Plantel 2008-2009

Eu acho que algumas das vossas projeccões são um bocado irrealistas, mas pronto. :inde:

Independentemente do eventual novo treinador que venhamos a ter, e apesar de entrarmos em “época de eleicões” o que pode americanizar um bocado a pré-época com os despesimos correspondentes, existe uma questão central em tudo isto que tem que ser muito bem ponderada, já que a decisão é irreversível e terá grande impacto: adquire-se ou não os emprestados a título definitivo. Ora, Izmailov (3,5m€), 50% de Vukcevic(2m€?), Gladstone (3m€), Grimi (3,5m€), Celsinho (1,5m€?), Marian Had (?). Se somarmos tudo o que estes custam o SCP terá pois de investir no mínimo 10 milhões de Euros para a próxima época (mais até que o custo de aquisicão dos novos reforcos para 07/08).

Investir essa quantia nesses jogadores implica abdicar de 2 coisas importantes: contratacão de reforcos acima da média, por falta de dinheiro; jogadores da Formacão que sobem ao escalão principal. Sim, porque mesmo se contarmos com eventuais saídas de Farnerud, Ronny ou mesmo M Veloso, os jogadores que vierem da Formacão terão sempre caminho tapado nas posicões nucleares por outros que, pese embora não destilem qualidade, já conhecem a casa e têm mais minutos com os colegas.

Não investir essa quantia implica exactamente o contrário, mas com uma desvantagem enorme: tem de se fazer tudo outra vez desde o início. Lá vai uma equipa para o caixote do lixo e venha uma nova! (e podemos ainda piorar as coisas com um treinador novo) Lá virá novamente instabilidade, incerteza no futebol praticado, falta de identidade dos jogadores com o Clube e Adeptos, e muito provavelmente falta de resultados desportivos uma vez mais.

Conclusão: A má política de gestão do plantel tem consequências nefastas a médio prazo, e no caso do SCP, a decisão torna-se particularmente difícil por estarmos a falar de uma equipa que precisa de subir de nível e conquistar Campeonatos.

Já que o tópico já foi iniciado:

Estando este período de inscrições a terminar e sendo para mim claro que os acertos foram meramente conjunturais e sem pensar a médio prazo também já dei por mim a pensar no que será o plantel de 2008/2009 e a concluir que muito dificilmente não voltará uma revolução e um recomeço do zero.

Isto porque as lacunas são demasiadas, os jogadores realmente úteis e com qualidade mínima exigível poucos, alguns emprestados para os quais teremos dificuldade em pagar a clausula de opção, a quase obrigatoriedade de fazer dinheiro com alguma venda, etc.

Se a isto se acrescentar a recente dúvida da continuidade do PBento e a necessidade absoluta de existirem jogadores para modelos alternativos os ventos de revolução ganham força.

Assim, e fugindo um pouco ao esquema do tópico, analisando por sectores e considerando a permanência de alguns jogadores que aparentemente tem mercado:

GR: (3)
Parece-me que aconteça o que acontecer RPatricio é o único com lugar garantido. O Tiago termina contrato e o Stojkovic não parece ser muito apreciado. Ter-se-á sempre que contratar/promover pelo menos um GR. Vítor Golas parece ser um excelente candidato mas seria um sector demasiado jovem (mesmo com a permanecia do Stoj).
RPatricio
Aquisição
VGolas

DD: (2)
Se Abel é certeza (ainda que não deslumbre), PSilva é uma incógnita e BPereirinha uma adaptação. Dos emprestado temos só o JGonçalves. Este é um sector que, dependendo da valia do PSilva, não me choca que se mantenha assim ainda que sejam jogadores demasiado iguais.
Abel
PSilva

DE: (2)
Sector a necessitar de profunda remodelação. Ronny e MHad não demonstram categoria, LGrimi é emprestado e se fizer uma boa 2ª volta dificilmente ficará. Emprestados temos TPinto e AMarques. É fundamental acrescentar qualidade e não me choca dar oportunidade ao regresso de um dos emprestados.
TPinto
Aquisição

DC: (4)
Polga indiscutível, Tonel com razoável parceiro. Gladstone dificilmente ficará após empréstimo, PRenato com uma época em branco é um risco. Emprestados estão o Carriço e dos que sobem dos juniores, não me parece que algum seja para entrar no plantel de caras. Gostava que a contratar-se alguém (Caneira é um sonho) seja alguém suficientemente polivalente que permita a adaptação a esquemas alternativos.
Polga
Tonel
Carriço
Aquisição

MDF: (2/3)
MVeloso não me parece que fique e o Adrien (ainda que com poucas oportunidades) não tem deslumbrado. Ainda assim, e considerando existirem outras opções para a posição parece-me necessária a contratação de alguém com peso. Dos emprestados e juniores não me parece que existam para esta ano jogadores para o plantel. Talvez para o ano a seguir com o DAmado já que Zezinando e JMartins continuam sem provar.
Adrien
Aquisição (x2?)

M: (4/5)
Claramente JMoutinho. Depois, dificilmente conseguiremos manter MIzmailov . Dos emprestados e juniores parecem-me razoáveis as oportunidades a PCelestino ou AMartins, mas na pratica ficariam a faltar 2/3 jogadores sendo absolutamente necessário alguém com capacidade para jogar naturalmente à esquerda
JMoutinho
PCelestino
Aquisição (x2/3?)

MO: (2/3)
Dos três que temos, LRomagnoli, Celsinho e SVukcevic, este é o único que vejo com capacidade natural para a posição no modelo em que jogamos, com a vantagem de ser suficientemente moldável para outras posições. Por outro lado, parece-me haver mercado para LRomagnoli.
SVukcevic
Celsinho

EX: (2/4)
E aqui surge o que tem sido uma lacuna dos últimos 2 ou 4 planteis. É que mesmo não jogando num sistema com extremos eles deveriam existir para possibilitar a surpresa e mudança táctica. O que mais se aproxima é o BPereirinha. Não me chocava a aposta em DCaiado e/ou FPaim.
BPereirinha
FPaim

AV: (4/5)
De todos só o Liedson é válido. De Derlei duvido da sua recuperação e utilização a prazo, de Purovic duvido da sua profissão, de Tiui outros o fazem, a Yanick ainda, a custo, lhe consigo dar o beneficio da dúvida e Paez precisa de “crescer”, bem como os restantes juniores. Dos emprestados não me parece que SVarela venha a ser opção e considero que a CSaleiro, ainda que demasiado mole possa vir a ser dada uma oportunidade.
Liedson
CSaleiro
Aquisição (x2/3?)

Como conclusão, de um plantel de 25/26 jogadores (que seria o que eu considero um numero razoável para as competições em jogo) podemos ter a entrada de 10/12 jogadores que ainda que se mantenham alguns dos que eu considero pouco úteis à equipa e alguns emprestados seriam sempre 7/8 jogadores a integrar.

E é esta falta de planeamento a médio prazo nas contratações que me desgosta.

essa do pedersen n sabia, eu costumo ver os jogos do blackburn e acho-o um jogador excepcional, mas o blackburn é uma equipa de meio da tabela da liga inglesa, este ano tem-se safado… pq tem excelentes jogadores. O baiano, se o Murcia n se mantiver, ele deve rescindir… o Ivanovic… já e’ do chelsea, o del horno, não tem sido opção no bilbao, o rochemback, esta mortinho por voltar. Já o Pavlyuchenko, eu sei q não é facil, mas reparem… nunca pensei q o Izmailov viesse, ele está ca…

Falta de planeamento porque?Na minha opiniao o Sporting nesta época criou uma base bastante boa para o futuro.

psilva:

Estás a dizer que precisamos de 10 gajos(segundo percebo no mínimo dos mínimos) para 4 posições no meio-campo, isso não é um abuso? Tens a noção de que pelo menos 3 deles não vão calçar durante a época?

