro craque precisa de ir para os séniores para levar uns ensinamentos, porque é craque!);

Médio ofensivo:
-Romagnoli
-Celsinho
-Vukcevic

Avançados:
-Liedson;
-Varela;
-Saleiro;
-Yannick (para pô-lo nos treinos a levar porrada, que era para ver se mudava aquela atitude medrosa e começava a querer jogar à bola);

Treinador Principal:

• Jorge Jesus

Director para o futebol:
-Carlos Queiroz (sei que tal não é possível!) ou Lazslo Boloni!

Atenção:esta escolha usa um esquema táctico que não é fixo (está longe de ser aquele que me agrada!), nem os jogadores tem de fazer exactamente aquela posição! Creio que seria um plantel equilibrado, acima de tudo barato, competitivo e com capacidade para ser a nossa equipa nos próximos 4 anos.

Não temos dinheiro? Paciência! Investe-se nos nossos jovens jogadores, porque tem sido estes a safar-nos nos últimos anos e até nem tem sido muito aproveitados… Deixemos de ter 13 contratações por ano, que para aí 10 revela-se depois caruncho!

Antes de usarem o dinheiro como argumento para a nossa inferioridade, gostava que parassem um bocadinho para pensar e responder à seguinte pergunta:

Afinal, para que é que serve a Academia?

A meu ver, a Academia serve para formarmos jogadores de qualidade acima da média com custos mais reduzidos para o Sporting (custo de aquisicäo e custo de ordenado). Se näo tivéssemos Academia e fizéssemos como Porto e Benfica que têm de contratar praticamente todos os seus jogadores, ainda vos percebia… assim juro que näo percebo.

é por isso que no meu plantel estao 12 jogadores da formacao…

agora para ganhar jogos, para ser campeao e fazer boas campanhas na europa é necessario algo mais do que os miudos da academia…

é por termos essa qualidade na academia que nao precisamos de investir tanto no plantel como os outros dois candidatos ao titulo… no entanto é necessario que os jogadores que cheguem dos juniores integrem uma equipa com espirito ganhador, com alguma experiencia e matreirice, com referencias mas acima de tudo com qualidade… neste momento nao temos nada disso e é por isso que acho que faz falta um investimento forte na equipa de futebol…

fazem falta 4 ou 5 jogadores que elevem a equipa a outros patamares… que forneçam á equipa aquela mais valia que é dada no porto pelo lucho, pelo quaresma e pelo lisandro … é para isto que é necessario o investimento…

o nani demorou 2 anos a impor-se, o pereirinha ainda vai a caminho, o djaló nao sei… ou seja um plantel de jogadores da formaçao é um plantel de duvidas, é um plantel que pode abanar ás primeiras adversidades… claro que pode trazer frutos a medio-longo prazo mas pelo que tenho visto os adeptos nao estao dispostos a esperar…

Jogadores pouco experientes o Porto também os tem… jogadores com pouca qualidade o Porto também os tem… mas jogadores com muita qualidade o Porto também os tem. O problema, digo eu, está as nossas contratacöes. Os jogadores da Formacäo do Sporting só têm, regra geral, pouca experiências, porque qualidade até costumam ter muito acima da média.

Com alguma facilidade encontras equivalentes no plantel do Porto aos jogadores do SCP vindos da Formacäo, o problema säo os outros. Repara pois na lista abaixo e diz-me se o erro näo está na forma como contratamos:

FORMACÄO
Baptista Ferreira, Tiago (Tiago)
dos Santos Patrício, Rui (Rui Patrício)
Valério Calado Rodrigues, Paulo (Paulo Renato)
Iria Santos Moutinho, João (João Moutinho)
Marques Pereirinha, Bruno (B. Pereirinha)
Perruchet Silva, Adrien (Adrien Silva)
Pinto Veloso, Miguel (Miguel Veloso)
Djaló, Yannick (Y. Djaló)
Paez, Luis (L. Paez)

