Petição para o Sporting voltar a ter o antigo símbolo

Isto não vai lá com petições.
Mas acho que seria justo porque passámos para o símbolo actual sem aprovação dos sócios, logo, seria restaurar a justiça.

Capítulo II - Símbolos do Clube

Artigo 7º
Os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca e o leão, significando este a força, destreza e lealdade, que devem constituir apanágio de toda a sua actuação.

Artigo 8º
O estandarte do Clube é de pano de seda verde, de forma rectangular, tendo ao centro o leão semicirculado pelas iniciais SCP, tudo bordado a prata.

Artigo 9º
1 - A bandeira do Clube é de modelo idêntico ao do estandarte, com o fundo em tecido de cor verde e aplicações, em tecido de cor branca, do símbolo e das iniciais referidas no artigo anterior.
2 - Para as diferentes secções serão adoptados guiões triangulares de fundo verde com os distintivos respectivos.

Artigo 10º
O equipamento a envergar pelos atletas deve adoptar, em princípio, as cores tradicionais do Clube.

Artigo 11º
O distintivo dos equipamentos é de pano verde, cortado em oval, orlado a branco ou a preto, consoante as imposições do equipamento adoptado, tendo ao centro o leão simbólico e as iniciais em branco, e é usado do lado esquerdo do peito em todos os equipamentos que o permitam, podendo os demais alterar a colocação de acordo com a sua especial configuração, sempre obedecendo às opções tradicionais.

Artigo 12º
O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.

Artigo 13º
As sociedades desportivas promovidas pelo Clube devem adoptar a denominação SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, acrescida das especificações que, nos termos legais, identifiquem a sociedade e o seu objecto; e devem ainda adoptar o estandarte, bandeira, equipamento e respectivo distintivo mencionados nos artigos precedentes, sem prejuízo das especificações que caibam para identificar a sociedade e o seu objecto.

Este é o emblema do Sporting Clube de Portugal, de acordo com os nossos Estatutos.

Numa acção de rebranding, Dias da Cunha decidiu e achou por bem mudar o emblema do Clube, sem consultar os Sócios.

Neste momento, temos este símbolo “moderno” que, simultaneamente, marca também a era Roquette.

Do ponto de vista estatutário, é evidente que numa AG (em que se pode discutir vários pontos, como o naming, etc.) tem que ser discutida a questão do símbolo. Se é para ficar este “moderno”, os Sócios que o decidam e que se actualize os Estatutos. Se é para voltar ao “verdadeiro”, que eu espero, então que seja…

Do ponto de vista de marketing & merchandising, “voltar” ao “antigo” tem muitas vantagens. É um reforçar do romper com a era roquette, venderá, sem dúvidas, mais camisolas, etc…

Pessoalmente, gostava de ter o verdadeiro símbolo de volta. Mas devem ser, claramente, os Sócios a decidir em AG.

Em vez de fazerem uma petição para expulsar de sócio toda a corja roqueteira e impedi-los de nunca mais porem os pés em Alvalade estão preocupados com o símbolo,é verdade que este símbolo simboliza o Projecto Roquete,a passagem do Sporting para SAD mas é mais importante assegurar que aquela gente nunca mais tenha nada a ver com o Sporting que o símbolo :great:

Eu acho que se deve manter o actual, que é bem bonito.
Mas este também está muito bom:

Obrigado pelo esclarecimento. Podemos constatar então, com base nos estatutos, que o leão amarelo não deveria existir.
Eu no meu post anterior, nunca referi as questões estéticas, pois isso vai do gosto individual. Estatuariamente não cumprimos os requisitos, foi decidido sem a consulta dos sócios e tem um simbolismo negro por fazer parte da “era da destruição” do nosso clube.

