Plantel 2008-2009

Reactivando este tópico, cá vai uma análise interessante (embora muito óbvia) sobre os problemas previstos já para a pré-época…

[b]O Paradigma do Sporting[/b] [i]Por Armando Silva • 21 Fev, 2008[/i] [hr]

O Sporting Clube de Portugal tem nos últimos anos envergado claramente por uma politica de contenção financeira, politica essa que vem na sequência do péssimo momento que as contas do clube atravessam… Assim, o Sporting tem feito das suas extraordinárias camadas jovens e dos contratos por empréstimo as suas principais armas na construção dos seus planteis. Este ano, como tem vindo sendo habito nas últimas temporadas, voltou a adquirir um excessivo número de jogadores por empréstimo, situação que apesar de recorrente pelo clube, parece desta vez colocar vários problemas, e fá-lo, curiosamente porque desta vez, ao contrario do passado, os jogadores emprestado têm mostrado muito valor, e os adeptos, para além do técnico Paulo Bento, não parecem querer prescindir dos seus serviços.

Assim, e analisando o caso por uma perspectiva ampla pode-se ver que o clube tem actualmente 4 jogadores emprestados e mais 1 do qual possui apenas 50% do passe. O problema aqui é que caso o Sporting queira manter todos eles, e ainda comprar a totalidade do passe de Vukcevic, pois nesse caso terá que desembolsar no total uma verba próxima 13,5 milhões de euros, que serão repartidos da seguinte forma, 3 milhões de euros para manter o Gladstone, 2 milhões para manter o Celsinho, 3,5 milhões para manter o Izmailov, 3 milhões para manter o Grimi e ainda 2 milhões para comprar os restantes 50% do passe de Vukcevic. Esta é claramente uma verba fora do alcance do clube, aliás, o orçamento disponível para o reforço do plantel na próxima época não deverá ser nem de perto nem de longe tão elevado, e neste caso o Sporting excederia o valor disponível para contratações sem comprar ninguém, ou seja, apenas mantendo o actual plantel… Desta forma, os responsáveis pelo planeamento do plantel vão ser forçados a fazer escolhas, mas mesmo assim o caso será difícil de resolver sem entrar em “conflito” com os adeptos.

Vejamos então a situação de uma forma mais precisa, deste número atrás mencionado, Gladstone parece estar já posto de parte, e sobre ele não deverá ser exercida a cláusula de rescisão cifrada nos 3 milhões de euros, sem que daí resulte grande embaraço para a SAD, diminuindo assim a verba total a desembolsar no final da época para os 10,5 milhões de euros. Outro caso muito difícil de se concretizar é o de Celsinho, pois a avaliar pelas opções de Paulo Bento e pelo futebol mostrado nas oportunidades que teve, o brasileiro não deverá igualmente permanecer em Alvalade, pelo que o Sporting deverá também aqui poupar mais 2 milhões de euros, os exigidos no contrato de cedência por 50% do passe do jogador. Esta decisão, a confirmar-se, embora não deva criar muitas criticas à direcção, não deixará de criar algum embaraço, pois será encarada como injustificada e de má visão futura por muitos adeptos, visto que se trata de um jovem com grande margem de progressão. Não adquirindo Celsinho, o Sporting reduz para 8,5 milhões de euros os gastos eventuais no fim de época. No entanto o grande dilema do clube começa agora, visto que quer Izmailov, quer Grimi, quer Vukcevic já fizeram furor no clube… Quanto a Vukcevic, e apesar de o jogador estar garantido em Alvalade por 5 épocas, a contratação dos restantes 50% do passe são quase que obrigatórios tendo em conta o valor do jogador e o potencial financeiro/desportivo que o mesmo poderá representar…

