Petição para o Sporting voltar a ter o antigo símbolo

Concordo em absoluto.

Sempre disse que gosto do novo símbolo por uma questão de design, por isso o uso no meu avatar.

Certo é que esse que apresentam é talvez o mais bonito de todos e o que mais se aproxima dos tempos do meu falecido pai e aquele que me faz lembrar Manuel Fernandes e Jordão, é sem sombra de dúvida aquele com o qual também mais me identifico e assim sendo já assinei a petição.

Tenho ainda o símbolo que o meu pai me deu quando eu tinha 11 anos, mas com o Leão Branco tal como deixo aqui o quadro que tem mais de 40 anos.

De qualquer forma já o disse noutro tópico e volto a repeti-lo neste e repetirei as vezes que achar necessárias, a partir de 23-03-2013 eu tenho um Presidente, Bruno de Carvalho a quem muito respeito e nunca irei contra o que o mesmo disser, posso opinar, mas o Presidente é que manda, é assim que desejo que seja a partir da sua eleição ele é o Sporting e todos nós somos o Sporting e já me dou por muito, mas mesmo muito feliz assim.

A escolha a meu ver será a que ele quiser.

Sou contra a mudança para o antigo símbolo. Acho que podia era surgir um novo com o leão a dourado. Porque não abrir um concurso ou algo assim? :great:

Ia escrever isto mas pelos vistos já não é preciso :slight_smile:

Não é um assunto urgente não, mas é um assunto que vai ter de ser discutido em AG, sem dúvida.

Temos de ter um novo simbolo, um mais aproximado dos anteriores do que do atual.

Este atual não gosto, e além de ser o simbolo da era roquettista, é um simbolo que não teve consentimento dos sócios para ser o simbolo oficial do clube.

por essa logica nunca se tinha alterado nenhum ate chegar ao que pretende vontar a ter. continuava se com os primeiros em que o leão parece uma cão. eu gosto do actual

O que me incomoda no nosso actual símbolo nem é a questão estética, porque acho que nesse aspecto até está bem conseguido, é saber que está inevitavelmente ligado a um período “negro” da história do nosso clube, e que quem o aprovou, na altura, nem teve a decência de consultar os sócios. Isso são razões mais que suficientes para me fazer desejar um novo símbolo. Não estou de acordo em regressar ao símbolo anterior, creio que se deve criar algo novo, mesmo que se tenha como referência mais o antigo do que actual.

No entanto, não vejo esta mudança de símbolo como uma prioridade para o imediato. A agenda do nosso presidente já deve estar suficientemente preenchida por agora, com assuntos bem mais importantes.

As petições são coisas que não dão em coisa nenhuma e é uma completa perda de tempo.

Se um grupo de sócios se organizar e levar a proposta a uma Assembleia Geral, terá o meu voto para recuperar a verdadeira identidade do Sporting.

Este é o verdadeiro.

Por mim ficaria pelo penultimo, mas a evolução natural seria o ultimo :drool:

Acho a petição ridícula, o símbolo deve manter-se o actual. O presente e o futuro constroem-se relembrando o passado, tanto nos momentos de glória como nos mais negros e dramáticos, e o mais importante agora é a mudança de mentalidades no Sporting.

Voltar atrás não. Uma mudança sim, mas não agora.

Eu percebo o significado da petição, mas secalhar neste momento temos coisas mais importantes para tratar, não ?

Entendo o que se quer, apesar de não ser muito favorável. No entanto há coisas muito mais importantes neste momento e que vão dar conta da agenda do Bruno.

-reunir com Jesualdo e definer se fica ou não
-as consequências que daí advêm
-reunir com credores e finalmente fazer uma reestruturação da dívida como deve ser feita, o que implica segundo ele entrada de capital na SAD
-Preparar a nova época
-Tem que por exemplo que meter ordem nas claques, com destaque óbvio para a juveleo
-Preparar as AG´s onde se vai apresentar medidas como venda do naming do estádio etc

Querem fazer petições façam uma a pedir a auditoria de gestão com responsabilização criminal e expulsão de sócio dos que saquearam o Sporting.

É que vejam que vamos querer lugar na Europa, dividas para pagar, sabe-se-lá o que o Godinho ainda lá deixou, queremos novos pacotes de sócios, novas gamebox, novo plantel etc, é impossível fazer tudo em tão pouco tempo. A prioridade tem que ser o mais fundamental para finalizar a época e o preparo da próxima, incluindo questões financeiras. Após haver auditorias proponham isto.

Eu gosto do símbolo actual, tem uma linhas muito mais modernas. Para alterar só para evoluir, nunca regredir.