E depois 5 avançados quando jogam 2 no máximo?! Mais uma vez um deles vai lá estar só para chular salário.

O número ideal é 23/24, pois é da maneira que podem jogar todos, se houver um crise de lesões como houve esta época chama-se os juniores que também merecem oportunidades.

Não acho que seja preciso contratar muita gente a meu ver era comprar um central(Gladstone), um lateral esquerdo(Grimi) e um médio(Izmailov), de resto já lá temos gajos mais que suficientes na equipa e se faltar, temos os emprestados a quererem mostrar serviços. Contratações só se surgir um negócio irrecusável.

Começamos cedo, eh, eh, eh. Limito-me a mencionar os emprestados ou ex jogadores que gostaria de ver regressar, os reforços deste ano que gostaria que permanecessem e a rapaziada que poderia ir embora:

Carriço
Marques
Celestino
Paim
Saleiro

Beto (LSC)
Viana (Osasuña)

Stojkovic
Gladstone
Grimi
Izmailov
Vukcevic
Celsinho
Purovic

Tiuí, Silva e Derlei têm até ao fim da época para me convencer…

Adeus a
Tiago
Paulo Renato
Had
Ronny
Farnerud

Eu sou um dos que tou contra a contrataçao do tiui pelos factos que conhecemos, mas ta-lo a emprestar sem o terem visto jogar na mesma medida em que poem glads pa proxima epoca sem ter dado provas e grimi que esta nas mesmas condiçoes do tiui… :-X

Por praticamente as mesmas razões apontadas atrás pelo Paracelcus.

Porque se tenta tapar buracos no imediato não pensando a médio prazo.

Porque se gasta dinheiro em empréstimos com clausulas de rescisão quase inalcansáveis para nós rodando os jogadores de temporada para temporada.

Porque temos jogadores de valia desconhecida ou pelo menos desconfiável a tapar jogadores que já são nossos, jogadores esses que nem são titulares. Uma coisa prefiro, experiência à parte, entre um jogador formado pelo Sporting e um emprestado )e nalguns casos até contratado) de valor idêntico, prefiro os primeiros.

Porque não se tenta a sério formar uma equipa a 3/4 anos, e quando digo equipa não o faço apenas referindo os onze titulares, que sendo competitiva consiga enquadrar os jogadores de valor que saem dos juniores ou rodam.

Grimi–Teremos de desembolasr mesmo os 3 milhoes se valer a pena.Neste caso nao há volta a dar.

Gladstone–Nao mostrou nada que justifique gastar 3 milhoes no seu passe,logo é de dispensar.Temos um menino chamado Daniel Carrico que vai fazer esquecer o Gladstone na primeira vez que entrar em campo.

Izmailov–Também aqui nao há volta a dar.Teremos de gastar os 3,5 milhoes.Mas penso que ele já mostrou que vale a pena gastar esse dinheiro,e acredito que o SCP tenha esse dinheiro para gastar.

Vukcevic–80% do passe dele pertence ao Sporting.Portanto para ficar no plantel nao é preciso gastar dinheiro.

Celsinho–Está emprestado por 5 temporadas. O SCP nesses 5 anos pode pagar os 2 milhoes pelo seu passe quando bem lhe apetecer.

M.Had–Alguém acredita que vai continuar no Sporting??

Falta de planeamento?Nao me parece…

Eu estou a tentar dizer que o mais provável seja isso acontecer. Sejam caras novas ou regressos, a integração e re-construção da equipa (mais uma vez não me refiro exclusivamente aos onze titulares) terá que ser feita.

Em relação às necessidades para o Meio Campo. sou capaz de me ter feito entender mal. O numero em parêntesis que surge a seguir às posições não é o numero de elementos em falta mas o numero de elementos que o plantel, a meu ver, deverá ter.

Mas ainda assim, acho que se não quiser cometer os mesmos erros de elenco e os mesmos riscos de numero o nosso real panorama poderá caminhar para uma revolução (com numeros menores que os 10 referidos) . Porque necessitaremos no mínimo e mantendo o esquema de jogo de 8 (na minha opinião deveriam ser 10) jogadores para o meio-campo. Considerando que Farnerud não conta, dificilmente mantemos o MVeloso e Izmailov e eventualmente o Roma, temos o Adrien, o Moutinho, o Vuk e o Celsinho com o Peririnha a tapar buracos.

Atenção que eu considero que esta pode ser uma oportunidade de se dar um passo no caminho duma equipa mais equilibrada. Assim se planeie melhor!

Em relação aos avançados. Continuando neste esquema, esta época provou que 4 avançados é demasiado arriscado para uma equipa que joga com 2. Mais a mais com as especificidades do titular indiscutível.

Para mim temos um plantel deficitário em qualidade mas também em numero. Para as 3/4 competições em que se está 20 jogadores de campo é pouco e funciona demasiado na base 2 por posição sem grande espaço aos jogadores de características diferentes para alternativas de dinâmica e táctica.

Em relação aos empréstimos, esse é que é o maior problema. Duvido da nossa capacidade para bater a clausula de preferência dos 3 jogadores que referes pelo que nos vejo em Julho na mesma situação do começo desta época.

Em relação às promoções ou regressos, estas serão sempre, em termos de plantel, da sua dinâmica e integração, jogadores novos.

Pois a mim parece. O dinheiro desembolsado por estes impede/impediu a contratação de reais mais valias para a competitividade do Sporting.

Porque acrescentado a isso temos suplentes (e atá titulares) de qualidade discutível e custo mais elevado do que qualquer formado que por esta altura já poderia estar adaptado à realidade competitiva do Sporting.

Dando exemplos:

Porque esteve o Adrien meia época à sombra do Paredes.
Porque está o Celestino no Estrela em vez do Farnerud
Porque está o TPinto em Moscavide em vez do Ronny ou do Had
Porque está o Carriço no Chipre em vez do Gladstone.
Porque é que o Saleiro está em Fatima e não o Purovic

É que para a próxima época já não seriam incógnitas e/ou apostas e nesta época já teriam feito no mínimo o mesmo que os que lá estão.

E se calhar em vez de termos acolhido 4 ou 5 novos jogadores externos por época poderíamos falar de 2 ou 3 que realmente fizessem a diferença.

E a minha angústia é ver isso voltar a acontecer com os juniores que agora saem. É ver o AMartins, o Amado, o Viana, o Wilson, etc tapados com os Purovics e Farneruds dos próximos anos.

Se vendessemos esses 4, tinhamos dinheiro para 3 equipas maravilha.
E não confesso coisa nenhuma, foi exactamente aquilo que quis dizer, e está justificado no resto do post. Porque raio sugeres vender Moutinho e Polga, jogadores fundamentais para o plantel?

O plano do Sporting é ter jogadores de qualidade na equipa e promessas a ganharem rodagem noutros clubes.È isso que acontece com o Carrico,T.Pinto,Celestino,Paím,Caiado ou Saleiro para citar apenas os que estao mais próximos de regressar ao SCP.No Sporting ninguém é parolo e mais cedo ou mais tarde os jovens com valor vao ter a sua oportunidade de se afirmar.

Mas nao era bem disso que estavamos a falar.Estavamos a falar dos jogadores que o Sporting tem por empréstimo no plantel.E ai a questao parece simples.Quem mostra servico é contratado,caso contrário sao despachados e pronto.Neste caso fazemos um esforco pelo Izmailov e (espero eu) pelo Grimi.Had´s e companhias vao á vidinha deles e pronto.Nao vejo o mal e a falta de planeamento nestes casos
Enquanto o Sporting tiver o futuro destes jogadores na mao,tudo bem.Com o Caneira p.ex. já sabiamos desde o primeiro dia que o seu futuro estava nas maos do Valencia…por isso acho injusto criticar a direccao pela sua saida.

Eu volto à mesma e cito a tua assinatura: No quality, no chance.

Ao que extrapolo, qualidade igual, produto da casa :mrgreen:

Em relação à 1ª parte o que questiono é ter promessas comprovadamente de qualidade idêntica aos suplentes do plantel principal, quando não superior, a rodar e tapados a 1 ou 2 épocas! Mas dou de barato que sejam os periodos de adaptação ao futebol sénior. Agora a percepção que tenho, e que pode estar errada, é que os que surgem no plantel são casos peculiares e por uma ou outra contingência extraordinários, sendo que não vejo uma normalidade e regularidade na passagem a senior do Sporting.

Nos empréstimos o problema é que acabamos por pagar duas vezes (financeira e desportivamente) na passagem de época quase nunca ficando o jogador dois anos consecutivos, tendo a cada ano que se recomeçar tudo de novo.

Admito, que dadas as circunstancias e o mais ou menos inesperado de algumas saidas, este ano pode ter sido atipico, mas a realidade é que andamos sempre repintar as paredes sem resolver os problemas de infiltrações.

Eu não critico a opção e pontualmente, com jogadores de muita qualidade e/ou que encaixem perfeitamente na equipa possa ser uma vantagem. Já a aposta continuada nesta politica me deixa algo pessimista.

Refaz-se a equipa, os novos são sempre melhores até meio da época, começam-se a lançar as 1/2 promessas que conseguiram arranjar espaço no plantel, perdemos meia época, conseguimos os objectivos secundários ao photo finish e recomeça-se tudo na época a seguir.

Preferia uma gestão em que se aposte em continuidade, risco por risco se assume uma 2ª linha de promessas, com 2/3 jogadores de qualidade para titulares.

Mas mais uma vez, acredito que nada disto é linear e somos todos muito bons a gerir/treinar cá de fora.

E qual é o jogador “maravilhoso” que quer vir para o Sporting?
Nem os medianos… ::slight_smile:

O Grimi não 'tá emprestado por 6 meses ? Então porque é que há pessoal que já o põe na equipa da próxima época ?

Porque o Sporting tem opcao de compra.

Já agora vou também mandar o meu bitaite :smiley:

Stojkovic
Rui Patricio
Tiago

Caneira
Pedro Silva
Abel
Tiago Pinto

Polga
Tonel
Carriço
José António/Geromel/

Celestino
Adrien
Moutinho
??? (Alguém com experiência e créditos firmados)

Pereirinha
Vukcevic
Izmailov

Ghillas
Celsinho

Purobicho
Linz
Derlei
Tinoni

O que daria algo do tipo

Stoj
                             (Patricio)
                             (Tiago)

Abel Tonel Polga Caneira
(P.Silva) (Geromel) (Carriço) (P.Silva)
(Caneira) (Caneira) (Caneira) (T.Pinto)

Moutinho                    ??????
                      (Adrien)                     (Celestino)

Izmailov Vukcevic
(Pereirinha) (Derlei)

Ghillas
                                   (Celsinho)
                                   (Tinoni (caso tivéssemos que jogar em 442))
                                   (Derlei (caso tivéssemos que jogar em 442))                                    

Linz
                      (Purovic)

Ah e sim, gosto do mercado Português.

Estou a ver que por vontade da maioria dos foristas para o ano teremos mais meio plantel novo. ???

A contratar alguém é preferível contratar 1 que valha 10 milhões de euros do que 10 que valham 1 milhão cada um. A contratar alguém que seja quem faça mesmo a diferença. Estar a contratar só para reforçar posições com suplentes não interessa. Para isso existem os emprestados e os juniores que são de borla e ainda vão ganhando tarimba.

O Cardoso anda lá perto :smiley: . Mas percebo o teu ponto de vista, no entanto mesmo com as hipotéticas vendas de Veloso e Liedson , os grandes jogadores de 10 milhões devem ter ordenados impossíveis para nós, a não ser que venham por empréstimo.