NÄO-FORMACÄO
Stojkovic, Vladimir (V. Stojkovic)
Alves da Silva, Pedro (Pedro Silva)
Furtado de Araújo, Ronny (Ronny)
Pereira Della Valentina, Gladstone (Gladstone)
Polga, Anderson (A. Polga)
Vilar Nogueira Sousa, Antonio (Tonel)
Farnerud, Pontus (P. Farnerud)
Ferreira, Abel (Abel)
Honorato Júnior, Celso (Celsinho)
Izmailov, Marat (M. Izmailov)
Romagnoli, Leandro (L. Romagnoli)
Vukcevic, Simon (S. Vukcevic)
Da Rocha, Rodrigo Bonifacio (Rodrigo Tiuí)
Da Silva Muniz, Liédson (Liédson)
Fernandes Silva, Vanderlei (Derlei)
Purovic, Milan (M. Purovic)
(Grimi)

exacto… concordo contigo…

tem que haver investimento em jogadores de fora (bastam 5 ou 6 para termos um grande plantel…) e lançar mais uns miudos ás feras…

o problemas é que nao tem havido investimento em jogadores vindos de fora… o que tem havido é dinheiro gasto… gasta-se pouco mas nao ha retorno… ou seja, é a fundo perdido, é dinheiro enterrado…

Sim, tens toda a razäo… se contares com 650 mil de Tiuí + 2 milhöes de Purovic + prémios de assinatura para imensos jogadores + ordenados näo há-de ficar abaixo dos 5-6-7 milhöes de euros desperdicados em caruncho do grande.

Por isso é que o segredo de um Clube que tem Academia é escolher os reforcos certos, que têm de ter mais experiência e qualidade ao nível ou melhor que os da Academia para terem valor acrescentado, caso contrário, mais vale ter uma equipa inexperiente mas que destila qualidade.

Julgo que para a próxima temporada jogadores como Tiago Pinto, Carriço, Celestino e Saleiro deveriam integrar o plantel sénior do Sporting. São jogadores já com conhecimentos do que é o futebol sénior e que poderiam trazer qualidade e serem opções credíveis para lugares carenciados.

• Tiago Pinto poderia lutar com Grimi pela esquerda… Ronny poderia ser emprestado.

• Carriço em vez de Gladstone na “briga” por um lugar no onze. O quarto central se calhar deveria ser um jovem das camadas jovens, pois manter Paulo Renato na situação actual é matar o jovem. Mas havendo a Taça da Liga e provavelmente a Taça Primavera (se PB ficar esta vai ser para ganhar… =/) o jovem poderia e deveria ter uma oportunidade para ganhar ritmo.

• Celestino poderia trazer força e algum poder de choque ao nosso meio campo. É um jogador diferente dos actuais.

• Saleiro quer no Fátima, quer na selecção mostra ter argumentos válidos para o plantel principal. A renovação não parece fácil, mas não é deixar o jovem várias épocas em escalões inferiores que vai evoluir de um dia para o outro. Julgo que já estaria na hora ideal.

Jogadores como William Owoso, Marco Matias e Diogo Rosado, etc, poderiam ter um papel idêntico ao do Rui Patricio e Adrien Silva (no inicio). Poderiam treinar-se durante a semana com os séniores e jogarem pelos júniores. Assim iriam ganhando “calo” e motivação e poderiam ser opções caso fosse necessário.

Outros, como Fábio Paim e David Caiado, necessitam de mostrar mais do que tem vindo a mostrar para merecer uma oportunidade. Se o primeiro parece que não tem grande cabecinha (sempre possivel mudar) o segundo tem vivido um autêntico calvário de lesões.

Vi tambem uns quantos jogos de Allison e tenho que dizer que gostei muito. No entanto não sei se ainda se encontra vinculado e o que tem feito esta ultima temporada.

Para reforços não sou a pessoa adequada. Julgo que é necessário o treinador ter uma noção do que quer como equipa (e não trabalhar um plantel baseado apenas e só num esquema táctico) e como aproveitar as boas valias que, ainda, temos.

A nossa principal lacuna é o facto de não termos extremos, o que impossibilita usar a maioria dos esquemas tácticos. As nossas camadas jovens sempre lançaram bons extremos e não é agora que vão parar: nos juniores temos grandes promessas para a posição.

Quanto a jogadores não vinculados ao Sporting, não sei muito bem para ser franco. Já vi para aqui jogadores que são completamente impossíveis, ou por serem titulares nos seus clubes ou porque auferem salários incompativeis para a realidade portuguesa.

Não sei até que ponto concordaria com Rochemback no Sporting. Acho que uma pessoa nunca deve regressar a um sitio onde já foi feliz. Poderei estar enganado, mas é a minha opinião…

Neste momento é completamente impossivel contratar jogadores ao Braga, portanto quer seja um Eduardo, um Rodriguez ou quem quer que seja, está fora de questão. E digo isto porque, apesar de serem boas valias, estão com um preço demasiado inflaccionado.

Rolando vai para o F.C.Porto. Bastava o Sporting ou Benfica apostar no jovem e os portistas adiantavam-se logo, ainda para mais tendo direito de opção. Ruben Amorim talvez acontecesse o mesmo, mas confesso que não é um jogador que me agrade.

João Paulo, ex Leiria vai para a Roménia Salvo erro. Se não querem um Purovic não sei para que querem um avançado que tendo já 27 anos não mostrou grandes credenciais para vingar numa equipa do meio da tabela, quanto mais no Sporting.

Antunes, o do Roma e não o do Paços (não o conheço sequer) é outro que não me agrada para ser sincero.

Do Nacional então nem se pode sonhar. Mas com a saída de Diego Benaglio ficaram com um plantel muito fraco mesmo.

Existem jogadores como o Marcinho, Kanu, Matheus (explicado em cima), Laranjeiro, Sougou, Peçanha, João Ribeiro, Jorge Ribeiro, etc são algumas mais valias das suas respectivas equipas mas que são uma incógnita como reforços para o Sporting. Ou porque ocupam posições já preenchidas, ou porque não têm valor ou até mesmo porque jogam em esquemas tácticos diferentes (mais defensivos assim por dizer) daquelas que se visualiza nos 3 grandes. Outros estão a realizar grandes épocas o que torna perigoso a sua avaliação, pois não sabemos o real valor do jogador com o passar dos anos… João Alves é exemplo.

Já agora pergunto: Bruno Gama pertence em exclusivo ao Sp.Braga ou os bracarenses dividem uma certa percentagem do passe com o F.C.Porto?

Existem dois jogadores de quem gosto em especial e creio que pelo facto de serem jovens, poderiam ser grandes valias (apesar de um deles possivelmente não ser barato…): Geromel e Guedes.

Geromel é um jogador que aprecio desde o Vitória de Guimarães que desceu de divisão, apesar de alguns nomes sonantes no seu plantel. Vindo do Chaves realizou grandes jogos. Agora julgo ser já uma certeza.

Guedes é uma história diferente. Quer no Penafiel, quer nas selecções, foi um jogador que preencheu-me as medidas. Julgo que poderiam contratá-lo e fazê-lo rodar numa equipa da Bwin ou mesmo da Vitalis (mas uma que lute para subir e não para descer). Jovem, português e avançado. E parece-me ter muita qualidade e uma grande margem de progressão.

Para mim a principal prioridade deveria ser aproveitar alguns emprestados e contratar um ou dois (talvez meio campo e avançado) que pudessem entrar de caras na equipa. Jogadores experientes e reais mais valias.

Para o CENTRO da DEFESA,

• Dispensa de Gladstone
  • Empréstimo de Paulo Renato
  • Contratacäo de Geromel
  • Promocäo de Carrico

E ficávamos assim com Polga, Tonel, Carrico, Geromel… acho que era o ideal… e rima ;D.