Pior jogador que já passou pelo Sporting (FLOPS)

Comentários do autor do tópico colocam-me sérias dúvidas sobre o seu Sportinguismo.

Outro: Alberto Rodriguez

Passava mais tempo no estaleiro que a jogar. Realmente do braga o saldo é muito negativo.

Este tópico serve apenas para diversão e lembrar os toscos que passaram pelo Sporting. O importante é nunca esquecer os erros do passado para não voltar a cometer os mesmos erros.

Concordo com um tópico destes para diversão, mas…Elpídio Silva? Flop?

O Elpídio Silva quando chegou cá vinha bem cotado do Boavista. “O pistoleiro”, goleador do Boavistão, sendo parte importante da equipa que os leva ao título e que os coloca nas meias finais da Taça UEFA. Curiosamente, não tenho grandes memórias dele no Sporting CP, a não ser da desilusão que representou (por nunca ter conseguido replicar o que tinha mostrado no Boavista).

Prometeu muito no Boavista mas no Sporting penso que nem 10 golos marcou numa época sempre a titular.
Na altura o Benfica e o Sporting estavam interessados na sua contratação. Lembro-me ter comentado com um colega (benfiquista) que não o queria no Sporting. Quando foi anunciado oficialmente nem queria acreditar.

Além de não ser grande espingarda como jogador, era demasiado gordo, tinha alguma dificuldade em movimentar-se em campo, para mim está incluido no “pacote” dos piores.

O Pistoleiro?

Uma contratação bem sucedida não foi de certeza.

Quando estava contratualmente ligado a nos o melhor jogo que fez foi quando estava no Guimarães emprestado,quase nos entalava nesse partida (marcou nos dois golos).

Exacto… Weldinho veio emprestado, Magrão com um contrato de 1 temporada estão longe de serem flops… foram erros de casting, fizeram o seu papel de suplentes e seguiram a sua vida…

Flops são casos de jogadores caros que não mostraram nem de perto o que se pagou por eles… Pongolle, Grimi, Bojinov, Jéffren… esses sim flops… caros, com salários elevados e que nem renderam dinheiro quando sairam…

Naby Sarr e Sacko foram apostas em jovens que não resultaram de imediato… se fossem postos no mercado provavelmente recuperavamos o que foi investido ou perto disso. Por isso longe de serem flops…

E o maior Flop do campeonato português esta a acontecer neste momento e curiosamente a comunicação social nem toca nesse assunto… Adrian Lopez… 11M por 60% do passe… ou seja avaliação de 18,33M de €… por um jogador que fica na bancada…

Esta lesionado! :shifty:

Tem uma unha encravada no pé á alguns meses.

Uma coisa é um mau jogador, outra é um flop… No entanto, tendo tanta escolha para qualquer dos “prémios”, o nome que mais se adequa (visto por qualquer prisma) é o de Pongolle. Não tenho palavras para descrever a inutilidade do rapaz.

É impressão minha, ou o Postiga ainda não foi falado neste tópico? :lol:

Numa perspectiva cómica, escolhi um 11 de jogadores que vieram para o Sporting (durante este curto século) rodeados de um hype gigantesco e que pouco ou nada nos deram:

Timo Hildebrand (10-11) - Conhecido pelas suas grandes exibições em Estugarda e pelo recorde de minutos sem sofrer golos, chega a Alvalade com uma valorização de €4M e sai a valer menos de metade, €1.4M (segundo o transfermarket). Na primeira oportunidade manda um frango descomunal e a partir daí foi sempre a descer.

Miguel Lopes (12-Presente) - Este século tivemos como laterais César Prates, Miguel Garcia, Mário Sérgio (a minha segunda opção para esta lista), João Pereira, Pedro Silva, Arias, Cédric, Rogério (que nem era lateral) e o desgraçado do Pereirinha. Apesar de estarem nesta lista jogadores que não mostraram nada enquanto cá estiveram, a contratação do Miguel Lopes sobrepõe-se a todas as outras pelos seus contornos financeiros. Se a memória não me engana, era um jogador praticamente livre mas ainda assim “custou-nos” o Izmailov e uma grande fatia do orçamento salarial. Se por um lado não tem culpa da “azelhice” (chamemos-lhe assim… ::slight_smile: ) da direcção que o contratou, por outro não demonstrou uma qualidade à altura dos valores a si associados. Não desgosto do Miguel, mas escolho-o pelo rombo financeiro que foi e por, de todos os laterais que tivemos este século, ser o único que vinha com rótulo de estrela e não cumpriu.

Polga (03-12) - Na altura, o único campeão do mundo a jogar em Portugal. Desculpa-me, Anderson, mas só de pensar que foste titular durante 9 épocas, choro por dentro. À excepção de umas duas épocas em que demonstrou uma tranquilidade e compostura acima da média, era casa atrás de casa. No futuro, irão pintá-lo como um dos grandes que por cá passou. Não me choca. Mas que ficava bem aquém do que se espera de um “campeão do mundo”, ficava.

Boulahrouz (12-13) - 19 jogos em que um ex-Chelsea, internacional 35 vezes pela Holanda, não fez um charuto. Aliás, não fez mas mandou uns quantos nos adversários, conseguindo ser expulso 2 vezes. De estrela nada mostrou.

Grimi (07-11) - Em 11 jogos pelo Racing parece ter feito suficiente para levar o Milan a contratá-lo. Por Itália mal jogou, mas tinha rótulo de promessa e foi, na altura, algo surpreendente conseguirmos por empréstimo um jogador do Milan (quer dizer, depois do Kutuzov a fama dos empréstimos do Milan não podia ser a melhor). Fez pouco mais de 40 jogos e acabou por ser sentado pelo sósia do Pongolle, o Evaldo.

Paredes (06-08) - Tinha nome de artista e chegou a ter uma boa imprensa em Portugal durante a sua passagem pelo Porto. Internacional 74 vezes pelo seu país, parecia ser o nome que precisávamos para dar a estabilidade defensiva ao meio campo que Miguel Veloso demorava a demonstrar. Acabou por ser uma sombra do que já teria demonstrado no passado, com um nível exibicional que não lhe garantiria titularidade numa equipa de segunda linha sequer.

João Alves (05-07) - “No início da temporada de 2005/06, o Sporting comprou 50% do seu passe por 2,5 milhões €, após duras negociações que o trouxeram para Alcochete juntamente com Wender, depois da forte insistência do técnico José Peseiro.” diz-nos a wikiSporting. João Alves era na altura o 8 que todos tinham na Liga Record e parecia que o Sporting tinha feito um grande negócio ao contratar um jogador que estava claramente destinado a grandes voos. Teve uma primeira época miserável, onde o seu melhor jogo foi como lateral direito. Na segunda mal calçou.

Elias (11-13) - O jogador mais caro da história do clube. Elias não era mau jogador, se bem que o Atlético de Madrid parecia estar pronto para se ver livre dele. Na altura, falava-se que poderia ir para os nossos rivais e que a sua contratação teria sido uma grande vitória. Uns dizem que tinha problemas psicológicos, outros que se não fossem os salários em atraso a história tinha sido outra. Uma coisa é certa, nunca se mostrou ao nível do dinheiro gasto com ele. Teve algumas boas exibições mas também arrastava-se pelo campo com alguma frequência. Acabou por borrar a pintura definitivamente numa guerra aberta com a direcção do Sporting.

Jeffrén (11-14) - Veio por cerca de €4M com uma cláusula de recompra. Brilhava nas selecções jovens de Espanha e chegou a jogar pela equipa principal do Barcelona. Parecia demasiado bom para ser verdade. Parecia e era. O Jeff demorou a habituar-se ao nosso campeonato e quando parecia fazê-lo teve uma grave lesão que se tornou recorrente (como é que isto terá passado despercebido ao departamento médico? ^-^ ). No meio das lesões ainda conseguiu fazer uns bons jogos mas rapidamente voltou ao estaleiro e nunca mais conseguiu demonstrar a qualidade que lhe era apontada. Acabou por ser uma das maiores desilusões que por cá passaram.

Tello (00-07) - Um balúrdio. Veio como médio ofensivo (não me recordo se 10 ou extremo) e com rótulo de ser a next big thing a sair do Chile. No início ninguém percebeu muito bem se vinha daí flop ou se estava apenas a adaptar-se ao campeonato. Com o passar do tempo experimentou todo o tipo de posições acabando estranhamente por render como lateral esquerdo. Nessa época, recusa-se a renovar o contrato, tornando a sua vinda para Alvalade como um prejuízo enorme.

Sinama (09-11) - Não gosto de incluir nestas listas jogadores que mal jogaram (aliás, nem tinha ideia de quando é que o Pongolle cá esteve, tive que ir pesquisar) mas este merece. Estrela nos sub-20 franceses, acaba por garantir um bilhete para Liverpool tal como uma outra carrada de franceses que por lá jogaram nas reservas. Depois de anos e anos como promessa por cumprir, acaba por ser despachado de Inglaterra e chega ao Huelva onde faz duas épocas com valores razoáveis - 1 golo a cada 3 jogos, mais coisa, menos coisa. Isto pelos vistos foi suficiente para enganar o Atlético. Depois de 2 anos numa equipa onde nem merecia ser roupeiro, Pongolle é impingido ao Sporting por €6.5M. Tardou a mostrar-se e ainda bem. Era doloroso vê-lo em campo e graças a deus teve direito a poucos minutos - já bastava o que tínhamos pago por ele, quanto mais ter que vê-lo jogar. Que tortura de contratação.

Assim por alto, é isto. Se bem que eu acho que estes tópicos, apesar de humorísticos, devem ser levados com cautela. O intuito nunca pode ser enxovalhar - uma palavra que está na moda - jogadores que por cá passaram, principalmente se estes demonstraram ser profissionais e nunca desrespeitaram o clube. Uma coisa é apontar a ineptidão futebolística dos atletas outra é o insulto gratuito. Há uma certa tendência para nos deixarmos levar por estas brincadeiras e não nos fica bem.

:rotfl: :whistle:

Maniche, Angulo, Purovic, Saleiro, Nuno André Coelho,

O Miguel Lopes para mim nao é um flop. Esta a fazer mais do que esperava (que era muito pouco ou nada), nao o considero dos piores do plantel.

O Polga fez boas epocas no Sporting… o problema foi nao ter saido mais cedo. Bem melhor que Mauricios e Sarres…

O Pongolle, estive agora a pesquisar e em cinco jogos marcou um golo, já vi piores, o problema é que o golo que marcou foi na propria baliza… e nos custou uma derrota em casa contra o Maritimo. ;D agora parece que anda pela forte segunda liga Suica (chegou a ser uma vez internacional A Frances :o)

A nivel de flops e para que nao hajam aqui infiltrados a rir-se o maior que vi este ano foi mesmo o Adrian do FCP. O Porto teve recentemente um jogador Turco (nao me lembro o nome) que das vezes que o vi tive a certeza que aquele homem nao sabia jogar futebol, era mesmo muito mau. Lembrei-me agora do Prediguer.

O Benfica também tem um espectacular historial de flops: Bossio, Moretto, Binya, aqueles Britanicos quase todos da era Vale e Azevedo…

Um flop que passou inexplicavalmente por todos os 3 grandes foi o Peixe que aqui ainda nao foi referido embora tenho uma ideia que quando esteve no Sporting até nao era muito mau.

edit: mais um craque dos rivais que me lembrei: Marc Zoro

O Saleiro…

Eu gostava do Saleiro, acho que tinha características físicas e técnicas raras num ponta de lança português. Talvez pudesse ter sido trabalhado de outra forma, mas pena aquela mentalidade molengona, assim era difícil.

O Purovic já o cheguei a defender não antes mas depois mesmo de sair, o gajo tinha algumas limitações técnicas, mas a carreira no Sporting e pior ainda, o que se seguiu depois disso, foi absolutamente miserável. Quem viu aquele “famoso” jogo do Estrela Vermelha contra a Roma, certamente ficaria com o Purovic e o Zigic debaixo de olho, pelo menos.

Marian Had foi o pior

Fatih Sonkaya… O Secretário ao pé dele parecia o Cafú LOL

Maniche foi o maior. Ora vejamos, 1milhao para assinar. 2 milhões/ época. Recebeu a primeira em ordenados e a segunda como indemnização. Não jogava um boi. Era faltoso e agressivo (expulsão em Guimarães foi o profissionalismo a falar mais alto). Para além de ter feito imenso jogos, não me lembro de 1 golo ou uma assistência.
Em suma 5 milhões para jogarmos 1 ano com 10.

Luis Loureiro?

Ainda marcou um belo golo ao carnide :mrgreen: