Pa mas vocês andam todos com problemas de leitura?
Quantas vezes disse eu que o principal problema do Pinilla era a sua cabeça?
Obviamente que ele tem culpa, assim como o Quaresma tem, assim como o Polga tem, assim como o Carlos Martins tem…
Agora, existem certos jogadores que conseguem ser “curados” devido ao perfil do seu treinador, foi assim que Polga, Liedson e Quaresma se alteraram por completo, quer em termos de mentalidade quer em termos de rendimento.
Quantas vezez vou ter de dizer isto até perceberes?
Dizes que se tivesse um treinado adequado deixaria de ter problemas. Logo a culpa é dos treinadores que tem apanhado. tem tido azar, coitado. Mas eu não tenho paciência de outros para esses pormenores de escrita por isso passo à frente.
A questão é que os problemas de cabeça do Pinilla ou do Carlos Martins são diferentes dos problemas de cabeça do Liedson, Polga ou Quaresma.
Quando um jogador não quer saber da carreira esqueçam o treinador, não é um problema de balneário mas sim do foro psicológico. Podes meter o Pinilla com qualquer treinador que quiseres que enquanto ele próprio não quiser mudar a sua postura em relação não tem solução.
É que um jogador até pode gostar de borga e mas ao mesmo tempo ter alguma preocupação com a carreira. O que não é o caso.
Exactamente.
Não lhe chamaria de coitado, até porque ele só está nesta situação porque quer, mas como isso foi dito num processo de ironia, deixa-me acreidtar que estavas a ser sincero.
O jogador pode melhorar com um treinador capaz (isto é, com as caracteristica indicadas), claro que isto é um must tendo em conta que o próprio jogador não está muito importado com a sua carreira futebolistica.
Agora, tentar nunca matou ninguem e nunca podes afirmar que ele nunca iria melhorar a sua mentalidade.
Eu fico com uma incognita na cabeça e todos ficam porque ninguem sabe no que resultava, e tudo isto porque:
- Porque preferiu-se dar mais uma opurtunidade ao Carlos Martins (ele até tem poucas) e não dar nenhuma ao Pinilla.
Eu não conheço nenhum jogador destes que goste de borga, fama, de imprensa côr-de-rosa e que mostre esta falta de profissionalismo com esta idade que tenha dado em alguma coisa.
E isto não são problemas psicológicos, é apenas a personalidade do jogador, que demonstra ter outros interesses na vida que ultrapassam o futebol.
Aliás vi perder-se assim aquele que até hoje foi o melhor o melhor jogador sub-20 que vi jogar, que foi o Dani.
Quando as prioridades do jogador não passam pelo futebol, não se consegue injectar profissionalismo e motivação do nada. E esta é a minha opinião profissional.
E se é impossível mudar a personalidade de alguém, pois o que se pode fazer é atenuar um ou outro traço psicológico, se o problema de Pinilla ou Martins fosse mesmo uma doença mental, era igualmente difícil senão impossível alterar isso mesmo. Se fosse fácil não tínhamos o Deisler parado anos e anos com depressões e a desisitir da carreira aos 28 anos.
Pinilla tinha qualidades, é certo, mas desperdiçou-as e continuará a desperdiçar.
Concluíndo, e pelos dados que disponho, Carlos Martins parece poder ser um atleta que com um treinador e num clube e liga diferente que aceite o seu tipo de jogo e personalidade, pode até vir a jogar a um bom nível.
Quando a Pinilla, não me parece que exista essa hipótese, por muito que mude de clube, sendo que o futebol para ele me parece nitidamente secundário.