A quantidade absolutamente aterradora de defesas sobrenaturais que este homem fez relembra-me, numa outra posição em campo, os golos fenomenais que um jogador chamado Matt Le Tissier marcou ao longo de uma carreira recheada de momentos imperdíveis.
Um guarda-redes faz, ao longo de uma carreira longa, 2 ou 3 defesas incomuns. O Schmeichel fez umas 30 ou 40 defesas deste tipo ao longo da sua carreira, retirando deste tipo de defesas o elemento sorte que costuma definir a maioria delas, adicionando às defesas a intencionalidade que nasce da sua qualidade única.
Vê-lo vestir a camisola do Sporting foi, depois de ter vencido tudo pelo United com a braçadeira de capitão do clube no braço, uma cena que será recordada eternamente. Este dinamarquês valeu, literalmente, títulos ao United. E em favor da minha dor falo, porque foi, particularmente num jogo em que United defrontou um Newcastle que falhou golos atrás de golos (perdemos 0-1 esse jogo) por culpa da qualidade deste guarda-redes, uma peça fundamental na hora de impedir o Newcastle de vencer dois campeonatos ingleses (e como o Newcastle os merecia!!).
Inegavelmente a contratação mais sonante da história do futebol português.
No Sporting, priceless era o seguinte: o defesa errava, o Scheichel evitava que a jogada ou fosse golo ou se tornasse verdadeiramente perigosa, e era ver o defesa a fugir dele o mais rapidamente possível (“pronto, o melhor é bazar já daqui como se nada tivesse acontecido!”). :lol: :lol: O pseudo-pontapé de bicicleta em Vidal Pinheiro…
Nem uma migalha de dúvida sobre a legitimidade de pertencer a este quadro!
Era daquelas que fazia defesas espantosas e raramente sofria golos. Quando sofria, era uma falha ou frango por parte dele :mrgreen:
Nunca percebi muito bem a sua saída do nosso clube :
Segundo o que ouvi na altura, este acabava contrato e decidiu-se não renovar porque o Schemeichel teria dito aos responsáveis do Sporting que ia terminar a carreira.
E depois afinal foi ainda jogar para inglaterra, para o Villa e para o City…
Alguém muito bem informado, pode-me esclarecer esta questão?
Ontem falei com um amigo meu benfiquista sobre o Schmeichel e ele foi incapaz de o considerar melhor do que o Preud’ Homme… A mesma pessoa disse em tempos, entre muitos outros delírios, que o Sidnei é «um dos melhores centrais a jogar em Portugal», que o Yebda «tem lugar no meio-campo do Inter» e, mais recentemente, que o Matic é «um dos melhores médios do seu tempo». Isto para além de só há pouco tempo ter deixado de insistir em que o Miguel Vítor ia ser um grande central e um bom lateral, e de actualmente não se calar com a injustiça que é a não chamada do André-não-sei-quantos à selecção (um gajo que fez para aí 5 jogos pelo Benfica…). Como é que é possível.
Bem, mas chega destes devaneios no tópico de uma lenda do nosso clube. Nunca me esquecerei das duas épocas que o grande Schmeichel fez de leão ao peito, a primeira das quais pôs fim ao jejum de 18 anos. É verdade que ainda mandou um frango ou outro (que guarda-redes é que não o faz?), mas também fez defesas impossíveis só ao alcance dos melhores. Adoptava sempre uma expressão facial entre o zangado e o furioso, e a sua simples presença impunha respeito tanto aos adversários como aos colegas de equipa, que se sentiam sempre postos à prova e raramente baixavam a guarda. A primeira vez que me lembro de o ver sorrir foi naquele pontapé de bicicleta no jogo do título em Vidal Pinheiro, já aqui lembrado. Só tenho pena de na altura não ter comprado uma camisola com o nome dele… Os Sportinguistas nunca se esquecerão deste monstro do futebol que ainda hoje é reconhecido, como provam as declarações recentes de Casillas a dizer que o tinha como modelo quando era jovem. O orgulho de o termos tido por cá é imenso.
Já foi aqui posto, mas nunca é demais relembrar os dois anos em que o tivemos por cá:
Acho compreensível que um lamp tenha dificuldade em admitir que o Schmeichel era melhor que o Preudhomme… Era um grande guarda redes também. Mas o Schmeichel… :-[
O Preud’ Homme era um grande guarda-redes para o nosso campeonato e um dos bons guarda-redes do seu tempo, o Schmeichel era um monstro do futebol e sê-lo-á para sempre.
Se tem feito carreira noutros clubes provavelmente teria muito mais sucesso e reconhecimento. Não teve a felicidade de saber escolher clubes, como o Schmeichel
Não era melhor nem pior! É injusto compara-los. Foram dois monstros da baliza. Em termos de carreira o Schmeichel foi melhor…na baliza…eram ambos fenomenais!
Sim talvez, mas isso aconteceu com o Preud’ Homme e acontece com vários milhares de jogadores… Cingindo-nos a factos, e mesmo aceitando que o ex-benfiquista foi um óptimo guarda-redes, não há comparação possível entre ele e o Schmeichel. Acho que quem não admite isto, como muitos desses benfiquistas, não devia estar habilitado a falar de futebol…
Ao ver este e outros videos que por aí andam sobre este monstro do futebol até as lágrimas me vêm aos olhos, tal é a saudade de ter uma equipa que nos traga essas alegrias.