Apesar de tudo, aqui o Sporting pode ainda respirar um pouco melhor, porque tem até ao final de 2009 para adquirir por 2 milhões de euros a totalidade do passe do atleta. O mesmo já não se sucede com Grimi e Izmailov, dois jogadores de valor claro e inequívoco, mas que as suas contratações estão avaliadas em 6,5 milhões de euros… Quanto a Izmailov, o Sporting tem tentado negociar uma eventual redução da sua clausula de aquisição cifrada nos 3,5 milhões de euros, mas tal não parece ser possível, até porque interessados não faltam e dispostos a pagar bem mais do que os tais 4 milhões… Além do mais, o Lokomotiv encara o negocio que fez com o Sporting como “mau”, ou seja, o clube russo esta arrependido de o ter cedido e como tal não deverá cometer o mesmo erro duas vezes, e sendo assim, nada mais resta ao Sporting que adquirir o jogador por 3,5 milhões de euros. Quanto a Grimi, o caso parece ser semelhante, o jogador pertence ao AC Milão e tem a sua cláusula de aquisição cifrada nos 3 milhões de euros, embora aqui estes números possam ser negociáveis. O problema neste caso, são os eventuais interessados que se possam intrometer no negócio, interessados que podem aumentar dependendo da prestação do Argentino no campeonato e taça uefa… Convêm referir que nestes últimos dois casos, ao contrario dos dois primeiros, os adeptos do Sporting não veriam com bons olhos a não continuidade dos atletas em Alvalade, e a contestação a esta já frágil direcção aumentaria drasticamente…

Deste modo, o Sporting tem apenas como garantia da permanência de Izmailov e Grimi em Alvalade a activação das clausulas presentes nos actuais contratos, ou seja, desembolsando 6,5 milhões de euros, contando ainda que em breve, num prazo de ano e meio, terá igualmente que desembolsar 2 milhões para a aquisição completa de Vukcevic… Agora resta-nos aguardar pelas decisões da SAD leonina, mas que o caso é de complicada resolução é…, ou dinheiro ou a qualidade, eis o paradigma do Sporting…”

penso que a venda de miguel veloso será inevitável no fim da época, pelo que abdicando de gladstone (integrando carriço no plantel) precisaríamos de 10,5 milhões, logo 30 - 10.5 = 19,5, abatia-se mais 10 milhões no passivo e sobravam 9,5 para eventuais melhorias de contrato a jogadores como patrício e adrien! mantinha-se o mesmo plantel e ainda se apresentava lucros!

Näo, existe um défice anual da SAD que ronda os 10 milhöes de euros e que tem que ser suportado de alguma forma…

então os 10 milhões em vez de irem para o passivo, cobriam esse défice! sobravam os tais 9,5, mas eventualmente mais algum, caso se conseguissem fazer alguns bons negócios, como a venda de stoi por 3 ou 4 milhões, bem como de ronny (subia tiago pinto), farnerud (parece que terá mercado na suécia) ou outro que me possa estar a escapar!

Paracelsus,

Obrigado pelo post.
Nao conhecia esse site, parece ser uma base de dados interessante sobre as finanças do futebol.

Relativamente ao artigo sobre a proxima pre-epoca do scp, discordo em alguns pontos do autor.

Primeiro esquece-se de mencionar que a proxima época sera a do ultimo ano do mandato do Soares Franco.
Se o SF tem ideias de se recandidatar, so podera vencer se ganhar o proximo campeonato ou pelo menos se passar a imagem para os socios de que tudo fez para que a equipa estivesse a altura desse objectivo. Caso contrario, em 4 anos o SF nunca tera sido campeao e entao nao acredito que os socios o voltem a eleger. O proprio Ribeiro Teles disse na sua ultima entrevista ao jornal Sporting que tem se ter em conta o facto de ser a ultima época do mandato.
Os representantes do projecto Roquette/SF serao portanto obrigados a ter uma tactica diferente da das ultimas épocas.

Segundo, nao me parece que a pressao sobre os “emprestados” seja assim tao forte a curto prazo.
Por exemplo, no caso do Celsinho, a ideia que tenho é que nao precisamos de pagar o que quer que seja esta época para ele poder ficar. Nao sei de onde saiem os 2M€ de que falam neste artigo, mas posso estar enganado.
No caso do Vuk, tb nao ha urgencia em comprar os 50% ja esta época.
O caso Gladstone pode ser resolvido com o Carriço ou com outro emprestimo.

Concordo no entanto que os casos mais complicados de resolver sao os de Grimi e Izmailov.
Sera de facto dificil manter os dois. Pessoalmente penso que a prioridade para a equipa sera de manter o Grimi.
Gosto do Izmailov mas nao o considero imprinscindivel e felizmente temos outras opçoes para o meio campo no plantel (Pereirinha e talvez Celsinho no futuro) e nos emprestados (Celestino, Paim…)
Sendo assim so vejo o investimento de 3M€ no Grimi como prioritarios e obrigatorios.

Se nós nem com este plantel conseguimos lutar pelo titulo, deixar sair jogadores era mesmo dizer que a proxima epoca era para lutar pelo 3ºlugar :-X

Alem de manter-mos Vukcevic, Izmailov, Celsinho e Grimi deveriamos reforçar o Plantel com um avançado decente, um medio defensivo(ja que o veloso deve ir, e ja agora daqueles que sabem defender(!)…)e o regresso do Carriço. O Celestino era um hipotese barata.
Quanto as saidas o Veloso e em principio o Stoijkovic(com muita pena), Gladstone, Derlei devem ser os que nos deixam

A continuaçao do PB é uma incognita, se por um lado é um treinador quadrado, sem recursos taticos, por outro confiar nesta direçao para ir buscar um melhor. :-[.o mais provavel era vir o Paulo Barbosa com um desconhecido que tanto pode ser otimo como pessimo

Eu também tenha a ideia que o negócio do Celsinho não envolve nenhum pagamento no final desta temporada, mas veremos.

Quanto aos dois emprestados que estão a agradar, os 3 milhões do argentino poderão ser negociados e em relação ao russo ao princípio dizia-se que o Sporting só no fim da próxima temporada é que teria de exercer a cláusula de opção, mas de repente começou a aparecer o interesse do City e do Inter e a conversa mudou, vamos ver no que dá

Montei um esquema do plantel, partindo da premissa que o treinador se mantém, bem como a sua táctica do “quadrado de ladécos”.

Chamem-me o que quiserem, mas eu não pagava os 3,5 M pelo Izmailov e parece que esse é mesmo o valor final. Gosto dele, é bom jogador, mas é demasiado caro para a mais-valia que representa no plantel. Penso um pouco assim em relação também ao Grimi, mas esse ocupa uma posição mais carenciada, por isso talvez tentasse baixar o valor dele até aos 2M. Gladstone e Celsinho são para esquecer… o que acho que não vai ser difícil.

Assim sendo, do lote de emprestados, apenas gastaríamos dinheiro no Grimi, libertando o restante orçamento para duas contratações de peso: um avançado de qualidade inquestionável, como se de um substituto do Liédson se tratasse, e um médio experiente com muito valor que organizasse aquele meio-campo e que transmitisse confiança aos miúdos.

Basicamente, em relação ao resto, faria algumas readaptações (Yannick), uns retornos a “casa” e dispensava ou emprestava alguns dos jogadores que aí faltam.

Falam aí da venda do Veloso, mais isso é uma grande incógnita, porque nem sabemos se existem interessados.

Ora, vistas as condições que o clube dispõe!
[b]

Guarda-Redes
[/b]Rui Patrício
Stojkovic
Vitor Golas

Defesas Direitos
Pedro Silva
Abel

Defesa Esquerdo
Grimi
T. Pinto

Defesa Central
Polga
Tonel
Carriço
???

