Isto começa cedo este ano! Bora lá entreter. Antes de dizerem que nos vai sair o totoloto para formar este plantel, ler a parte das vendas. Ter também em conta que este plantel é claramente irreal, pois assenta no pressuposto que “quem manda” está interessado em apresentar um plantel competitivo e ambicioso, pressuposto esse afastado da actual realidade. Dito isto, ei-los:
Stojkovic (o titular)
Ruí Patrício (o suplente)
Victor Golas (a promessa)
Anderson Polga (o patrão)
Tonel (o outro gajo)
?Geromel (o bom suplente)
Daniel Carriço (a promessa)
?Marcelão (a aposta)
?Marco Caneira (o capitão)
Abel (o bom suplente)
?Leo Grimi (a promessa)
Pedro Silva (o polivalente)
?Vargas (e depois acordei)
João Moutinho (o pensador)
Adrien Silva (a promessa)
Simon Vukcevic (o 10)
?Fábio Rochemback (o trinco)
Marat Izmailov (o bom suplente)
?Wagner (a aposta)
Bruno Pereirinha (o extremo)
Celsinho (o outro extremo)
Fábio Paim (o outro outro extremo)
David Caiado (o outro outro outro extremo)
Milan Purovic (a girafa)
?Jovetic (a grande aposta)/?Jô (o valor)
?João Paulo (o suplente que se arranja)
Derlei (o que ainda mexe)
Emprestar:
Ronny
Luís Paez
André Marques
Rodrigo Tiuí
Yannick Djaló
Vender:
Liedson
Miguel Veloso
Leandro Romagnoli
Farnerud
Este plantel permite ao Sporting jogar num 4-3-3 com um PL fixo e aberto com 2 extremos (mais ao estilo Purovic), ou num 4-2-3-1 com Simon a jogar mais perto do PL, favorecendo um dos avançados móveis. Também de notar que estas 2 vertentes tácticas podem ser interpretadas pelo mesmo meio-campo sem ter que recorrer a substituições. A acontecerem, seriam no PL (do 4-3-3 para o 4-2-3-1, tirando Purovic e entrando 1 dos avançados mais móveis) e eventualmente num dos extremos. Aqui Izmailov seria o suplente ideal. A adaptação do PB no Pereirinha está a dar-lhe cultura táctica suficiente para funcionar como extremo no 4-3-3 puro ou fechar mais no 4-2-3-1. O Adrien vinha mostrando enorme cultura táctica nos júniores, pelo que não deve ter dificuldade em interpretar ambos os esquemas. Moutinho e Rochemback são valores que seguramente não teriam problemas em interpretar. Celsinho como extremo é uma incógnita, mas ainda assim seria a ter em conta pelo menos para 10. Wagner é uma das boas surpresas do Brasileirão 2007, do que vi parece-me jogador para se adaptar bem ao futebol português e ser bastante útil ao Sporting. No meio-campo, equacionaria ainda a contratação de mais um médio defensivo, de preferência com experiência e qualidade comprovadas. Os nomes são vários, mas todos demasiado caros à partida, pelo que este reforço seria dependente das oportunidades de mercado.
Na defesa, é o reequilibrar o calcanhar, a lateral-esquerda. Vi Grimi poucas vezes, mas não desgostei. Ainda assim, a vinda de Caneira parece-me crucial não só pela posição e qualidade enquanto jogador, mas também e principalmente como pessoa e como profissional. Gladstone não mostrou até agora os 3M€, pelo que apostaria em Marcelão e Geromel, dois jogadores que têm deixado bons apontamentos este ano. Vargas sou só eu a sonhar alto.
No ataque, optei por dar a Purovic outra oportunidade, partindo do irreal pressuposto que não haverá losango. Derlei dependerá de como se apresenta após a lesão, mas seria sempre uma solução de recurso e não de primeira linha. Jô é um jogador que acompanhei bastante no Corinthians e seria uma contratação interessantíssima, embora dificil. Há outros jogadores que se enquadram nesta vaga, mas desenganem-se se acham que se arranja bom PL por tuta e meia. Claramente, este lugar preenche-se investindo bem. Coloquei Jovetic como alternativa, mas numa ideologia diferente. É mais aposta do que valor, mas é daqueles jogadores que dificilmente engana. Diria que está no mesmo patamar que Jô antes de vir para a Europa.
Quanto às vendas, Miguel Veloso parece-me óbvio (se não for já até mais do que isso). Farnerud, embora um bom profissional e um jogador razoável, não me parece ser para o Sporting. Deixemos este tipo de vagas serem ocupadas por jogadores da Academia. Nada contra Farnerud, e desejo-lhe as maiores felicidades. Liedson é o fechar de um ciclo. O jogador estará prestes a entrar na fase descendente da sua carreira,e independente disso uma viagem pela Europa será agora ou nunca. Romagnoli é um jogador interessante e “talhado” para este losango, mas de pouca ou nenhuma utilidade fora dele. A acrescentar a isso, os rumores de jogador problemático e a forma claramente inconstante. Havendo a possibilidade de fazer algum encaixe financeiro por um jogador que ocupa uma posição com alternativas, não vejo porque não. Tudo somado, há capital mais que suficiente para um reforço razoável da equipa e garantir ainda as despesas correntes com o plantel por uma época.
No lado dos empréstimos estão os jogadores que precisam de rodar para mostrarem alguma coisa. Ronny deveria ir para uma equipa de meio de tabela onde tivesse hipóteses de ser titular. Pode ser que aprenda a defender. Os outros devem ir para equipas onde tenham espaço para ser titulares, mas que lhes sejam colocados desafios competitivos, de modo a evoluírem. Confesso que coloquei Tiuí nesta lista por ser para mim uma incógnita, e não ter as melhores referências dele. Pode ser que mostre qualquer coisinha até ao final da época.