O facto de haver assuntos (muito) mais importantes para tratar, não invalida que numa fase de mudança como esta, os sócios queiram ver outro tipo de mudanças e desassociarem-se por completo desta ligação às pessoas que destruiram o clube.
O símbolo actual, além de anti-estatutário, tem uma série de pormenores que adulteram os símbolos até então. Um leão branco passa a amarelo, a lingua vermelha desaparece, um “SPORTING PORTUGAL” completamente desajustado e demonstrativo de um enorme complexo de inferioridade relativamente ao “Sporting de Lisboa” e imagine-se, até sem o SCP em cima do símbolo andou a equipa principal a jogar durante uma ou duas épocas.
Para mim, não tem de ser obrigatoriamente o símbolo antigo, mas tem de ser um símbolo na linha dos anteriores. Não pode chegar um Roquette ou Dias da Cunha desta vida, decidir mudar o símbolo e desvirtuá-lo dos anteriores sem a opinião dos sócios.

Não querendo entrar em grande off-tópic, acho perfeitamente normal que os sócios não tenham interesse em comprar lugares onde o fosso está porque isso trata-se de uma medida completamente absurda. Uma ideia em que não foi estudada a viabilidade e a visão / conforto dos adeptos. Porque motivo hão-de ser ali colocadas cadeiras quando mesmo com o fosso somos dos Estádios em que as bancadas estão mais próximas do relvado? Tape-se o fosso, mas de uma forma mais vantajosa e menos despendiosa, porque ela existe.

Penso que uma mudança no imediato acarretaria ate custos para o clube que neste momento são dispensáveis.
Estas questões só deviam ser pensadas e discutidas mais para a frente,neste momento para mim faz pouco sentido sinceramente.

Por uma questão meramente simbólica também seria a favor de uma renovação do símbolo(usar outros passados não).Mas neste momento o clube tem assuntos muito mais urgentes que este.

Acho que seria um assunto interessante para debater em Ag no dia em que finalmente o clube estabilize financeiramente e desportivamente,também de certa forma para celebrar e marcar uma nova era do clube.

Esse sim era um cenário que me agradaria,e não tenho dúvidas que se tal acontecer a maioria dos sócios votaria a favor.

Sinceramente, não desgostei do símbolo quando foi apresentado, gosto muito do mesmo, já estou mais do que habituado ao mesmo…

A questão será voltar ao antigamente ou romper com tudo o que tenha a marca “croquete”?

Já eu acho o símbolo infinitamente mais moderno que o anterior para os nossos tempos e também me parece que com o texto consegue transmitir de modo muito mais fiel a identidade do clube: um SPORTING como clube de PORTUGAL.

Discordo totalmente deste tópico e do que dele resulta:

1. Petições - Discordo de petições. Não é um assunto para ser tratado na praça pública. Não sei se a petição é online ou não, mas é um disparate. Se quiserem tratar disto, solicitam à MAG a inclusão deste tema na OT da próxima AG. Podem também contactar o Departamento de Comunicação do Sporting. Por último, podem mandar emails para a sporting a pedir tal coisa. Tenho a certeza que se o numero de pedidos for considerável, o assunto será debatido. Penso, no entanto, que o Sporting tem problemas bem mais graves e urgentes para ser resolvidos do que o símbolo. Acho ainda indelicado para quem foi eleito ontem ter que levar já com petições a exigir coisas que não são de modo algum prioridades.

2. Simbolo - Os símbolos não voltam atrás (a não ser que seja um desatre completo). Este símbolo já está implantado, e o anterior é totalmente desadequado ao tempo que vivemos. Podem ser contra o futebol moderno, mas convençam-se que um clube é uma marca, e tem que se comportar (a nível de comunicação) como tal. Isto implica ter símbolos actualizados, de fácil absorção para o público em geral e atraentes. Mais para a frente, após a resolução dos problemas desportivos e financeiros do clube, poder-se-á pensar nisso, mas para evoluir, nunca para regredir.

3. Custos - Qual seria o custo de descontinuar o actual símbolo e implementar o antigo? Alterar o símbolo implica alterar todos os materiais comunicacionais do clube. Cabeçalhos de cartas, cartões de visita, cartões de sócio, imagem no estádio e na academia, autocarro e outras viaturas, equipamentos, loja verde, merchandise e tudo o resto. Fazem ideia dos custos disto?

Penso que esta ideia deve cair… Mais para a frente logo se verá…

SL

PS: @Filipe Barros - Romper com tudo o que tenha a marca croquete deve ser feito pelo presidente, pela sua forma de estar, de resover coisas e, no limite, de mandar. O Símbolo é do Sporting, não é croquete, nem rissol

em relação ao símbolo só gostaria de ver sem as riscas e sem o escudo interior e o leão um pouco maior.
de resto mantinha.