Médio Defensivo

Veloso
Adrien

Médio Interior Direito
Fábio Rochemback
Pereirinha

Médio Interio Esquerdo

Izmailov
Celestino

Médio Ofensivo
João Moutinho
Romagnoli

Ponta-de-Lança
Liédson
Vukcevic
Tiui
Saleiro

Para mim o plantel seria assim constituido! Não aposto no Celsinho porque até agora não vi nada dele, que justifica-se a sua compra!

Jogadores como Stojkovic ou Purovic, não me acredito que permaneçam em Alvalade para a próxima temporada. Depois, também dificilmente estou a ver Paulo Bento a concretizar a aposta em Saleiro. A ideia era manter os três definidos (Liedson, Yannick e Tiuí) e depois partir-se para a aquisição de um avançado de créditos firmados (já andamos a bater na mesma tecla…).

Assim, olhando para os emprestados, o único que estou a ver com real capacidade para integrar o plantel chama-se Daniel Carriço, pois embora não estando muito por dentro, não me quer parecer que jogadores como Tiago Pinto ou Celestino possam ser hipóteses, só mesmo em último recurso.

É preciso dotar a equipa de experiência em todos os sectores, jogadores influentes e com capacidade de dar um grito no balneário. Neste ponto, que saudades de Caneira…

Podes ter a certeza… para mim há dois pontos fundamentais na nossa época falhada! A saida de Caneira e o empate com a Roma ao cair do pano!

Não querendo entrar em off-topic, mas não exagerava tanto, embora compreenda e respeita o teu ponto de vista. A verdade é que tivemos lesões de jogadores que estavam ou se preparavam para ser peças importantes (Pedro Silva e Derlei), aliado a um sub rendimento de algumas peças nucleares, algumas delas por forças externas, outras nem por isso, a verdade é que esse aglomerado de factores, prejudicou o plano de um treinador que chegou a uma altura em que de tanto inventar opções, os resultados e as exibições não saíram.

Não alio a ideia de época falhada a um resultado infeliz com a Roma, embora todos saibamos a enorme sensação de frustação que isso nos causou. A saída de Caneira e também de Ricardo convenhamos, não foram bem precavidas, não falo a nível desportivo mas sim no impacto que esta dupla tinha no balneário, lá está, a tal experiência que eu falava atrás. Depois claro, atribuir funções de capitão a João Moutinho na altura foi tudo muito bonito e todos achamos bem dada a importância do João na equipa, mas hoje chegamos à conclusão que provavelmente o João não tem personalidade para ser capitão e se calhar, prejudicou o seu rendimento com tamanha responsabilidade.

É apenas a minha opinião.

Também tens razão naquilo que dizes, mas acho que aquela derrota contra a Roma… ui!

carlos martins vai fazendo furor em espanha… e que golo!

alguem me esclarece sobre os termos da cedencia ao huelva?

Foi a título definitivo, ficando nós com 50% de uma futura venda. Acho que é isso.

A conclusao e claramente falaciosa e destinada aos leitores da diagonal. No artigo todo o autor desmonta bastante bem o ‘drama’ final que anuncia , e no fundo,no fundo, se levarmos em conta que o Izmaylov ate nem e assim tao pretendido como ele anuncia o Sporting so tem mesmo de desembolsar pelo Grimi. Ou seja , 3 milhoes. O negocio do Vukcevic foi de genio (parabens CF) e por isso nao e um problema, ate podem fazer uma vaquinha anual ate ao fim do prazo.

Ou seja, siga a banda.

Uma nota, aacho piada a quem ainda tem coragem de escrever nos posts que sao precisos craques claros para fazer o plantel da proxima epoca, quando sabem que o melhor que podem esperar sao ilustres desconhecidos , dos quais em cada caravana de 10 veem 2 ou 3 de jeito.

eu penso que o Stojkovic tenha valor…

Agora quero saber onde esta o Paim e o Carriço…

O Paim ja tem 20 anos… ja devia estar no plantel principal…

O Romagnoli esta epoca ficou muito alem da epoca anterior, o Farnerud anda lá a pasta-la, o Djalo era bom se tivesse um talento do tamanho das tranças, avançados esses so se safa o Liedson

Bota buscar o Roca, o Soldado e o Antunes

Mandem o Farnerud ver a que horas o sol se poe na Sueçia…

Djalo já não tem tranças :stuck_out_tongue:

Partindo do pragmatismo e da realidade actual do clube, faço uma aposta semelhante à do vasconeves.

Premissas:

• Parto do princípio de que o treinador vai ser o PB. Enquanto estiver lá esta direcção, só não será ele se ele decidir sair.
  • Ao contrário do que sucedeu no ano passado, para mim é fundamental apostar na continuidade de um núcleo central de jogadores que têm sido a mais valia. Isto parece mais que óbvio, mas não foi o que aconteceu o ano passado. Já vi este grupo fazer exibições fantásticas, pelo que para mim a questão chave reside em dois pontos: 1) mentalidade e confiança; 2) um banco como deve ser.
  • Acabar com a estupidez dos jogadores emprestados aos magotes. São boas soluções no imediato, mas não evitam os problemas: veja-se o caso do Caneira já aqui mencionado.
  • Outra premissa que parece óbvia, mas não no caso do SCP: contratar um avançado de créditos firmados - mais vale investir tudo num do que várias mijinhas em 30% de passes de jogadores que vêm emprestados, etc. E que esse avançado cumpra minimamente os requisitos técnicos e tácticos para o sistema e estilo de jogo do SCP.

GR
Patrício
Vítor Golas
(guarda-redes dos juniores como 3ª opção; não vejo a necessidade de ter três guarda-redes seniores)

Lateral direito
Abel
Pedro Silva

Central
Polga
Tonel
Carriço
???

Lateral esquerdo
Grimi
Tiago Pinto

Trinco
Miguel Veloso (depois da época fraca que está a fazer, tenho as minhas dúvidas de que saia)
Adrien Silva
(Celestino)

Médio direito
Pereirinha
(João Moutinho)
(Romagnoli)
??

Médio centro
Romagnoli
João Moutinho
Celestino

Médio esquerdo
Izmailov
(Vuk)
???

Avançados
Liedson
Vuk
Tiuí
Djaló
CRAQUE

Dúvidas
Celsinho (não sei o que pensar deste jogador)
Saleiro (ídem)
Paim (ídem)
Tiuí/Djaló (continuo a ver potencial neles, mas escolheria entre um ou outro)
André Martins (grande época nos juniores, será que está pronto?)
Marco Matias (ídem)

Mas mais do que construir a equipa x ou y, para mim o mais importante, depois da saída do CF, era que houvesse uma reorganização do Departamento de Futebol - que, em vez de incluir pessoas em regime voluntário (MRT, whatever) ou pessoas que não sabemos bem o que fazem (Barbosa), deveria ser finalmente profissionalizado. Prefiro gastar menos em contratações de jogadores e investir nisto. Isto, a meu ver, passaria por:

1. contratar alguém com conhecimentos de futebol a nível nacional e internacional, com visão e capacidade de planificação, para promover uma “cultura Sporting” de longo alcance (penso aqui num Jozic ou num Boloni);
  2. um grupo de scouting propriamente dito, que agisse em complemento ao scouting das camadas jovens; e
  3. alguém para fazer efectivamente a ponte entre equipa e clube, que cultive a mística Sporting e sobretudo que saiba defender o clube (Sá Pinto, claro).

Mas lá está, isto tudo parece bastante óbvio, não é?

Kerzhakov parece que ja assinou pelo dinamo de moscovo, ja se fala em oito milhoes, é muito para os nossos bolsos mas jogadores assim com nome europeu é que fazem falta ao sporting