Já que o tópico já foi iniciado:
Estando este período de inscrições a terminar e sendo para mim claro que os acertos foram meramente conjunturais e sem pensar a médio prazo também já dei por mim a pensar no que será o plantel de 2008/2009 e a concluir que muito dificilmente não voltará uma revolução e um recomeço do zero.
Isto porque as lacunas são demasiadas, os jogadores realmente úteis e com qualidade mínima exigível poucos, alguns emprestados para os quais teremos dificuldade em pagar a clausula de opção, a quase obrigatoriedade de fazer dinheiro com alguma venda, etc.
Se a isto se acrescentar a recente dúvida da continuidade do PBento e a necessidade absoluta de existirem jogadores para modelos alternativos os ventos de revolução ganham força.
Assim, e fugindo um pouco ao esquema do tópico, analisando por sectores e considerando a permanência de alguns jogadores que aparentemente tem mercado:
GR: (3)
Parece-me que aconteça o que acontecer RPatricio é o único com lugar garantido. O Tiago termina contrato e o Stojkovic não parece ser muito apreciado. Ter-se-á sempre que contratar/promover pelo menos um GR. Vítor Golas parece ser um excelente candidato mas seria um sector demasiado jovem (mesmo com a permanecia do Stoj).
RPatricio
Aquisição
VGolas
DD: (2)
Se Abel é certeza (ainda que não deslumbre), PSilva é uma incógnita e BPereirinha uma adaptação. Dos emprestado temos só o JGonçalves. Este é um sector que, dependendo da valia do PSilva, não me choca que se mantenha assim ainda que sejam jogadores demasiado iguais.
Abel
PSilva
DE: (2)
Sector a necessitar de profunda remodelação. Ronny e MHad não demonstram categoria, LGrimi é emprestado e se fizer uma boa 2ª volta dificilmente ficará. Emprestados temos TPinto e AMarques. É fundamental acrescentar qualidade e não me choca dar oportunidade ao regresso de um dos emprestados.
TPinto
Aquisição
DC: (4)
Polga indiscutível, Tonel com razoável parceiro. Gladstone dificilmente ficará após empréstimo, PRenato com uma época em branco é um risco. Emprestados estão o Carriço e dos que sobem dos juniores, não me parece que algum seja para entrar no plantel de caras. Gostava que a contratar-se alguém (Caneira é um sonho) seja alguém suficientemente polivalente que permita a adaptação a esquemas alternativos.
Polga
Tonel
Carriço
Aquisição
MDF: (2/3)
MVeloso não me parece que fique e o Adrien (ainda que com poucas oportunidades) não tem deslumbrado. Ainda assim, e considerando existirem outras opções para a posição parece-me necessária a contratação de alguém com peso. Dos emprestados e juniores não me parece que existam para esta ano jogadores para o plantel. Talvez para o ano a seguir com o DAmado já que Zezinando e JMartins continuam sem provar.
Adrien
Aquisição (x2?)
M: (4/5)
Claramente JMoutinho. Depois, dificilmente conseguiremos manter MIzmailov . Dos emprestados e juniores parecem-me razoáveis as oportunidades a PCelestino ou AMartins, mas na pratica ficariam a faltar 2/3 jogadores sendo absolutamente necessário alguém com capacidade para jogar naturalmente à esquerda
JMoutinho
PCelestino
Aquisição (x2/3?)
MO: (2/3)
Dos três que temos, LRomagnoli, Celsinho e SVukcevic, este é o único que vejo com capacidade natural para a posição no modelo em que jogamos, com a vantagem de ser suficientemente moldável para outras posições. Por outro lado, parece-me haver mercado para LRomagnoli.
SVukcevic
Celsinho
EX: (2/4)
E aqui surge o que tem sido uma lacuna dos últimos 2 ou 4 planteis. É que mesmo não jogando num sistema com extremos eles deveriam existir para possibilitar a surpresa e mudança táctica. O que mais se aproxima é o BPereirinha. Não me chocava a aposta em DCaiado e/ou FPaim.
BPereirinha
FPaim
AV: (4/5)
De todos só o Liedson é válido. De Derlei duvido da sua recuperação e utilização a prazo, de Purovic duvido da sua profissão, de Tiui outros o fazem, a Yanick ainda, a custo, lhe consigo dar o beneficio da dúvida e Paez precisa de “crescer”, bem como os restantes juniores. Dos emprestados não me parece que SVarela venha a ser opção e considero que a CSaleiro, ainda que demasiado mole possa vir a ser dada uma oportunidade.
Liedson
CSaleiro
Aquisição (x2/3?)
Como conclusão, de um plantel de 25/26 jogadores (que seria o que eu considero um numero razoável para as competições em jogo) podemos ter a entrada de 10/12 jogadores que ainda que se mantenham alguns dos que eu considero pouco úteis à equipa e alguns emprestados seriam sempre 7/8 jogadores a integrar.
E é esta falta de planeamento a médio prazo nas contratações que me desgosta.