Paracelsus, nós não somos “Sporting de Lisboa” nem “Sporting Portugal”. Somos Sporting Clube de Portugal, pelo que a utilização desse “Sporting Portugal” no emblema, parece-me tratar-se de um complexo de inferioridade que afecta alguns adeptos com a denominação “de Lisboa”. Como se pode ver até então, não foi ali o “Sporting Portugal” que alterou a forma como somos tratados em sorteios ou por adeptos estrangeiros e isso não me afecta minimamente.

Não estou fechado à reformulação do simbolo actual como mandam os estatutos. Coloca-se o leão branco, retira-se as riscas e temos um resultado parecido com a imagem que já aqui foi publicada.
Obviamente que tem de ser estudada a viabilidade em termos financeiros e de merchandising que esta alteração poderia trazer.

Não ache que seja uma necessidade imediata, mas porque não incluir numa AG?
Este será um mandato (tudo indica), de renovação de certos ideais e forma de estar no desporto, e que muita assembleia existirá.

Não é assim tão descabido discutir a marca Sporting de x em x anos (fez agora 10 o novo símbolo, certo?). Deve ser um ponto de discussão para se discutir se são estatutos que devem ser alterados, de modo a comportar o emblema actual, ou se devem ser respeitados, e portanto certas particularidades do símbolo revertem ao que está nos estatutos, como o leão a prata (que é o que faz sentido, não vestimos verde e amarelo, mas sim verde e branco).

Há prioridades, pois claro que há, mas essas prioridades não são afectadas por este tipo de resoluções. E quanto aos custos de remodelação da imagem, isso é uma falsa questão a meu ver, porque a alteração de imagem tem um retorno financeiro devido ao efeito novidade, sendo que tudo o que possui o símbolo antigo passa a ser artigo exclusivo sem renovação (ganha valor económico, eventualmente).

O atual símbolo cumpre os estatutos…

Já alguém experimentou o símbolo actual mas com o leão branco? Caso não tenham, eu mais logo tento e posto aqui

Cumpre?

e sem as riscas e escudo interior, ocupando o leão maio espaço.

Eu gosto do simbolo actual, embora tenha mais ligação ao simbolo antigo…

Mas acho esta petição desnecessária e deslocada.

E se é para romper com o passado sem vitórias e com decisões feitas á revelia dos sócios…

então porque não uma petição para demolir o actual estádio (cheio de erros) e construir um novo ?

Eu pouco percebo de Photoshop, mas posso tentar :great:

Sim, porque em Portugal todos temos 700 ou 800 euros para pagar por um lugar no fosso… Ou para dar 10 ou 15 euros por semana, no mínimo, para ver um jogo de futebol… Enfim, até podes ter alguma razão no que dizes, apesar de eu achar que o símbolo novo, estando em desacordo com os estatutos, deva ser mudado, mas apenas a seu tempo. Agora vires para aqui disparatar em todas as direcções… Enfim, é como já te disse uma vez, achaste um adepto de primeira que faz tudo e quem não faz igual é de segunda. Ou isso ou é só falsos moralismos. Pick your poison.

O psicólogo mayhem.

:arrow: :arrow:

Isto era de Valor!!! este nosso estádio é vergonhoso, feio, e mal contruido, para não falar que é uma das principais raazões para o estado financeiro deplorável do clube.

Quem me dera que se voltasse a construir um estádio exactamente igual ao velhinho :')

Aqui ta uma petição q assinarei com muito gosto, quanto à questão dos estádio, o estádio é bonito a cores todas é que tem de ser mudadas.

SL

Espera aí :hand:
Eu também tenho saudades do antigo estádio, mas mais pelo seu ambiente e grandeza.
Se formos falar de conforto, por exemplo, não tenho saudades nenhumas, e prefiro 10.000 vezes o actual.
O Alvalade XXI é lindo, desde que mudem as cores das cadeiras, e terminem com o fosso.

@RMinder - Os estatutos dizem:

Artigo 12º O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.

Vê a imagem que anexo, e diz-me onde não cumprem os estatutos

se for para mudar so seria por este que na minha opiniao é mais bonito :beer: