Peter Schmeichel (GR)

Os invejosos diziam que vinha para aqui passar a reforma, mas na verdade isso de vir passar a reforma é para os jogadores de idade que não passam de craques, o Schmeichel era uma estrela mundial e veio para o Sporting agarrar com aquelas mãos gigantes um titulo que nos fugia à muitos anos…

Nunca mais me esqueço, quando chegou disse, “quando fui para o united eles também não eram campeões há muitos anos e comigo foram, no Sporting será igual”… Os grandes homens são assim, dizem e fazem…

Foi a maior contratação/estrela que alguma vez passou pelo futebol português.

Intemporal.

:arrow:

O que este senhor me fez vibrar

Um monstro na baliza :great:

Provavelmente a maior contratação de sempre do Sporting.

Lembro-me de estar no Algarve com uns amigos e aparecer na capa de Abola um noticia meio envergonhada a dizer que o Sporting queriamos o Schmeichel. Obviamente alguns dos meus amigos que eram benfiquistas, fartaram-se de gozar, porque nunca sonharam que ele viria.

Dias depois o Peter Schmeicher estava em Alvalade a assinar contrato. Aquele que era e é uma das maiores lendas do ManUtd, e do futebol mundial, ia jogar de Leão ao peito.

Recordo-me também de um jogo para a taça de Portugal na Luz, em que ele fez uma exibição fabulosa. Na primeira parte tinha atras da baliza a JL e cada vez que fazia uma defesa virava-se para eles, e a festa na bancada era enorme. Grandes Tempos !

O Preud’ Homme foi também um gr de enorme categoria. Acontece que o Schmeichel jogou ao mais alto nível durante grande parte da sua carreira e construiu um palmares invejável, coisa que o belga não tem.

Alguém sabe quem foi o maior responsável pela vinda do Peter para o Sporting??? Foi o Fat Duke???

Diz-se que sim

Tenho ideia que foi o Paulo Abreu

SL

"Di todo por el Madrid y España y espero que me recuerden así" Iker habló durante el rodaje de un anuncio de Hyundai y, aunque se declara "fiel seguidor de todos los porteros del Madrid", confiesa que su referencia fue Peter Schmeichel.

O ídolo de Casillas foi…o grande dinamarquês !

Do ponto de vista mediático, sem dúvida alguma. Aliás, nesse aspecto, não só a melhor do Sporting como a melhor de sempre por parte de um clube português - é uma transferência muito complicada de justificar do ponto de vista lógico.

A rivalidade Schmeichel (Gr do Sporting) e Preud’Homme (Gr do Benfica) só existe na tola tresloucada dos benfiquistas. Não querendo rejeitar a qualidade superior do Preud’Homme (nós, Sportinguistas, bem sabemos como ele safou o Benfica em vários jogos contra o Sporting, especialmente um em Alvalade no qual o Sporting teve oportunidades mais do que suficientes para terminar o jogo com um 3 ou 4 a zero), o Schmeichel foi um guarda-redes de defesas impossíveis…durante toda a carreira. Os momentos mais bonitos dele são reflexos de um homem que na sua posição foi uma espécie de Deus.

O homem defendia bolas praticamente impossíveis intencionalmente e, ao contrário da maioria desse tipo de defesas, não por sorte.

O homem deu títulos ao Manchester e à Dinamarca com suas defesas. Tal e qual um avançado que marca golos importantes, o Schmeichel, em momentos importantes, evitou golos de alguns dos avançados mais temíveis da altura. Naquele que foi o seu último grande jogo enquanto guarda-redes do Manchester, o homem, quando o Bayern vencia por 1-0 e dominava o jogo e dava a impressão de que iria conseguir fazer o 2-0 e fechar a Final da CL, o Schmeichel, muito fiel ao seu historial, faz duas defesas (uma à palhaço, estilo de defesa muito própria dele, e uma em que evita um chapéu com as pontas dos dedos) que mantiveram o Manchester no jogo. E todos sabemos o que aconteceu depois. chiça penico!, toda a caminhada do Manchester nessa edição da Champions foi feita à custa de defesas impossíveis dele (salvou o United contra o Inter, tanto em Manchester - aqui fez duas defesas espectaculares a remates de Zamorado e Simeone) como em Milão, e contra a Juventus (coitado do Zidane). E, salvo o erro, também puxou uma ou duas fabulosas contra o Barcelona (principalmente em Camp Nou).

RETIRADO DO JORNAL SPORTING - Edição de 12 Junho 2012

[b]PETER SCHMEICHEL - SOU APAIXONADO PELO SPORTING[/b] [b]Cinco anos e meio depois de deixar Alvalade, o "gigante dinamarquês" não esqueçe o Clube e afirma ser "sportinguista para a vida"[/b]

Qual melhor recordação dos anos em Alvalade?

Obviamente, a conquista do título nacional. Ver o alivio nas pessoas e a i ntensidade dos festejos da conquista do campeonato são momentos que nunca irei esquecer. O Sporting não vencia o campeonato há 17 temporadas e existia grande ansiedade em todo o grupo de trabalho à medida que se aproximava o final da prova. Mostrámos qualidade, cumprimos o nosso papel e depois fou a loucura total! O País parou e todo o grupo de trabalho percebeu que tinha conquistado mais do que um titulo de campeão: tinha devolvido o orgulho aos sportinguistas e permitido que eles exteriorizassem, nesse momento, todos aqueles anos de angústia sem vitórias. Fiquei muito feliz por ter participado nesta conquista.

Uma mensagem para os leitores do jornal Sporting?

Um abraço para todos os sportinguistas. Nos dois anos em que estive em Portugal, aprendi a gostar do clube e, hoje, sou apaixonado pelo Sporting. Espero que continue a apostar nos jovens e que consiga os títulos que todos merecem, além de participações positivas na Liga dos Campeões. Espero que volte para o ano e que consiga passar à fase seguinte da “Champions”.

Olhando o passado recente, como analisa a sua decisão de deixar o Manchester United e vir para o Sporting?

Como uma das decisões mais acertada da minha vida. Senti que tinha chegado a hora de aceitar que o meu corpo “reclamava” algum descanso e, tal como referi na declaração de despedida do Manchester Utd., saía do clube inglês porque já não era possível aguentar jogos de três em três dias e necessitava de uma semana para me preparar para os encontros. Encontrei isso em Portugal.

Falou-se, na altura, em “falta de ambição profissional” e em “reforma dourada”…

Tal não corresponde à verdade. Tinha acabado de vencer uma Liga dos Campeões, mas não perdera a vontade de continuar a ganhar títulos e preparei-me diariamente para o conseguir no Sporting. Não foi nenhuma reforma, nem perdi a alegria de jogar. Em Portugal, joga-se uma vez por semana e pude verdadeiramente treinar - em vez das sessões de recuperação do esforço que fiz durante anos, em Inglaterra - e este facto fez com que estivesse mais três anos ao meu melhor nivel.

FICHA

Peter Boleslaw Schmeichel
Data nascimento: 18 de Novembro de 1963
Local nascimento: Gladsaxe, Dinamarca

Percurso:

• 1981/83 - Gladsaxe/Hero (Dinamarca)
  • 1984/86 - Hvidovre IF (Dinamarca)
  • 1987/91 - Brondby IF (Dinamarca)
  • 1991/99 - Manchester United (Inglaterra)
  • 1999/2001 - Sporting Clube de Portugal
  • 2001/02 - Aston Villa (Inglaterra)
  • 2002/03 - Manchester City (Inglaterra)

Títulos Nacionais

• 4 Campeonatos da Dinamarca (1987, 88, 90 e 91)
  • 1 Taça da Dinamarca (1989)
  • 5 Campeonatos de Inglaterra (1992/93, 93/94, 95/96, 96/97 e 98/99)
  • 5 Taças da Liga Inglesa (1992, 93, 94, 96 e 97)
  • 3 Taças de Inglaterra (1994, 96 e 99)
  • 1 Campeonato de Portugal (1999/2000)
  • 1 Supertaça de Portugal (2001)

Títulos Internacionais

• 1 Supertaça Europeia (1991)
  • 1 Liga dos Campeões (1998/99)
  • 1 Mundial Inter-Clubes (1999)
  • 1 Taça Intertoto (2001/02)

Na Selecção Dinamarquesa

• 129 internacionalizações na selecção principal, entre 1987 e 2001.
  • Campeão da Europa em 1992.
  • Vencedor da Taça das Confederações em 1995.

Distinções Individuais

• 1 Jogador do ano do campeonato dinamarquês (1990)
  • 3 Melhor jogador dinamarquês (1990, 1993 e 1999)
  • 2 Melhor guarda-redes do mundo (1992 e 1993)
  • 1 Melhor guarda-redes da Europa (1997/98)
  • Ingresso no “Hall of Fame” do futebol inglês (2003)

Completando o raciocino do Chev Chelios, umas imagens mostram o SENHOR que era na baliza.

Chev, apenas para te dizer, que quando me lembro do Schmeichel, vejo a defesa “estilo Andebol” dele. Aos 20seg

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=GvJnmGqu6qc[/youtube]

A sua passagem pelo Sporting CP

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=mti5NRym2rQ[/youtube]

Este homem é classe :clap: Dou graças a deus por ter algumas lembranças dele na baliza do Sporting :great:

Foi neste senhor que eu me inspirei a jogar na posição de guarda-redes sempre que jogava futebol com os amigos na escola e em eventos…eu devia me ter metido no futsal feminino mas deixei passar…meh :frowning:

Ainda hoje me custa a acreditar que esta autêntica lenda do futebol mundial jogou no nosso Clube…

Isto foi mesmo um sonho que se tornou realidade.

O homem não era bom… era um MONSTRO na baliza.

Um verdadeiro astro interplanetário.

Pena terem sido apenas 2 anos…

E que saudades daquelas grandes equipas, com grandes jogadores, que nós tivemos…

Muitos Parabéns Grande Campeão! Meio Século de Vida do Gigante Dinamarquês, um dos 3 melhores Guarda-Redes que já vi jogar e que felizmente tive o prazer de ver no meu Sporting!

Muitas vezes penso que a raiva que muitos rivais têm ao Sporting vem de perceberem (ou não) como um Clube em então crise profunda como o Sporting conseguiu ter um GR da craveira galáctica como foi o Schmeichel.

Foi uma contratação histórica (a par do Jardel) e talvez das mais inusitadas de sempre no futebol mundial.

Parabéns ao GRANDE Schmeichel!

Para além das muitas extraordinárias defesas a minha maior recordação dele é no jogo do título com o Salgueiros, já ganhávamos confortavelmente mas não me lembro do resultado, atrasam-lhe a bola, ele para no peito e alivia de bicicleta!!!

Eu acho que quando ele caiu no chão as fundações do Vidal Pinheiro tremeram!

Um Rei!

Um grande ídolo. Parabéns! :clap: